Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Entendendo a Internet sob rede elétrica (atualizado)

#1 Por Equipe GdH 07/10/2009 - 16:30
ImagemEntendendo a Internet sob rede elétrica (atualizado)

Discutido há vários anos, o BPL - Broadband over Power Lines, ou PLC - Power Line Communications é nada mais que a injeção de sinais de alta frequência na fiação elétrica, ou seja, usando uma infra-estrutura já existente – e tudo isso possui seus prós e contras. Entenda como funciona esse tipo de conexão à Internet, seu atual status e que benefícios pode trazer – em especial ao Brasil.
Júlio César Bessa Monqueiro
07/10/2009

https://www.hardware.com.br/artigos/internet-rede-eletrica/

Comente aqui!
Responder
jesxmaa
jesxmaa Veterano Registrado
1K Mensagens 20 Curtidas
#3 Por jesxmaa
07/10/2009 - 19:57
Meu Deus! quando eu penso que ja vi de tudo me aparece uma noticia dessa q foi realmente um baque. de fato a diferença entre as frequências usadas é bastante alta, o que permite com muita tranquilidade elas coexistirem no mesmo meio, porém o que me deixa com a pulga atras da orelha é a diferença do nível ou amplitude dos dois sinais, que creio eu q seja bastante alta também. Outro ponto que me chama a atenção, é que na prática teremos uma distribuição "em série" na linha de internet devido aos repetidores (claro que não completamente em série, pois a rede elétrica é de fato uma grande malha), portanto se um deles venha a sofrer uma pane qualquer toda a linha perde o sinal de internet (Alguém me corrija se eu estiver errado) entendem? é claro q é muito simples localizar o ponto que falhou e reparar o problema, porém em uma cidade precisarão ser usados MUITOS repetidores, o que gera uma probabilidade alta de que a rede "caia" com frequência devido a algum desses muitos repetidores derem problema. outro ponto nessa questão são os vândalos, que podem danificar ou roubar os repetidores, é bom lembrar que estamos no Brasil.
josef
josef Super Participante Registrado
453 Mensagens 25 Curtidas
#4 Por josef
07/10/2009 - 20:10
seria, a coisa mais legal na área, mas aqui, no Brasil..hehehe....isto nunca vai acontecer,,,,,,,vamos continuar a usar o lixo de bandasesbravando.gif...e só nos resta reclamar,,,nunca este treco vai sair do papel.....nossa realidade e outra...paga-se caro e o produto é lixo....que penachoramingando.gif


Masssss vamos ter copa do mundo e olipíadasendoidei.gifendoidei.gifendoidei.gifendoidei.gifendoidei.gifendoidei.gifendoidei.gif
O sábio é aquele que sabe que não sabe nadaconfused.png , fique por fora dance.gif... só LINUXpunk.gif na cabeçamostrando_lingua.png
jesxmaa
jesxmaa Veterano Registrado
1K Mensagens 20 Curtidas
#6 Por jesxmaa
07/10/2009 - 22:35
tanto pessimismo me enoja =p
é uma tecnologia relativamente simples e extremamente barata comparada as demais vias de transmissão de internet. tem tudo pra dar certo se o governo cooperar. o lula com sua politica de inclusão digital deveria investir nos avanços dessa pesquisa e incluir essa tecnologia no pac.
Core_Dump
Core_Dump General de Pijama Registrado
3.2K Mensagens 111 Curtidas
#7 Por Core_Dump
07/10/2009 - 22:56
jesxmaa disse:
tanto pessimismo me enoja =p
é uma tecnologia relativamente simples e extremamente barata comparada as demais vias de transmissão de internet. tem tudo pra dar certo se o governo cooperar. o lula com sua politica de inclusão digital deveria investir nos avanços dessa pesquisa e incluir essa tecnologia no pac.


Desde a decada de 70 existe a fibra otica. E disso que precisamos, velocidade incrivel, com qualidade de transmissao dos dados e nao um armengue sobre a rede eletrica. No maximo isso deve servir para baratear a implantacao de uma rede interna. Hoje temos uma Internet com velocidade de carroça e preço de Limousine.
adeus.gif
jesxmaa
jesxmaa Veterano Registrado
1K Mensagens 20 Curtidas
#8 Por jesxmaa
07/10/2009 - 23:42
Entendo seu ponto de vista, mas creio que uma opção a mais é sempre bem vinda, e sendo Brasil, com a ENOOOORME quantidade de opções de internet que temos com precinhos tão simpáticos, uma tecnologia simples e barata como essa com certeza seria aderida por boa parde dos internautas, e seria otimo para quem mora na roça. Ainda acho que vale muito a pena investir nisso.

outro fator é justamente quanto a infraestrutura necessária, a rede elétrica taí a anos e ainda é publica... ja uma rede de fibra, xiiii...
wilyman
wilyman Super Participante Registrado
588 Mensagens 12 Curtidas
#10 Por wilyman
08/10/2009 - 10:25
Vejo com vantagens nos paises como Holanda/Alemanha onde a PLC está presente a muito tempo porém no Brasil com esse clima tropicaliente é sem duvida uma grande incognita, já realizei na faculdade testes com essa tecnologia em redes locais ela se saiu bem, distribuir em grande escala para acesso a internet no Brasil teremos muitos a fazer..

Quem quiser conhecer mais sobre a tecnologia entre no Youtube tem uns videos legais lá

HD-PLC
http://www.youtube.com/watch?v=Ni1P12tGqpk

PLC Não causa interferencia
http://www.youtube.com/watch?v=42G7LWACu3U

Façam suas apostas acha que o Brasil chegará a ter uma internet em PLC assim antes das olimpiadas em 2016??
endoidei.gifMinha mais nova aquisição!!!endoidei.gif
Desktop
Intel Quad 8300 2.33 ~ 3GHZ
Gigabyte P35-DS3

4GB DDR2 Kingston
2XHD SATA 500GB
SEVENTEAM 420BKV
Geforce 8600gt
NOTEBOOK
HP6230 TURION 64 2.2Ghz
MEM 4GB DDR2
HD 250GB
UMARIZAL
UMARIZAL Highlander Registrado
15.8K Mensagens 385 Curtidas
#12 Por UMARIZAL
09/10/2009 - 14:32
Olá pessoal... tudo bom?

Se querem discutir sobre a tecnologia, fiquem à vontade, debatam sobre as viabilidades, prós e contras.

policia.gif No entanto, de forma alguma aceitamos discussões "pessoais" com ofensas, sarcasmo ou ironia afim de tumultuar ou denegrir a imagem de outros. policia.gif

Por favor, vamos manter o nível e lembrem-se que aqui, todos nós somos membros de uma grande comunidade que visa promover o diálogo e ajuda mútua.

Obrigado pela colaboração amigos! isso_ai.png
Hospedagem de Sites : http://www.mixhost.com.br
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#14 Por jqueiroz
18/12/2009 - 20:02
AlexBhz disse:
O Modem tambem vai mudar ?


Não se trata de "mudar"; cada tecnologia de conexão tem o seu próprio tipo de modem. Assim, o modem de cabo não serve pra ADSL, e o ADSL não serve pra PLC.

Vai ser, sim, um novo tipo de modem, ou, mais provavelmente, um adaptador pra ser ligado à porta ethernet (ou USB) do computador.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal