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-Uchiha-
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Gran Turismo: Sports e o que esperar da próxima geração

#1 Por -Uchiha- 15/08/2019 - 16:13
Acho que todos conhecem ou já jogaram algum título da série Gran Turismo. Joguei muito o primeiro no PSX mas acabei deixando passar todos os jogos seguintes da série, até que ano passado testando o PCSX2 com o GT4 vi o quão a série sempre esteve a frente do seu tempo, pelo menos visualmente falando. E é justamente sobre gráficos e técnicas de renderização que eu queria falar um pouco. De todos os jogos de Autosports e de corridas em circuito de maneira geral, eu nunca vi nada tão absurdo visualmente quanto GT Sports (PS4) sendo Forza Motorsport 7 o que eu considero mais próximo de alcançar GT Sports. Claro que um jogo ter visual melhor que o outro não significa que ele é necessariamente um jogo melhor tendo ambos seus prós e contras, mas o que eu vejo em GT Sports é um fotorrealismo visual e uma jogabilidade que se assemelha mais aos campeonatos amadores que são feitos em circuitos mundo afora do que qualquer outro jogo.

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A sensação de velocidade em conjunto com a trepidação da câmera em Forza Motorsport faz com que o jogo passe uma adrenalina maior para o jogador e consequentemente se traduza em possivelmente um jogo melhor, no entanto, na minha opinião, a sensação de que se está dentro de um carro pilotando em um circuito de rua é muito maior no GT Sports. A sensação de frenagem onde o peso do carro é deslocado completamente para a frente dele, a sensação de estabilidade visual que uma pista com bom asfalto faz e a sensação de velocidade simulando a realidade e consequentemente dando a sensação de ser 'mais lento' é melhor implementada em GT.

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Todos os veículos são estupidamente bem detalhados chegando beirar ao nível CGI onde existe uma clara distinção do que é couro, lona, metal, plástico assim como o 'shading' deles se metálico, opaco, fosco, brilhoso... A geometria dos acessórios, botões, saídas de ar condicionados assim como a iluminação são coisas de outro mundo. Ao anoitecer os faróis refletindo na pista assim como nos carros adversários à sua frente de maneira extremamente realista, assim como toda a iluminação em geral desde os semáforos até luzes no interior/exterior do veículo são soberbas! para quem gosta de automóveis, e autosport, é um prato cheio.

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No seu lançamento, GT Sports não possuia um modo campanha sendo praticamente um jogo voltado para o online. No entanto, com o passar do lançamento, foi adicionado um modo campanha bastante similar ao modo campanha dos antigos GTs onde você participa de 4 Ligas onde cada Liga possui diversos campeonatos e você compete neles em busca do Troféu de Ouro, Prata ou Bronze. É um modo campanha bastante simplístico mas parece acompanhar os concorrentes já que a maioria dos jogos de autosport não possuem um modo carreira sólido.

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É claro que toda esse beleza visual teria que vir a um preço. E rodando a 60 FPS no PS4, esse preço veio em forma de danos visuais inexistentes, mas novamente, parece seguir acompanhar os concorrentes já que nem Project Cars 2 que preza pela simulação possui danos visuais nos veículos, o que é uma pena.

Falando em Project Cars e concorrentes, experimentei os 3 títulos e Project Cars 2 tem 2 prós em relação ao GT Sport e Forza Motorsport 7, que é o gameplay na chuva onde existe um sistema de formação de poças d'agua dinâmico e o clima dinâmico onde em uma mesma corrida pode começar ensolarado e terminar com uma tempestade. Em todo o restante visualmente ele perde tanto para o Forza quanto para o GT Sport. Com relação ao Forza, a disputa é muito mais acirrada com o GT Sport, mas pra mim, ele perde em cenários e na modelagem 3D dos veículos que apesar de serem excelentes, está um passo atrás de GT Sport.

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Sobre o cenário, eu explico, A sensação de amplitude e de horizonte em GT Sports é absurdamente mais realística do que em Forza e PC2. Se forem reparar na maioria dos jogos de corrida, em diversas pistas você somente enxerga a pista propriamente, as árvores ou as construções nos entornos da pista e o céu. Em GT Sports isso é diferente. Além das árvores não serem uma textura única como em Forza, existe uma espécie de paralelização do cenário aliado com deformação do relevo da pista. Em certos trechos você sente realmente que o seu carro está em uma subida ou descida e o horizonte não é restrito aos arredores da pista mostrando que você se encontra em um local bastante amplo. Forza faz isso em diversas pistas mas não faz tanto uso da paralelização quanto Gran Turismo.

PS: Para quem não entende, Paralelização foi um recurso muito utilizado em jogos 2D onde o background do cenário era dividido em camadas diferentes e elas se movimentavam separadamente dando uma sensação de amplitude e consequente maior veracidade no visual dos jogos, como no vídeo abaixo:



A Digital Foundry a um tempo atrás fez um comparativo visual entre os jogos de corrida e explicando grande parte das técnicas de renderização utilizadas, porém totalmente em inglês. Para quem se interessar:



E o que esperarmos da próxima geração quando se trata de jogos de corrida e autosport? Pra mim, visualmente os modelos 3D dos carros já chegaram em um patamar excelente. Melhorias nos cenários (principalmente árvores) e melhor física de colisão e simulação de dano (visual) seria mais que bem vindo... Afinal, quem não sente falta da sensação de destruição de veículos que tínhamos nos TOCA Race Driver e até mesmo em GRID?
sephiroth0
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#2 Por sephiroth0
18/08/2019 - 13:27
Visualmente este GT é impressionante. Atualmente tenho jogado bem pouco jogos de corrida. Parei no GTR2 praticamente (e aquela infinidade de mods que eu instalava nele hehe). Mas este se eu tivesse um PS4, certamente seria um jogo no qual me divertiria jogando.

Não tenho certeza se o salto na próxima geração será neste quesito de física/simulação de danos, a série GT nunca focou nisto pelo que eu sei. Tem pessoal da simulação que deseja, mas também tem pessoal mais casual que talvez não goste. Se for opcional, agradaria a todos. Mas, seria o próximo passo a evoluir, pois no controlar o carro e visualmente, já está muito próximo do realismo. Simulação de dano seria a próxima etapa a evoluir, mas resta a dúvida do quanto isto interessaria a devs e público.
-Uchiha-
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#3 Por -Uchiha-
20/08/2019 - 07:20
sephiroth0 disse:
Visualmente este GT é impressionante. Atualmente tenho jogado bem pouco jogos de corrida. Parei no GTR2 praticamente (e aquela infinidade de mods que eu instalava nele hehe). Mas este se eu tivesse um PS4, certamente seria um jogo no qual me divertiria jogando.

Não tenho certeza se o salto na próxima geração será neste quesito de física/simulação de danos, a série GT nunca focou nisto pelo que eu sei. Tem pessoal da simulação que deseja, mas também tem pessoal mais casual que talvez não goste. Se for opcional, agradaria a todos. Mas, seria o próximo passo a evoluir, pois no controlar o carro e visualmente, já está muito próximo do realismo. Simulação de dano seria a próxima etapa a evoluir, mas resta a dúvida do quanto isto interessaria a devs e público.


Pois é... se houvesse uma opção de escolha de simulação seria o ideal tanto para o GT quanto outros jogos de corrida já que de certa forma, a obrigatoriedade da simulação de danos afastaria jogadores casuais... GT Sports até tem danos visuais mas se resume a arranhados e leves (bem leves) amassados, mesmo o impacto sendo grande... Aquele senso de destruição do primeiro GRID onde o carro cruzava a linha de chegada parecendo uma lata velha não existe mais...

Mas você citou um ponto interessante e que talvez esteja ligado diretamente com as montadoras e não com as Devs em si. Talvez as montadoras façam restrições quanto ao direito de imagem dos veículos para que não seja exibidos eles todos retorcidos...
fred-gm
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#4 Por fred-gm
20/08/2019 - 10:46
Hoje em dia jogo pouco, mas do pouco de jogo a série GT está sempre lá (atualmente jogo o GT Sport do PS4).
A série GT é um dos motivos pelos quais eu tenho preferência pela plataforma Playstation.

A Polyphony Digital é uma produtora ímpar ao meu ver, eles transparecem uma paixão verdadeira por carros, o chefe do estúdio Kazunori Yamauchi participa de corridas etc. Esse contexto pode ser percebido pelos jogadores mais atentos.
GT não só sobre vencer corridas virtuais, vai além disso, ele exalta a cultura automobilística.

Eu particularmente aprecio mais o GT em suas possibilidades off-line, mesmo sem internet o jogador pode se divertir bastante em GT, onde você pode desafiar-se ao tentar bater seus próprio tempos etc.

Em relação a parte técnica, GT é impressionante, a Digital Foundry analisa e ressalta estas qualidades no vídeo postado pelo -Uchiha- e em outros, destacando o alto nível de detalhamento dos veículos, uma ótima implementação de HDR e uma paleta de cores que as TVs atuais ainda nem são capazes de exibir, imagine isso, no futuro ao comprar um televisor mais avançado tem-se uma melhora na qualidade visual de um jogo antigo.

Sem contar com as coisas mais óbvias, como um ótimo suporte aos volantes, jogabilidade equilibrada, ótimas músicas, acerto mecânico dos veículos etc...etc...etc..

Eu tenho a impressão de que GT7 vem ai e vai sair para PS4 e PS5, e levando em consideração tudo que nós falamos até aqui, vai impressionar no PS5. Então acredito que vai impressionar tecnicamente, talvez algumas coisas relacionadas com VR etc. Mas no geral vai ser mais do mesmo, que na minha opinião é ótimo.big_green.png
-Uchiha-
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#5 Por -Uchiha-
24/08/2019 - 14:04
fred-gm disse:
Hoje em dia jogo pouco, mas do pouco de jogo a série GT está sempre lá (atualmente jogo o GT Sport do PS4).
A série GT é um dos motivos pelos quais eu tenho preferência pela plataforma Playstation.

A Polyphony Digital é uma produtora ímpar ao meu ver, eles transparecem uma paixão verdadeira por carros, o chefe do estúdio Kazunori Yamauchi participa de corridas etc. Esse contexto pode ser percebido pelos jogadores mais atentos.
GT não só sobre vencer corridas virtuais, vai além disso, ele exalta a cultura automobilística.

Eu particularmente aprecio mais o GT em suas possibilidades off-line, mesmo sem internet o jogador pode se divertir bastante em GT, onde você pode desafiar-se ao tentar bater seus próprio tempos etc.

Em relação a parte técnica, GT é impressionante, a Digital Foundry analisa e ressalta estas qualidades no vídeo postado pelo -Uchiha- e em outros, destacando o alto nível de detalhamento dos veículos, uma ótima implementação de HDR e uma paleta de cores que as TVs atuais ainda nem são capazes de exibir, imagine isso, no futuro ao comprar um televisor mais avançado tem-se uma melhora na qualidade visual de um jogo antigo.

Sem contar com as coisas mais óbvias, como um ótimo suporte aos volantes, jogabilidade equilibrada, ótimas músicas, acerto mecânico dos veículos etc...etc...etc..

Eu tenho a impressão de que GT7 vem ai e vai sair para PS4 e PS5, e levando em consideração tudo que nós falamos até aqui, vai impressionar no PS5. Então acredito que vai impressionar tecnicamente, talvez algumas coisas relacionadas com VR etc. Mas no geral vai ser mais do mesmo, que na minha opinião é ótimo.big_green.png


Eu tenho a impressão que GT Sports tá servindo de Beta para o GT7 já que desde que foi lançado o jogo foi constantemente melhorado com adição de pistas, carros e parece que em breve será adicionado a chuva no jogo.

Em termos de gameplay, o que mais me chamou a atenção foi no comportamento do carro com relação a frenagem e em como você tem que virar o volante para fazer as curvas... você tem que literalmente girar 180° em curvas mais fechadas o que aumenta a dificuldade já que você acaba tendo que gerenciar mais o freio/acelerador. Em comparação com Project Cars 2 por exemplo que o carro faz a curva muito mais facilmente (considerando o uso de ambos no gamepad) A sensação de ter o controle do carro é muito grande pois o freio freia de verdade e não faz aquilo que acontece no Project Cars 2 que você soca o dedo no freio e o carro não responde sendo praticamente impossível ter uma reação rápida para impedir uma colisão. É algo difícil de explicar... talvez só experimentando para ver a diferença.

Em termos de gráfico, a iluminação e a qualidade dos materiais do jogo são os principais diferenciais pra mim. Todos ou grande partes dos pontos de luz do jogo realmente emitem luz e isso traz um nível de realidade muito grande pois os semáforos, faróis, lanternas, luzes ambiente, e até mesmo o Sol emitem luz de forma muito precisa a ponto de em um gameplay a noite, a luz do farol do carro que está atrás invade o carro dificultando a visão...

----

Fiz um video usando o Shareplay do PS4. Infelizmente essa opção capa o vídeo a 30 FPS (O jogo roda a 60) e adiciona muita compressão na imagem, mas... acho que dá pra ter uma noção do paralelismo, iluminação e etc.

OP
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#6 Por OP
24/08/2019 - 19:24
Eu sou fanático por games de corrida, tanto dos games tipo simuladores como dos tipo arcade. Esses que vocês citaram são do tipo arcade. Alguns são até bem avançados, mas são bem diferentes dos simuladores.

Um exemplo de simulador é o Assetto Corsa. Se vc não tiver um bom volante e um mínimo de experiência em configuração não consegue nem tirar o carro da garagem. E as regulagens são tão precisas que se vc não configurar um carro direito ele pode ficar inguiável. Já Project Cars, em especial o 2, é um meio termo entre simulador e arcade. Dá pra se divertir bastante, mas permite também bastante configurações.

Nos jogos do tipo arcade, em que dá para jogar só com o controle e já sair correndo direto, até podem existir possibilidade de configurações nos carros, mas definitivamente não é algo tão absurdo como em um game tipo Asseto Corsa. As regulagens influem muito menos na dirigibilidade que em um simulador. Nesses eu tenho mais experiência com os Forzas, tanto o 7 Motorsport como o 4 Horizon, que eu gosto mais por ser mundo aberto e não apenas corridas em circuitos. Acho o GT também muito legal, assim como The Crew, que tem uma pegada diferente, mas acabei me "especializando" mesmo nos Forzas.

Só que ao contrário do que alguns de vocês disseram aqui, a questão estética não é nem de longe a minha prioridade. Eu já achava os gráficos bons no Forza 2. Eu piro mais com a resposta diferencial de cada carro, em especial quando jogamos com volantes. Ou seja, se um SUV não tiver um padrão de condução radicalmente diferente de um sedã de tração traseira para mim o jogo perde o sentido. E isso é potencializado em jogos que tem maior variedade de carros. Se a gente corre um rally com um Lancia Stratus tem que ser absurdamente diferente de correr com um Ford RS200 do grupo B. E dirigir um Porsche 911 da década de 1970 tem que ser complicado porque ele era um carro notoriamente arisco. Como isso é o que pega para mim, a experiência com a dirigibilidade, tanto faz se os gráficos reproduzem perfeitamente os cenários ou não. Eu ligo a mínima para isso, mas reconheço que os jogos mais atuais estão muito mais perfeitos em termos em imagem. Só que coisas como ver comportamento diferente em pistas molhadas e pistas secas, ou quando se corre com carro pesado de combustível e de pneus frios em relação a correr com carros leves e de pneus aquecidos é o que pega para mim. Por isso, quanto mais simulador e menos arcade o jogo for, melhor.
-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
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#7 Por -Uchiha-
24/08/2019 - 21:43
OP disse:
Eu sou fanático por games de corrida, tanto dos games tipo simuladores como dos tipo arcade. Esses que vocês citaram são do tipo arcade. Alguns são até bem avançados, mas são bem diferentes dos simuladores.

Um exemplo de simulador é o Assetto Corsa. Se vc não tiver um bom volante e um mínimo de experiência em configuração não consegue nem tirar o carro da garagem. E as regulagens são tão precisas que se vc não configurar um carro direito ele pode ficar inguiável. Já Project Cars, em especial o 2, é um meio termo entre simulador e arcade. Dá pra se divertir bastante, mas permite também bastante configurações.

Nos jogos do tipo arcade, em que dá para jogar só com o controle e já sair correndo direto, até podem existir possibilidade de configurações nos carros, mas definitivamente não é algo tão absurdo como em um game tipo Asseto Corsa. As regulagens influem muito menos na dirigibilidade que em um simulador. Nesses eu tenho mais experiência com os Forzas, tanto o 7 Motorsport como o 4 Horizon, que eu gosto mais por ser mundo aberto e não apenas corridas em circuitos. Acho o GT também muito legal, assim como The Crew, que tem uma pegada diferente, mas acabei me "especializando" mesmo nos Forzas.

Só que ao contrário do que alguns de vocês disseram aqui, a questão estética não é nem de longe a minha prioridade. Eu já achava os gráficos bons no Forza 2. Eu piro mais com a resposta diferencial de cada carro, em especial quando jogamos com volantes. Ou seja, se um SUV não tiver um padrão de condução radicalmente diferente de um sedã de tração traseira para mim o jogo perde o sentido. E isso é potencializado em jogos que tem maior variedade de carros. Se a gente corre um rally com um Lancia Stratus tem que ser absurdamente diferente de correr com um Ford RS200 do grupo B. E dirigir um Porsche 911 da década de 1970 tem que ser complicado porque ele era um carro notoriamente arisco. Como isso é o que pega para mim, a experiência com a dirigibilidade, tanto faz se os gráficos reproduzem perfeitamente os cenários ou não. Eu ligo a mínima para isso, mas reconheço que os jogos mais atuais estão muito mais perfeitos em termos em imagem. Só que coisas como ver comportamento diferente em pistas molhadas e pistas secas, ou quando se corre com carro pesado de combustível e de pneus frios em relação a correr com carros leves e de pneus aquecidos é o que pega para mim. Por isso, quanto mais simulador e menos arcade o jogo for, melhor.


Interessante ponto de vista. Eu sei que o GT Sports tem suporte a VR e volantes como o G27... Caso você tenha aí seria uma boa nos dizer se além dos gráficos ele traz um realismo como um simulador, pois toda a minha experiência tanto nos Forza quanto no GT e Project Cars são baseadas no gamepad... No volante não sei dizer qual é o melhor.

Gosto de jogos dê corrida (apesar de não ser um entusiasta) e tenho interesse em testar com o óculos VR, volante e etc mas o custo e o espaço necessário para montar um setup assim acaba me afastando...
fred-gm
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#8 Por fred-gm
25/08/2019 - 10:52
OP disse:
Eu sou fanático por games de corrida, tanto dos games tipo simuladores como dos tipo arcade. Esses que vocês citaram são do tipo arcade. Alguns são até bem avançados, mas são bem diferentes dos simuladores.

Um exemplo de simulador é o Assetto Corsa. Se vc não tiver um bom volante e um mínimo de experiência em configuração não consegue nem tirar o carro da garagem. E as regulagens são tão precisas que se vc não configurar um carro direito ele pode ficar inguiável. Já Project Cars, em especial o 2, é um meio termo entre simulador e arcade. Dá pra se divertir bastante, mas permite também bastante configurações.

Nos jogos do tipo arcade, em que dá para jogar só com o controle e já sair correndo direto, até podem existir possibilidade de configurações nos carros, mas definitivamente não é algo tão absurdo como em um game tipo Asseto Corsa. As regulagens influem muito menos na dirigibilidade que em um simulador. Nesses eu tenho mais experiência com os Forzas, tanto o 7 Motorsport como o 4 Horizon, que eu gosto mais por ser mundo aberto e não apenas corridas em circuitos. Acho o GT também muito legal, assim como The Crew, que tem uma pegada diferente, mas acabei me "especializando" mesmo nos Forzas.

Só que ao contrário do que alguns de vocês disseram aqui, a questão estética não é nem de longe a minha prioridade. Eu já achava os gráficos bons no Forza 2. Eu piro mais com a resposta diferencial de cada carro, em especial quando jogamos com volantes. Ou seja, se um SUV não tiver um padrão de condução radicalmente diferente de um sedã de tração traseira para mim o jogo perde o sentido. E isso é potencializado em jogos que tem maior variedade de carros. Se a gente corre um rally com um Lancia Stratus tem que ser absurdamente diferente de correr com um Ford RS200 do grupo B. E dirigir um Porsche 911 da década de 1970 tem que ser complicado porque ele era um carro notoriamente arisco. Como isso é o que pega para mim, a experiência com a dirigibilidade, tanto faz se os gráficos reproduzem perfeitamente os cenários ou não. Eu ligo a mínima para isso, mas reconheço que os jogos mais atuais estão muito mais perfeitos em termos em imagem. Só que coisas como ver comportamento diferente em pistas molhadas e pistas secas, ou quando se corre com carro pesado de combustível e de pneus frios em relação a correr com carros leves e de pneus aquecidos é o que pega para mim. Por isso, quanto mais simulador e menos arcade o jogo for, melhor.
Muito legal, ainda bem que existem bons jogos para cada nicho.
Eu dou valor aos jogos acessíveis via controle, possibilita a diversão aos menos abonados e habilidosos ou que tem pouco tempo para jogar.
Pelo que você falou me pareceu que você não joga GT certo? Perecem ser impressões do quem ouve falar.
Já que você não se importa tanto com gráficos deve conhecer o Live for Speed o que acha da simulação dele?
OP
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#9 Por OP
25/08/2019 - 11:16
@-Uchiha- , acho que a maioria dos jogos tenha suporte a volante, mas nem todos se beneficiam de uma experiência diferente ao volante. Para te ser muito sincero, e que não me vejam dizendo isso, nos jogos tipo arcade é muito melhor jogar com controle do que com volante. Eu vou ver se consigo testar e escrevo aqui. Eu tenho em casa 3 volantes. Um do Xbox e outro do PS, ambos da Logitech, e um da Genius para PC. Os da Logitech são de melhor custo benefício pois tem bastante interatividade (force feedback) e não são tão caros como os volantes top.
@fred-gm , de fato não conheço essa versão mais nova do GT, mas eu tenho as anteriores e acho bem legal. Porém, hoje em dia tenho preferência para jogos do tipo mundo aberto, como o Forza 4 Horizon e The Crew 2. Gosto de poder "sair por ai" sem ficar limitado a um circuito. A proposta do The Crew é excelente. Assim que a Ubisoft acertar a mão nele e corrigir alguns bugs vai ser o cruzamento perfeito entre jogo de carros e o GTA.
E vc tem absoluta razão, os jogos tipo arcade, que a gente liga, pega o controle e sai jogando são muito mais divertidos que os jogos de simulação. Para exemplificar, quando eu comprei o Assetto Corsa peguei a versão full em uma promoção que vinha com um monte de pacotes de carros. Abri o jogo e percebi que não dava muito certo usar o controle para jogar. Ai montei o volante, que fica desmontado para não ocupar espaço na sala (o suporte é dobrável) e fui guiar. Peguei um carro que eu curto, um Skyline R34, e não consegui nem sair da garagem! Ai fui para um mais fraco, um Fiat 500 Abarth, em uma pista relativamente tranquila, Monza, e mesmo assim não chegava nem na primeira curva. Isso não é bem o exemplo de diversão certo? Mas para quem está a fim de uma experiência completa os simuladores são muito mais realistas.
Se fosse descrever o jogo ideal para mim estaria entre o Forza 4 Horizon e o The Crew 2 por serem ambos em mundo aberto. Do Forza eu pegaria o refinamento dos carros, que são diferentes em condução uns dos outros e tem bastante possibilidade de ajuste e tuning, a simulação de clima, que varia a cada semana e os desafios do Forzathon. Do The Crew eu pegaria o enredo da história, uma coisa meio GTA e que é diferente de ter que ficar apenas correndo contra outros carros. Se juntasse um com o outro seria o jogo ideal para mim: carros e história divertida...
fred-gm
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#10 Por fred-gm
25/08/2019 - 11:41
OP disse:
@-Uchiha- , acho que a maioria dos jogos tenha suporte a volante, mas nem todos se beneficiam de uma experiência diferente ao volante. Para te ser muito sincero, e que não me vejam dizendo isso, nos jogos tipo arcade é muito melhor jogar com controle do que com volante. Eu vou ver se consigo testar e escrevo aqui. Eu tenho em casa 3 volantes. Um do Xbox e outro do PS, ambos da Logitech, e um da Genius para PC. Os da Logitech são de melhor custo benefício pois tem bastante interatividade (force feedback) e não são tão caros como os volantes top.
@fred-gm , de fato não conheço essa versão mais nova do GT, mas eu tenho as anteriores e acho bem legal. Porém, hoje em dia tenho preferência para jogos do tipo mundo aberto, como o Forza 4 Horizon e The Crew 2. Gosto de poder "sair por ai" sem ficar limitado a um circuito. A proposta do The Crew é excelente. Assim que a Ubisoft acertar a mão nele e corrigir alguns bugs vai ser o cruzamento perfeito entre jogo de carros e o GTA.
E vc tem absoluta razão, os jogos tipo arcade, que a gente liga, pega o controle e sai jogando são muito mais divertidos que os jogos de simulação. Para exemplificar, quando eu comprei o Assetto Corsa peguei a versão full em uma promoção que vinha com um monte de pacotes de carros. Abri o jogo e percebi que não dava muito certo usar o controle para jogar. Ai montei o volante, que fica desmontado para não ocupar espaço na sala (o suporte é dobrável) e fui guiar. Peguei um carro que eu curto, um Skyline R34, e não consegui nem sair da garagem! Ai fui para um mais fraco, um Fiat 500 Abarth, em uma pista relativamente tranquila, Monza, e mesmo assim não chegava nem na primeira curva. Isso não é bem o exemplo de diversão certo? Mas para quem está a fim de uma experiência completa os simuladores são muito mais realistas.
Se fosse descrever o jogo ideal para mim estaria entre o Forza 4 Horizon e o The Crew 2 por serem ambos em mundo aberto. Do Forza eu pegaria o refinamento dos carros, que são diferentes em condução uns dos outros e tem bastante possibilidade de ajuste e tuning, a simulação de clima, que varia a cada semana e os desafios do Forzathon. Do The Crew eu pegaria o enredo da história, uma coisa meio GTA e que é diferente de ter que ficar apenas correndo contra outros carros. Se juntasse um com o outro seria o jogo ideal para mim: carros e história divertida...
Legal.
E o Live for Speed, conhece? O que acha?
rmaiabh
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#11 Por rmaiabh
09/09/2019 - 09:56
Eu jogo sempre o Forza, tanto o Horizon quanto o Motorsport. São jogos lindos. Não tenho essa mesma emoção jogando GT, talvez porque tive muito pouco contato. Outro que acho muito bom e bonito é o Project Cars. Bom, independente de qualquer coisa, o que eu mais jogo é World of Tanks, mas os joguinhos de corrida permitem uma diversão legal, sobretudo para quem tem um volante decente.
-Uchiha-
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#13 Por -Uchiha-
07/02/2020 - 12:38
Recentemente vi que Assetto Corsa e Assetto Corsa: Competizione são dois jogos distintos... (achei uma decisão de marketing meio estranha do estúdio pois pelo título, passa a sensação de que não é um outro jogo e sim uma versão 'Completa' do primeiro) e depois de testa-lo, logo de cara 2 coisas me chamaram a atenção. Efeitos sonoros e force feedback. Não fiz uma comparação side-by-side, mas acho que é o melhor force feedback e efeito sonoro que já vi em jogos de corrida. Os efeitos visuais também são muito bons apesar de ainda estar um passo atrás do GT Sports/Forza Motorsport, sem dúvidas nenhuma é um jogo belíssimo, até por se tratar de um estúdio indie e sem muita grana, o trabalho deles é pra aplaudir de pé.

Infelizmente (Ou felizmente dependendo do ponto de vista) o foco do jogo é completamente voltado para o GT. Todos os carros do jogo são de corrida e equipados para corrida com o interior completamente modificado das versões de mercado deles, e também a variedade de carros como já era de se esperar, não é muito grande apesar dos que existem no jogo serem incrivelmente bem detalhados não devendo em nada para GT/Forza.

Um outro ponto positivo é a otimização do jogo e a estabilidade dele, até por rodar na Unreal Engine 4, esse jogo é MUITO mais estável, responsivo e fluído que o Project Cars 2 (Loadings extremamente rápidos também), além de possuir TAA o que deixa a imagem muito mais estável e prazerosa aos olhos do que os serrilhados constantes de PC2 por conta de outras soluções de AA como MSAA, FXAA e etc.

Não que sejam parecidos ou tenham algo em comum, mas ao jogar o Competizione me lembrou da primeira vez que eu joguei o TOCA RACE DRIVER e de cara já percebi que não era um jogo de corrida 'comum'. Não mexi em dificuldade, auxílio nem nada, então não sei dizer o que está ligado. Outra coisa é o grau de customização do HUD, imagem da tela e interior do veículo.... acho que é o melhor que já vi em jogos de corrida, tamanho é a quantidade de customização...

Abaixo umas Pics:

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OP
OP Cyber Highlander Registrado
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#14 Por OP
07/02/2020 - 13:06
Caro @-Uchiha- , muito legal seu comentário!

Ai me lembrei de uma coisa que li esses dias. O Forza Horizon 3 anda perdendo muitos jogadores por um motivo inusitado: os sons são menos reais e menos parecidos com os verdadeiros de cada carro que no Forza Horizon 4. E isso é significativo! Apesar dos dois jogos terem gráficos bem bacanas, no Forza 4 a diferença dos carros é muito maior que no Forza 3. Eu tenho jogado de fone de ouvido e posso garantir que isso faz muita diferença, ainda mais porque a característica dos carros, e consequentemente a condução entre eles, também é muito mais refinada no Forza 4.
Dando um exemplo real, ontem estava correndo com um Nissan Skyline 1993 (3ª geração). Em seguida peguei um Nissan Skyline 1997 (4ª geração). Comportamentos em pista absolutamente diferentes e sons ligeiramente diferentes também porque a especificação do motor mudou entre essas das gerações do Skyline. Isso é fabuloso!
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