Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Conectiva Linux 3, 4 e 5: uma viagem nostálgica!

#1 Por Equipe GdH 15/10/2009 - 11:47
ImagemConectiva Linux 3, 4 e 5: uma viagem nostálgica!

O ano é 1999. Na época, era dono de um modesto desktop e começava a dar os meus primeiros passos em uma viagem rumo aos domínios do Software Livre. O tal de "Lainucs", apresentado à mim através de uma revista especializada da época, atiçou-me a curiosidade, e o Conectiva Linux 3.0 - codinome Guarani - era a distribuição nacional vigente na época.
Ednei Pacheco
15/10/2009

https://www.hardware.com.br/artigos/conectiva-viagem-nostalgica/

Comente aqui!
Responder
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#2 Por PHIRON
15/10/2009 - 14:50
O texto expressa bem a questão do linux até nos dias de hoje, digo sem medo de errar que o linux já está bastante superior ao "concorrente" (entre aspas porque na realidade ele concorre é com o freebsd e outros e não com software proprietário) quem usa no dia a dia como eu sabe disso, os gerenciadores de arquivos são melhores, navegadores temos Firefox, Opera Google Chrome e outros, suíte de escritório tem o OpenOffice (estava muito bem mas está meio estagnado ultimamente), Ferramentas de Desenvolvimento boas etc, mas quando o assunto são softwares de uso no dia a dia de um usuário comum a coisa fica um pouco complicada, digo isso porque uso linux em casa e algumas vezes é o wine que me salva, não porque não tenha o aplicativo, mas é que algumas vezes eles têm bugs que tornam impossível o uso, e quando você consegue um outro programa similar tem uma terrível descoberta, ambos são frontends do mesmo aplicativo e possuem o mesmo Bug smile.png Tudo tem o lado bom e ruim, aproveitamento de código e bibliotecas como ocorre no linux deixa o seu sistema mais enxuto e ocupa menos espaço em disco, mas em contrapartida um bug em algum componente vai causar problemas em todos os que de alguma forma possam precisar dele.
Por isso que eu acredito que o pessoal deve se focar menos em criar distribuições e se preocupar mais em desenvolvimento de softwares, no fim das contas é só disso que o usuário precisa, dos softwares para ele trabalhar, o S.O é o que "menos importa" para ele. Exemplo? se o meu objetivo é navegar na internet, tudo o que eu preciso é de um navegador, se ele está em Windows, Linux, MacOS, Symbian, PalmPre.... pouco importa...
akcio
akcio Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por akcio
16/10/2009 - 12:54
Tenho 31 anos de idade gostaria de expor minha opinião como usuário não tão avançado mas que tem sincero reconhecimento aos méritos destes sistemas. Conectiva, Mandrake, Kurumin, Slack, RedHat e algumas distribuições menores em tamanho mas não em inovação e desenvoltura foram por muitos anos as únicas disponíveis para mim através das mais antigas revistas sobre linux e pcs como Revista do Linux, inclisive uma versão portuguesa que trouxe meu primeiro slackware, uma outra chamada Linux que teve apenas 1 edição e quem não lembra da PC World, meu primeiro kurumin o 3.0 com Cacique incluso.
Sim minha conexão era discada de 56k e as revistas eram a unica forma de adquirir estas istros, e como apanhei para configurar os diversos modens existentes como os antigos Ess de conexão isa, ate que resolvi gastar R$ 120,00 e comprar meu lindíssimo (merece sim o superlativo) USR Modem 56K da US Robotics com sistema plug n play / ou jumper de configuração de portas!

Ainda hoje consigo mesmo com a popularização do sistema linux digo com prazer que consigo "defender" muito bem meu orçamento trabalhando com ele de forma mais simples em servidores de internet e arquivos usando squid e samba.

Hoje se houverem 4 pessoa na cidade que usem linux ou que pelo menos saibam,o que fazer com ele seria muito.

Tenho servidores de arquivos funcionando a quase 8 anos com conectiva 10 sem uma única manutenção nem de peças e seu funcionamento é perfeito.

Sinto saudades da conectiva, sem mandriva.

Já passei um sábado inteiro em casa com minha namorada (hoje esposa) espumando no sofá e eu no pc tentando instalar um linux pra que quando o processo estivesse finalmente concluído e funcional lá pelas 21h da noite eu reformatasse a máquina pois precisava do win98 pra trabalhar no dia seguinte.

obrigado pelo artigo e bom trabalho.
[]'s
akcio
além paraíba / mg

core 2 duo 2gigas
JoaoThiago1986
JoaoThiago19... Membro Senior Registrado
163 Mensagens 13 Curtidas
#5 Por JoaoThiago19...
17/10/2009 - 00:28
Ótimo artigo!!! Ainda me lembro do meu primeiro Linux. Foi há 6 anos atrás, era um Red Hat GNU/Linux 9. A instalação foi deveras dificultosa, sendo que consegui efetuá-la depois de várias tentativas e perda de dados. Na primeira tentativa apaguei a partição do Windows Me com todos os meus arquivosespantado.png: . Meu micro era um Compaq Presario 5000LA. Detalhe: na época usava conexão discada e não tinha gravador de CD. Backup só por disquetebravissimo.gif . E com 64MB de RAM o sistema ficava lento, só depois de algumas semanas descobri o que são gerenciadores de janela leves. Penei para fazer o modem funcionar...

Depois que o Red Hat foi descontinuado (2004) migrei para Slackware GNU/Linux, resolvendo inclusive o problema da pouca memóriafaceiro.png. Até hoje sou um feliz usuário Slackwarecomemorando.gif.

kuruminlinux
kuruminlinux General de Pijama Registrado
3.1K Mensagens 141 Curtidas
#7 Por kuruminlinux
17/10/2009 - 14:02
acho que muitos usuários do gnu linux vieram para o gnu linux pelos encantamentos, funcionalidades e aplicativos oferecido pelo inesquecível conectiva.o conectiva foi uma distro que deu certo, pois tornou o gnu linux mais amigável e até hoje temos o seu reflexo no excelente mandriva; eu também vim para o gnu linux por causa dele, mas só comecei depois do estimado e também saudoso kurumin. ainda tem muita gente que usa o conectiva até hoje, bastando atualizar o kernel e fazer algumas configurações.
abraços.
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
PCLinuxOS Brasil em http://www.pclinuxosbrasil.com.br

helton
helton Membro Senior Registrado
142 Mensagens 10 Curtidas
#8 Por helton
17/10/2009 - 20:16
Ainda tenho comigo a caixa do Conectiva 5.0 com 6 cd's, Guia do Usuário, Guia de Instalação (dois livros muito bem feitos!) e o disquete de boot, que ainda funciona, e ainda de brinde um desconto na assinatura da finada Revista do Linux. Tudo em perfeito estado. Ganhei a caixa num sorteio de um programa de informática na tv aqui do Ceará. Na época, coincidiu com a compra do meu primeiro computador: um pentium 200mmx com fantásticos 64Mb de ram. Eu que já ficava empolgado só por existir uma opção ao Windows, ainda mais uma que funcionava! E como funcionava bem! era rápido e diferente. Não existiam tantos programas como hoje, é claro, muito menos tantas facilidades para configurar. Mas era viciante e apaixonante.

De lá pra cá minhas máquinas só conheceram pinguins.
Sn@ke Byte
Sn@ke Byte Super Participante Registrado
827 Mensagens 25 Curtidas
#11 Por Sn@ke Byte
21/10/2009 - 09:27
Curti muito essa viagem no tempo!
No final dos anos 90 comecei a me
aventurar tambem mas é exatamente isso
que a história fala...não tinha softwares decentes
achava linux muito limitado...os softwares
não tinham ferramentas era dificil tanto que
larguei...Mas é aquela velha historia o bom filho
a casa retorna demorei um pouco o retorno
mas dessa vez voltei para ficar...Hoje a coisa
é diferente os softwares estão bem amadurecidos
a facilidade e estabilidade estão em outro nivel.

Abraços
Linux Distro Mandriva Free 2010.1/i586
Linux User #495346

Visitem: http://mandrivahacks.blogspot.com/
csrocha
csrocha Ubbergeek Registrado
2.1K Mensagens 529 Curtidas
#13 Por csrocha
21/10/2009 - 10:06
Comecei em 2001 ou 2000, não me lembro bem, com o Caldera 2.0, que tenho até hoje, com a embalagem original. Depois passei para o Conectiva 5 e fui depois para o 7, a que mais tempo utilizei. Estou baixando a mesma agora, vou fazer um servidor em um Pentium III que está encostado.

De 2002 pra cá fiquei só com Windows, por força de sobrevivência. Agora, voltei a usar Linux (Mandriva 2009.1). Estou testando editores de video, para abandonar definitivamente o Windows. Mas nada de ideologia, minha razão: cansei do Windows, assim como se cansa de uma roupa, um carro, uma mulher...

helton, se não for pedir muito, poderia mandar uma cópia do CD 1 do 5.0 para mim? Também tenho na embalagem original (quase completa) e justamente esse primeiro CD quebrou.
Bike: Sense Activ. Cell: Galaxy M14
csrocha
csrocha Ubbergeek Registrado
2.1K Mensagens 529 Curtidas
#15 Por csrocha
21/10/2009 - 13:32
Desculpe, mas pq vc vai usar uma distribuição totalmente ultrapassada, ao invés de usar uma distribuição leve, atual???


Sei lá... realmente não tenho uma justificativa lógica. Talvez porque 1) eu tenha tido boa experiência com ela, 2) tenho um bom livro específico dessa distribuição, e 3) tenha associado máquina ultrapassada/SO antigo... mas vou reconsiderar; pode ser que venha a ter dor-de-cabeça com ela, não?
Bike: Sense Activ. Cell: Galaxy M14
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal