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axlrose
axlrose Super Participante Registrado
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Manutenção de ''fundo de quintal'', poderiam me dar dicas?

#1 Por axlrose 05/05/2002 - 19:14
Olá,
eu e um colega meu estamos cansados de consertar o computador de Deus e o mundo de graça, mas ficamos sem jeito de cobrar, ai a gente pensou, porque a gente não organiza uma firminha de fundo de quintal para arrumar pcs e faturar uma graninha?
tipo, a gente tá pensando em arrumar os pcs dos conhecidos, e os conhecidos irem idicando para outros conhecidos, e assim ir indo. Vamos cobrar bem menos que os outros. E nós não temos muitos ''fundos'', se é que vocês me ententem, tem que ser tudo gradualmente, e tudo na casa de um de nós dois.
Nós temos 15 anos, mas temos mais conhecimento que muito suposto tecnico por ai q lê um livrico e já abre uma loja, e faz grana.
O que vcs nos aconselhariam a fazer?
valeu!
skankster
skankster General de Pijama Registrado
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#4 Por skankster
06/05/2002 - 12:00
É isso aí!
Primeiramente, honestidade e caráter. Fazer o serviço bem-feito e ser honesto com os clientes. Saber oferecer o que eles realmente precisam, oferecer peças de qualidade, e se por acaso a grana do cliente for curta e eles fizerem questão de uma Pc-chips ou peçcas de má qualidade, informar que podem ter limitações no futuro (senão sobra pra vc).

Qualidade e honestidade!!
Athlon Mobile 2500@3200 :: Abit AN7 :: 1GB Corsair TwinX :: 120GB Seagate SATA :: GFX 5900XT :: DVDRW 4081-B ::
Ryg2
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#5 Por Ryg2
06/05/2002 - 12:07
Isso ae, vai firme.
Se forem honestos vai tranquilo.
A ultima que recebi de um colega é que outra colega levou um P3 pro conserto e iam cobrar Mais de R$1100 pq a placa mãe tinha queimado.
Eu não conserto pra fora , mas putz!, trás lá que por 1100 até eu arrumo.
Com KG7 e AthlonXP no lugar do P3
Buscando novas diretivas... Aguardem
"Abençoadas todas as formas de inteligencia."
AMD 64 target.
Um nova Stella está vindo...
asolivei
asolivei Geek Registrado
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#7 Por asolivei
07/05/2002 - 12:29
Em primeiro lugar, você vai precisar de um "quintal com fundo"

Se já tiver um "quinta com fundo", já é um bom começo......


Uma pequena bancada, algumas chaves de fenda, philips, allen, entre outras. Conhecimentos de hardware e software são imprescindíveis. Como vc já disse, isto tudo vc já tem.

Agora o mais importante é a honestidade e clareza de informações. Procure explicar o problema e qual a maneira de resolver para seus clientes. Ganhe apenas na mão-de-obra no início para manter o preço atraente. O preço médio que tenho visto é de R$ 30,00 a hora técnica, porém, este é o preço de uma assistência técnica com uma carteira de clientes bem formada. Melhore este preço mas sem menosprezar seu trabalho. Todo trabalho bem feito deve ser bem pago.
Mostre as notas fiscais das eventuais peças utilizadas para seus clientes para que eles saibam que o seu trabalho é honesto. Jamais faça "GAMBIARRAS" na manutenção.

Poderia ficar aqui listando milhares de dicas para vc, porém o mais importante é:


"Se quer ter sucesso, SAÍ DA FRENTE DO COMPUTADOR E VAI TRABALHAR !!!!!!!!! "


T+
observe.png Não respondo dúvidas por MP nem por E-mail!!
Edney
Edney General de Pijama Registrado
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#8 Por Edney
07/05/2002 - 12:41
É verdade, as vezes a gente fica com vergonha de cobrar. É uma coisa sem fundamento, afinal, estamos trabalhando, prestando nosso serviço.
Eu nem sequer defini um metodo de cobrança. Em alguns casos cobro a Hora, em outros o serviço.
Mas vocês dever definir que tipo de serviço pretendem executar e como vão cobrar. Vcs irão consertar de tudo um pouco ou irão se especializar?

Outra coisa, sem cobrar vcs não terão dinheiro p/ investir em informação, material, ferramentas, componentes. Uma revista como a PC que é uma fonte de informação muito boa custa 9 reais. Acessar internet p/ buscar informação tbém custa!

Outra coisa. Vocês precisam de um diferencial. Hoje, sobrevive quem tem "algo" a mais para oferecer ao cliente. O meu diferencial, não é apenas um preço menor na hora de cobrar. O meu diferencial é fazer uma limpeza interna e externa no micro do cliente, normalmente a CPU. Ajeitar os cabos internamente. Instalar um programa que seja de interesse do cliente sem mesmo ele ter pedido!
É essa a diferença que faz a diferença!

E o mais importante, ter muita paciência com certos tipos de clientes. Essa as vezes é a parte mais difícil da coisa!
PhD in biomedical engineering, medical radiology technologist, technician in electronics and programmer in computacional nuclear physics simulation. (i7 2600|16Gb Vengeance|GA-H67A-UD3H-B3| 2X1TB Raid 0+1Tb| GF GTX 650| EMU-0404| Pioneer BDR-207| C3Tech 500W PFC)
FMC
FMC Ubbergeek Registrado
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#9 Por FMC
07/05/2002 - 12:50
axlrose
Olá,
eu e um colega meu estamos cansados de consertar o computador de Deus e o mundo de graça, mas ficamos sem jeito de cobrar, ai a gente pensou, porque a gente não organiza uma firminha de fundo de quintal para arrumar pcs e faturar uma graninha?
tipo, a gente tá pensando em arrumar os pcs dos conhecidos, e os conhecidos irem idicando para outros conhecidos, e assim ir indo. Vamos cobrar bem menos que os outros. E nós não temos muitos ''fundos'', se é que vocês me ententem, tem que ser tudo gradualmente, e tudo na casa de um de nós dois.
Nós temos 15 anos, mas temos mais conhecimento que muito suposto tecnico por ai q lê um livrico e já abre uma loja, e faz grana.
O que vcs nos aconselhariam a fazer?
valeu!


Quando eu tinha meus 13 aninhos e meio resolvi fazer a mesma coisa com um amigo meu, mas resolvemos não investir muito para ver no que dava primeiro, resultado:
Atendiamos as pessoas na casa delas mesmo, quando era coisa simples, claro, no caso de uma troca de placa mãe a gente pegava o PC do cara e levava pra casa...

O mais importante de tudo é ser honesto e simpático, não trate o cliente como cliente... trate como um amigo... converse, explique, não ache que ele é burro e por ai vai...

Acho interessante vc's cobrarem uns 25 - 30 por hora técnica, mas lembre-se, caso vc erre e demore mais do que devia, o cliente não tem nada a ver com isso... não cobre pelo seu erro, jamais!

E tem cliente chato... ahhhhh isso tem de monte, não ligue, trate como seu amigo!

Não me lembro de nenhum cliente que não tenha me chamado mais vezes ou pelo menos indicado para alguem, esta é uma grande satisfação que tenho, gosto de saber que as pessoas apreciaram meu trabalho!

Conforme for ganhando grana, invista em si mesmo, aprenda coisas novas, compre mais computadores para poder montar redes e nunca se apertar por ai!

E ai vai um tock muito importante: caso vc não saiba como resolver, tenha o telefone de quem sabe... hehehehe

Mas essa de fazer a coisa no fundo da sua casa eu acho meio complicado... comece atendendo as pessoas em casa, caso o problema seja mais complicado, então leve o PC e devolva o mais breve possivel!

Boa sorte pra vc's! e podem contar com a ajuda do povo aqui do forum, inclusive a minha (meu e-mail tá ai no perfil) para resolver algum problema cabeludo... isso aparece toda hora! ;-(

Falow!
FMC = Fábio Magalhães Catunda
kellyton
kellyton Veterano Registrado
1.3K Mensagens 3 Curtidas
#10 Por kellyton
10/05/2002 - 03:21
O problema é que vocês não podem montar uma firma propriamente dita, porque são menores, o que tambem é contra lei, vocês podem ter alguns problemas com relação a isso. Seria bom que alguem de confiança, ex:

Pai, mãe, avô, avó, tio so se for muito intimo, parte da família.

Se algum desses não for funcionário público, abrir uma micro empresa para que vocês possam trabalhar, mas mesmo assim ainda terão que trabalhar na clandestinidade por que menores de 16 anos não podem trabalhar, mas isso já é mais dificil de ser fiscalizado.
MicroEmp
MicroEmp Membro Senior Registrado
364 Mensagens 0 Curtidas
#13 Por MicroEmp
12/05/2002 - 23:06
Eu comecei assim...
estudei por conta própria, pois escola na minha região não existia. Muitos livros e apostila, internet e manuais...
Meus primeiros clientes foram parentes e amigos.
Infelizmente, deivido a um acidente tive que diminuir drasticamente meus atentimentos (um furão) mas ainda recupero.

Boa sorte a vocês!
MicroEmp Hardware
www.microemp.com.br
Hardware bom e barato é aqui!
mjs
mjs Ubbergeek Registrado
9.4K Mensagens 2 Curtidas
#14 Por mjs
12/05/2002 - 23:35
Tenho 17 anos e também pretendo abrir uma loja de informática... (mesmo que seja de fundo de quintal), também estudo por contra própria, mas não por que penso em dinheiro, mas sim por que gosto e o resto e consequência...

Mas antes de ir abrindo a loja.. pensei em pegar mais esperiência... depois de muito tentar consegu um estágios em uma empresa que presta assistência técnica, e aprendi muita coisa...

Minha recomendações são:


* Se possível um dos dois procure um Estágio.

* Sempre cobre pelo serviço... nem que seja um preço bem símbolico... pois onde trabalho os caras "acostumaram" mal muitos clientes que sempre acham que tem que ser de graça... Claro que se levarem um monitor, que supostamente não funciona, e o problema e que a empregada diminuiu sem querer o brilho e o contraste dele, não tem cabimento cobrar nada.

* Caso não saiba resolver o problema seja sincero com o cliente ou então leve para alguém com mais experiência, mesmo que não tenha nenhum lucro.

* Continuem estudando e se atualizando.

* Quando precisar não tenham medo de dizer que é preciso trocar peças.

* Nunca faça gambiarras como colocar um cooler para K6 em um Pentium III só para economizar dinheiro (digo isso por que já vi)....

**** SEJAM HONESTOS ****


************ E BOA SORTE :!: :!: :!: ************
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