Logo Hardware.com.br
mozartdb
mozartdb Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas

Gravação de CD-R em baixa velocidade na gravadora de DVD LG GSA-H58N

#1 Por mozartdb 23/07/2008 - 13:28
Boa Noite Pessoal!

Tenho no micro aqui de casa uma gravadora de DVD LG GSA-H58N com o firmware 1.03 instalado. Ela grava CD's de dados em mídias CD-R em, no mínimo, 16x. Costumo utilizar as mídias CD-R da Sony, que, segundo as informações apresentadas na embalagem, admitem gravações de 1x até 48x.

O problema é que eu preciso freqüentemente utilizar CD's em computadores antigos, necessitando, portanto, de mídias gravadas em velocidade 4x.

Peço que alguém me ensine como habilitar essa gravadora de DVD para gravar CD-ROM's em 4x. Um firmware mais antigo resolve? Como posso obtê-lo.

Informação Adicional:

O computador daqui de casa tem instalado o Windows XP com Service Pack 2.
prankstare
prankstare Geek Registrado
3.9K Mensagens 36 Curtidas
#6 Por prankstare
26/07/2008 - 01:14
prankstare, quanto mais lenta for a gravação, mais fácil será a leitura e menos chances terá de acontecer erros nela.



Uhm, mais seguro só em termos de não-ocorrência de buffer underrun. Isso foi algo que o amigo OP deste fórum me atentou, que eu não sabia (antes eu também pensava que era essa forma mais lógica de pensar mesmo - quanto mais lenta a queimação, melhor). Porém, aparentemente, pelo menos pra DVD's graváveis eu tenho certeza que não é bem assim.

Peguei o Nero DiscSpeed e fiz um teste com o 'Disc Quality' de cada mídia que gravei, em diferentes velocidades e comprovei isso.
mozartdb
mozartdb Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por mozartdb
26/07/2008 - 07:40
Bom Dia, Amigos!

Dando mais detalhes sobre a minha situação: a velocidade de gravação depende da mídia. Preciso gravar cds numa gravadora de DVD e poder "rodá-los" em leitores de CD instalados em computadores antigos, com pouca memória RAM. Quando o cd é gravado em alta velocidade o leitor"enloquece" e muitas vezes o computador trava. Tenho uma gravadora de DVD aqui em casa (DVD RAM LG H58N), que só me permite gravar mídias CD-R a partir de 16X. Para gravar em velocidade baixa (8X), faço a gravação no computador de um amigo meu numa gravadora de CD.

A velocidade de gravação - no dispositivo da LG - é a seguinte:
1) Em DVD-R virgens da CyberComp, grava-se de 2X até 16X;
2) Em CD-RW virgens da Maxell, grava-se em 4X.
3) Em CD-R virgens da Sony, grava-se de de 16X até 48X.

Um firmware mais antigo resolve?

Desejo, se for possível, gravar CD-R's aqui em casa mesmo. Gravar em 8X geralmente da certo, mas o computador do destino talvez trave também. O cd fica 10 mais o outro micro pode não ler. Será por causa de pouca memória RAM?


Espero ter conseguido abordar meu problema de forma mais esclarecedora.

Mozart Dias
prankstare
prankstare Geek Registrado
3.9K Mensagens 36 Curtidas
#9 Por prankstare
26/07/2008 - 11:28
Mozart, pelo menos pra mim não faz sentido dizer que só por causa da velocidade de gravação irá afetar a leitura posterior da mídia. Mas eu nunca testei uma coisa dessas antes pessoalmente, portanto não descarto o que você está nos dizendo.

Não sei se um firmware mais antigo poderia resolver para queimar em uma velocidade menor. E não, pouca memória RAM seria muito improvável ser o problema disso.
mozartdb
mozartdb Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por mozartdb
26/07/2008 - 23:39
0.anonymous disse:



Bem, pessoal!

Estou utilizando o Nero Premium versão 7.2.3.2.

Alguém sabe onde posso encontrar o manual para esta versão do Nero?

Perguntei sobre o firmware porque me disseram que uma atualização de firmware poderia limitar a gravação de cds à velocidades mais altas.

Sempre utilizo a opção "verificar erros após a gravação", quando gravo uma mídia de dados no Nero. Aparentemente, minhas gravações saem perfeitas.

Li algo em outro fórum e peço a vocês um parecer sobre o que foi escrito:

Será que alguem que começou a gravar cds quando gravar a 2x era o normal e a 4x era gravar a velocidade da luz pode dizer alguma coisa?

Responder a questão de vocês vai nos levar a uma volta ao passado quando as midias custavam cada uma R$ 60,00 a 80,00... perder um cd doia no bolso mesmo... rs.. hoje com midia s a R$ 1,00 agente nem lembra mais disso. mas foi assim que TUDO começou.

A questao do reconhecimento esta relacionada a varios fatores que em conjunto ou separadamente vão dizer se uma unidade de cd vai ler ou não vai ler, gravar ou não gravar esta ou aquela midida. é por isso que essa questão é envolvida em muitas "lendas" e em situações que parecem até exotéricas, pois alguns dipositivos 6x vão rodar cd-r e outros 24x não vão nem reconhecer.

Para não ficar um tópico muito grande eu vou só citar os fatores e me deter nos mais importantes, os demais a medida que vocês forem perguntando eu esclareço.

1 - O tipo de elemento utilizado na confecção do cd;
2 - A sensibilidade do celula do canhão do laser;
3 - A velocidade de gravação;
4 - A existencia ou não do circuito AGC (Automatic Gain Control) no leitor;
5 - O firware do gravador.
6 - Controle de buffer.

O topico 1 é muito importante, entendão q a gravação de cds só se tornou viável economicamente quando criaram uma forma barata de criar as trilhas e a forma encontrada foi colocar um elemento quimico, que na verdade é uma espécie de verniz foto sencível, entre o vinil e o aluminio. Este composto quimico originalmente éra a cianina e pouco depois criaram a phthalocianina, sendo a primeira azul e a segunda incolor.

Nos primórdios da gravação do cd estes elementos inda não estavam muito pesquisados e nem desenvolvidos por isso não era possivel gravações em velocidades muito altas, apenas com a melhoria desse material é se tornou possivel gravações em velocidadades maiores, diferente do que muita gente pensa era a limitação da midia que determinava a velocidade dos gravadores de então.

Por isso nós temos algumas verdades da época que hoje não são mais aplicáveis, por exemplo, gravar cds de playstation só a 2x, gravar musica no máximo a 4x e por ai vai... isso era uma verdade para a época inicial dos gravadores hoje não é mais pois os elementos que compõe as midias são muuuuuuuuuuuuito melhores do que os do passado.

Este tópico esta relacionado com o tópico 3 a velocidade de gravação... o que ocorre é o seguinte, quando se queima o elemento quimico evidentemente ele forma a trilha, certo? só que quanto mais rápido for a velocidade de gravação mais fina vai ser a trilha.

É como, mal comparando, vc fazer um rabisco de lapis no papel, se fizer devagarzinho o rabisco vai ficar largo se fizer rápido vai ficar fino.

No passado com midias certificadas a apenas 4x, para vc ter uma trilha legal, legivel até nos leitores mais fraquinhos, era necessário gravar a 2x (dai a lenda de gravar cds de playstation a 2x) hoje em dia com os elementos muito desenvolvidos vc pode gravar em velocidades altas sem comprometer a espessura da trilha e os novos gravadores tem dispositivos que acompanham isso aumentando ou diminuindo a freqüência do laser para criar uma trilha de qualidade, isso não existia no passado, na verdade, somente gravadores top de linha da plextor eram capazes de fazer isso, mas tal coisa ficou no imaginário popular e não sai mais da cabeça das pessoas.

Com a qualidade das midias de hoje é possivel gravar cds de audio, jogos e tudo mais em velocidades altas e ainda ser reconhecido e lido sem problemas, mas ATENÇÃO NUNCA USE UMA VELOCIDADE DE GRAVAÇÃO MAIOR DO Q A CERTIFICADA NO CD, mesmo q o seu gravador seja rápido se tá usando uma midia 16x tem que gravar em 16x, senão vai criar trilha muito fina e vai ter dificuldade de ser lida em outros dispositivos, espeicalmente os mais antigos.

No topico 4 temos o controle *AGC (Automatic Gain Control) q é extremamente importante para o reconhecimento de qualquer mida cd-rw.

Entenda o seguinte nos falamos em dados, programas, e tal mas tudo se resume em eletricidade, os dados são transmitidos na forma de pulsos eletricos... alguem consegue acender uma lampada doméstica numa bateria de carro?? não ela não vai acender porque a bateria do carro não fornece a energia necessária para tornar o filamento da lampada incandecente, é necessário um transformador que torne os 12V DC da bateria em 110V AC exigido pela lampada... É exatamente isso que o AGC faz...

O retorno do sinal do laser é realmente como falou um colega do forum, em torno de 25% nos cd-rw e 70% nos cd-r, a sencibilidade do diodo de alguns leitores pode faze-los reconhecer um cd-r mesmo com os seus 70% de reflexão. É por isso que temos leitores antigos 6x (como comentou outro colega) que conseguem ler cd-r, não que tivessem sido feitos para isso, mas é que o diodo do canhão destes é sencivel o suficiente...

Já num cd-rw com seus 25% de reflexão não tem sensibilidade que dê jeito, ai entra o AGC q amplifica o sinal fraco e o transforma numa corrente eletrica que o gravador consegue trabalhar e tudo funciona... assim aparelhos que não tem AGC não vão ler num um cd-rw, embora possam ler cd-r.

Bom creio que falei demais

Espero ter ajudado,

Inté+


Alguma coisa neste texto pode ajudar com o meu problema?
russolrn
russolrn Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#13 Por russolrn
10/09/2008 - 14:46
Olá, comprei uma gravadora de DVD LG H58N, instalei tudo certinho, só que no Windows Explorer aparece somente "unidade de CD (Esmile.png", quando era pra aparecer "unidade de DVD/RAM (Esmile.png". No gerenciador de dispositivos, o drive está OK, sem qualquer problema, só que na hora de gravar ou ler, principalmente DVD´s eu não consigo, pois o drive não "reconhece a mídia DVD e nem CD-RW". O que eu faço? Será que se eu atualizar o driver consigo corrigir este erro?

Se precisar atualizar o driver, será que alguém teria ele aí pra me passar?

Desde já agradeço.

Att, Russo.nao_sei.gif
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal