http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2002/04/28/int008.html
EUA preparam-se para ataque cibernético da China
Segundo a CIA, alvos incluem sistemas de defesa conectados pela Internet
ERIC LICHTBLAU, Los Angeles Times
WASHINGTON - Funcionários do serviço de informações dos EUA acreditam que os militares chineses estão trabalhando para lançar ataques cibernéticos em ampla escala às redes de computadores americanas e taiwanesas, incluindo sistemas militares conectados pela Internet considerados vulneráveis a sabotagem, segundo um relatório confidencial da CIA.
Além disso, as autoridades americanas estão se preparando para uma possível onda de ataques de pirataria por parte de estudantes chineses contra os EUA nas próximas semanas, segundo analistas. Há uma semana, foi enviado um alerta confidencial a altos funcionários do serviço de inteligência.
Embora autoridades americanas tenham expressado sua apreensão em relação a piratas individuais da China que já desfiguraram redes na Web federais e privadas, os EUA têm resistido publicamente a associar esses ataques ao governo chinês ou a uma guerra ciberespacial de maior alcance.
Mas o novo relatório da CIA deixa claro que os analistas do serviço de informações estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de que Pequim esteja planejando prejudicar e desintegrar os sistemas de computação dos EUA por meio de pirataria pela Internet e vírus de computador.
Embora a avaliação tenha concluído que a China ainda não detém a sofisticação técnica necessária para causar danos maiores aos sistemas dos EUA e de Taiwan, a CIA sustenta que esse é o "objetivo pretendido" do Exército chinês. "A missão das forças especiais chinesas inclui sabotagem física de sistemas vulneráveis", diz o relatório.
Mas a embaixada chinesa em Washington insistiu que Pequim está só conduzindo pesquisa em computadores de natureza estritamente defensiva. "Não é política do governo chinês desmantelar o sistemas de computação de qualquer país", disse Larry Wu, um alto funcionário da seção de ciência e tecnologia da embaixada.
"É claro que fazemos pesquisa sobre segurança de computadores, mas para compreender como um hacker consegue penetrar em nossos sistemas de computação e para que possamos nos defender", acrescentou ele. "Mas a China nunca assumiu uma posição ofensiva com relação à tecnologia da computação."
Mas vários especialistas em assuntos de segurança e militares chineses disseram que as conclusões da CIA estão de acordo com suas próprias observações sobre a pesquisa da China de ciberferramentas com destinação ofensiva.
"Deveríamos estar muito apreensivos com essa questão", disse James Mulvenon, um especialista sobre China que trabalha para a Rand Corp., um instituto de estudos e pesquisa que tem conduzido amplas análises sobre os recursos de computação chineses.
Taiwan, que a China considera uma província renegada, parece ser a força propulsora que está por trás do interesse chinês em fazer pirataria e disseminar vírus, disse Mulvenon. Se a China cumprir sua ameaça de invadir Taiwan, os militares chineses poderão, então, promover desmantelamentos nas redes de computação militares americanas e taiwanesas para tornar lenta qualquer tentativa de os EUA interferirem em defesa de Taiwan, disse ele.undefined

ruther
Veterano
Registrado
2.1K Mensagens
0 Curtidas
OFF: EUA preparam-se para ataque cibernético da China
#1 Por ruther
28/04/2002 - 02:05