Logo Hardware.com.br
kuruminlinux
kuruminlinux General de Pijama Registrado
3.1K Mensagens 141 Curtidas

Mageia 4 RC já foi liberado para download!

#1 Por kuruminlinux 19/01/2014 - 13:30
ignacho
ignacho Zumbi Registrado
6.8K Mensagens 558 Curtidas
#4 Por ignacho
19/01/2014 - 18:32
Francamente: não sei.

Mas o curioso é que eles já têm os pacotes do GRUB-EFI nos repos. Mas simplesmente deixam de fora, o instalador simplesmente não faz o que deveria fazer. Os caras reescrevem várias partes do instalador para GTK+ 3 mas não botam o UEFI para funcionar e insistem em usar o GRUB Legacy como gerenciador de boot padrão (que está completamente obsoleto) simplesmente porque o utilitário de configuração gráfica não é compatível com o GRUB 2 ou o Gummiboot.
...
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
51.2K Mensagens 3.8K Curtidas
#5 Por apimente.br
19/01/2014 - 20:05
Por falta de tempo vou aguardar (ansiosamente) o lançamento da versão final, na minha humilde opinião a Mageia é a melhor distribuição para desktop e isso graças ao excelente gerenciador de pacotes herdado do saudoso Mandrake.

O urpm é excelente - nunca falha.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar.

cygnusx-1
cygnusx-1 Cyber Highlander Registrado
10K Mensagens 1.5K Curtidas
#6 Por cygnusx-1
19/01/2014 - 21:02
pelos comentários não me animo a testar.
LG 23" IPS | Cooler Master Elite 370 | Gigabyte B85M-D3PH | i5-4670K (4x 3,4 GHz) + Cooler Master Hyper TX3 | 16 GiB DDR3 1600MHz | Asgard 1 TB + WD 1 TB + Seagate 2 TB | Gravador de Blu-ray LG WH14NS40 | Seasonic 430W
Derrubada do veto à auditoria da escravidão da dívida "pública"
“O maior perigo para a liberdade são os escravos felizes."
ignacho
ignacho Zumbi Registrado
6.8K Mensagens 558 Curtidas
#8 Por ignacho
20/01/2014 - 09:50
kuruminlinux disse:
dance.gif
pelo que li na wiki de desenvolvimento do Mageia, o suporte a uefi foi prometido na versão 4.
descolado.png


Ele na verdade existe na versão 3, mas o seu uso é complicado. Não houve nenhuma mudança na versão 4.
https://wiki.mageia.org/en/UEFI_how-to

Eu acho que é melhor instalar tudo manualmente, "à la Arch".
https://bugs.mageia.org/show_bug.cgi?id=8886


O uso do GRUB Legacy como gerenciador de boot default, inclusive pode ser um problema mesmo em sistemas BIOS. Isso porque o GRUB Legacy não suporta HDs com particionamento GPT nem o sistema de arquivos Btrfs.
...
hugoleal85
hugoleal85 Super Participante Registrado
442 Mensagens 26 Curtidas
#9 Por hugoleal85
20/01/2014 - 12:20
ignacho disse:
Ele na verdade existe na versão 3, mas o seu uso é complicado. Não houve nenhuma mudança na versão 4.
https://wiki.mageia.org/en/UEFI_how-to

Concordo que esse é um problema que pode dificultar a instalação da distro em sistemas com UEFI, mas a equipe de devs da distro continua trabalhando em cima do problema, conforme se verifica no link abaixo:
https://bugs.mageia.org/show_activity.cgi?id=8886



ignacho disse:

O uso do GRUB Legacy como gerenciador de boot default, inclusive pode ser um problema mesmo em sistemas BIOS. Isso porque o GRUB Legacy não suporta HDs com particionamento GPT nem o sistema de arquivos Btrfs.

Em relação ao particionamento GPT, é possível sim instalar a distro com ele, desde que seguidos os passos do link abaixo:
https://wiki.mageia.org/en/Installation_with_GPT_Partition_Table

Quanto ao sistema de arquivos btrfs, desde a Mageia 3 também é possível fazê-lo, porém atentando-se ao detalhe abaixo:
https://wiki.mageia.org/en/Mageia_3_Release_Notes#Installation

Entretanto, concordo plenamente com sua opinião de que com a adoção do GRUB2 por padrão esses "problemas" serão solucionados muito mais facilmente. Concordo também que essa dificuldade causada em PCs recentes, com UEFI, dificulta a adoção da distro neste tipo de máquina.

De qualquer forma, fiquemos na torcida para que os devs consigam implementar o GRUB2 por padrão antes do lançamento da versão final da Mageia 4, pois de resto a distro está simplemente fantástica. punk.gif
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas
#11 Por Marcos FRM
20/01/2014 - 16:21
GPT com BIOS é até bom que não seja suportado pelo instalador. O Fedora já tentou essa combinação e foi um desastre devido às péssimas implementações de BIOS que não funcionam com o particionamento GPT -- pelo que lembro dos bug reports da época, praticamente todas as máquinas da Lenovo só para dar uma dimensão da bronca. GPT só com UEFI.
...
ignacho
ignacho Zumbi Registrado
6.8K Mensagens 558 Curtidas
#12 Por ignacho
20/01/2014 - 16:40
hugoleal85 disse:
Concordo que esse é um problema que pode dificultar a instalação da distro em sistemas com UEFI, mas a equipe de devs da distro continua trabalhando em cima do problema, conforme se verifica no link abaixo:
https://bugs.mageia.org/show_activity.cgi?id=8886


É o mesmo link que eu postei.


hugoleal85 disse:

Em relação ao particionamento GPT, é possível sim instalar a distro com ele, desde que seguidos os passos do link abaixo:
https://wiki.mageia.org/en/Installation_with_GPT_Partition_Table


Gambiarra perigosa. Esse tipo de conversão não é recomendada, o correto seria criar uma tabela de partições a partir do zero.

hugoleal85 disse:

Quanto ao sistema de arquivos btrfs, desde a Mageia 3 também é possível fazê-lo, porém atentando-se ao detalhe abaixo:
https://wiki.mageia.org/en/Mageia_3_Release_Notes#Installation


Gambiarra, você tem que ter uma partição /boot separada formatada em algum outro sistema de arquivos suportado pelo GRUB.

hugoleal85 disse:

Entretanto, concordo plenamente com sua opinião de que com a adoção do GRUB2 por padrão esses "problemas" serão solucionados muito mais facilmente. Concordo também que essa dificuldade causada em PCs recentes, com UEFI, dificulta a adoção da distro neste tipo de máquina.


O GRUB 2 na verdade é uma solução que eu só defendo para BIOS. Para máquinas UEFI, a melhor opção é o Gummiboot.

hugoleal85 disse:

De qualquer forma, fiquemos na torcida para que os devs consigam implementar o GRUB2 por padrão antes do lançamento da versão final da Mageia 4, pois de resto a distro está simplemente fantástica. punk.gif


Sem chance, em fase RC esse tipo de mudança não é feita. Apenas correções de bugs.
...
hugoleal85
hugoleal85 Super Participante Registrado
442 Mensagens 26 Curtidas
#14 Por hugoleal85
20/01/2014 - 21:53
ignacho disse:
É o mesmo link que eu postei.




Gambiarra perigosa. Esse tipo de conversão não é recomendada, o correto seria criar uma tabela de partições a partir do zero.



Gambiarra, você tem que ter uma partição /boot separada formatada em algum outro sistema de arquivos suportado pelo GRUB.



O GRUB 2 na verdade é uma solução que eu só defendo para BIOS. Para máquinas UEFI, a melhor opção é o Gummiboot.



Sem chance, em fase RC esse tipo de mudança não é feita. Apenas correções de bugs.


Quanto ao link que você postou, como disse antes, ele indica que a coisa está andando (pode não ser no ritmo que gostaríamos, mas parado definitivamente não está). Temos que lembrar que esta é uma distro comunitária, sem o suporte de milhões de dólares de empresas como ocorre com outras distros. Mesmo assim, os devs e a comunidade fazem um trabalho fantástico, entregando uma das melhores distros do ecossistema livre.

Quanto a serem ou não "gambiarras", não considero essas alternativas como tal, até porque funcionam, desde que os procedimentos sejam feitos conforme indicado pelos devs. Entretanto, concordo que isso de fato não é o ideal, mas será corrigido com o tempo, só é preciso um pouco de paciência (e de ajuda daqueles que tenham conhecimento para tal, o que certamente aceleraria ainda mais o processo).

Por fim, quanto ao Gummiboot, sua adoção pode ter um melhor resultado (quem sabe no futuro ele também seja implementado na distro). Porém, com a implementação do GRUB 2 + UEFI por padrão (o que deve ocorrer em breve), já teríamos um grande avanço no quesito compatibilidade com novos hardwares, o que facilitaria imensamente a adoção da distro por novos usuários.
ignacho
ignacho Zumbi Registrado
6.8K Mensagens 558 Curtidas
#15 Por ignacho
20/01/2014 - 23:31
hugoleal85 disse:
Quanto ao link que você postou, como disse antes, ele indica que a coisa está andando (pode não ser no ritmo que gostaríamos, mas parado definitivamente não está). Temos que lembrar que esta é uma distro comunitária, sem o suporte de milhões de dólares de empresas como ocorre com outras distros. Mesmo assim, os devs e a comunidade fazem um trabalho fantástico, entregando uma das melhores distros do ecossistema livre.


Eu discordo. Existem distros comunitárias com suporte à UEFI, tais como Sabayon (inclusive com Secure Boot), Arch, Slackware, Debian...


hugoleal85 disse:

Quanto a serem ou não "gambiarras", não considero essas alternativas como tal, até porque funcionam, desde que os procedimentos sejam feitos conforme indicado pelos devs. Entretanto, concordo que isso de fato não é o ideal, mas será corrigido com o tempo, só é preciso um pouco de paciência (e de ajuda daqueles que tenham conhecimento para tal, o que certamente aceleraria ainda mais o processo).


São gambiarras, principalmente a da conversão MBR > GPT. Esse tipo de conversão está bastante sujeita à erros, e você pode acabar perdendo todos os dados do HD. Existem muitas outras gambiarras que estão aí funcionando há décadas, tais como o BIOS, o mode-setting no espaço de usuário, o X11, as partições estendidas nos HDs... Tudo isso funciona há tempos, mas continua sendo uma gambiarra porque não é o jeito correto de se fazer as coisas...


hugoleal85 disse:

Por fim, quanto ao Gummiboot, sua adoção pode ter um melhor resultado (quem sabe no futuro ele também seja implementado na distro). Porém, com a implementação do GRUB 2 + UEFI por padrão (o que deve ocorrer em breve), já teríamos um grande avanço no quesito compatibilidade com novos hardwares, o que facilitaria imensamente a adoção da distro por novos usuários.


Com certeza.
...
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal