Logo Hardware.com.br
Brancaleone
Brancaleone Membro Junior Registrado
86 Mensagens 3 Curtidas

Iluminando minha casa com 48 volts

#1 Por Brancaleone 01/05/2008 - 16:43
Na minha chácara no interior de São José dos Campos, eu estava quebrando a cabeça com um problema na instalação elétrica. Eu uso energia solar para iluminar para a casa, com 8 painéis solares de 12v produzindo 650w/dia cada. Eles geravam cerca de 5kw diários sem problema. Acontece que quando eu estava com muitos aparelhos ligados, a energia ocilava e caiam os disjuntores, me deixando no breu.
Cerca de um mês de uso abusivo, quando eu estava assistindo tv ouço um barulho como um pipoco abafado, e fico sem luz. Corri assustado para o quintal, quando fui verificar as baterias tomei um susto: duas delas haviam estourado e mais duas tinham vazado. A base das outras estava corroída pelo ácido sulfúrico que vazou. Os fios que as conectavam tinham se super aquecido, derretendo sua casca e ocasionando um curto. Eu tive que substituir todas as baterias por novas, e eu tomei um put@ de um prejuízodaa.png.
Quando conversei com um eletricista, ele me recomendou que consumisse menos energia, pois os cabos se super-aqueciam durante o uso. Eu me recusei à obedece-lo pois não queria fazer racionamento para o resto da vida. Daí pus-me a pensar numa solução e me veio um estalo. Eu estava a olhar uma foto de torres de transmissão, e comecei a me perguntar pq elas usavam alta tensão. Procurei saber e descobri que é pq a energia se transforma em calor durante o percurso, e que é mais vantajoso transmitir energia a altas voltagens com baixa corrente do que o inverso. Ambas as formas transmitem a mesma potência, mas na prática a alta amperagem faz os fios se aquecerem até se fundir, como no meu caso.

Comecei então a redesenhar a planta elétrica da minha casa. Pensei em usar uma voltagem mais alta e descidi que seria 48v. Eu fiz os cálculos: se 48 é 4 vezes mais do que 12, logo a amperagem seria 4 vezes menor e eu teria quatro vezes menos calor para a mesma potência. Comecei a instalação na mesma semana, troquei todas as lampadas comuns por fluorescentes amarelas, mandei adaptarem os inversores para 48v, tive que colocar um pequeno redutor de voltagem nos spots das lâmpadas pq só encontrei as em 12v. Além disso, coloquei 2 pequenas ventoinhas junto as baterias, que consomem pouco e ventilam o local a cada 3h durante 30min.
Gastei mais de 6 mil reais ao todo.cap_triste.png

Eu comecei a fazer a instalação elétrica ás quatro e meia da madruga, usando uma lanterna, e continuei trabalhando até às seis da tarde. Quando eu finalmente terminei de trabalhar, quis tomar um bom banho mas o que eu tomei foi uma decepção: como estava sem energia, a bomba que enchia a caixa parou e eu fiquei sem água. Tive que ir dormir fedido e no sofá, para não sujar a cama.
No dia seguinte, deixei as baterias carregando com o sol e fui dar um rolê de bicicleta. Quando voltei, anoitecendo, a energia já tinha voltado e eu finalmente pude tomar banho.

Hoje já faz seis meses que eu uso a instalação (quando venho nos fins de semana) sem nenhum problema. Os fios não se aquecem mais e a energia não oscila. To trazendo a minha namorada para dormir aqui sem problemas.e_o_amor.gif


Agora que eu contei minha estória, fica a sugestão de vocês usarem 48 volts em seus projetos para casa. Gostaria muito de saber suas opiniões e sugestões.
Até a próxima e fiquem com Deus!cap_feceiro.png:
The Pretender
The Pretende... Zumbi Registrado
8.5K Mensagens 82 Curtidas
#2 Por The Pretende...
01/05/2008 - 17:05
Cuidado..

Aqui no RS ja confiscaram equipamento destes..

Parece que existe uma lei que proibe a geração de energia elétrica como forma alternativa de energia (ou seja, 100% do tempo), como é o seu caso..
Ou seja, ou você para uma companhia, ou fica sem... frown.png
Infelizmente, parece que é assim, ja ouvi alguns casos, de pessoas que compraram pequenas usinas eólicas, e as mesmas foram apreendidas.

Utilizar 48V realmente é melhor..

Como vc liga outros equipamentos como TVs, geladeiras e etc, que precisam de 220 ou 110 V Alternado?
O certo seria converter de corrente contínua para alternada e subir a tensão para uns 110V, afim de poder ligar qualquer equipamento..




Falow!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-->Blog Pessoal - Um pianista "desajeitado" <--
-->Eletrônica no YouTube - Bobsien P&D <--


- Sound Blaster Live 5.1! Digital e 3DFX Voodoo 4 4500PCI - Minhas relíquias!
Brancaleone
Brancaleone Membro Junior Registrado
86 Mensagens 3 Curtidas
#4 Por Brancaleone
01/05/2008 - 17:58
Quanto a alimentar os outros aparelhos, eu tenho um inversor para cada um (para uma tv e uma geladeira). As tomadas são todas 48 volts, quando eu quero ligar um aparelho deste tipo, eu ligo um inversor na tomada e ligo o aparelho. Não energizo as tomadas com 110v por três motivos:
-ele ia ter que ter uma potência enorme, sendo que a maior parte do tempo ele fica fora de uso (ou com uso reduzido), gerando um enorme calor.
-o inversor ia ter que ficar ligado o tempo inteiro, e ele gastaria energia pra caramba.

Quanto a essa lei eu não sei se existe, mas se existir é um verdadeiro abuso.xingamentos.gif
Chapatim
Chapatim General de Pijama Registrado
4.2K Mensagens 104 Curtidas
#5 Por Chapatim
01/05/2008 - 18:16
Olha, amigo. Não entendi nem 1% da parte técnica do seu post, mas achei muito interessante. Os meios alternativos de geração de energia elétrica, pra mim, são realmente muitíssimo interessantes. Interesso-me mais ainda pelo seu meio de geração, através da energia solar, pois é uma energia quase 100% limpa. Só por curiosidade: Quanto custou cada um desses painéis?

Marcio DJ
Marcio DJ General de Pijama Registrado
5.3K Mensagens 14 Curtidas
#8 Por Marcio DJ
04/07/2008 - 20:27
The Pretender disse:
Cuidado..

Aqui no RS ja confiscaram equipamento destes..

Parece que existe uma lei que proibe a geração de energia elétrica como forma alternativa de energia (ou seja, 100% do tempo), como é o seu caso..
Ou seja, ou você para uma companhia, ou fica sem...


vai dizer? só podia ser coisa aqui nessa selva de Brasil mesmo
vou dar uma pesquisa se encontro tal lei e principalmente quem a criou
Mousse T - Horny
Vinyl 12", 33 ⅓ RPM| Released: 1998|Genre: Electronic|Style: House|Country: US|
X2 BE 2300 G2 45W @ 3000 1.25v|Biostar MC6P M2+|XFX Radeon 4850|Hynnix 2GB@1000 1.82v|4xSeagate 7200.12 @ 2Tb Raid 0+1|Pioneer Blu-Ray|Zalman 360b-APS
Edney
Edney General de Pijama Registrado
5.8K Mensagens 57 Curtidas
#9 Por Edney
04/07/2008 - 22:55
Também estou curioso com relação a tão absurda lei. Não tem nem o que dizer, tinha quem matar quem fez a lei e quem aprovou ela.
Parabéns pelo seu sistema, realmente a idéia de aumentar a tensão pra reduzir a corrente foi acertada!
PhD in biomedical engineering, medical radiology technologist, technician in electronics and programmer in computacional nuclear physics simulation. (i7 2600|16Gb Vengeance|GA-H67A-UD3H-B3| 2X1TB Raid 0+1Tb| GF GTX 650| EMU-0404| Pioneer BDR-207| C3Tech 500W PFC)
Edney
Edney General de Pijama Registrado
5.8K Mensagens 57 Curtidas
#10 Por Edney
06/07/2008 - 21:14
Isso me fez lembrar que há muitos anos eu ia montar uma linha de 12V no meu quarto pra acionar aparelhos eletronicos portáteis e até tinha me esquecido. Isso foi no início dos anos 90, agora a quantidade de dispositivos aumentou consideravelmente não só aqui, mas também em todas as casas. Os filtros de linha ficam abarrotados de fontes pra esses aparelhos eletronicos, seja router, hub, telefone sem fio, bina, etc etc; uma fonte só para ligar varios dispositivos ao mesmo tempo seria uma mão na roda.
PhD in biomedical engineering, medical radiology technologist, technician in electronics and programmer in computacional nuclear physics simulation. (i7 2600|16Gb Vengeance|GA-H67A-UD3H-B3| 2X1TB Raid 0+1Tb| GF GTX 650| EMU-0404| Pioneer BDR-207| C3Tech 500W PFC)
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal