Logo Hardware.com.br
CalangoPda
CalangoPda Membro Senior Registrado
503 Mensagens 0 Curtidas

Linux cresce cada vez mais !

#1 Por CalangoPda 28/12/2004 - 08:57
Interessante !

:arrow: Peço q mudem o topico caso esteja em local indevido...

Tecnologia
Seg, 27 Dez - 11h53
Linux sai dos escritórios e chega ao usuário doméstico

Por Wei Gu

NOVA YORK (Reuters) - Robert Biggs, um funcionário público aposentado, usa seu computador basicamente para procurar receitas na Internet e verificar seu email. O consultor de relações públicas Phil Gomes usa o PC para manter um elaborado site pessoal na Web.

Os dois têm muito pouco em comum, exceto pelo fato de que os computadores que usam são acionados pelo sistema operacional Linux.

Essa alternativa cada vez mais popular ao Windows, da Microsoft, decolou inicialmente no mundo empresarial. O Linux não só é grátis e fácil de adaptar às necessidades individuais de cada empresa, mas também é considerado mais seguro que o Windows, porque menos vírus são criados para atacá-lo.

Agora, a plataforma começa a atrair número pequeno mas crescente de usuários domésticos.

Gomes, que mora no Vale do Silício, gosta do Linux porque o sistema operacional é na prática imune a vírus. Também aprecia alguns dos softwares gratuitos que funcionam com a plataforma.

Enquanto isso, outro usuário sofisticado ajudou Biggs a fazer a transição do Windows para o Linux.

Biggs, de Columbus, cidade dos Estados Unidos, começou a usar o novo sistema operacional quando seu filho John, editor de tecnologia da Laptop Magazine, o instalou no computador Pentium 3 de 129 dólares que usa, depois da máquina ter sido atacada por vírus.

"John me inspirou", disse Biggs. "Ele ama o Linux."

Biggs disse que está satisfeito com o Linux, especialmente com os recursos de navegação do Mozilla, um browser que serve de alternativa ao Internet Explorer da Microsoft.

O browser Firefox, da Fundação Mozilla, permite navegação em abas, o que possibilita a abertura de páginas múltiplas em uma tela única. O programa também bloqueia anúncios em formato pop-up com mais eficiência do que o Internet Explorer, afirmam especialistas.

O Linux, desenvolvido por programadores voluntários de todo o mundo que coordenaram seus esforços via Internet, tem aparência semelhante à do Windows e oferece poder de computação similar ao do sistema operacional Unix, usado principalmente por empresas.

A companhia de pesquisa do mercado de tecnologia IDC espera que o mercado Linux combinado para desktops, servidores e software embarcado cresça 26 por cento ao ano em média, alcançando 35,7 bilhões de dólares até 2008. Nessa época, o mercado para computadores pessoais novos e usados que usam Linux deve crescer para 17 milhões de unidades, o que equivale a cerca de 10 bilhões de dólares.

"Alguns aplicativos para desktops precisam existir antes dos consumidores aderirem em massa", afirmou Efrain Rovira, diretor mundial de marketing para Linux da Hewlett-Packard, que em agosto se tornou a primeira grande fabricante de computadores a lançar modelos de mesa e portáteis com o sistema livre. "Estamos fazendo experimentos para aprontá-lo (Linux)."

O Wal-Mart Stores, maior varejista do mundo, tem quatro modelos de PCs Linux em sua loja online e afirmou que a resposta dos consumidores tem sido boa. Os preços variam de 199,98 a 598 dólares. Todas as máquinas são produzidas pela norte-americana Microtel. "Uma vez que você tenha cerca de 8 a 10 por cento do mercado, você vai ver uma explosão das pessoas usando o sistema em casa", afirmou Timothy Tuck, dono da empresa de serviços de informática Pervasive Networks. "Uma vez que todos vejam que os problemas no computador do trabalho foram embora, vão querer usar a mesma coisa em casa."

O analista Trip Chowdhry, da FTN Midwest Research, espera que o ritmo de adoção melhore com uma melhor divulgação do sistema entre os usuários domésticos.

"O Linux não tem sido promovido agressivamente junto aos consumidores", disse Chowdhry. "Mas uma vez que ela seja visto nas prateleiras a situação deve mudar. As pessoas estão atualmente mais preocupadas com custos."

:arrow: http://br.news.yahoo.com/041227/5/qcvh.html
FMC
FMC Ubbergeek Registrado
8.3K Mensagens 5 Curtidas
#2 Por FMC
28/12/2004 - 18:36
Puxa, mas que droga, isso é forma de falar do linux:
"O Linux não só é grátis..."

Tanto se fala da liberdade, GPL, enfim, todas as maravilhas que a fundação GNU prega e então me vem um sujeito que nem tem idéia do que se trata tudo isso e diz que é "di gratis"!

E ainda diz que o sistema é mais seguro sem comentar absolutamente nada sobre os motivos disto ocorrer, em breve teremos pessoas logadas como root a solta na internet e a imagem do sistema vai lá pro chão por pura falta de informação!

Enfim, viva o linux...

Flw!
FMC = Fábio Magalhães Catunda
CalangoPda
CalangoPda Membro Senior Registrado
503 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por CalangoPda
29/12/2004 - 08:47
Por menor capacitada q a pessoa seja, tendo ela interesse, vai conseguir usar o Linux, e convenhamos q direta ou indiretamente isso eh bom !
Acho q todos teem o direito de pelo menos tentar migrar p/ outro sistema, melhor ainda qdo for Linux ! Vcs Nao acham ? frown.png

T+ smile.png
FMC
FMC Ubbergeek Registrado
8.3K Mensagens 5 Curtidas
#5 Por FMC
29/12/2004 - 15:54
CalangoPda, com certeza, todos devem ter a opcao de escolher que sistema vao usar, o problema eh que se uma pessoa for mal informada pode ocorrer dela tentar usar o linux, nao conseguir e ainda sair falando mal do sistema por ai afora, isso que eu acho que se deve evitar!

Alem do mais, acho bem interessante que as pessoas tenham ao menos um pouco de conhecimento sobre toda filosofia que sem tem nesta area... nao acho correto usar linux soh pq eh gratuito e nao pega virus!

Flw!
FMC = Fábio Magalhães Catunda
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal