https://www.pcgamer.com/analyst-predicts-20m-people-will-abandon-gaming-pcs-for-checks-notes-tv-gaming-platforms/
E me fez levantar algumas questões que já pairavam na minha cabeça, e uma delas é a famosa frase "PC Master Race! Os melhores gráficos somente no PC!" que se tornou uma 'verdade absoluta' na boca do povo. Mas isso é realmente um fato?
A GUERRA DOS TFLOPS
Ainda me lembro do dia em que estava em uma Lan House vendo o trailer do vindouro Metal Gear Solid 4 no saudoso site Gametrailers. Em uma época em que eu ainda 'babava' com os gráficos de God of War 1 e Shadow of the Colossus no PS2, sem dúvidas foi um tremendo 'showcase' para a época em termos de tecnologia, animação e gráficos. É claro que o salto gráfico não foi tão impactante quanto o da geração 32 bits (PSX) para a 128 bits (PS2), mas ainda sim, significativo, principalmente se formos comparar Metal Gear Solid 3 (Mesmo em sua versão aprimorada, Substance).
Um ano após o incrível trailer de MGS4, a Crytek contemplou o PC com seu novo título Crysis, um sucessor espiritual de Far Cry (Produzido pela Crytek e distribuído pela Ubisoft) com um salto gráfico absurdo em animações, texturas, pós processamento e física avançadíssimos para a sua época. Ainda me lembro da luta para o pessoal que na época tinha os melhores hardwares como a 8800 GTX Ultra ou a 9600 GT suando para rodar ele com uma taxa aceitável de FPS em 1024x768 no medium/High. Os consoles por sua vez, só
E então graficamente falando, temos o grande vencedor da 7° geração? Afinal, Crysis até hoje é um jogo excepcional tanto em termos de física, gráficos e sandbox? eu diria que não. Com o mesmo hardware limitado que fez Metal Gear Solid 4, em 2010 temos God of War 3. Gêneros completamente distintos é verdade, mas apesar dos gostos variarem (Uns preferem loiras, outros morenas certo?), existe um consenso de que, independente da etnia, ambas podem ser bonitas, cada uma com a sua particularidade, e isso se aplica também ao exemplo Crysis x God of War 3.
Essa guerra se arrasta por mais um bom período até termos no PC Crysis 3 que é um espetáculo e até hoje um excelente shooter. E então finalmente o PC ganha a geração? Bem, novamente a resposta é subjetiva pois temos The Last of Us também em 2013. E temos novamente um empate.
Uma observação interessante é que em 2007 a melhor GPU disponível no mercado era a 8800 GTX com menos de 1GB (isso mesmo) de VRAM. Nem preciso dizer que essa GPU não roda Crysis 3 de modo aceitável certo? Já que em 2013, a melhor GPU no mercado era a GTX 780 TI. Vejam abaixo o abismo de perfomance entre as duas GPUs:
E mesmo assim, o PS3 conseguiu acompanhar esse enorme gap lançando Last of Us em 2013.
TEMPOS MODERNOS - A ATUAL GERAÇÃO
Finalmente chegamos na atual geração, que se iniciou em 2013/2014 e já em 2014 a Sony lança Infamous Second Son com efeitos de partículas, iluminação, texturas e afins impressionantes para a época. Só para ficar mais claro, em 2012, foi lançado Prototype 2, um jogo com a mesma premissa da série Infamous, apenas um ano antes de Second e existe um enorme abismo gráfico entre eles. Existem também os casos como Witcher 3 que consegue ter uma qualidade muito inferior graficamente no PS4 se comparado a versão PC. E ai entra a questão, afinal, o PC entrega os melhores gráficos ou as produtoras é que não utilizam todo o potencial dos consoles? Vemos um outro caso como Uncharted 4 comparado ao recém lançado Shadow of Tomb Raider.
Podemos citar ainda outros exemplos como Last Guardian, Horizon Zero Dawn, God of War, Detroit Become Human, Red Dead Redemption 2, Spider-man, Days Gone... e o que dizer de Last of Us 2, Ghost of Tsushima, Death Stranding? Fazendo uma comparação, Horizon Zero Dawn consegue ser mais bonito que Witcher 3 (Com exceção das animações faciais e lipsync de Witcher 3 dos personagens principais, mas todo o restante é equivalente ou superior), e Assassin's Creed Odyssey não consegue chegar nem perto dos gráficos de Horizon, mesmo sendo um jogo bonito e lançado no final do ano passado, e extremamente pesado. Não consigo joga-lo no Ultra a 60 FPS no meu PC por exemplo.
Vale lembrar que eu me refiro exclusivamente aos gráficos e não a qualidade do jogo em si ou mecânicas de funcionamento se são ou não bem aplicadas.
Por mais que eu ame a plataforma PC, é inegável que os melhores gráficos não estão no PC. Talvez a melhor experiência geral com maior framerate, retrocompatibilidade, preços mais baratos e etc mas os melhores gráficos, na minha opinião, não encontramos no PC.
Tirando Witcher 3 em 2015, Eu não consigo ver nenhum jogo no PC que 'tirou o folego' ao ponto de você olhar e pensar "NOSSA, como a tecnologia evoluiu." Essa sensação, eu só encontro nos consoles. Lembrando que eu não citei nenhum exclusivo Xbox pois a maioria estão presentes no PC, então acaba que nessa 'análise' eles funcionam exatamente como um multiplataforma.
E vocês? na opinião de vocês, qual plataforma entrega os melhores gráficos?
OBS: Não estou comparando qual plataforma entrega a versão de jogo X, Y ou Z mais bonito, e sim qual plataforma entrega o(s) jogo(s) mais bonitos da geração.