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Denilson Marcos
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FAQ: Computador travando ? Reiniciando ? Instabilidade ? Tela azul ? Leia aqui

#1 Por Denilson Mar... 29/05/2007 - 09:16

FAQ: Computador travando ? Reiniciando ? Instabilidade ? Tela azul ?


Obs1: Todos os procedimentos Sistema Operacional citados abaixo, são com base no uso do Windows XP.

Obs2: Antes de executar qualquer procedimento abaixo, desmarque a Reinicialização Automática, assim, invés de reiniciar o PC pode mostrar uma tela azul, que nos dá uma noção de onde é o problema. Para desativar a opção Reiniciar Automaticamente, vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Inicialização e Recuperação > Configurações e desmarque a opção: Reiniciar Automaticamente. Vale lembrar, que mesmo desmarcando essa opção, o PC pode reiniciar direto, caso o problema do PC, seja superaquecimento por exemplo.

Contribuições:

veja.png PH
veja.png [ Felipe ]
veja.png Thibrun
veja.png Fallenzito
veja.png HUMM

Superaquecimento e fonte com voltagens oscilando além do limite



A primeira coisa que fazemos quando o PC começa a travar ou reiniciar, é conferir as temperatura do processador, e também as voltagens de nossa fonte de alimentação, que é quem fornece energia para todo o sistema, para isso, podemos instalar o Everest Ultimate Edition e conferir pelo sensor do Everest além de conferir as temperaturas do sistema, também podemos ver as voltagens da fonte.

Imagem


Se perceber que as voltagens estão oscilando muito, (Para saber o quanto as voltagens podem oscilar, clique aqui), simplesmente troque a fonte por uma de potência real, uma fonte que fornece voltagens ruins (Genérica na maioria dos casos), podem causar travamentos, reinicializações e até mesmo danificar algum componente de Hardware. Se as voltagens estiverem dentro de uma limite aceitável, faça um teste de stress com próprio Everest, clique em Ferramentas > Teste de estabilidade.

Imagem


Já na tela do teste de estabilidade, marque todas as opções disponíveis:

Stress System Memory
Stress CPU
Stress FPU
Stress Local disks

Clique em Start, e fique o tempo todo monitorando as temperaturas do sistema e as voltagens da fonte. Para mais segurança no teste, saiba a temperatura máxima que seu processador pode chegar, no site abaixo:

http://users.erols.com/chare/elec.htm

Fique atento as temperaturas e as voltagens, se o PC travar ou reiniciar, você saberá a que ponto ele travou e/ou reiniciou e saberá se a causa do problema é superaquecimento ou fonte com voltagens oscilando além do limite.

Se durante um teste de 15 minutos, temperatura e voltagens se permanecerem dentro dos limites aceitáveis e o PC não reiniciar nem travar, podemos partir para outros componentes, porque com temperatura e voltagens, tudo OK.

Problemas com a memória

Antes de fazermos qualquer teste com a memória, limpe os contatos da memória com uma borracha branca e os slots com spray limpa contatos, também passe nos slots uma lixa fina, um jato de ar também ajuda a remover a poeira e os resíduos, se mesmo após esses procedimentos os problemas persistirem, passamos para os testes.

Problemas com a memória, também podem nos trazer grandes transtornos, como travamentos, reinicializações e as temível tela azul. Se possível, a melhor coisa a se fazer, é pegar uma memória em perfeito estado de algum conhecido e testar no seu PC, se ficar tudo bem durante o uso geral do PC, o problema é na sua memória, já que ao trocar, o PC não reinicio, travou ou apresentou tela azul. Mas se isso não for possível, existe um programa, chamado Memtest86, que pode nos ajudar.

Quem é esse tal de Memtest86 ?

O Memtest86 é um software grátis, que executa seguidos testes na memória em busca de erros, segue abaixo 1 tutorial do próprio fórum, feito pelo companheiro Peart.

Como usar o Memtest86

Se ao deixar o Memtest86 rodando durante toda a noite, o programa não apontar nenhuma erro, está tudo bem com a memória. Se algum erro for encontrado, o jeito é comprar outra memória, de preferência uma de boa qualidade, e sempre tomando cuidado ao manusear os pentes.



Verificando a integridade do HD


Se o PC estiver travando, dando erros ao tentar transferir arquivos, a luz do HD ficar constantemente acessa, é indício de algum problema com o HD. Existe um software grátis, o HD Tune que procura por erros nos HD.

Após instalar o HD Tune, execute o programa, clique em Health e verifique se está tudo marcado como OK.

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Nem sempre um erro nesse item (Health) decreta a morte do HD, mas é bom ficar atento, e deixar sempre o SMART habilitado no setup.

Agora use a ferramenta Error Scan.

Imagem


Se tudo ficar verde com na imagem, excelente, se aparecerem pontos vermelhos, é sinal de bad block, nesse caso é aconselhável manter um backup constante dos arquivos (Em CD, DVD ou em outro HD) e providenciar um HD novo o quanto antes. Existe um tutorial que ensina a recuperar HD com bad block, o problema, é que esses HD´s não são mais confiáveis, de qualquer forma, segue o link do tutorial.


Se tudo estiver OK com o HD e continuar os problemas ao tentar transferir arquivos e/ou com a luz sendo acessa constantemente, é aconselhável a troca do cabo flat, que um item bem barato, de preferência por um de 80 vias.

Tela Azul, o que fazer ?


Se o PC apresentar uma tela azul, não precisa se desesperar nem sair formatando o PC. Faça os devidos procedimentos com a memória citados acima, estando tudo OK com as memórias, passamos a outros procedimentos.

Software ou Hardware ?

A tela azul pode aparecer tanto por problemas de software, quanto por problemas de Hardware, para tirarmos essa dúvida, execute um Live CD do Kurumin, use-o durante um dia inteiro, se o computador funcionar bem, podemos concluir que a causa é algum problema no próprio Windows.

Sendo assim, devemos saber exatamente o que está causando a tela azul, depois buscar a solução e, por último, resolver o problema.

Identificando o problema:

Para isso você tem que desativar a reinicialização automática do Windows XP. Com isso o sistema vai parar na tela azul e você vai ter todo tempo para ler e anotar a mensagem de erro emitida pelo Windows. Para isso, siga os passos:

Painel de Controle > Sistema > Avançado > Inicialização e Recuperação > Configurações > Falha do Sistema > Desmarque a opção "Reiniciar automaticamente".

Quando aparecer novamente a tela azul, anote tudo que está escrito, segue abaixo um tutorial, que ajuda a desvendar a tela azul.

Caso o sistema tenha se corrompido (por queda de energia ou overclock mal sucedido por exemplo), existe uma dica simples:

De o boot com o CD do Windows XP, entre no console de recuperação, faça login como administrador (se não tiver uma senha, basta dar enter) e digite:

CHKDSK C: /r, onde "C:" é a unidade do sistema.

Desvendando a famosa tela azul


Se mesmo assim não conseguir resolver, poste no fórum todas as informações e possibilidades já eliminadas, que ficará fácil de ajudarmos a resolver o seu problema.

Se ao usar o CD Live do Kurumin, o PC reiniciar de qualquer forma, podemos descartar problemas com o Windows. Considerando que já forma verificados os seguintes itens:

Temperaturas
Voltagens
Memória
HD

Consiga uma placa de vídeo PCI e teste no seu PC, esses erros também podem ser causados por problemas com a placa de vídeo atual, ou até mesmo por incompatibilidade.

Se mesmo assim o problema persistir, já podemos considerar problemas com a placa mãe, afinal, já foram testados: Temperatura, Voltagens, Memória, HD, Placa de vídeo, além do Sistema Operacional.

Procure na placa mãe por defeitos físicos, capacitores estufados e/ou vazando, nesses casos, a troca do capacitor problemático pode resolver o problema. Se não achar nenhum problema do tipo, é recomendável se lavar a placa mãe, em muitos casos, elas funcionam perfeitamente após a lavagem, eu sou um exemplo vivo, só para citar um exemplo, tenho uma M810 no trabalho, o PC apresentava vários erros distintos de tela azul, após realizar a limpeza na placa mãe, ela voltou a funcionar perfeitamente. Segue abaixo um tópico que contém dicas para lavar a placa mãe.

https://www.hardware.com.br/comunidade/v-t/725571/

EDIT:

O user HUMM, postou uma dica muito interessante, fala a respeito do mau contato. Pra quem quiser conferir, o link é esse:

https://www.hardware.com.br/comunidade/faq-computador/735917/6.html#post3420596

By: Andróide Cell

Bom pessoal, é isso aí, espero que o FAQ seja de grande utilidade, boas sugestões são bem vindas, um abraço a todos.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
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#3 Por PH
29/05/2007 - 11:39
Problemas com a memória


Antes de fazermos qualquer teste com a memória, limpe os contatos da memória com uma borracha branca, se mesmo após limpar os problemas persistirem, passamos para os testes.

Existe outra coisa que deve ser feito além de limpar os contatos da memória. Os contatos do slot onde é encaixado a memória.

Uma maneira de lipar, e com um lixa fina dobrada passadno devagar por dentro do slot, depois dando uma limpesa com um pincel anti estática e um limpa contato. O mesmo procedimento deve ser feito também nos Slots PCI, PCIX e AGP.
Denilson Marcos
Denilson Mar... Super Zumbi Registrado
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#4 Por Denilson Mar...
29/05/2007 - 13:26
PH disse:
Existe outra coisa que deve ser feito além de limpar os contatos da memória. Os contatos do slot onde é encaixado a memória.

Uma maneira de lipar, e com um lixa fina dobrada passadno devagar por dentro do slot, depois dando uma limpesa com um pincel anti estática e um limpa contato. O mesmo procedimento deve ser feito também nos Slots PCI, PCIX e AGP.[/left]


Bem lembrado PH, agente acaba deixando algo passar, mas não seria melhor usar spray limpa contatos ?
Denilson Marcos
Denilson Mar... Super Zumbi Registrado
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#13 Por Denilson Mar...
29/05/2007 - 18:30
yUhzo disse:
Eu tenho um problema que deve estar relacionado com esse assunto..
O problema é...
toda vez que eu coloco um CD/DVD no drive(axo que é isso) meu computador começa a ficar lento...e depois ele trava..
Gostaria de saber se isso solucionaria..


yUhzo, recomendo que poste sua dúvida em um novo tópico, se ficarmos respondendo dúvidas aqui, o tópico perde o seu rumo.
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