Logo Hardware.com.br
revoltado
revoltado Veterano Registrado
1.3K Mensagens 7 Curtidas

Novo jogo nacional livre para Windows, Linux e PSP (homebrew)

#1 Por revoltado 23/01/2009 - 13:05
Sou um dos desenvolvedores do jogo Insanerz Shooter, um jogo livre (GPL) de nave em 2D que funciona no Windows, Linux e no PSP (em breve versão para MacOSX).
Estamos lançando uma versão BETA e gostaria de saber a opinião do pessoal! O jogo foi feito em C++ e SDL e pode ser baixado aqui: http://insanerzshooter.googlepages.com/home2
Neste mesmo sítio da para ver uma foto do jogo e também ver um video do jogo rodando no PSP.
Aguardo opiniões!
[]´s
DarthRevan
DarthRevan General de Pijama Registrado
5.2K Mensagens 36 Curtidas
#3 Por DarthRevan
23/01/2009 - 20:25
Até eu já fiz jogo melhor que isso, usando um Click and Create. Podia ter um boom na indústria brasileira de games, seria tão bom. É a área que eu gosto de mecher, trabalharia tranquilo com isso, mas pelo visto vou ter que ver outra área, essa é muito limitada no Brasil.
arkOrange">Core i7 920 | Gigabyte X58A-UD3R | OCZ Platinum 3x2GB DDR3 1600Mhz | GTX460 + GTX280 p/ PhysX | Patriot Warp V2 SSD 32GB for OS | WD VelociRaptor 300GB GLFS | Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Pro | Corsair HX1000 | CM-690 C/ Janela + 7 Fans

PS3 80GB + Panasonic 42" TH42PZ80 FullHD


GVT 15MB
revoltado
revoltado Veterano Registrado
1.3K Mensagens 7 Curtidas
#4 Por revoltado
24/01/2009 - 00:12
Obrigado pelos comentário.

Darth: realmente gostaria de ver você fazendo um jogo em click and create rodando no PSP.... ou no linux... E sobre "a industria no brasil", diversas softhouses estão vindo para cá. O mercado está crescendo bastante. Tem grandes empresas desenvolvendo jogos completos aqui para celular, computadores e tudo mais. Este ano ainda teremos o Zeebo, um video game totalmente nacional e com algumas tecnologias que não existem em nenhum outro. Mas este jogo não representa esta industria. Este jogo foi feito por duas pessoas que não trabalham nesta área. Foi desenvolvido nas horas vagas, com o único objetivo de aprender C++ e se divertir. Ao desenvolver este jogo, aprendi como usa orientação a objetos no C++. Aprendi melhor a usar ponteiros. Aprendi como compilar um jogo para o Sony PSP e como criar um código C++ mais fácil de portar. Com esse conhecimento, agora posso criar jogos e aplicativos utilizando outras bibliotecas do C++ e partir para algo maior e mais interessante. Posso agora facilmente entender melhor um código OpenGL e já estou fazendo meu primeiro demo 3D com OpenGL e também estou estudando uma biblioteca de física em 2D.... Depois pretendo começar a mexer com a engine Ogre3D... coisa que nunca iria acontecer se tivesse usado um click and play da vida. Uma pena você não ter se divertido com o jogo, pois eu me diverti e aprendi muito ao desenvolve-lo. Mas gosto é gosto. Obrigado pelo post.
Linux Registered User # 253244
DarthRevan
DarthRevan General de Pijama Registrado
5.2K Mensagens 36 Curtidas
#5 Por DarthRevan
24/01/2009 - 00:30
Cara, não quis te ofender, muito pelo contrário, os fortes tiram apenas o melhor da crítica, eu não baixei o jogo ainda. Pelas screens eu te garanto que os jogos que já fiz utilizando Click and Create são superiores a esse, só que a mim pouco foi acrescentado, contrário de você, que tirou imensos proveitos desse projeto, e agora está cada vez mais próximo de um desenvolvimento de games melhores. Lhe parabenizo pelo esforço em desenvolver um game em C++, que não é tão simples quanto em Click and Create. Saiba que meu sonho é este, aprender C++ e desenvolver games, mas que ainda não tive capacidade para tal. Outra vitória foi conseguir tal jogo em PSP. Tudo tem um começo, ou acha que o Bill Gates começou no Windows 7 já? Esse foi um começo e espero ver o futuro, o game pode não ser tão complexo e nem tão legal assim, mas o que vale é o aprendizado, que pelo visto foi o que você mais teve no desenvolvimento deste game. Pessoas como você que levaram esse mercado à frente. Mas agora cá entre nós que esse Zeebo é ridículo, pelos vídeos que eu vi no youtube ele é péssimo.
arkOrange">Core i7 920 | Gigabyte X58A-UD3R | OCZ Platinum 3x2GB DDR3 1600Mhz | GTX460 + GTX280 p/ PhysX | Patriot Warp V2 SSD 32GB for OS | WD VelociRaptor 300GB GLFS | Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Pro | Corsair HX1000 | CM-690 C/ Janela + 7 Fans

PS3 80GB + Panasonic 42" TH42PZ80 FullHD


GVT 15MB
revoltado
revoltado Veterano Registrado
1.3K Mensagens 7 Curtidas
#7 Por revoltado
25/01/2009 - 22:02
DarthRevan, sobre o lance do Zeebo, realmente ainda não tenho uma opinião formada. Vou acabar comprando ele para matar a curiosidade e como forma de ajudar o mercado local, mas realmente os gráficos iniciais deixam um pouco a desejar. Mas ainda tenho esperanças que jogos com graficos mais interessantes vão aparecer e que o controle com sensor de movimento vai ser bem utilizado. Tem alguns videos por ai que mostram um jogo de corrida que os gráficos até que estão bacanas, muito superior ao playstation 1 e nintendo 64, talvez melhor mesmo que o dream cast e game cube. Então a longo prazo acho que eles podem chegar perto do play2 em termos de gráficos. O legal é que nos brasileiros finalmente vamos ter acesso a jogos originais com preços realmente acessíveis. Se vai emplacar ou não, eu não sei... mas eles estão investindo alguns milhões neste projeto... então acho que vale a pena ficar de olho. Cheguei a tentar baixar o SDK deles para ver se conseguia desenvolver algo, mas eles não dão acesso (ou pelo menos na época não davam) a umas coisas da nova versão do Brew, e sem isso não da para compilar nem fazer nada... =/

Sobre o jogo insanerz shooter, ele foi citado em 3 sites relativamente grandes de PSP homebrew, inclusive um site Russo! Ficamos bem felizes com o retorno. Apenas postando em alguns fóruns conseguimos ter um total de 335 downloads (somando todas as versões). Ainda estou testando melhor o pacote Linux em seguida vou tentar publicar em alguns sites relacionados com este sistema.

[]'s
Linux Registered User # 253244
DarthRevan
DarthRevan General de Pijama Registrado
5.2K Mensagens 36 Curtidas
#8 Por DarthRevan
25/01/2009 - 22:23
Parabéns pela grande propagação do game. Vou baixar depois para testar, ou melhor vou baixar agora, pois pensava ser apenas mais um jogo daqueles de navezinhas bobos, mas parece que é legal. Agora o que é uma homebrew?

Agora para esse Zeebo emplacar o preço tem que ser menor do que o do PS2, se não galera não vai querer.
arkOrange">Core i7 920 | Gigabyte X58A-UD3R | OCZ Platinum 3x2GB DDR3 1600Mhz | GTX460 + GTX280 p/ PhysX | Patriot Warp V2 SSD 32GB for OS | WD VelociRaptor 300GB GLFS | Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Pro | Corsair HX1000 | CM-690 C/ Janela + 7 Fans

PS3 80GB + Panasonic 42" TH42PZ80 FullHD


GVT 15MB
revoltado
revoltado Veterano Registrado
1.3K Mensagens 7 Curtidas
#9 Por revoltado
25/01/2009 - 23:10
Homebrew são os jogos caseiros. No caso do PSP, são chamados de Homebrew aqueles jogos feitos por programadores independentes e que só funcionam em video games destravados. São os jogos não oficiais.

Sobre o Zeebo contra o Play2, vamos ter que ver mesmo. Parece que o Zeebo não vai ser tão barato... Mas tem a vantagem de ser nacional, com todos os jogos traduzidos, jogos totalmente legalizados e também o sensor de movimento.
Ainda assim acho que o Play2 vai acabar vendendo mais por aqui ainda, mas torço para que o Zeebo não faça feio wink.png De qq forma vai ser melhor do que aqueles Master System III e Mega Drive III ou seja lá qual for o modelo que a tec toy vende hj em dia...

Sobre o jogo, legal que vai testa-lo! Mas ele é bem simples sim... Mas comparado com os jogos homebrew que existem pro PSP, até que ele é legal wink.png Por isso acabou fazendo algum sucesso com o pessoal do PSP.

Se possível, me passe um endereço para baixar aquele jogo que você tinha falado que tinha feito no click and create. Fiquei curioso... hehe

[]'s
Linux Registered User # 253244
DarthRevan
DarthRevan General de Pijama Registrado
5.2K Mensagens 36 Curtidas
#10 Por DarthRevan
25/01/2009 - 23:37
Cara eu participava de um fórum de criação de jogos, fiz vários click and create, isso tem mais de 3 anos na verdade, eu lembro que o site chamava Games Brasil ou algo parecido. Agora mesmo eu tava engajado em um projeto de jogo PRG pelo RPG Maker, já tava bastante evoluído, tinha mudado bastante coisa e mudado o sistema utilizando RGSS2, mas abandonei o projeto. Na verdade meu problema é que 80% dos meus projetos são abandonados antes do término, isso inclui mapas de Counter Strike Source, Mods de Warcraft 3, jogos de RPG, etc. Também já tive muita experiência com server de Ragnarok, Tibia e CS:S, é muito legal, principalmente o de Ragnarok, eu criava items customizáveis e tal, adorava mecher com aqueles códigos de programação e tal. Mas como você pode ver todos os meus trabalhos foram em cima de uma engine já então pronta, eu nunca criei meu jogo do zero, sempre peguei uma base. Meu sonho é poder desenvolver uma coisa realmente própria, do zero.


Agora o jogo é bem simples mesmo, só que gostei da qualidade, a preucupação em por os efeitos nas "turbinas" da nave, o foguinho saindo e tals. Vou procurar o fórum que postei meu jogo. Na verdade nem sei se tinha ele para download, acho que só estava no meu PC mesmo, pois ele nunca tinha fim, eu sempre ficava acrescentando mais coisas, era muito engraçado e sem nexo, pois tinha 11 ~ 12 anos se não me engano, e literalmente eu viajava na maionese. Se tiver o interesse em formar uma equipe para desenvolver um game, sei lá, estou sempre disposto aprender e a ensinar o que posso, e mil desculpas pela primeira má impressão que tive do seu projeto. Na verdade eu nem tinha reparado que o jogo era seu quando li o post, sabe como é né, a falta de atenção. Pensava que era um usuário quanquer postando um jogo qualquer achando que era o máximo e que era super legal, e que ia se tornar a próxima moda. Só que percebi depois que era um jogo feito POR VOCÊ, o que realmente mudou a maré dos meus pensamentos. Minhas sinceras desculpas.
arkOrange">Core i7 920 | Gigabyte X58A-UD3R | OCZ Platinum 3x2GB DDR3 1600Mhz | GTX460 + GTX280 p/ PhysX | Patriot Warp V2 SSD 32GB for OS | WD VelociRaptor 300GB GLFS | Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Pro | Corsair HX1000 | CM-690 C/ Janela + 7 Fans

PS3 80GB + Panasonic 42" TH42PZ80 FullHD


GVT 15MB
revoltado
revoltado Veterano Registrado
1.3K Mensagens 7 Curtidas
#11 Por revoltado
25/01/2009 - 23:51
Sem problemas cara haha

Sobre começar e não acabar a maioria dos projetos, é totalmente normal. Tenho zilhões de projetos inacabados... só consegui começar a finalizar meus jogos depois que realmente comecei a colocar objetivos mais simples. Parei em querer fazer o próximo super jogos de FPS que ia mudar o mundo e comecei a tentar desenvolver jogos mais simples, como o insanerz shooter... Tenho outros jogos para windows também, se quiser conhecer, estão disponíveis aqui:
http://mfdavid.googlepages.com/
Mas os únicos que valem a pena baixar são o Warp Zone e o Fuga do Calabouço. Eles foram desenvolvidos a muito tempo atrás com a linguagem BlitzBasic. São simples, mas até que ficaram legais! (eu acho hehe) Estou inclusive pensando em portar para C++.
Hoje em dia não penso em fazer jogos muito complexos... mesmo pq infelizmente não tenho muito tempo mais para isso. Se achar alguma coisa ai que desenvolvei, mostra ai smile.png

[]'s
Linux Registered User # 253244
revoltado
revoltado Veterano Registrado
1.3K Mensagens 7 Curtidas
#15 Por revoltado
26/01/2009 - 11:40
É mais ou menos o que o ewertonyugi falou mesmo.

O jogo está em inglês pois embora tenha sido feito por brasileiros, ele foi criado
para ser distribuído no mundo inteiro. Como disse mais acima, ele foi citado até mesmo em site Russo. E isso não impede que os Brasileiros joguem... como é um jogo muito simples, mesmo sem saber inglês da para jogar numa boa.

Outro ponto, é que brasileiro não da valor para este tipo de jogo. Por exemplo: publicamos o jogo em fóruns do exterior e em fóruns nacionais, sempre frizando que foi feito por brasileiros. Nos sites do exterior, apenas por citar o jogo no fórum, eles tiraram screenshots, geraram um video do jogo eles mesmo e o colocaram em destaque na primeira página do site. Enquanto isso, no site da UOL sobre PSP por exemplo, NINGUEM até agora postou um comentário sequer. Em outros fóruns nacionais alguns sairam jogando pedras... enquanto lá no exterior só ouvimos incentivos.

Chegamos a tentar fazer jogos 100% em português no passado, como por exemplo o Fuga do Calabouço (http://mfdavid.googlepages.com/) mas até mesmo o jogo sendo em português, tivemos um retorno muito maior do pessoal no exterior do que dos brasileiros.

Lembrando também que o jogo é open source... qualquer um pode alterar o código fonte, traduzir para lingua que quiser, e re-distribuir.

[]´s
Linux Registered User # 253244
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal