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Lord Enigm@
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Prestadoras de internet deverão cumprir metas de velocidade a partir do ano que vem.

#1 Por Lord Enigm@ 29/10/2011 - 16:02
"Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (27) novas metas para as empresas que oferecem internet fixa e móvel. A velocidade mínima de conexão entregue pelas empresas com mais de 50 mil assinantes deverá ser inicialmente de 60%, em uma média mensal. Esses percentuais deverão aumentar a cada ano, até chegar a uma média mensal de 80% da velocidade contratada em 2014. Atualmente, a velocidade média que é entregue aos usuários fica em torno de 10% do que é contratado pelos consumidores.

A velocidade instantânea da conexão não pode ser menor do que 20% do que for contratado em 95% das medições. Esse percentual vai passar para 30% depois de um ano e para 40% no ano seguinte. As metas de velocidade começam a valer depois de um ano da publicação das resoluções, o que deve acontecer nos próximos dias.

As empresas deverão oferecer aos consumidores um software para a medição da velocidade, que servirá para que o cidadão possa reclamar se a velocidade contratada não for cumprida. Uma entidade vai medir a qualidade contratada pelas empresas e colher amostras para verificar se as metas de velocidades estão sendo cumpridas. Os dados serão encaminhados para a Anatel e, no caso de descumprimento das obrigações, a empresa poderá ser multada em até R$ 25 milhões."


Matéria completa: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-10-27/prestadoras-de-internet-deverao-cumprir-metas-de-velocidade-partir-do-ano-que-vem

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Parece que o governo realmente está preocupado e interessado sobre essa questão das operadoras e pressionando para que ocorra melhorias em nossa banda larga.

Sobre o software de medição citado na matéria, creio que eles devam utilizar um soft homologado pela entidade (também citada) que já está em atividades (beta).

Para quem ainda não sabe, a ANATEL está utilizando para essas medições/monitorações o SIMET (ceptro.br/nic.br/cert.br), que é um medidor de velocidade (oficial) para a conexão da sua internet, ideal para saber como anda a sua conexão e se o que você contratou está de acordo com o que você está recebendo; um diferencial dele é que não informa apenas um determinado valor mas sim algúmas variáveis que são muito importantes para os diagnósticos e relatórios.

Muito interessante o projeto, e quanto mais usarmos o link oficial, estaremos diretamente auxiliando para a melhoria da banda larga em nosso país.

Segue o Link do SIMET: http://simet.nic.br/

Necessita ter o java instalado na máquina (que pode ser baixado e instalado diretamente do Cert.br ao executar o SIMET).
Bereja Scos
Bereja Scos Cyber Highlander Registrado
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#2 Por Bereja Scos
29/10/2011 - 22:16
apimente.br disse:
Ctrl+C -> Ctrl+V - não aprovo


Ficou para você decidir...

Piments não vi este texto na noticia original.

Lord Enigm@ disse:

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Parece que o governo realmente está preocupado e interessado sobre essa questão das operadoras e pressionando para que ocorra melhorias em nossa banda larga.

Sobre o software de medição citado na matéria, creio que eles devam utilizar um soft homologado pela entidade (também citada) que já está em atividades (beta).

Para quem ainda não sabe, a ANATEL está utilizando para essas medições/monitorações o SIMET (ceptro.br/nic.br/cert.br), que é um medidor de velocidade (oficial) para a conexão da sua internet, ideal para saber como anda a sua conexão e se o que você contratou está de acordo com o que você está recebendo; um diferencial dele é que não informa apenas um determinado valor mas sim algúmas variáveis que são muito importantes para os diagnósticos e relatórios.

Muito interessante o projeto, e quanto mais usarmos o link oficial, estaremos diretamente auxiliando para a melhoria da banda larga em nosso país.

Segue o Link do SIMET: http://simet.nic.br/

Necessita ter o java instalado na máquina (que pode ser baixado e instalado diretamente do Cert.br ao executar o SIMET).
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
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#3 Por apimente.br
30/10/2011 - 09:27
Bereja Scos disse:
Piments não vi este texto na noticia original.


Mas todo esse trecho é cópia...

Lord Enigm@ disse:
"Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (27) novas metas para as empresas que oferecem internet fixa e móvel. A velocidade mínima de conexão entregue pelas empresas com mais de 50 mil assinantes deverá ser inicialmente de 60%, em uma média mensal. Esses percentuais deverão aumentar a cada ano, até chegar a uma média mensal de 80% da velocidade contratada em 2014. Atualmente, a velocidade média que é entregue aos usuários fica em torno de 10% do que é contratado pelos consumidores.

A velocidade instantânea da conexão não pode ser menor do que 20% do que for contratado em 95% das medições. Esse percentual vai passar para 30% depois de um ano e para 40% no ano seguinte. As metas de velocidade começam a valer depois de um ano da publicação das resoluções, o que deve acontecer nos próximos dias.

As empresas deverão oferecer aos consumidores um software para a medição da velocidade, que servirá para que o cidadão possa reclamar se a velocidade contratada não for cumprida. Uma entidade vai medir a qualidade contratada pelas empresas e colher amostras para verificar se as metas de velocidades estão sendo cumpridas. Os dados serão encaminhados para a Anatel e, no caso de descumprimento das obrigações, a empresa poderá ser multada em até R$ 25 milhões."


Eu tenho por princípio não aprovar cópia...
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flattakk
flattakk Ubbergeek Registrado
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#3 Por flattakk
30/10/2011 - 10:14
Toda iniciativa que visa melhorar o sistema merece todos os nossos aplausos maaaaaas...

Junto com essas regras cada vez mais rígidas é necessário criar mecanismos que incentivem a concorrência entre as operadoras senão "o tiro pode sair pela culatra".

As regiões monopolizadas podem ser prejudicadas pois a tendencia das operadoras é cada vez mais aumentar o preço e oferecerem velocidades menores para atender metas cada vez mais altas.

Por outro lado, regiões onde houverem diversas operadoras atuando serão beneficiadas pois a própria concorrência se encarregará da evolução natural do sistema.

No futuro poderemos ter uma desigualdade muito maior do que hoje; algumas regiões com banda larga de primeiro mundo e outras com banda não tão larga.
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Major Gunner
Major Gunner General de Pijama Registrado
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#4 Por Major Gunner
30/10/2011 - 13:37
Complementando essa notícia do mínimo de porcentagem de velocidade do plano de internet banda larga contratado.

Operadoras de banda larga terão que garantir pelo menos 60% da velocidade
Fonte: R7 Record em 28/10/2011

As operadoras tem de cumprir essas metas estipuladas.


Conheça as novas metas de qualidade para os serviços de banda larga fixa
Operadoras brasileiras terão de cumprir regras definidas pela Anatel

• Garantir pelo menos uma média de 60% da velocidade contratada pelo usuário
• Aumentar a garantia para 70% após 12 meses e para 80% depois de dois anos
• Oferecer ao cliente gratuitamente um software gratuito para medir a velocidade
• O serviço não deve ser interrompido por mais de 7 horas e 12 minutos por mês no primeiro ano de vigência da norma
• Após o primeiro ano de funcionamento do regulamento, a tolerância cai para 3 horas e 36 minutos
• Prazo para se adaptar às novas regras: 12 meses



Também tem essa notícia da redução do valor da ligação de telefone fixo para celular.

Consumidor pagará menos por ligação de telefone fixo para celular, decide Anatel
Fonte: R7 Record em 28/10/2011


...O objetivo é que até 2014 os usuários economizem em torno de 45% devido à redução das tarifas.

Na prática, segundo a Anatel, a queda será de aproximadamente 10% no valor de cada ligação. Mas, aos poucos, os usuários vão pagar cada vez menos, de acordo com a agência. O objetivo é que o próximo reajuste chegue a 12%. No total, a Anatel pretende promover a redução em três etapas. A última deve ficar em 7%.
...O melhor presente Deus me deu, a vida me ensinou a lutar pelo que é meu... CBJr wink.png
Lord Enigm@
Lord Enigm@ Zerinho Registrado
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#5 Por Lord Enigm@
30/10/2011 - 14:25
A Marcos disse:
Eu ouvi essa notícias esses dias no rádio.
Ainda não é o ideal, mas vai acabar com a "folga" de muitas operadoras onde vem com papo de que está no contrato.
Eu, como Reclamante Master, baixou 10% do que tenho, começo a cuspir fogo.


Realmente não existe melhor indicativo do quê os consumidores reclamarem e "registrarem" suas manisfestações. Agora temos o SIMET para colaborar e ajudar nesse quesito, mais fácil de proceder, basta usar. É fundamental que os usuários/consumidores saibam que ao reclamar desse problema, registrem o ocorrido através do número de protocolo enviando e-mail (Cc) sobre o atendimento para os orgãos competentes.

Devemos fazer nossa parte também, e não apenas esperar que as coisas caiam do céu.

flattakk disse:


Toda iniciativa que visa melhorar o sistema merece todos os nossos aplausos maaaaaas...

Junto com essas regras cada vez mais rígidas é necessário criar mecanismos que incentivem a concorrência entre as operadoras senão "o tiro pode sair pela culatra".


Ao serem questionadas pelo não acordo, não fornecimento do contratato, pelo governo e pelos usuários/consumidores, este parâmetro tende a se ajustar, caso contrário, determinadas operadoras estarão fora de operação.



Serginho1984 disse:


Complementando essa notícia do mínimo de porcentagem de velocidade do plano de internet banda larga contratado.

Operadoras de banda larga terão que garantir pelo menos 60% da velocidade
Fonte: R7 Record em 28/10/2011

As operadoras tem de cumprir essas metas estipuladas.



Talvez não seria complementar, talvez seria postar o já postado, chover no molhado.

Em notícias, é de bom grado não repetir a mesma. O melhor é comentar sobre ela.

[ ]'s
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"Se eu ví mais longe, é por estar de pé sobre ombros de gigantes"



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..:

JAPICHIN
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#6 Por JAPICHIN
30/10/2011 - 15:29
com certeza reclamando a gente consegue mudar, mas isso numa primeira etapa, mas agora acho que não, se a ANATEL que já está ciente dessa má prestação crônica, ela já deveria manter vistas em relatório de cada fornecimento que as operadoras fazem, diáriamente, sem ter de esperar o consumidor reclamar, e ainda digo que ela deve além da multar, é fazer as operadoras devolver o dinheiro pago por serviço não realizado, que seja nos minutos.
abs.
Propague boas ações e cultive o senso crítico e de justiça
os 4 males: Álcool, Tabaco, Obesidade, Sedentarismo
boa.gif Feliz Ano Novo Chinês 2019 Ano do Porco!!!
comemorando.gif

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Lord Enigm@
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#7 Por Lord Enigm@
30/10/2011 - 15:38
japichin disse:


acho que não, se a ANATEL que já está ciente dessa má prestação crônica, ela já deveria manter vistas em relatório de cada fornecimento que as operadoras fazem


Ela sempre fez vista pelos relatórios enviados. O que o usuário deve entender e ter sempre em mente é que, relatórios das operadoras são maiores (em quantidade) que dos consumidores propriamente dito.

japichin disse:


fazer as operadoras devolver o dinheiro pago por serviço não realizado, que seja nos minutos.


Aqui, sempre que há uma interrupção pelos serviços, seja qual for o motivo, sou ressarcido pelos minutos/horas/dias.

japichin disse:


com certeza reclamando a gente consegue mudar, mas isso numa primeira etapa


Essa sempre foi e sempre será a primeira etapa, etapa do meio e estapa final. wink.png
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N0625
N0625 Super Zumbi Registrado
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#8 Por N0625
30/10/2011 - 15:45
Já é alguma coisa. A próxima meta agora é oferecer os serviços independente de região. Não é justo o interior pagar duas vezes (ou mais, como no caso do Amapá) o valor de uma conexão de igual taxa em relação aos grandes centros. Muito menos ainda dizer que a área do consumidor não suporta taxas X, sendo que com qualquer "tutu" um técnico espalha pó de pirlimpimpim, ou diz Wingardium Leviosa, e do nada tenho a taxa supostamente não suportada na área.

Major Gunner
Major Gunner General de Pijama Registrado
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#9 Por Major Gunner
30/10/2011 - 15:55
Lord [EMAIL="Enigm@;5664633"
Enigm@;5664633[/EMAIL]]
Talvez não seria complementar, talvez seria postar o já postado, chover no molhado.

Em notícias, é de bom grado não repetir a mesma. O melhor é comentar sobre ela.


Bom, não acho que é chover no molhado, porque da fonte que citei aparece a lista de metas a serem cumpridas.

Sobre o serviço de banda larga.
Finalmente o govervo está impondo regras mais rígidas as operadoras de internet banda larga fixa.
Ter uma exigência de só 10% de velocidade do contrato é pessímo para o o consumidor.
Pelo menos ainda não tive esse problema com a Telefônica, minha conexão fica em torno de 60% ~ 70% do 1MB contratado.
Claro que pode melhorar.
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#10 Por Lord Enigm@
30/10/2011 - 15:59
H4RD50FT.RSD disse:


Não é justo o interior pagar duas vezes (ou mais, como no caso do Amapá) o valor de uma conexão de igual taxa em relação aos grandes centros.


Concordo com sua citação, porém devemos lembrar que, para a coisa funcionar num todo, devemos reclamar pós-contrato.

Eu aqui, com minha banda dentro dos limites de contrato, jamais posso reclamar de outro usuário em outro estado.


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EDIT:


Serginho1984 disse:


Bom, não acho que é chover no molhado, porque da fonte que citei aparece a lista de metas a serem cumpridas.


Releia os links postados e você entenderá o que foi dito, enfim.

Serginho1984 disse:


Sobre o serviço de banda larga.
Finalmente o govervo está impondo regras mais rígidas as operadoras de internet banda larga fixa.
Ter uma exigência de só 10% de velocidade do contrato é pessímo para o o consumidor.


Na realidade o governo sempre impôs, o diferencial está nos usuários ficarem acordados e estarem reclamando mais, nos orgãos competentes. De certa forma somos precursores dessa informação.

Não se trata de exigência em 10% do contrato e sim a insatisfação e negligência em apenas entregar em média 10% do serviço contrado. Leia as matérias.
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