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-Uchiha-
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TFlops, Gráficos, PCs x Consoles: O PC realmente entrega os melhores gráficos?

#1 Por -Uchiha- 28/04/2019 - 15:29
Recentemente a PC Gamer publicou uma matéria falando que analistas preveem que pelo menos 20 milhões de usuários migrariam dos PCs para os consoles.

https://www.pcgamer.com/analyst-predicts-20m-people-will-abandon-gaming-pcs-for-checks-notes-tv-gaming-platforms/

E me fez levantar algumas questões que já pairavam na minha cabeça, e uma delas é a famosa frase "PC Master Race! Os melhores gráficos somente no PC!" que se tornou uma 'verdade absoluta' na boca do povo. Mas isso é realmente um fato?

A GUERRA DOS TFLOPS

Ainda me lembro do dia em que estava em uma Lan House vendo o trailer do vindouro Metal Gear Solid 4 no saudoso site Gametrailers. Em uma época em que eu ainda 'babava' com os gráficos de God of War 1 e Shadow of the Colossus no PS2, sem dúvidas foi um tremendo 'showcase' para a época em termos de tecnologia, animação e gráficos. É claro que o salto gráfico não foi tão impactante quanto o da geração 32 bits (PSX) para a 128 bits (PS2), mas ainda sim, significativo, principalmente se formos comparar Metal Gear Solid 3 (Mesmo em sua versão aprimorada, Substance).

Um ano após o incrível trailer de MGS4, a Crytek contemplou o PC com seu novo título Crysis, um sucessor espiritual de Far Cry (Produzido pela Crytek e distribuído pela Ubisoft) com um salto gráfico absurdo em animações, texturas, pós processamento e física avançadíssimos para a sua época. Ainda me lembro da luta para o pessoal que na época tinha os melhores hardwares como a 8800 GTX Ultra ou a 9600 GT suando para rodar ele com uma taxa aceitável de FPS em 1024x768 no medium/High. Os consoles por sua vez, só

E então graficamente falando, temos o grande vencedor da 7° geração? Afinal, Crysis até hoje é um jogo excepcional tanto em termos de física, gráficos e sandbox? eu diria que não. Com o mesmo hardware limitado que fez Metal Gear Solid 4, em 2010 temos God of War 3. Gêneros completamente distintos é verdade, mas apesar dos gostos variarem (Uns preferem loiras, outros morenas certo?), existe um consenso de que, independente da etnia, ambas podem ser bonitas, cada uma com a sua particularidade, e isso se aplica também ao exemplo Crysis x God of War 3.

Essa guerra se arrasta por mais um bom período até termos no PC Crysis 3 que é um espetáculo e até hoje um excelente shooter. E então finalmente o PC ganha a geração? Bem, novamente a resposta é subjetiva pois temos The Last of Us também em 2013. E temos novamente um empate.



Uma observação interessante é que em 2007 a melhor GPU disponível no mercado era a 8800 GTX com menos de 1GB (isso mesmo) de VRAM. Nem preciso dizer que essa GPU não roda Crysis 3 de modo aceitável certo? Já que em 2013, a melhor GPU no mercado era a GTX 780 TI. Vejam abaixo o abismo de perfomance entre as duas GPUs:

Anexo do post


E mesmo assim, o PS3 conseguiu acompanhar esse enorme gap lançando Last of Us em 2013.


TEMPOS MODERNOS - A ATUAL GERAÇÃO

Finalmente chegamos na atual geração, que se iniciou em 2013/2014 e já em 2014 a Sony lança Infamous Second Son com efeitos de partículas, iluminação, texturas e afins impressionantes para a época. Só para ficar mais claro, em 2012, foi lançado Prototype 2, um jogo com a mesma premissa da série Infamous, apenas um ano antes de Second e existe um enorme abismo gráfico entre eles. Existem também os casos como Witcher 3 que consegue ter uma qualidade muito inferior graficamente no PS4 se comparado a versão PC. E ai entra a questão, afinal, o PC entrega os melhores gráficos ou as produtoras é que não utilizam todo o potencial dos consoles? Vemos um outro caso como Uncharted 4 comparado ao recém lançado Shadow of Tomb Raider.



Podemos citar ainda outros exemplos como Last Guardian, Horizon Zero Dawn, God of War, Detroit Become Human, Red Dead Redemption 2, Spider-man, Days Gone... e o que dizer de Last of Us 2, Ghost of Tsushima, Death Stranding? Fazendo uma comparação, Horizon Zero Dawn consegue ser mais bonito que Witcher 3 (Com exceção das animações faciais e lipsync de Witcher 3 dos personagens principais, mas todo o restante é equivalente ou superior), e Assassin's Creed Odyssey não consegue chegar nem perto dos gráficos de Horizon, mesmo sendo um jogo bonito e lançado no final do ano passado, e extremamente pesado. Não consigo joga-lo no Ultra a 60 FPS no meu PC por exemplo.

Vale lembrar que eu me refiro exclusivamente aos gráficos e não a qualidade do jogo em si ou mecânicas de funcionamento se são ou não bem aplicadas.



Por mais que eu ame a plataforma PC, é inegável que os melhores gráficos não estão no PC. Talvez a melhor experiência geral com maior framerate, retrocompatibilidade, preços mais baratos e etc mas os melhores gráficos, na minha opinião, não encontramos no PC.


Tirando Witcher 3 em 2015, Eu não consigo ver nenhum jogo no PC que 'tirou o folego' ao ponto de você olhar e pensar "NOSSA, como a tecnologia evoluiu." Essa sensação, eu só encontro nos consoles. Lembrando que eu não citei nenhum exclusivo Xbox pois a maioria estão presentes no PC, então acaba que nessa 'análise' eles funcionam exatamente como um multiplataforma.

E vocês? na opinião de vocês, qual plataforma entrega os melhores gráficos?

OBS: Não estou comparando qual plataforma entrega a versão de jogo X, Y ou Z mais bonito, e sim qual plataforma entrega o(s) jogo(s) mais bonitos da geração.

Anexos

TerraSkilll
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#2 Por TerraSkilll
29/04/2019 - 09:42
Sobre o artigo em questão, é importante notar que a ideia de que essas pessoas irão somente para os consoles não é exatamente precisa. O artigo original fala de uma migração para outras plataformas, mas vai além de consoles tradicionais (Playstation, XBox e Switch, basicamente), citando coisas como smart TVs, Apple TV, jogos em nuvem (Stadia). Não sei se o artigo cita, mas eu incluiria aí também coisas como docks para celulares, que basicamente transformam TVs em computadores. E, para muitas TVs hoje em dia, bastaria adicionar um chip de vídeo mais potente para transformá-los também em plataformas viáveis de jogos simples.

Além disso, a galera que irá migrar é a que está na parte de baixo custo do mercado. Pessoas que tem PCs não tão potentes, que não fazem questão de gráficos ultra-realistas, nem pretendem fazer upgrades significativos em seus hardwares.

Sobre a pergunta do tópico, sem considerar custo, a plataforma PC é capaz de entregar os melhores gráficos. Mas um PC decente para games hoje é geralmente mais caro que um console do mesmo nível. O que ocorre é que os jogos simplesmente não aproveitam todo o poder de fogo da maioria dos PCs, deixando a desejar em otimizações que poderiam fazer muita diferença (mas que são difíceis de justificar em termos de custo e prazo). A maioria do hardware PC hoje em dia é sub-utilizada, por diversos motivos.

Vou citar um, especialmente do ponto de vista de desenvolvimento de jogos: consoles são plataformas com especificações fixas de hardware e software, ao passo que PCs são um oceano de variantes, cada uma com certas particularidades, cujas combinações podem resultar em situações imprevisíveis. Com isso, é muito mais fácil desenvolver para algo que varia pouco por um longo tempo, e é possível obter otimizações específicas para esse conjunto. É surpreendente o que se pode obter quando os desenvolvedores podem se concentrar num cenário específico, ao invés de ficar brigando com diversas versões e modelos de placas de vídeo, só pra citar um exemplo. Isso sem nem entrar no fato de que sistemas operacionais para PC são multi-propósito, em vez de específicos para jogos, e que muito do que eles fazem pode interferir no desempenho.

Outro ponto a se considerar, é que alguns dos jogos citados são exclusivos e também são system-sellers, ou seja, são usados como marketing para a plataforma. Esses jogos, por definição, precisam ser excepcionais em todos os aspectos possíveis, não só em gráficos, mas também gameplay e enredo. Isso justifica todo o empenho (tempo e dinheiro) em obter o máximo possível do console, algo que não ocorre tanto em títulos multiplataforma, cujo custo de pŕodução é amortizado por ter um mercado maior. Poucas produtoras que não fazem exclusivos (Ubisoft, EA, Activision) podem se dar ao luxo de fazer isso, e raramente tem incentivo o suficiente pra tal.

Abraço.
-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
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#3 Por -Uchiha-
29/04/2019 - 17:08
TerraSkilll disse:


Sobre a pergunta do tópico, sem considerar custo, a plataforma PC é capaz de entregar os melhores gráficos. Mas um PC decente para games hoje é geralmente mais caro que um console do mesmo nível. O que ocorre é que os jogos simplesmente não aproveitam todo o poder de fogo da maioria dos PCs, deixando a desejar em otimizações que poderiam fazer muita diferença (mas que são difíceis de justificar em termos de custo e prazo). A maioria do hardware PC hoje em dia é sub-utilizada, por diversos motivos.


TerraSkilll disse:
Outro ponto a se considerar, é que alguns dos jogos citados são exclusivos e também são system-sellers, ou seja, são usados como marketing para a plataforma. Esses jogos, por definição, precisam ser excepcionais em todos os aspectos possíveis, não só em gráficos, mas também gameplay e enredo. Isso justifica todo o empenho (tempo e dinheiro) em obter o máximo possível do console, algo que não ocorre tanto em títulos multiplataforma, cujo custo de pŕodução é amortizado por ter um mercado maior. Poucas produtoras que não fazem exclusivos (Ubisoft, EA, Activision) podem se dar ao luxo de fazer isso, e raramente tem incentivo o suficiente pra tal.

Abraço.



A retórica não é com base necessariamente em quem tem mais poder bruto (TFLOPS) e sim se isso necessariamente se traduz em melhores gráficos se comparado aos consoles.

A 'análise' não é estipular quem entrega os melhores gráficos com base se determinado jogo é mais bonito em X, Y ou Z plataforma, e sim qual é o jogo mais bonito disponível (Sendo ele exclusivo de determinada plataforma ou não).

Se o jogo mais bonito, não se encontra na plataforma PC, acaba sendo uma falsa verdade, afirmar que o PC entrega os melhores gráficos na prática. E digo falsa verdade por que se for analisar de forma comparativa, a esmagadora quantidade de jogos multiplataformas é mais bonita no PC, porém surge um exclusivo que acaba sendo superior graficamente a praticamente todos os jogos disponíveis no PC, então não faz sentido afirmar que o PC entrega os melhores gráficos, talvez a melhor experiência... mais FPS e etc.

Para exemplificar, o vídeo de uma tech demo de Days Gone feita pela Digital Foundry.



Eu joguei DMC5, Sekiro, Resident Evil 2, e são todos bonitos, mas eu não me lembro de ver nada similar a Days Gone graficamente no PC (Com exceção de Star Citizen) inclusive em termos de texturas que sempre foi o ponto fraco dos consoles na comparação com o PC (mesmo os exclusivos)
Kleber Marchetti
Kleber March... Veterano Registrado
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#4 Por Kleber March...
29/04/2019 - 18:10
Não existe muito bem uma opinião e sim uma verdade. O PC entrega sim os melhores gráficos e isso se deve a flexibilidade de componentes físicos que temos disponíveis que são extremamente superiores aos que estão nos consoles da geração atual. Se um jogo exclusivo do PlayStation 4 também fosse desenvolvido para PC, afirmo sem dúvidas que a qualidade gráfica dele seria melhor ou, no mínimo, igual ao console. Porém, como o @TerraSkilll já disse, o desenvolvimento de exclusivos é dedicado para uma "combinação única" de elementos de hardware, o que facilita muito a vida dos desenvolvedores. Lembra do lançamento caótico de Batman: Arkham Night nos PCs? Pois é, ele fluiu muito bem nos consoles.

Um jogo que já provou isso foi GTA V. Ele não só lançou com visuais melhores no PC como também existem mods que o deixam ainda mais incrível. Isso apenas no PC. Dos que você citou, estou apostando na Rockstar novamente e esperando o Red Dead Redemption 2 chegar nos PCs ainda mais bonito que uma menos provável versão para a próxima geração de console (PlayStation 5?).

Alguém pode até negar que os melhores gráficos não estão no PC porque pertencem a títulos exclusivos... Mas não há como negar que, se desenvolvidos para PC, esses jogos poderiam ser até melhores (graficamente falando).
TerraSkilll
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#5 Por TerraSkilll
29/04/2019 - 18:52
-Uchiha- disse:
A retórica não é com base necessariamente em quem tem mais poder bruto (TFLOPS) e sim se isso necessariamente se traduz em melhores gráficos se comparado aos consoles.

Eu entendo seu ponto, mas minha observação (e você pode discordar, obviamente) é que, na prática, PCs são capazes de entregar visuais melhores que consoles. O fato de não o fazerem não é uma limitação técnica.

-Uchiha- disse:
A 'análise' não é estipular quem entrega os melhores gráficos com base se determinado jogo é mais bonito em X, Y ou Z plataforma, e sim qual é o jogo mais bonito disponível (Sendo ele exclusivo de determinada plataforma ou não).


O problema é que mais bonito é relativo. Days Gone é bonito mas, para mim, Resident Evil 2 (o remake) e Red Dead Redemption (este, ainda não saiu para PCs) são visualmente mais impressionantes. Mas seria improdutivo tentar te convencer disso. Não sou do tipo que fica comparando as coisas pixel a pixel, e nem dou tanta importância para gráficos ultra-realistas, apesar de considerar legal quanto existem.

-Uchiha- disse:

Se o jogo mais bonito, não se encontra na plataforma PC, acaba sendo uma falsa verdade, afirmar que o PC entrega os melhores gráficos na prática. E digo falsa verdade por que se for analisar de forma comparativa, a esmagadora quantidade de jogos multiplataformas é mais bonita no PC, porém surge um exclusivo que acaba sendo superior graficamente a praticamente todos os jogos disponíveis no PC, então não faz sentido afirmar que o PC entrega os melhores gráficos, talvez a melhor experiência... mais FPS e etc.


Mas, como mais bonito é relativo, não é uma falsa verdade, apenas uma visão diferente da coisa. Você tem sua seleção de jogos que considera mais bonitos, eu tenho a minha.

Abraço.
-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
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#6 Por -Uchiha-
29/04/2019 - 23:05
Kleber Marchetti disse:
Não existe muito bem uma opinião e sim uma verdade. O PC entrega sim os melhores gráficos e isso se deve a flexibilidade de componentes físicos que temos disponíveis que são extremamente superiores aos que estão nos consoles da geração atual. Se um jogo exclusivo do PlayStation 4 também fosse desenvolvido para PC, afirmo sem dúvidas que a qualidade gráfica dele seria melhor ou, no mínimo, igual ao console. Porém, como o @TerraSkilll já disse, o desenvolvimento de exclusivos é dedicado para uma "combinação única" de elementos de hardware, o que facilita muito a vida dos desenvolvedores. Lembra do lançamento caótico de Batman: Arkham Night nos PCs? Pois é, ele fluiu muito bem nos consoles.

Um jogo que já provou isso foi GTA V. Ele não só lançou com visuais melhores no PC como também existem mods que o deixam ainda mais incrível. Isso apenas no PC. Dos que você citou, estou apostando na Rockstar novamente e esperando o Red Dead Redemption 2 chegar nos PCs ainda mais bonito que uma menos provável versão para a próxima geração de console (PlayStation 5?).

Alguém pode até negar que os melhores gráficos não estão no PC porque pertencem a títulos exclusivos... Mas não há como negar que, se desenvolvidos para PC, esses jogos poderiam ser até melhores (graficamente falando).


TerraSkilll disse:
Eu entendo seu ponto, mas minha observação (e você pode discordar, obviamente) é que, na prática, PCs são capazes de entregar visuais melhores que consoles. O fato de não o fazerem não é uma limitação técnica.

O problema é que mais bonito é relativo. Days Gone é bonito mas, para mim, Resident Evil 2 (o remake) e Red Dead Redemption (este, ainda não saiu para PCs) são visualmente mais impressionantes. Mas seria improdutivo tentar te convencer disso. Não sou do tipo que fica comparando as coisas pixel a pixel, e nem dou tanta importância para gráficos ultra-realistas, apesar de considerar legal quanto existem.

Mas, como mais bonito é relativo, não é uma falsa verdade, apenas uma visão diferente da coisa. Você tem sua seleção de jogos que considera mais bonitos, eu tenho a minha.

Abraço.


Eu entendo o ponto de vista de ambos e acho que vocês estão certos se olhando por esse ponto de vista. E como disse, é meio que óbvio que o PC possui mais hardware para entregar gráficos melhores, só que o foco que eu quero dar é se isso se traduz na prática. Vemos o caso de Crysis 1 em 2007 que foi focado exclusivamente para PC e assombrou o povo (apesar de ninguém conseguir roda-lo, mesmo com placas top na época como a 8800 GTX.

A questão que eu quero dar ênfase é se a frase que os melhores gráficos você só encontra no PC é verdadeira.

Podemos fazer uma comparação por exemplo entre Shadow of Tomb Raider e Uncharted Lost Legacy. Ambos com a mesma temática e protagonizado por mulheres até que parecidas.



Eu não sei se vocês estão assistindo os vídeos que eu estou linkando e analisando os gráficos, pois se não tiverem, não vão entender o meu ponto de vista. Como disse, no caso dos multiplataformas, as versões PCs sempre se sobressaem mas isso é um fator que justifique a frase se temos jogos exclusivos que muitas vezes superam jogos similares disponíveis no PC?

Uma vez, lá por volta de 2010 eu acho, eu tinha o mesmo pensamentos que vocês, e o Foca falou na discussão que enquanto a gente ficava falando isso ele ia jogar Uncharted 3 com gráficos espetaculares e que não havia nada com aqueles gráficos (se considerando o gênero action/adventure) disponível no PC. Na época, eu obviamente discordei dele, apesar de não ter jogado Uncharted 3 para que eu conseguisse realmente fazer um comparativo.

Hoje com o PS4 Pro, eu vejo que ele estava certo.

E não estou dizendo que vocês estão errados em achar que o PC entrega os melhores gráficos pois se formos fazer uma análise entre jogos multiplataformas, vocês estão certos. Mas se forem analisar graficamente os exclusivos dos consoles (se possível presencialmente) vão ver que meu ponto de vista faz sentido.

E ai entramos em outro dilema, se os exclusivos conseguem extrair esse nível de gráficos dos consoles que ficam par a par com o PC ou as vezes superando graficamente, os multiplataformas não conseguirem também seria uma falha técnica das produtoras certo?

Sobre a questão da subjetividade da beleza, é o que eu falei, por mais que sua preferência ou a minha sejam por loiras, se vermos uma morena linda conseguiremos achar ela mais bonita que a loira, mesmo não sendo nossa preferência de beleza.
TerraSkilll
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#7 Por TerraSkilll
30/04/2019 - 09:05
Eu concordo que muitos exclusivos AAA de consoles são mais bonitos que outros títulos multiplataforma. O que não concordo é que isso se deva a uma capacidade a mais dos consoles, que é o que me pareceu que você estava implicando. Bons PCs são capazes de muita coisa, o que ocorre simplesmente é que muitas desenvolvedoras acabam não aproveitando todo esse potencial possível.

-Uchiha- disse:
Eu não sei se vocês estão assistindo os vídeos que eu estou linkando e analisando os gráficos, pois se não tiverem, não vão entender o meu ponto de vista

Eu entendi seu ponto de vista desde o começo. Só não concordo absolutamente. Acho que vamos ter de concordar em discordar.

Ligeiramente relacionado: não acho que esse trailer de Shadow of the Tomb Raider represente bem o jogo, que é mais bonito que isso, na minha opinião. Pra mim está equivalente ao Uncharted.

-Uchiha- disse:
E ai entramos em outro dilema, se os exclusivos conseguem extrair esse nível de gráficos dos consoles que ficam par a par com o PC ou as vezes superando graficamente, os multiplataformas não conseguirem também seria uma falha técnica das produtoras certo?

Eu não diria falha técnica, porque os desenvolvedores (a galera que põe a mão na massa mesmo) são extremamente competentes. É mais questão de modelo negócio mesmo. Em alguns casos, restrições absurdas impostas aos estúdios para bater metas (vide Anthem, Masss Effect Andromeda e Fallout 76).

Minha visão é o que citei acima. Exclusivos e system sellers precisam ser incríveis, e geralmente tem um prazo muito maior pra ficar prontos, sem uma mão tão pesada do estúdio por trás, enquanto que outros jogos tem demandas mais restritas de prazo, e lidam com muito mais variantes de hardware, o que acaba impedindo certas otimizações e aquele toque a mais de qualidade visual.

Você pega uma franquia como Assassin Creed, que tem uma versão praticamente a cada 2 anos ou menos, com uma quantidade absurda de assets, que às vezes precisam ser criados do zero a cada iteração. Agora compara com God of War, que ficou mais de quatro anos em desenvolvimento. Ou, pegando um exemplo extremo, os 8 anos necessários para Red Dead Redemption 2 (que é multiplataforma, mas mesmo assim). O escopo de um AAA atual é tão grande que muitas concessões acabam sendo feitas, e isso só piora nos não exclusivos.

Outro exemplo: mesmo usando uma engine pronta e extremamente otimizada para o PS4 (Decima, mesma de Horizon Zero Down), e sendo desenvolvido pela equipe do Kojima (que é conhecida por ser extremamente produtiva), Death Stranding já está em desenvolvimento há 3 anos. O resultado, ao menos pelos trailers, mostra algo visualmente incrível.

Abraço.
-Uchiha-
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#8 Por -Uchiha-
30/04/2019 - 14:45
TerraSkilll disse:
Eu concordo que muitos exclusivos AAA de consoles são mais bonitos que outros títulos multiplataforma. O que não concordo é que isso se deva a uma capacidade a mais dos consoles, que é o que me pareceu que você estava implicando. Bons PCs são capazes de muita coisa, o que ocorre simplesmente é que muitas desenvolvedoras acabam não aproveitando todo esse potencial possível.


Mas eu nunca falei que os consoles tem mais capacidade que o PC... eu disse varias vezes que o PC tem muito mais poder de fogo que um console. O que eu disse desde o início foi se esse poder de fogo superior se traduz em melhores gráficos a ponto de podermos afirmar que 'Os melhores gráficos estão no PC'.


TerraSkilll disse:
Eu não diria falha técnica, porque os desenvolvedores (a galera que põe a mão na massa mesmo) são extremamente competentes. É mais questão de modelo negócio mesmo. Em alguns casos, restrições absurdas impostas aos estúdios para bater metas (vide Anthem, Masss Effect Andromeda e Fallout 76).

Minha visão é o que citei acima. Exclusivos e system sellers precisam ser incríveis, e geralmente tem um prazo muito maior pra ficar prontos, sem uma mão tão pesada do estúdio por trás, enquanto que outros jogos tem demandas mais restritas de prazo, e lidam com muito mais variantes de hardware, o que acaba impedindo certas otimizações e aquele toque a mais de qualidade visual.

Você pega uma franquia como Assassin Creed, que tem uma versão praticamente a cada 2 anos ou menos, com uma quantidade absurda de assets, que às vezes precisam ser criados do zero a cada iteração. Agora compara com God of War, que ficou mais de quatro anos em desenvolvimento. Ou, pegando um exemplo extremo, os 8 anos necessários para Red Dead Redemption 2 (que é multiplataforma, mas mesmo assim). O escopo de um AAA atual é tão grande que muitas concessões acabam sendo feitas, e isso só piora nos não exclusivos.

Outro exemplo: mesmo usando uma engine pronta e extremamente otimizada para o PS4 (Decima, mesma de Horizon Zero Down), e sendo desenvolvido pela equipe do Kojima (que é conhecida por ser extremamente produtiva), Death Stranding já está em desenvolvimento há 3 anos. O resultado, ao menos pelos trailers, mostra algo visualmente incrível.

Abraço.


Então você concorda que os exclusivos tem gráficos superiores se comparado a maioria dos multiplataformas? Por que é exatamente esse o meu ponto.
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
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#10 Por TerraSkilll
30/04/2019 - 19:56
-Uchiha- disse:
Então você concorda que os exclusivos tem gráficos superiores se comparado a maioria dos multiplataformas? Por que é exatamente esse o meu ponto.

Eu entendi isso, e discordo. Não porque ache que você está errado, mas porque não acho tão simples comparar gráficos de jogos exclusivos e não exclusivos. Sua percepção é diferente da minha, então não faz sentido ficar dizendo qual tem gráficos melhores. Eu até ofereci uma possível justificativa para a sua percepção, apesar de que a situação que descrevi possa mudar com o tempo.

E, se fosse uma análise aprofundada, teríamos que ficar comparando jogo por jogo. Talvez algumas pessoas gostem disso, mas não sou uma delas. Então, se você prefere, fiquemos com o princípio que você defende: que exclusivos de console tem, no geral, gráficos mais bonitos.

Abraços.
Kleber Marchetti
Kleber March... Veterano Registrado
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#11 Por Kleber March...
01/05/2019 - 07:44
Ainda assim, mesmo desse ponto de vista, acho que podemos citar os mods de vários jogos que os deixam mais bonitos que os mencionados exclusivos. Até mesmo Minecraft fica lindo com os mods certos (apesar de quadrado). O primeiro vídeo de mod gráfico de GTA V que achei pelo Google, na minha opinião, já superou Horizon, Uncharteds, God Of War, etc...

-Uchiha-
-Uchiha- Highlander Registrado
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#12 Por -Uchiha-
01/05/2019 - 23:40
CyberMaximus disse:
Vc's estão discutindo capacidade gráfica enquanto que o q decide tudo é mercado.
Claro q cada título vai ter sua estratégia de mercado pra vender mais jogo, mais console, pra atrair mais gamers etc, não é apenas fazer um jogo.


Mas (pelo menos eu) não estou discutindo capacidade gráfica... Isso o PC tem de sobra... basta comparar uma RTX 2080 TI entrega mais de 13 TFlops contra 1.8 TFlops do PS4. O que eu estava levantando é se esse maior poder gráfico se traduz efetivamente a ponto da afirmação de 'os melhores gráficos estarem no PC'. E eu não estou comparando enredo, mecânicas ou se o jogo X é melhor que Y e sim os gráficos.

TerraSkilll disse:
Eu entendi isso, e discordo. Não porque ache que você está errado, mas porque não acho tão simples comparar gráficos de jogos exclusivos e não exclusivos. Sua percepção é diferente da minha, então não faz sentido ficar dizendo qual tem gráficos melhores. Eu até ofereci uma possível justificativa para a sua percepção, apesar de que a situação que descrevi possa mudar com o tempo.

E, se fosse uma análise aprofundada, teríamos que ficar comparando jogo por jogo. Talvez algumas pessoas gostem disso, mas não sou uma delas. Então, se você prefere, fiquemos com o princípio que você defende: que exclusivos de console tem, no geral, gráficos mais bonitos.

Abraços.


Kleber Marchetti disse:
Ainda assim, mesmo desse ponto de vista, acho que podemos citar os mods de vários jogos que os deixam mais bonitos que os mencionados exclusivos. Até mesmo Minecraft fica lindo com os mods certos (apesar de quadrado). O primeiro vídeo de mod gráfico de GTA V que achei pelo Google, na minha opinião, já superou Horizon, Uncharteds, God Of War, etc...



Achei incrível o mod que você postou do GTA V, apesar de não gostar muito de mods que tirem a escolha artística do jogo, é inegável que ficou impressionante para um jogo de 2013/2015.

Mas não consigo achar ele com o Mod mais bonito que o Spiderman (que acho que seria a comparação mais alinhada por se tratar de um jogo open world em uma cidade. Não necessariamente por demérito do GTA ou dos mods, mas sim pela limitação/engine que vai se defasando com o tempo. e por mais que você aplique texturas em 4K e etc, acaba faltando melhores efeitos de pós processamento, shading e etc...

No spiderman, você consegue ver



Uma duvida, vocês jogaram Horizon, Uncharted 4, God of War e etc ou só viram alguns vídeos pelo youtube e estão usando esses vídeos como base?

_______________

Quando eu criei o tópico, a intenção não foi puxar sardinha para os consoles (Caso alguém tenha pensado isso). Eu jogo majoritariamente a maioria dos meus jogos no PC. O tópico é mais um 'relato' da experiência que tive, pois como disse, antes eu também pensava que os melhores gráficos estavam no PC. Só mudei de opinião quando eu comprei e passei a experimentar os exclusivos.
james_bond
james_bond General de Pijama Registrado
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#13 Por james_bond
02/05/2019 - 15:32
@Uchiha @Kleber Marchetti @TerraSkilll @CyberMaximus

Não possuo console, tenho um pc bem potente, mas tenho que concordar em vários pontos com o Uchiha.

Os consoles com menos hardware consegue fazer mais que pc, por serem plataforma dedicada e usarem apis de baixo nível, eu pergunto as todos vocês... já viram rx 580 8gb / r9 390x 6 tflops rodar 4k 30 fps?

Não, mas no Xbox One X sim e com os mesmo 6 Tflops , além disso os consoles com seus exclusivos tem jogos iguais ou superiores outros jogos multiplataformas no pc no ultra, não vou citar exclusivos pois já mostroram aqui, God of War, Horizon Zero Dawn, Uncharted , The Last of Us.

Video game nada mais é que um computador com hardware dedicado e customizado feito para jogos, com S.O bem leve em low level, usa api de baíxo nível, os desenvolvedores programam os jogos preocupados em rodar naquele hardware e só, já no pc os caras tem que fazer o jogo rodar bem em milhões de combinações de hardware distintos.

Vou citar exemplos em jogos que tem para pc e videogame, já que a galera diz que se exclusivo de console fosse lançado para pc ia fazer mais, isso é óbvio, mas o pc teria que ser bem mais potente, já nos consoles com hardware igual um pc sempre vão fazer mais.
Forza Horizon 3, o dev conseguiu melhorar qualidade gráfica em relação ao pc:
https://www.eurogamer.pt/articles/2018-01-15-digital-foundry-forza-horizon-3-comparado-entre-xbox-one-e-pc

Trecho:
"O foco da actualização foi melhorar os gráficos e a Playground Games aplicou diversas alterações. Na Xbox One X, Forza Horizon 3 usa as mesmas texturas das versões Xbox One e PC, mas a apresentação dos materiais está muito melhor na Xbox One X. A consola mais poderosa da Microsoft apresenta um filtro anisotrópico 16x que o coloca num patamar igual ao da versão PC.

O motion blur também foi melhorado com amostras de maior qualidade que o tornam superior ao que tens na Xbox One base. Ainda assim, a versão X utiliza menos amostras que a versão PC, ficando ligeiramente abaixo dessa versão. Uma das melhorias mais fascinantes é o nível de detalhe para os carros e cenário. A X consegue apresentar os carros e os cenários a uma distância muito maior, reduzindo para um impressionante mínimo o pop-in.

Um parâmetro onde a versão X se coloca a par da versão PC são os reflexos, que com a excepção de alguns bugs em que alguns momentos não apresentam reflexos, estão mais nítidos e ajudam a conseguir uma imagem mais impressionante. Outra grande melhoria está nas sombras estáticas, com uma qualidade superior à melhor definição que encontras no PC. É uma diferença ligeira, mas ainda assim impressionante. As sombras dinâmicas já revelam uma vantagem para a versão PC."


Metro 2033 e last light redux, o desenvolvedor da 4A games atingiu 1080p e 900p mix de high e very high 60 fps no PS4 normal e Xbox One, dois consoles com gpus equivalentes HD 7790 e HD 7850:
https://www.eurogamer.pt/articles/2014-08-29-metro-redux-a-realidade-de-desenvolver-jogos-para-ps4-e-xbox-one

Trecho da entrevista:

"Digital Foundry: Mas certamente que era mais fácil fixar o jogo a 1080p e 30fps e depois concentrarem-se em puxar pelo máximo de detalhes visuais possíveis, certo? Porque é que apontaram para os 60fps em vez da aposta segura nos 30fps?

Oles Shishkovstov: Pelo simples facto de que conseguimos fazê-lo. Mas para o nosso próximo projecto, que ainda não foi anunciado, os designers querem o máximo de detalhe, efeitos, o máximo de tudo possível, por isso estamos a apontar para os 30fps.

Enviamos para as lojas um jogo com 60 fps constantes com uma qualidade visual equivalente àquilo que se vê no PC entre o alto e o muito alto. Em cada frame, temos um "custo" fixo de 30% desse tempo para pós processamento, o que nos deixa apenas 11ms para processar tudo aquilo que aparece no ecrã. Agora imaginem que tínhamos apenas 30fps, isso daria para termos visuais mais ricos, cerca de 2.5 vezes melhores."


Na versão pc metro redux para rodar 1080p 60 fps cravados very high, nem uma R9 280x / HD 7970 ghz que é bem mais forte que o gpu do Xbox One( hd 7790 ) e do PS4 HD 7850, conseguiu rodar só atingiu só 54 fps, por aí você tem ideia da otimização de jogos nos consoles:
https://images.anandtech.com/graphs/graph8568/67885.png

Valeu!
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
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#14 Por rmaiabh
02/05/2019 - 16:10
Os jogos são horrivelmente mal otimizados, principalmente para PC. Não aproveitam o poder de processadores multi-núcleos, e desperdiçam o poder das placas gráficas com erros primários de modelagem. Não faz sentido nenhum os jogos serem, por exemplo, do tamanho que são hoje em dia. A indústria dos games se perdeu nesse sentido. Nos consoles a coisa é um pouco mais controlada, mais restrita, o hardware é aquele e acabou.
Kleber Marchetti
Kleber March... Veterano Registrado
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#15 Por Kleber March...
02/05/2019 - 16:29
-Uchiha- disse:
Uma duvida, vocês jogaram Horizon, Uncharted 4, God of War e etc ou só viram alguns vídeos pelo youtube e estão usando esses vídeos como base?


Atualmente estou jogando Horizon. Spider Man terminei no começo do ano e Red Dead Redemption 2 terminei mês passado. Apesar do mod de GTA V ser apenas texturas, ainda acho ele mais bonitos que todos esses outros citados.

Quanto ao desenvolvimento/otimização para PCs... Eu estou seguro em dizer que se desenvolvessem para um combo específico de PC (GTX 1070 Ti, 16gb RAM, i7 9ª geração, por exemplo), os resultados obtíveis no PC seriam melhores ou iguais aos de console, que também possuem um hardware específico.

Agora, não concordo com o que o @rmaiabh disse. Tento que, tecnicamente, desenvolvimento de jogos é um dos ramos mais exigentes em questão de conhecimento técnico. Estou falando de grandes equipes, estúdios AAA, etc... Não de qualquer indie 3D que brota feito no Unity. Além disso, muitos desses problemas devem ser causados pelos setores de gerenciamento "superiores" a eles que exigem prazos quase impossíveis. Inclusive, há uma luta recente envolvendo inúmeros desenvolvedores de jogos por aí que estão trabalhando muito sob pressão e não têm retorno nenhum, somente a garantia de se manter no emprego. Com essa correria/demanda, surgem jogos mal otimizados a rodo por aí. Mas quando o negócio é bem feito, com um bom tempo de dedicação, o resultado costuma ser muito bom. Exemplos são Red Dead Redemption 2 e, quem sabe, Cyberpunk 2077 (que estou apostando ser no mínimo otimizado).
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