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romulo
romulo General de Pijama Registrado
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Grupo de estudos: Programação de jogos no GBA

#1 Por romulo 28/12/2003 - 16:48
É o seguinte, descobri este livro sensacional sobre programação de jogos no Game Boy Advance:

Programming The Nintendo Game Boy Advance: The Unofficial Guide
Jonathan S. Harbour
http://www.jharbour.com/gameboy/

No site o autor disponibiliza vários capítulos gratuitamente no formato PDF, é bem provável que em algum tempo vá acabar liberando todos. O livro usa o kit de desenvolvimento HAM, que é gratuito, e segundo quem usou tão bom quanto as ferramentas da própria Nintendo. Aliás, segundo o John Romero (que fez o prefácio do livro), a própria referência técnica da Nintendo não é tão didática quanto este livro.

Estou lendo e adorando, recomendo!

Ah, o site do HAM:
http://www.ngine.de/

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Pois bem, como estou achando tudo uma maravilha e bem mais interessante (e promissor $$$) que programação de jogos para PCs, resolvi criar este "grupo de estudos". Sei que provavelmente pouquíssima gente vai se interessar pelo assunto, mas pelo menos fica a tentativa.

As regras podem ser as mesmas que o pessoal já criou no tópico de PHP:


- Evitar posts desnecessários e fugindo do conteúdo do tópico
- Evitar discussões entre membros
- Seguir as regras do fórum, descritas AQUI.

Gostaria que, se possível, tentássemos separar os assuntos e/ou perguntas por tópicos, referenciando o post de cada membro com:

- Iniciante
- Intermediário
- Avançado

Antes de começar as escrever o texto no post.

Para acessar o tópico de apoio, clique aqui!


Recomendo que todos os interessados baixem os capítulos gratuitos do livro e os leiam antes de começar a participar.
romulo
romulo General de Pijama Registrado
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#2 Por romulo
28/12/2003 - 16:55
Nível: Iniciante
Assunto: Manipulação de pixels

Criei este programinha que movimenta um pixel branco na tela preta rebatendo nas bordas dela. Pode ser uma base para um jogo simples do tipo Pong. Ele usa diretamente o hardware do GBA, mas como é muito simples não deve confundir ninguém.


int main(void)
{
// Cria um ponteiro para o buffer de vídeo
unsigned short* videoBuffer = (unsigned short*)0x6000000;

// Escolhe o modo de vídeo 3 (240x160 16-bit)
// atribuindo um determinado valor a um dos registradores
*(unsigned long*)0x4000000 = (0x3 | 0x400);

int x = 100, y = 40, x_add = 1, y_add = 1;

// Laço infinito
while (1)
{
// "Limpa" o pixel anterior
// (desenha um pixel preto nas coordenadas anteriores)
videoBuffer[y * 240 + x] = 0x0000;

// Verifica se as coordenadas x e y estão nas bordas da tela
// e muda a orientação do desenho
if ((x == 240) && (x_add == 1))
x_add = -1;
else if ((x == 1) && (x_add == -1))
x_add = 1;

if ((y == 160) && (y_add == 1))
y_add = -1;
else if ((y == 1) && (y_add == -1))
y_add = 1;

x = x + x_add;
y = y + y_add;

// Desenha um pixel branco nas novas coordenadas
videoBuffer[y * 240 + x] = 0xFFFF;

// Método BURRO para controle de tempo
// (ainda não aprendi outro...)
int c = 0;
while (c < 32768) c++;
}

return 0;
}


Estou disponibilizando a ROM dele aqui, para quem quiser testar em algum emulador ou no GBA via cartucho flash:
http://www.assessus.com.br/romulo/gbadev/MovePixel.gba
Minha coleção de jogos (todos originais)
foca
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#5 Por foca
24/02/2004 - 02:41
romulo
É o seguinte, descobri este livro sensacional sobre programação de jogos no Game Boy Advance:

[b]Programming The N...

Romulo estou começando agora em programação, mais vou ver se consigo fazer alguma coisa.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
romulo
romulo General de Pijama Registrado
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#6 Por romulo
24/02/2004 - 23:47
foca
Romulo estou começando agora em programação, mais vou ver se consigo fazer alguma coisa.


Ultimamente eu fiquei parado por causa do problema na minha mobo, mas espero voltar a estudar com força a partir da próxima semana. Não vou descansar enquanto não fizer um protótipo de sidescrolling com buffer duplo... :lol:
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