Logo Hardware.com.br
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas

Fonte: Recuperando capacitores e informações.

#1 Por Alexandre Gr... 22/01/2008 - 19:11
Fonte, o hardware do computador um pouco que esquecido, ou não tão preocupante a muitos.

Pois é gente, a maioria de nós , nos preocupamos com muitas coisas em nossos PC´s, como :
Temperatura do processador !
Temperatura da VGA !
A quantidade de memória !!!
Tamanho de HD !
Coolers adicionais para um bom resfriamento do computador! Etc. ...

E por aí vai, mas tem uma pecinha, chamada FONTE, sem ela o computador não funciona, a fonte é a sustentação de energia de todo computador, e um pouco esquecida aos nossos olhos, nos preocupamos com tantas coisas de dentro de um computador, mas esquecemos de uma peça importante, e essa peça se chama FONTE.

O que se segue aqui neste tópico abaixo, seria uma solução pra algumas Fontes, já deixo bem claro que, o que foi feito na minha Fonte, não é a solução de muitas Fontes, mas seria a solução a poucas com aspecto, ou que apresentem sintomas de erros como aconteceu com a minha.

A uns 3 meses atrás de acordo com as medições da Fonte no SETUP do computador eu tinha certos problemas com algumas voltagens em:

[code=rich]
Vcc2.5V marcando 2.3V
Vcc3.3V marcando 3.38V
Vcc5V marcando 5.089V
+12V marcando +12.90V
-12V marcando -11.21V
SB5V marcando 3.11V
VBAT marcando 3.312V
[/code]Até aí eu tinha um problema maior na voltagem SB5V.

O PC ficava com a barra passando diversas vezes, até que travava, onde tinha que ficar reiniciando por diversas vezes, até o sistema subir, as vezes fica assim por mais de 30 minutos. Bom até eu já poderia ter trocado a fonte, uma vês que sou técnico em informática, mas me faltava um certo tempo pra isso, afinal tenho meus clientes para atender.

Mês passado fui limpar o computador, abri ele desmontei tudo, limpei, e percebi que esqueci de comprar outra fonte para colocar no lugar, bom, até aí depois que limpei todo o computador, eu vendo a Fonte toda suja, além do problema dela, resolvi abrir e limpá-la, quando abri e comecei a limpar me deparei uma problema nela, reparei 4 capacitores estufados, (ondulados pra cima), bom em caso de placa mãe com esse problema, troca-se os capacitores, pensei será que resolve? Bom, montei e assim mesmo o problema continua com ela, e deixei o computador meio de lado.

Recentemente aqui (ontem) em um tópico estava dando um pequeno suporte a um user referente a fonte e falei alguma coisa relacionado ao 2.5 e o SB5V, ao retornar pra casa, isso me cafifou, e decidi por a mão na massa.

A foto abaixo é uma pequena sucata que tenho em casa.

Desculpe pela qualidade das fotos abaixo
Imagem

Na caixa maior ao fundo deve ter cerca 40 fontes queimadas, fora a pequena bagunça além dela, bom na verdade isso tudo era pra eu jogar fora, mas depois do que aconteceu decidi fazer outra coisas, que já estava fazendo, mas como são muitos tinha decido jogar tudo fora. Em algumas placas já retirei, mas agora vou fazer em tudo.

Seria tirar os capacitores de todas as placas pois agora sei que nem toda sucata é lixo.

Veja foto abaixo do que estava, e agora vou continuar fazendo.

Imagem

São capacitores baratos, mas se juntar tudo, imagina o quanto tudo isso vale, isso acima não é nada perto do que tenho pra desmontar, e acredite cada peça dessa tem uma utilidade um dia.

A minha fonte tinha capacitores estufados, e não sei onde li, dizia assim, “é só baixar eles pra baixo e resolve”, não façam isso, pois depois que fiz isso, a minha Fonte não ligou mais o computador, infelizmente não tirei foto da fonte com os capacitores estufados, mas tirei foto deles já fora da fonte como a imagem abaixo:

Imagem

Na verdade a Fonte funcionava com eles estufados pra cima, mas depois que baixei eles, não ligou mais o computador, mas a Fonte ligava normalmente.

Peguei outras fontes e comecei a caçar outros capacitores para colocar no lugar, e achei todos, não na mesma cor, a cor deles é preto, achei 2 marrom 1 azul marinho e 1 preto e os coloquei no lugar dos antigos.

Veja foto abaixo doa locais dos capacitores com problemas.

Imagem

Para trocar os capacitores, não é necessário ser da mesma marca, mas é obrigatório estar com a mesma voltagens.

Imagem

Apesar das fotos não estarem muito boa, foram tiradas de celular, até que o celular tira fotos muito boas, mas ficaram ruins devido a aproximação exagerada.

Os dois menores tem 1000µ com 10V
O médio apresenta na mesma voltagem 1000µ 10V
O maior apresenta a voltagem de 2000µ 16V

Posição dos capacitores:
Os capacitores tem o lado positivo e negativo, seu lado negativo geralmente é marcado como a imagem abaixo:


Imagem

A placa a receber o capacitor também tem seu lado positivo e negativo marcado. Veja imagem abaixo:

Imagem

Bom depois de tudo soldado, testei a fonte ligando o fio verde e preto.

Imagem

Testei com multímetro e todas as saídas e apresentaram as voltagens corretas.

Imagem

Fios e suas voltagens veja abaixo:
É recomendado o uso de multímetro digital, uma vez que o multímetro analógico não tem capacidade de medir correntes negativas.

[code=rich]
Fio de cor preta: Terra do circuito (Ground)
Fio de cor vermelha: 5v - Alimentação de todos os circuitos lógicos: Placa mãe controladoras, placas controladores do HD, CDROM e drivers.
Fio de cor branca: - 5v - Alimentação de memórias e chipsets CMOS
Fio de cor amarela: 12v - Tensão de alimentação de circuitos de potência: motores do Hard disk, disk drivers, CDROM e circuitos da porta serial.
Fio de cor azul: -12v - Tensão de alimentação de circuitos da porta serial e polarização de memória
Fio de cor laranjada: 5v - Sinal Power Good dispara +5V quando a tensão da fonte está estabilizada (nos primeiros instantes quando esta é ligada).
[/code]Coloquei a fonte no computador e pra minha surpresa o computador ligou. rindo_atoa.gif rindo_atoa.gif

Imagem

Entrei no SETUP de_olho.gif e tive outra surpresa. rindo_ate_agora.png

Imagem

Notem o meu maior problema em SB5V, agora está normal, e não só ela, mas as demais voltagem ficaram todas dentro do permitido. Onde tinha maior problema em SB5V, onde fica por muitas reiniciando o PC pelo reset, desta vês o computador iniciou na primeira. rindo_atoa.gif rindo_atoa.gif

OBS.: Não façam isso em fontes que apresentam problemas nas voltagens com capacitores aparentemente normal, isso tudo acima fiz, pois minha fonte tinha capacitores estufados, e essa dica e explicação cabe a Fontes que apresentem esse sintoma. Mas também não posso dar certeza que os que coloquei, vão estufar novamente, nao_sei.gif isso agora somente com o tempo, mas foi um trabalho que pra mim deu certo.

Um conserto que veio de sucata, apesar de minha fonte ser genérica, Troni, economizei, cerca de R$ 55,00 valor médio de Fontes genéricas.

Portanto vejo que as fontes também deveria ser observada por todos, afinal a Fonte é responsável por toda a alimentação do computador. Se você vai resfriar o computador, procure saber se sua fonte está muito quente, se tiver, análise ela, se for o caso troque o cooler dela também.
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas
#2 Por Alexandre Gr...
22/01/2008 - 19:12
Veja abaixo algumas explicações das Fontes:


Voltagens da fonte de alimentação:

Ao configurar as tolerâncias das voltagens no programa monitor de hardware, use as mais recentes especificações para fontes ATX, mostradas na tabela abaixo:

5% para as saídas de +12V, +5V, +3,3V e +5VSB.
10% para -12V e -5V (note que as mais novas já não usam -5V).

A tolerância de +12V pode ser de 10% quando opera com carga máxima (por exemplo, processador 100% ocupado), mas o ideal é ficar dentro da faixa de 5%.

Imagem

As saídas de +5V e +3,3V devem ficar rigorosamente dentro da tolerância de 5%. Não podem ficar fora da faixa, em hipótese alguma. As saídas de -5V e -12V podem ficar em uma faixa de tolerância de 10%. A saída de +12V sempre pode ficar na faixa de tolerância de 10%, mas as mais recentes especificações ATX já recomendam uma tolerância de 5%. Pode chegar a 10% apenas quando o processador está operando em plena carga, por exemplo, executando um programa de compressão de vídeo. Se as saídas de +5V ou +3,3V ficarem fora da faixa de tolerância (por exemplo, +5V abaixo de 4,75 volts, ou + 3,3V abaixo de 3,14 volts), é recomendável trocar a fonte por uma mais potente e, de preferência, de melhor qualidade. O computador poderá travar aleatoriamente por culpa da fonte.

Se as fontes de -5V ou -12V ficarem fora de faixa, você não precisa se alarmar. Praticamente nenhuma placa moderna usa essas voltagens. Apenas a tensão de 12V negativos pode ser usada por algumas placas de som, modems e interfaces seriais. Ainda assim, essas placas podem funcionar com tensões menores.

Já a fonte de +12V, se ficar abaixo de 11,4 volts, mas o processador não travar, pode mantê-la. Mas se ocorrerem travamentos e sua placa mãe possuir o conector ATX de 12 volts (indica que alimenta o processador), é melhor trocar por uma fonte melhor ou mais potente.


Temperatura máxima do processador:

Programas de monitoração de hardware medem, entre outras coisas, a temperatura máxima do processador. Quando esta temperatura é atingida, em geral o programa monitor de hardware desligará o computador automaticamente para evitar o superaquecimento.

A maioria dos processadores modernos (Core 2 Duo, Pentium 4, Celeron, Pentium D, Athlon 64, Sempron, etc.) suportam temperaturas de até cerca de 70°C. Alguns modelos suportam um pouco mais, outros suportam um pouco menos.
Processadores Athlon, Duron, Athlon XP e Sempron (Socket A) podem suportar 75°C, 80°C, 85°C, 90°C, 95°C ou 100°C, dependendo do modelo. Para esses processadores, é recomendável não usar o limite máximo. Mantenha um valor 10°C abaixo do indicado.

Você pode descobrir o valor exato da temperatura máxima suportada por qualquer processador Intel. Basta ir ao endereço:

http://processorfinder.intel.com

Selecione então o seu processador e velocidade. Serão apresentadas fichas detalhadas. Se preferir, pode digitar diretamente o s-Spec number, que é um código de 5 dígitos na forma SXXXX, estampado na face superior do processador.
Por exemplo, vemos na parte direita da figura 104 as inscrições em um Pentium 4, cujo s-Spec number é SL7PW. Com essa informação em mãos, e utilizando à página citada, descobrimos que este modelo suporta até 67,7°C.

Imagem

Para processadores da família Athlon 64, podemos identificar a temperatura máxima especificada indo diretamente à página de especificações técnicas da AMD:

www.amdcompare.com


Texto abaixo retirado do site: http://www.infowester.com/fonteatatx.php

As fontes de alimentação

Essencialmente, as fontes de alimentação são equipamentos responsáveis por fornecer energia aos dispositivos do computador, convertendo corrente alternada (AC - Alternate Current) - grossamente falando, a energia recebida através de geradores, como uma hidroelétrica) - em corrente contínua (DC - Direct Current ou VDC - Voltage Direct Current), uma tensão apropriada para uso em aparelhos eletrônicos.

Nos computadores, usa-se um tipo de fonte conhecido como "Fonte Chaveada". Trata-se de um padrão que faz uso de capacitores e indutores no processo de conversão de energia. A vantagem disso é que há menos geração de calor, já que um mecanismo da fonte simplesmente desativa o fluxo de energia ao invés de dissipar um possível excesso. Além disso, há menor consumo, pois a fonte consegue utilizar praticamente toda a energia que "entra" no dispositivo. Por se tratar de um equipamento que gera campo eletromagnético (já que é capaz de trabalhar com freqüências altas), as fontes chaveadas devem ser blindadas para evitar interferência em outros aparelhos e no próprio computador.


Tensões fornecidas pelas fontes:

Os dispositivos que compõem o computador requerem níveis diferentes de tensão para seu funcionamento. Por isso, as fontes de alimentação fornecem, essencialmente, quatro tipos de tensão (em Volts - V):
5 V - utilizada na alimentação de chips, como processadores, chipsets e módulos de memória;
- 5 V - aplicada em dispositivos periféricos, como mouse e teclado;
12 V - usada em dispositivos que contenham motores, como HDs (cujo motor é responsável por girar os discos) e drives de CD ou DVD (que possui motores para abrir a gaveta e para girar o disco);
- 12 V - utilizada na alimentação de barramentos de comunicação, como o antigo ISA (Industry Standard Architecture).

Os valores descritos acima são usados no padrão de fonte conhecido como AT (Advanced Technology). No entanto, o padrão ATX (Advanced Technology Extended), quando lançado, apresentou mais uma tensão: a de 3,3 V, que passou a ser usada por chips (principalmente pelo processador), reduzindo o consumo de energia.

As fontes ATX também trouxeram um recurso que permite o desligamento do computador por software. Para isso, as fontes desse tipo contam com um sinal TTL (Transistor-Transistor Logic) chamado Power Supply On (PS_ON). Quando está ligada e em uso, a placa-mãe mantém o PS_ON em nível baixo, como se o estive deixando em um estado considerado "desligado". Se a placa-mãe estiver em desuso, ou seja, não estiver recebendo as tensões, deixa de gerar o nível baixo e o PS_ON fica em nível alto. Esse sinal pode mudar seu nível quando receber ordens de ativação ou desativação dos seguintes recursos:

Soft On/Off - usado para ligar/desligar a fonte por software. É graças a esse recurso que o Windows ou o Linux consegue desligar o computador sem que o usuário tenha que apertar um botão do gabinete;
Wake-on-LAN - permite ligar ou desligar a fonte por placa de rede;
Wake-on-Modem - possibilitar ligar ou desligar a fonte por modem.
O sinal PS_ON depende da existência de outro: o sinal 5VSB ou Standby. Como o nome indica, esse sinal permite que determinados circuitos sejam alimentados quando as tensões em corrente contínua estão suspensas, mantendo ativa apenas a tensão de 5 V. Em outras palavras, esse recurso é o que permite ao computador entrar em modo de descanso. É por isso que a placa de vídeo ou o HD podem ser desativados e o computador permanecer ligado.” Link

O sinal Power Good
O sinal Power Good é uma proteção para o computador. Sua função é comunicar à máquina que a fonte está apresentando funcionamento correto. Se o sinal Power Good não existir ou for interrompido, geralmente o computador desliga automaticamente. Isso ocorre porque a interrupção do sinal indica que o dispositivo está operando com voltagens alteradas e isso pode danificar permanentemente um componente do computador. O Power Good é capaz de impedir o funcionamento de chips enquanto não houver tensões aceitáveis.

O Power Good é um recurso existente já no padrão AT. No caso do padrão ATX, seu sinal recebe o nome de Power Good OK (PWR_OK) e sua existência indica a disponibilização das tensões de 5 V e de 3,3 V.

Potência das fontes de alimentação
Se um dia você já teve que comprar ou pesquisar o preço de uma fonte de alimentação para seu computador, certamente pode ter ficado em dúvida sobre qual potência escolher. No Brasil, é muito comum encontrar fontes de 300 W (watts), no entanto, dependendo de seu hardware, uma fonte mais potente pode ser necessária. Para saber quando isso é aplicável, deve-se saber quanto consome cada item de seu computador.

Finalizando
Na hora de montar seu computador, é importante dar especial atenção não só ao processador, à placa-mãe e outros itens, mas também à fonte de alimentação. Uma fonte de qualidade tem menor risco de apresentar mal-funcionamento, consegue proteger a máquina em oscilações da rede elétrica e tem um eficiente sistema de dissipação de calor, seja através de cooler maiores ou melhor projetados, seja através da presença de mais de um desse item.

Pelo menos aqui no InfoWester, tem-se entre as marcas mais conceituadas a Akasa, a Cooler Master e a OCZ. No entanto, determinados modelos de marcas consideradas intermediárias, como Dr. Hank e Seventeam também apresentam funcionamento satisfatório. Uma dica interessante é consultar listas e fóruns de discussão para encontrar opiniões sobre determinada fonte.


--------------------------------------------------------------------------------------------


Lembrando mais uma vês que, esse trabalho que realizei na minha Fonte, é pra Fontes que apresenta o mesmo problema da minha, e não uma solução pra fonte que tenha voltagens pra mais ou pra menos, a não ser que seja detectado problema em capacitores, como a minha apresentou.
Foi um trabalho, digamos talvez sem novidades, mas como comigo deu certo achei certo compartilhar com os amigos aqui do GDH.
Quem sabe isso poderá ajudar alguma fonte com capacitores estufados, ou quem sabe a sua não esteja nessas condições.
Vamos dar uma atenção a Fonte, afinal sem a fonte seu computador não liga, ao se preocupar em esfriar seu computador internamente, procure também fazer um jeito de esfriar a fonte de seu computador.

Para tirar as dúvidas referente a sua fonte, entre na sala Hardware Geral , e poste as informações de voltagens apresentadas no SETUP do PC.


Abs ....


Alexandre Grecco


...................................
DigUser
DigUser Super Participante Registrado
592 Mensagens 26 Curtidas
#4 Por DigUser
22/01/2008 - 19:41
Eu me arrisco, assim que tiver tempo, abro ela. Veja os valores dela:

Voltage CPU : 1.76 V
Aux. : 2.46 V
+3.3V Voltage : 1.58 V
+5V Voltage : 4.69 V
+12V Voltage : 12.85 V
/* Este programa é protegido por leis internacionais de software
* e pela lei de Deus.
*
* Afinal de contas, só Deus sabe como essa coisa funciona..
* Não altere a partir da linha de baixo. */
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas
#5 Por Alexandre Gr...
22/01/2008 - 19:55
J0$3 | P4uL0 disse:
muito interesante, so não me arrisco assim como você


Pois é pra esse tipo de situação, o correto é procurar um técnico em eletrônica, sou técnico de informática, mas técnico em eletrônica sempre quis ser, e estou seriamente estudar um pouco sobre esse assunto.

DigUser disse:
Eu me arrisco, assim que tiver tempo, abro ela. Veja os valores dela:

Voltage CPU : 1.76 V
Aux. : 2.46 V
+3.3V Voltage : 1.58 V
+5V Voltage : 4.69 V
+12V Voltage : 12.85 V


Realmente sua fonte está com problemas de voltagem, mas lembre-se do que disse no tópico, se os capacitores aparentemente estiverem normais, não meche, e tb não posso afirmar que os capacitores que troquei são os próprios capacitores responsável por essas voltagens.

O trabalho que fiz pra mim deu certo, se alguém quiser tentar, é por conta própria, mas quem sabe se estes 4 capacitores são os responsável pela establidade das voltagens.

Bom mas fica aí o tópico, quem sabe, de repente acertei. Agora tudo é teste pra saber se são eles mesmo.

Lembrando que todas as voltagens de minha fonte se estabilizaram, depois da troca.

Abs ....

............................
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas
#7 Por Alexandre Gr...
23/01/2008 - 04:07
Felipe AMD disse:
Wake-on-LAN, nao é para ligar o pc quando se conecta um cabo de rede?


Referente a sua pergunta, pelo que entendí, é pra ligar o PC via rede. Para entender melhor, eu tava procurando algo referente e cai no num site em ingles e deveria traduzir e postar, mas descobri que aqui no GDH já tem esse assunto, não lí o tópico todo, mas pelo visto deu resultado.

Veja: https://www.hardware.com.br/comunidade/wake-lan/111375/

É engraçado como um assunto, dúvida, acabamos achando outras coisas mais interessante, com mais explicações, e muitos desse assuntos existe aqui no GDH, é incrível.
Exemplo, o assunto começa aqui e termina lá, formidável. O GDH parece até uma faculdade.


Abs ....


.........................
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas
#10 Por Alexandre Gr...
24/01/2008 - 03:46
foxrocky disse:
E o Alexandre Grecco é nosso professor. rindo_ate_agora.png
Belo tópico!
Já troquei de fonte 2 vezes e agora se essa queimar também, eu não comprarei genérica só real.
Vou abrir as outras e ver como os capacitores estão.

Um abraço!


Nossa agradeço seu elogio, mas não exagera rindo_ate_agora.png , aqui eu ensino e ao mesmo tempo aprendo, assim como vc o Luishoc que alias já postou belos tópicos, estamos que pra aprender e ensinar na melhor forma possivel.
Veja que atualizei o tópico, adicionando uma coisa que esquecí e um amigo meu me lembrou desse pequeno detalhe, a posição correta dos capacitores.

Lembrando que fonte queimada não tem jeito, pois o que queima é os transformadores e não os capacitores, aí teria que trocar o transformador, e não vale a pena pelo seu valor, segundo técnicos em eletrônica.

Grato pelo seu elogio

Abs ....

luishoc disse:
Excelente trabalho!!
Muito bom cara!
[]'s



Grato Luishoc, pelo seu elegio.


Abs ....

...............................
KiLLeR_FoX
KiLLeR_FoX Novo Membro Registrado
14 Mensagens 0 Curtidas
#11 Por KiLLeR_FoX
26/01/2008 - 01:51
Pelo Topico...eu não vou mexer mesmo mas vivendo e aprendendo...esses dias meu dual 8XX (e alguma coisa não me lembro) estava funcionando normal...foi so trocar pelo 925 e comecou a resetar meu colega disse q poderia ser a fonte (tb era uma 350W) mas q funcionava bem com o 800 troquei a fonte comprei uma de 450W ate q melhorou mas conclusao tenho 2 fonte naum era a fonte era o processador...eu acho ...pq eu tenho ate outro topico com o problema... to pra levar o outro pc pra assistencia...|Mas vamos ver no q q dá....E parabens pelo topico ..Valew
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas
#15 Por Alexandre Gr...
12/02/2008 - 02:49
KiLLeR_FoX disse:
Pelo Topico...eu não vou mexer mesmo mas vivendo e aprendendo...esses dias meu dual 8XX (e alguma coisa não me lembro) estava funcionando normal...foi so trocar pelo 925 e comecou a resetar meu colega disse q poderia ser a fonte (tb era uma 350W) mas q funcionava bem com o 800 troquei a fonte comprei uma de 450W ate q melhorou mas conclusao tenho 2 fonte naum era a fonte era o processador...eu acho ...pq eu tenho ate outro topico com o problema... to pra levar o outro pc pra assistencia...|Mas vamos ver no q q dá....E parabens pelo topico ..Valew


alexandreriz disse:
Muito bom,parabens


Silveira160573 disse:
Parabens.Um belo trabalho.

Valew...um abraço.rindo_ate_agora.png


JRotten disse:
Muito bom, Alex!

Mais um que salvo em *.MHT!!!!

[]s


Grato a todos vcs. Muito obrigado pelos elogios.


Abs´s ....


..........................
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal