Logo Hardware.com.br
Resston
Resston Membro Senior Registrado
235 Mensagens 0 Curtidas

Kernel super personalizado. Vale a pena ?

#1 Por Resston 13/04/2004 - 13:32
Pergunta aos craques : fiz aqui um kernel `genérico` usando o 2.6.5 com o patch mm4 e escolhendo a linha 586 como processador.
Esse kernel serviria para ser instalado em várias maquinas que monto por aqui. Não é ajustado para um equipamento em especial. A maioria das coisas coloquei como módulo e pronto.
A questão é : compensa fazer outras versões, como por ex uma para Atlhon outra para P4, etc. ? Teria algum ganho significativo ?

[]'s Resston
Evandro Pastor
Evandro Past... Membro Senior Registrado
345 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por Evandro Past...
15/04/2004 - 14:54
Resston
A questão é : compensa fazer outras versões, como por ex uma para Atlhon outra para P4, etc. ? Teria algum ganho significativo ?


Minha resposta é: Depende.

Depende a que a máquina se destina: É um server? É um desktop? É um roteador? É uma workstation?
Depende do desempenho da máquina: Será que vale a pena fazer isso em uma máquina topo de linha? Será que vale a pena fazer isso em uma máquina "capenga"?
Depende do espaço em hd (essencialmente máquinas antigas). Se isso for imperativo, eu compilo.
Ganho significativo você só vai perceber em situações limite: um server ou uma maquina velha rodando. Desktops ou Workstations não valem muito a pena se compilar, a menos que se seja um HardUser e quer destruir tudo nos benchmarks da vida.
Como disse ... Depende. big_green.png
Abit kg7, 256mb, Athlon-XP 1.8, Sapphire Radeon 8500 (275/275), HD 40 GB, Live! Velue.
Mattheus Henrique
Mattheus Hen... Geek Registrado
4.5K Mensagens 4 Curtidas
#9 Por Mattheus Hen...
15/04/2004 - 15:09
Tiago Cruz
Na boa, desculpe se alguem se ofender:

No dia que vocês conseguirem fazer um kernel melhor que o acm e cia, parem ...


Tiago, eu por exemplo uso o Gentoo, ou seja, nada de kernel compilado, mas se por acaso ele viesse, e se eu não quiser subir módulos? E se ele tiver coisas built-in que não preciso?
Não é um erro dos caras que compilaram o kernel, mas sim uma necessidade/desejo meu.
Resston
Resston Membro Senior Registrado
235 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por Resston
15/04/2004 - 19:43
Como diz o Tiago, 'na boa' : eu não pretendo mesmo fazer um kernel melhor que nenhum profissional. Pesquisando um bocado por aí cheguei a um 'genérico' que funciona legal em todos os equipamentos que monto. Só tentei pesquisar se valeria a pena montar um especifico para Pentium 4 outro para Atlhon, por ex. Pelo jeito não : pelo q eu mesmo já andei testando, todos acabam tendo o mesmo tempo de carga do sistema, de resposta de aplicativos etc. Como foi dito, talvez numa operação especial de servidor ou de processamento de vídeo, etc. poderia aparecer alguma diferença.
Na boa, esquece ...
[]'s Resston
RodrigoPS
RodrigoPS Membro Junior Registrado
122 Mensagens 0 Curtidas
#11 Por RodrigoPS
15/04/2004 - 21:39
Pera aí...

O kernel com a configuração padrão não é feito para ser o mais eficiente.
Ele é feito para ser o mais abrangente possível, para funcionar no maior número possível de computadores.

Agora, com certeza vale a pena customiza-lo.

Customizando o kernel você pode reduzir o tempo de boot, já que ele não vai carregar nada desnecessário, e pode ficar mais rápido no uso normal, já que o código gerado vai ser otimizado para o seu processador.

Pensando como o Tiago, se customizar o kernel não fosse uma Boa Idéia os desenvolvedores do kernel não incluiriam uma ferramenta tão complexa e abrangente para customizá-lo.
logunov
logunov Super Participante Registrado
579 Mensagens 0 Curtidas
#12 Por logunov
16/04/2004 - 00:18
Que eu saiba, não há opção.
Sai uma distribuição X com o kernel Y e então você resolve usar o kernel Y que supostamente foi compilado por "expert's" (na verdade é compilado para funcionar nos mais diversos tipos de arquitetura e hardware, nada de mais), mas uma semana depois sai o kernel W com melhor suporte ao seu hardware e várias correções de bugs e falhas de segurança.
Dependendo da distribuição, sai o pacote kernel W depois de algum tempo (geralmente quando sai o pacote do kernel W para a tal distribuição, já saiu o kernel Z), mas o problema é que não sai pra todas.
O que é melhor, ficar com o Y com falhas de segurança e sem suporte ao seu hardware ou compilar o W (ou mesmo o Z)? É, não há opção mesmo.
Não há nada de impossível, difícil e expert em compilar o kernel. No kernel 2.6, foi até melhorada a interface de configuração, tendo até mais de uma opção (gconfig, xconfig, menuconfig), nitidamente voltado a facilitar o uso por qualquer usuário com um pouco curiosidade.
Fazendo uma comparação herege, seria como instalar o Windows XP Pro e deixar ele exatamente como veio (inclusive com o msmensager ligando toda vez no boot, mesmo sem você usar ele), deixar os drivers default do sistema (não instalando os drivers de um dispositivo, caso ele não seja reconhecido), não instalar os service pack's e etc...

Seja livre:
-Use __________ Linux (complete).
-Não julgue uma pessoa que não conhece.
-Não seja xenófobo/neófobo.
-Não defenda uma coisa só porque você tem/usa.
-Não faça "panelinhas".
-Antes de tudo, leia com atenção.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal