Acho que todos conhecem ou já jogaram algum título da série Gran Turismo. Joguei muito o primeiro no PSX mas acabei deixando passar todos os jogos seguintes da série, até que ano passado testando o PCSX2 com o GT4 vi o quão a série sempre esteve a frente do seu tempo, pelo menos visualmente falando. E é justamente sobre gráficos e técnicas de renderização que eu queria falar um pouco. De todos os jogos de Autosports e de corridas em circuito de maneira geral, eu nunca vi nada tão absurdo visualmente quanto GT Sports (PS4) sendo Forza Motorsport 7 o que eu considero mais próximo de alcançar GT Sports. Claro que um jogo ter visual melhor que o outro não significa que ele é necessariamente um jogo melhor tendo ambos seus prós e contras, mas o que eu vejo em GT Sports é um fotorrealismo visual e uma jogabilidade que se assemelha mais aos campeonatos amadores que são feitos em circuitos mundo afora do que qualquer outro jogo.
A sensação de velocidade em conjunto com a trepidação da câmera em Forza Motorsport faz com que o jogo passe uma adrenalina maior para o jogador e consequentemente se traduza em possivelmente um jogo melhor, no entanto, na minha opinião, a sensação de que se está dentro de um carro pilotando em um circuito de rua é muito maior no GT Sports. A sensação de frenagem onde o peso do carro é deslocado completamente para a frente dele, a sensação de estabilidade visual que uma pista com bom asfalto faz e a sensação de velocidade simulando a realidade e consequentemente dando a sensação de ser 'mais lento' é melhor implementada em GT.
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Todos os veículos são estupidamente bem detalhados chegando beirar ao nível CGI onde existe uma clara distinção do que é couro, lona, metal, plástico assim como o 'shading' deles se metálico, opaco, fosco, brilhoso... A geometria dos acessórios, botões, saídas de ar condicionados assim como a iluminação são coisas de outro mundo. Ao anoitecer os faróis refletindo na pista assim como nos carros adversários à sua frente de maneira extremamente realista, assim como toda a iluminação em geral desde os semáforos até luzes no interior/exterior do veículo são soberbas! para quem gosta de automóveis, e autosport, é um prato cheio.
No seu lançamento, GT Sports não possuia um modo campanha sendo praticamente um jogo voltado para o online. No entanto, com o passar do lançamento, foi adicionado um modo campanha bastante similar ao modo campanha dos antigos GTs onde você participa de 4 Ligas onde cada Liga possui diversos campeonatos e você compete neles em busca do Troféu de Ouro, Prata ou Bronze. É um modo campanha bastante simplístico mas parece acompanhar os concorrentes já que a maioria dos jogos de autosport não possuem um modo carreira sólido.
É claro que toda esse beleza visual teria que vir a um preço. E rodando a 60 FPS no PS4, esse preço veio em forma de danos visuais inexistentes, mas novamente, parece seguir acompanhar os concorrentes já que nem Project Cars 2 que preza pela simulação possui danos visuais nos veículos, o que é uma pena.
Falando em Project Cars e concorrentes, experimentei os 3 títulos e Project Cars 2 tem 2 prós em relação ao GT Sport e Forza Motorsport 7, que é o gameplay na chuva onde existe um sistema de formação de poças d'agua dinâmico e o clima dinâmico onde em uma mesma corrida pode começar ensolarado e terminar com uma tempestade. Em todo o restante visualmente ele perde tanto para o Forza quanto para o GT Sport. Com relação ao Forza, a disputa é muito mais acirrada com o GT Sport, mas pra mim, ele perde em cenários e na modelagem 3D dos veículos que apesar de serem excelentes, está um passo atrás de GT Sport.
Sobre o cenário, eu explico, A sensação de amplitude e de horizonte em GT Sports é absurdamente mais realística do que em Forza e PC2. Se forem reparar na maioria dos jogos de corrida, em diversas pistas você somente enxerga a pista propriamente, as árvores ou as construções nos entornos da pista e o céu. Em GT Sports isso é diferente. Além das árvores não serem uma textura única como em Forza, existe uma espécie de paralelização do cenário aliado com deformação do relevo da pista. Em certos trechos você sente realmente que o seu carro está em uma subida ou descida e o horizonte não é restrito aos arredores da pista mostrando que você se encontra em um local bastante amplo. Forza faz isso em diversas pistas mas não faz tanto uso da paralelização quanto Gran Turismo.
PS: Para quem não entende, Paralelização foi um recurso muito utilizado em jogos 2D onde o background do cenário era dividido em camadas diferentes e elas se movimentavam separadamente dando uma sensação de amplitude e consequente maior veracidade no visual dos jogos, como no vídeo abaixo:
A Digital Foundry a um tempo atrás fez um comparativo visual entre os jogos de corrida e explicando grande parte das técnicas de renderização utilizadas, porém totalmente em inglês. Para quem se interessar:
E o que esperarmos da próxima geração quando se trata de jogos de corrida e autosport? Pra mim, visualmente os modelos 3D dos carros já chegaram em um patamar excelente. Melhorias nos cenários (principalmente árvores) e melhor física de colisão e simulação de dano (visual) seria mais que bem vindo... Afinal, quem não sente falta da sensação de destruição de veículos que tínhamos nos TOCA Race Driver e até mesmo em GRID?
-Uchiha-
Highlander
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