Logo Hardware.com.br
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61.2K Mensagens 10.7K Curtidas

Jogos em Widescreen ficam mais rápidos pq?

#1 Por PH 13/01/2006 - 12:57
Um coléga meu tem um monitor Widescreen e os jogos ficam mais rápidos nesse formato, alguém poderia me dizer o pq?

Jogos testados:

GTA SA
NFS MW
COD 2

Coloquei o monitor na minha máquina e ficou mais rápido!
walteen
walteen Ubbergeek Registrado
5.6K Mensagens 129 Curtidas
#6 Por walteen
14/01/2006 - 11:24
RVR777
Taxa de atualização maior (dos frames)? Isso seria a consequência, não a causa.

Mas o FPS se limita à taxa de atualização suportada. Se estiver em 60Hz o máximo será 60 FPS.

:arrow: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=127690&start=0
FGDH User: #29697 / Meu canal no YouTube: http://www.youtube.com/user/walteen
Não respondo dúvidas técnicas por MP, meu canal no YouTube, nem Facebook. Grato! smile.png
walteen
walteen Ubbergeek Registrado
5.6K Mensagens 129 Curtidas
#8 Por walteen
14/01/2006 - 12:21
Doutrina Man
Hã? 8O
Acho q não...
Menos tela, menos dados a serem processados... por isso fica mais rápido...

Amigo, monitores ou TVs WideScreen possuem área visível maior do que os convencionais. A imagem desenhada ali em cima está errada. Procure na internet e verá que possuem cerca de 25% a mais de imagem.
Do ponto de vista de tamanho de imagem, é equivalente a assistir um video widescreen em TV 4:3 de 34 polegadas e em outro de 29 polegadas widescreen.


:arrow: http://cinema.terra.com.br/interna/0,,OI161-EI1176-MNentenda,00.html

Editado: cometi um equívoco na comparação anterior, já que se tratava de comparação entre uma de 21" e outra de 24". Agora esse link está correto. :shy:
FGDH User: #29697 / Meu canal no YouTube: http://www.youtube.com/user/walteen
Não respondo dúvidas técnicas por MP, meu canal no YouTube, nem Facebook. Grato! smile.png
rpereira
rpereira Veterano Registrado
1.7K Mensagens 8 Curtidas
#9 Por rpereira
14/01/2006 - 12:28
walteen
Amigo, monitores ou TVs WideScreen possuem área visível maior do que os convencionais. A imagem desenhada ali em cima está errada. Procure na internet e verá que possuem até 20% a mais de imagem.


Ué... Mas no caso de comparação de velocidade o q importa não é a área visível, mas o número de pixels q serão formados na tela. Se um 4:3 estiver em 1024x768 e o wide estiver em 1024xX, esse X será menos q os 768, resultando em uma imagem menor (em número de pixels, não em área.

Não é?
athlon.64.3000+ kingston.2gb seagate.7200.12.500gb gforce5200 positivo.w1942st
ex: duron.1800 k7s5a OCZr3.2.512mb seagate.40gb gf2mx400.64mb lg. 4163b-dvd-ram lg.16x.dvd-rom lg.32x.cdrw sb.Live!.5.1 PlayTv.mpeg2 syncmaster.753.dfx
walteen
walteen Ubbergeek Registrado
5.6K Mensagens 129 Curtidas
#10 Por walteen
14/01/2006 - 12:31
rpereira
Ué... Mas nesse caso o q importa não é a área visível, mas o número de pixels q serão formados na tela. Se um 4:3 est...

Os monitores WideScreen tem largura maior. Apesar da altura ser menor, ainda assim a largura compensa o valor perdido.
FGDH User: #29697 / Meu canal no YouTube: http://www.youtube.com/user/walteen
Não respondo dúvidas técnicas por MP, meu canal no YouTube, nem Facebook. Grato! smile.png
rpereira
rpereira Veterano Registrado
1.7K Mensagens 8 Curtidas
#11 Por rpereira
14/01/2006 - 12:52
walteen
Os monitores WideScreen tem largura maior. Apesar da altura ser menor, ainda assim a largura compensa o valor perdido.


Acho q vc não entendeu meu raciocínio. Vc tá comparando as áreas em polegadas, ou seja, o tamanho enxergado na tela.

Mas o desempenho da máquina vai depender é do número de pixels q a tela mostrar de cada vez. Aqui na minha máquina, por exemplo, eu uso a resolução de 1280x960, q tem a proporção de 4:3 e totaliza 1.228.800 pixels na tela.

Se eu pegar um monitor wide com proporção de 16:9 e botar os mesmos 1280 pixels de largura, sua altura será algo em torno de 720 pixels. Ou seja, a tela terá 921.600 pixels, 25% a menos q no exemplo anterior. Note q eu disse q terá 25% a menos de pixels na tela, não de área visível. A área visível depende do tamanho do monitor, e não tem nada a ver com o desempenho da máquna na hora de renderizar.

Por outro lado, usando um monitor wide, provavelmente será possivel usar uma resolução de largura maior do q os 1280 usado no monitor comum. Aí os números serão outros...

A pergunta do milhão é: quais as resoluções usadas em cada caso? Se for 1280x960 contra 1280x720, certamente o desempenho da máquina no wide será maior, já q há menos imagem (pixels!) para renderizar.
athlon.64.3000+ kingston.2gb seagate.7200.12.500gb gforce5200 positivo.w1942st
ex: duron.1800 k7s5a OCZr3.2.512mb seagate.40gb gf2mx400.64mb lg. 4163b-dvd-ram lg.16x.dvd-rom lg.32x.cdrw sb.Live!.5.1 PlayTv.mpeg2 syncmaster.753.dfx
walteen
walteen Ubbergeek Registrado
5.6K Mensagens 129 Curtidas
#12 Por walteen
14/01/2006 - 14:25
rpereira
Por outro lado, usando um monitor wide, provavelmente será possivel usar uma resolução de largura maior do q os 1280 usado no monitor comum

Foi esse o meu raciocínio... largura em pixels maior do que os monitores convencionais, por isso disse que poderia usar até mais da placa gráfica para mostrar a imagem na tela :wink:
Entendi o que você quis dizer sim big_green.png
Comparando a mesma largura dos monitores convencionais com o Wide, certamente os convencionais têm mais pixels.... agora colocando a mesma altura para ambas, aí sim os WideScreen podem ter mais smile.png
Então, concluindo... depende do ponto de vista :lol:
FGDH User: #29697 / Meu canal no YouTube: http://www.youtube.com/user/walteen
Não respondo dúvidas técnicas por MP, meu canal no YouTube, nem Facebook. Grato! smile.png
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal