JAPICHIN
Cyber Highlander
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>>> tópico movido da sala de "GNU-Linux, FreeBSD e Software Livre > Suporte a hardware, módulos e drivers" >>>
japichin
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Propague boas ações e cultive o senso crítico e de justiça
os 4 males: Álcool, Tabaco, Obesidade, Sedentarismo
Feliz Ano Novo Chinês 2019 Ano do Porco!!!
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MikeOzzy
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Vamos lá:
- Processador: para o uso é possível economizar pegando um i5;
- HD: os Seagate geralmente são mais baratos;
- Fontes: não pegaria nenhuma dessas aí, procuraria uma Corsair. Para dimensionar corretamente a potência da fonte este texto pode lhe ajudar: http://www.michaelrigo.com/2014/03/dimensionando-e-escolhendo-fonte.html
- Vídeo: as GTX 650 são razoáveis, mas antes de comprar recomendo pesquisar por alguma promoção da HD 7850 nos sites das grandes lojas.
Deutriex
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- HD: os Seagate geralmente são mais baratos;
Jamais pegue HDs da Segate, eles têm uma vida útil muito baixa, como esse artigo do BABOO levanta as minhas suspeitas. E para ser mais previnido compre dois HDs iguais e faça RAID 1, não dá mais para confiar em dispositivos de armazenamento em massa fabricado atualmente.
Pegue um i5 + uma placa de vídeo high-end e uma Corsair CX430 WW e seja feliz!
Note "APOLLO11": Sony 4k 65'' | Notebook Gamer NAVE Polaris GK5NP50 - 120hz | AMD Ryzen 4600H | NVIDIA GeForce GTX 1650 Mobile | Kingston NV1 2TB | 64GB DDR4 3200 MHz
MikeOzzy
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Jamais pegue HDs da Segate, eles têm uma vida útil muito baixa, como esse artigo do BABOO levanta as minhas suspeitas. E para ser mais previnido compre dois HDs iguais e faça RAID 1, não dá mais para confiar em dispositivos de armazenamento em massa fabricado atualmente.
Pegue um i5 + uma placa de vídeo high-end e uma Corsair CX430 WW e seja feliz!
Tem que ver se este estudo englobou os 7200.11, esses sim foram problemáticos pelo bug do firmware. Mas os novos Desktop HDDs estão sendo bastante elogiados.
capslokk
Cyber Highlander
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RenanDecarlo
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capslokk
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Vixe, o Seagate Barracuda de 3TB ST3000DM001 também ta nessa lista?
Sinceramente eu não me preocuparia. Geralmente qualquer problema relatado pode ser de lote ou algum defeito corrigido em revisões. Para vc ter uma idéia dos números, no Q3/2013 a Seagate mandou para o mercado 55.7 milhões de unidades de HDs e a Western Digital 62.61 milhões. São milhões e milhões de HDs produzidos em apenas 3 meses:
http://www.xbitlabs.com/news/storage/display/2013102920393933_WD_Continues_to_Widen_Gap_with_Seagate_as_Average_Selling_Prices_of_Hard_Disk_Drives_Continue_to_Fall.html
Esse modelo que vc possue de HD (da assinatura) tem 3 pratos e 6 cabeças, teoricamente é sempre melhor escolher HDs com menos componentes móveis. Prefira modelos de HDs com menos "pratos" (alta densidade) e com menos componentes móveis (durabilidade). Mas no caso de HD com alta capacidade, não tem como fugir disso. Se não me engano o ST3000DM001 é 14, não 11, mas o número de componentes móveis não ajuda. Não sei se já existe HD com prato único de 1.5TB. Problema em um HD pode (ou não) acontecer, explico:
Sempre vai existir defeito em uma linha de produção, independente do fabricante. Por isso existe a garantia de fábrica. Uma maneira de evitar problemas é pesquisar o modelo específico. Assim um lote com defeito ou modelo com erro no projeto pode ser evitado. Nesse tipo de pesquisa o relato do usário e consulta de site especializado é importante. Mas toda fonte precisa ser avaliada antes de ser usada.
Sobre problema regional (localizado). Uma fábrica de HDs produz em lotes. Assim alguns lotes com X unidades cada, pode estar com algum componente defeituoso (salvo erro de projeto). Existe a possibilidade, por exemplo, de 10 lotes com X unidades defeituosas serem enviadas para a mesma região. O problema é que 10 lotes, com X unidades defeituosas, vai provocar um aumento desproporcional do número de reclamações. Assim pode existir uma época em que determinado modelo de HD tenha elevado número de reclamações. Isso fica evidente em relato em forum e afins.
Não é a maneira correta, mas quando eu quero saber rápido a situação de um HD, consulto opinião de usuário na Newegg:
http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16822148844
http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16822148840
Não é supresa o modelo de 3TB receber 3 estrelas, ele tem mais componentes móveis. O modelo de 1TB funciona com somente 1 prato.
[]s
MikeOzzy
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capslokk
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RenanDecarlo
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Sinceramente eu não me preocuparia. Geralmente qualquer problema relatado pode ser de lote ou algum defeito corrigido em revisões. Para vc ter uma idéia dos números, no Q3/2013 a Seagate mandou para o mercado 55.7 milhões de unidades de HDs e a Western Digital 62.61 milhões. São milhões e milhões de HDs produzidos em apenas 3 meses:
http://www.xbitlabs.com/news/storage/display/2013102920393933_WD_Continues_to_Widen_Gap_with_Seagate_as_Average_Selling_Prices_of_Hard_Disk_Drives_Continue_to_Fall.html
Esse modelo que vc possue de HD (da assinatura) tem 3 pratos e 6 cabeças, teoricamente é sempre melhor escolher HDs com menos componentes móveis. Prefira modelos de HDs com menos "pratos" (alta densidade) e com menos componentes móveis (durabilidade). Mas no caso de HD com alta capacidade, não tem como fugir disso. Se não me engano o ST3000DM001 é 14, não 11, mas o número de componentes móveis não ajuda. Não sei se já existe HD com prato único de 1.5TB. Problema em um HD pode (ou não) acontecer, explico:
Sempre vai existir defeito em uma linha de produção, independente do fabricante. Por isso existe a garantia de fábrica. Uma maneira de evitar problemas é pesquisar o modelo específico. Assim um lote com defeito ou modelo com erro no projeto pode ser evitado. Nesse tipo de pesquisa o relato do usário e consulta de site especializado é importante. Mas toda fonte precisa ser avaliada antes de ser usada.
Sobre problema regional (localizado). Uma fábrica de HDs produz em lotes. Assim alguns lotes com X unidades cada, pode estar com algum componente defeituoso (salvo erro de projeto). Existe a possibilidade, por exemplo, de 10 lotes com X unidades defeituosas serem enviadas para a mesma região. O problema é que 10 lotes, com X unidades defeituosas, vai provocar um aumento desproporcional do número de reclamações. Assim pode existir uma época em que determinado modelo de HD tenha elevado número de reclamações. Isso fica evidente em relato em forum e afins.
Não é a maneira correta, mas quando eu quero saber rápido a situação de um HD, consulto opinião de usuário na Newegg:
http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16822148844
http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16822148840
Não é supresa o modelo de 3TB receber 3 estrelas, ele tem mais componentes móveis. O modelo de 1TB funciona com somente 1 prato.
[]s
Nos reviews tem uma galera dizendo que o hdd "morreu" depois de um tempo (4 - 16 meses). Mas dos de 3TB todos tem isso, até os mais caros. Os que não tem é porquê ainda tem poucas avaliações.
Aí acho que não tem jeito, vai ter que ser na sorte rs. Vamos ter que esperar fazerem pratos únicos pra esses tamanhos.
Samsung ATIV Book 3