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Rogério Guerreiro
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[Tutorial] Krita 5.0.0: Colorização rápida com Colorize Mask

#1 Por Rogério Guer... 17/02/2022 - 17:43
Uma arte digital passa por quatro estágios básicos: 1) Esboço (Sketch), no qual traçamos as linhas de construção do desenho; 2) Arte-final (Final Art), onde definimos os contornos do desenho; 3) Cores-Base (Flat Colors), fase no qual aplicamos as cores básicas e chapadas ("flat") da arte e 4) Sombreado (Shading), finalizando o desenho com luzes e sombras:

Anexo do post


Essa classificação só está aí para facilitar o entendimento, por favor não a considere de modo rígido. Há quem chame esses estágios com nomes diferentes e o que é feito neles varia de um artista para outro ou de uma arte para outra. Eu mesmo, normalmente, traço dois esboços em um desenho, por vezes até três se for conveniente. Alguns artistas eliminam os contornos no último estágio ou aplicam cores neles. Outros acrescentam retículas, elementos gráficos... enfim, cada artista com sua arte!

Aqui trataremos unicamente do terceiro estágio, o da aplicação das Cores-Base (Flat Colors) em um desenho. Você encontra muitos tutoriais a respeito na internet, a maioria envolvendo ou uso da Ferramenta Varinha Mágica (Magic Wand). O Krita oferece uma outra maneira, mais rápida e eficaz, a "Colorize Mask", como veremos mais adiante.

Esta é uma arte minha, finalizada no Krita (A), o arquivo continha quatro camadas (B): a primeira contendo uma espiral, importada do Inkscape; um grupo contendo os contornos da personagem e do cenário, cada qual em sua própria camada e, por fim, uma camada com branco chapado, servindo de fundo.

Anexo do post


Apenas como curiosidade: essa espiral (C) eu considerei muito mais prático traçar no Inkscape e exportá-la com uma imagem png, de fundo transparente. Depois basta você arrastar a imagem para o Krita e colá-lo como uma nova camada (1). Para a colorização básica, no entanto, a presença da espiral atrapalharia, portanto movi a camada para baixo da camada do fundo branco (2).

Anexo do post


Seria oportuno, antes de prosseguir, fazermos um teste rápido com a Varinha Mágica, para demonstrar um problema típico dessa ferramenta no processo de colorização. Nesse teste vou selecionar as áreas do cabelo (D) e criei uma nova camada (1) para a aplicação da cor. O local da Varinha Mágica, na Caixa de Ferramentas, está indicado com um círculo azul.

Anexo do post


As figuras abaixo (E) mostram as áreas selecionadas com a Varinha e os números indicam a ordem de seleção. Já no primeiro clique a orelha da personagem entrou, indevidamente, para a seleção... e, a partir do sexto clique, novos problemas apareceram...

Anexo do post


Nem seria preciso aplicar a cor para concluir que as coisas deram muito errado (F). Qualquer pequena abertura no contorno do desenho gera esse problema ao se utilizar a Varinha Mágica. Isso encerra o nosso teste como ela. Vamos aprender outro jeito, mais eficiente: a "Colorize Mask".

Anexo do post


Por precaução, recomendo duplicar as camadas de contorno e do fundo e usar as cópias no processo, assim as camadas originais ficarão seguras. Eu selecionei o grupo das camadas de Contornos e camada de fundo, juntas, segurando o Shift (G) e dupliquei ambas de uma vez, clicando no botão indicado pela seta azul. O Krita coloca as cópias automaticamente no topo da pilha de camadas (1).

Anexo do post


Em seguida, cliquei no grupo-cópia dos Contornos (H), com o botão direito do mouse e escolhi a opção "Mesclar o grupo" (1).

Anexo do post


O Krita acrescenta o termo "Mescladas" ao nome (I), indicando que os contornos do desenho inteiro estão agora reunidos em uma só camada. Eu editei os nomes das camadas e bloqueei a camada de fundo branco (J).

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Com a camada dos Contornos mesclados ativada, dê um clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha Adicionar > Add Colorize Mask (K). O Krita adicionará a máscara logo abaixo da camada (1). Eu ampliei a imagem (L) para tornar bem clara a presença de quatro botões, à direita. Daqui por diante, eu chamarei esses botões pelo número, OK? Assim, se por exemplo eu disser: "clique no botão 3", você clica no botão que tem o desenho de um lápis e... você entendeu! smile.png

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Escolha duas cores (M), eu selecionei um tom de pele claro e um marrom. Nesse momento não se importe em pegar cores exatas, você pode mudá-las mais tarde: a prioridade, agora, é que os tons escolhidos sejam nitidamente diferentes entre si. Empregue pincéis adequados para cores chapadas: pincéis de efeitos como "airbrush" ou aquarela, obviamente, não servem. Nesse exemplo eu comecei com a cor da pele. A princípio, apenas uns toques de cor em determinados locais são necessários (1). Por medida de segurança, salve frequentemente seu trabalho (o bom e velho Ctrl+S...).

Anexo do post


Fique tranquilo se a cor estiver passando por cima de certos contornos, como em linhas internas da orelha (N) e na aba do nariz (1): lembre-se, estamos trabalhando em uma máscara, portanto o Krita preservará os contornos. Use agora o outro tom de cor escolhido, no exemplo é o marrom (2) para o cabelo. Não tenha preocupação excessiva em cobrir tudo: faça com calma e devagar...

Anexo do post


Já temos o suficiente, por enquanto (O). Clique no quarto botão (setas azuis), sua tela ficará com aparência semelhante à figura P.

Anexo do post


Ainda na janela de camadas (Q), clique no terceiro botão: ele desaparecerá e apenas o primeiro botão continuará ativo. sua tela mostrará uma prévia da colorização (R). A cor da pele vazou para quase todo o desenho, mas veja que a cor marrom ficou quase certinha na área do cabelo, um resultado melhor do que se fosse com a Varinha Mágica.

Anexo do post


Volte ao modo de edição da Colorize Mask (S), clicando no terceiro botão: com isto, apenas ele ficará ativo e poderemos prosseguir editando (1).

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Escolha novas cores, sempre tons com bastante diferença e vá aplicando-as (T). Salve com frequência o trabalho. Por fim, clique no quarto botão e, quando o Krita terminar de processar, no terceiro botão...

Anexo do post


Se você seguiu tudo, apenas o primeiro botão permanecerá visível (seta azul). Na figura U torna-se evidente a eficiência da Colorize Mask.

Anexo do post


Inclusive em áreas contendo muito traçado, como no solo, o Krita preencheu direitinho. Mínimos detalhes escaparam (1, 2 e 3) e por desatenção minha. Em casos assim você pode encerrar o uso da máscara ou permanecer nela até corrigir esses detalhes, eu optei por continuar...

Anexo do post


Então, eu clico no terceiro botão (seta) e executo as correções (1). Em áreas onde há contornos abertos e em onde cores diferentes se tocam (2) você pode retocar com mais cuidado.

Anexo do post


Repita os procedimentos ensinados quanto aos botões (W) e verifique seu desenho. Se estiver tudo OK já podemos encerrar com a máscara.

Anexo do post


Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela, na janela de camadas e escolher: Converter > Convert to Paint Layer (X). O nome da máscara ainda é o mesmo, mas aqueles quatro botões se foram (1).

Anexo do post


O que o programa fez foi transformar a máscara em uma camada comum, tanto é que você pode ocultar a camada como qualquer outra.

Anexo do post


Ótimo... mas e se você prefere trabalhar com as cores em camadas separadas? O Krita pode separar pra você! Certifique-se que a camada "Colorizar Máscara" está ativada (Y) e vá em Camada > Dividir > Dividir camada... (1)

Anexo do post


Surgirá um quadro, se estiver conforme a figura Z, você pode clicar no botão "Aplicar". O programa criará um novo grupo, "Cor" (1) e colocará as cores separadas por camada, dentro dele (2).

Anexo do post


Realizados todos esses procedimentos, já não são necessárias as três camadas do topo (A1), eu seleciono as três e deleto (seta azul). Depois, basta renomear as camadas de cor no grupo (B1), para melhor diferenciar uma da outra.

Anexo do post


Caso você deseje mudar algumas cores, antes de partir para o estágio seguinte, é muito fácil. Um exemplo: e se desejo mudar as cores das pupilas da personagem, de azul para verde? É só clicar na camada (C1) e ter certeza de que o alfa da camada está bloqueado (círculo azul). Em seguida, escolho um tom verde e uso o atalho: Alt+Backspace. A cor das pupilas muda (1). Como quero manter as cores das pupilas azuis, dou Ctrl+Z para desfazer (2).

Anexo do post


Aí está meu desenho, com todos os estágios finalizados. A Colorize Mask agilizou enormemente o trabalho, permitindo aprontá-lo em menos tempo:

Anexo do post

Anexos

imhotep
imhotep Cyber Highlander Moderador
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#2 Por imhotep
18/02/2022 - 09:42
Muito bom, velho!
Eu ia até falar um palavrão, mas aí o TAM vai me dar cartão por linguagem chula!

Me lembro nos anos 90 eu procurando esse tipo de tutorial, até em inglês, e simplesmente não existia!
Está muito bem explicado!

E sempre é bom destacar pra quem se interessa pelo assunto - tudo é observação, ainda q sejam desenhos - reflexos, sombras, etc - a gente consegue ter referências diversas no mundo real. Então, quem se interessa por isso, tem q ser curioso aos detalhes, pra conseguir replicar nesse nível.

Parabéns!
Tomem cuidado ao responder as perguntas dos colegas. Tenham 100% de certeza da informação que estão passando.
Ensinar significa aprender 2 vezes. Porque você tem que aprender de novo para ensinar corretamente.
Genética e Data Science - loading...
Is OneDrive a backup?
E a cantilena continua!
Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
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#3 Por Rogério Guer...
18/02/2022 - 15:04
"imhotep"
Muito bom, velho!
Eu ia até falar um palavrão, mas aí o TAM vai me dar cartão por linguagem chula!

big_green.png big_green.png

"imhotep"
Muito bom, velho!
Me lembro nos anos 90 eu procurando esse tipo de tutorial, até em inglês, e simplesmente não existia!
Está muito bem explicado!


Tutoriais de arte digital eram difíceis de achar: apenas em fóruns de desenho, meio escondidos, ou em sites de desenhistas. Eu ainda tive sorte de encontrar alguns materiais. Havia um site espanhol, o autor gostava de desenhar mangá. Ele traduzia tutoriais japoneses sobre colorização básica no Photoshop, aquilo ali me salvou! smile.png.

"imhotep"
Muito bom, velho!
E sempre é bom destacar pra quem se interessa pelo assunto - tudo é observação, ainda q sejam desenhos - reflexos, sombras, etc - a gente consegue ter referências diversas no mundo real. Então, quem se interessa por isso, tem q ser curioso aos detalhes, pra conseguir replicar nesse nível.
Parabéns!


Verdade. E também esse desenho não saiu certo de primeira. Fiz três poses diferentes para a mão direita dela, as três saíram ruins, só acertei na quarta vez. Havia criado um cenário um pouco mais complexo de início, mas tornaria a cena confusa... então escolhi algo mais simples.

Uma curiosidade: Eu havia planejado fazer essa ilustração no Blender, porque eu assisti um tutorial a respeito. Pena não ter dado certo: não sei... eu, simplesmente, achei estranho desenhar no Blender, não me adaptei ao estilo do programa. big_green.png Talvez no futuro...
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
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#4 Por TerraSkilll
21/02/2022 - 16:20
Muito bom! Pude testar aqui hoje e deu certinho! Realmente bem prático esse método.

Uns pontos que queria observar é:

- seria bom dizer qual versão do Krita você está usando. Nos elementos básicos, não parece ter mudado muito do Krita 4 pro 5, mas ajuda a entender se algo é diferente;
- não sei se por causa de você usar uma versão diferente (estou no Krita 5.0.2), mas o atalho pra mudar a cor foi Shift+Backpace, em vez de Alt.

Rogério Guerreiro disse:

Tutoriais de arte digital eram difíceis de achar: apenas em fóruns de desenho, meio escondidos, ou em sites de desenhistas. Eu ainda tive sorte de encontrar alguns materiais. Havia um site espanhol, o autor gostava de desenhar mangá. Ele traduzia tutoriais japoneses sobre colorização básica no Photoshop, aquilo ali me salvou! smile.png.

Ainda mais tutoriais em texto. Hoje em dia tudo é vídeo, o que é uma pena. Muitas vezes, é melhor ter algo escrito pra consultar direto o ponto que se quer.

Rogério Guerreiro disse:

Uma curiosidade: Eu havia planejado fazer essa ilustração no Blender, porque eu assisti um tutorial a respeito. Pena não ter dado certo: não sei... eu, simplesmente, achei estranho desenhar no Blender, não me adaptei ao estilo do programa. big_green.png Talvez no futuro...


Esse é um problema que tenho as vezes com o Blender, especialmente as coisas mais novas (Geometry Nodes e Grease Pencil): eu sei que as ferramentas estão lá, mas o workflow quase sempre é único ao Blender, e nem sempre intuitivo.

PS: se estiver confortável com inglês, o Dedouze tem uns bons vídeos sobre Grease Pencil (embora eu ainda não tenha pego a manha).

Abraço.
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Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
1.4K Mensagens 1.7K Curtidas
#5 Por Rogério Guer...
21/02/2022 - 17:52
"TerraSkilll"
Muito bom! Pude testar aqui hoje e deu certinho! Realmente bem prático esse método.

Uns pontos que queria observar é:

- seria bom dizer qual versão do Krita você está usando. Nos elementos básicos, não parece ter mudado muito do Krita 4 pro 5, mas ajuda a entender se algo é diferente;
- não sei se por causa de você usar uma versão diferente (estou no Krita 5.0.2), mas o atalho pra mudar a cor foi Shift+Backpace, em vez de Alt.


Opa, já editei o título, informando a minha versão. Quanto ao atalho, você está certo: eu mudei os atalhos do Krita (assim como os dos Gimp), há muito tempo, para atalhos similares ao Photoshop.

"TerraSkilll"

Ainda mais tutoriais em texto. Hoje em dia tudo é vídeo, o que é uma pena. Muitas vezes, é melhor ter algo escrito pra consultar direto o ponto que se quer.


Eu acho que ainda é possível encontrar material escrito antigo sobre o Gimp, o Inkscape, entre outros. O problema maior são as imagens: o pessoal costumava usar sites como ImageShack, Photobucket e TinyPic para hospedá-las... e esses sites depois se tornaram uma bagunça ou fecharam.

"TerraSkilll"

Esse é um problema que tenho as vezes com o Blender, especialmente as coisas mais novas (Geometry Nodes e Grease Pencil): eu sei que as ferramentas estão lá, mas o workflow quase sempre é único ao Blender, e nem sempre intuitivo.

PS: se estiver confortável com inglês, o Dedouze tem uns bons vídeos sobre Grease Pencil (embora eu ainda não tenha pego a manha).

Abraço.


Então, do Grease Pencil, se eu entendi bem, antes você precisava criar um material para cada cor que você usasse. Um tanto chato, ainda mais que você tinha que especificar se o material era para contorno, para preenchimento ou ambos. E se você aplicasse o material no desenho e fizesse alguma mudança nele, depois, corria o risco de bagunçar a arte.

Agora eles colocaram algo novo, um tal de vertex colors: você acessa uma paleta pronta, com várias cores, sem esse aborrecimento de criar material toda hora. Basta ir lá, escolher a cor e pintar. Infelizmente não deu certo comigo, talvez porque é um recurso novo e o vídeo que eu consultei não esclareceu muito. Fica pra o futuro...

Hmmm... se esse Dedouze for sem legendas, não dá: sou ruim em inglês. O jeito é recorrer ao Youtube, mesmo. smile.png
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