Logo Hardware.com.br
lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas

Como escolher a melhor e mais adequada fonte para seu PC

#1 Por lfaller 01/02/2008 - 23:32
Já há algum tempo é possível se notar a necessidade de aportar alguma informação para tentar fazer com que saia do pensamento do usuário típico de informática, que quer montar sua máquina, que fontes para PC são dimensionadas somente pela potência.

O processo de escolha da melhor fonte para seu PC pode ser tão simples quanto escolher uma pizza num cardápio.
Alguns passos são importantes para uma correta decisão. A seguir veremos alguns deles, os mais importantes.

1) As fontes para configurações atuais diferem na distribuição interna de potência, segundo suas diversas tensões, daquelas fontes para configurações antigas. Fontes antigas privilegiam a entrega de potência nas tensões de 3,3 e 5 Volts. Fontes modernas privilegiam a entrega de potência na tensão de 12 Volts. Desse modo uma fonte de 400 Watts para uma configuração antiga pode não ser tão adequada quanto uma fonte de 300 Watts, mas já preparada para alimentar uma configuração moderna. Uma outra informação importante é saber que o mercado oferece fontes adequadas às novas configurações, bem como fontes adequadas às antigas configurações. Essas fontes "a moda antiga" apesar de terem uma boa disponibilidade de fornecimento de potência, já sabemos, essa potência esta concentrada nas tensões baixas. Geralmente essas fontes são fabricadas/distribuídas por empresas idôneas, são de boa potência e preço atrativo. Dai deduzimos o óbvio. A potência total da fonte não é indicador para escolha da mesma.
Veja como exemplo as características de uma Tt W0019 Purepower 480W Butterfly, ótima fonte para configurações antigas.
Imagem

2) Um segundo fator importante é o que chamo “nome fantasia” da fonte. Alguns fabricantes/distribuidores se valem do nome da fonte para levar um posicionamento mercadológico ou promessa de potência dessa fonte. Esse grupo gostaria de tratá-lo em dois subgrupos distintos. O primeiro deles representado pelas ditas genéricas, onde o nome da fonte nada tem a ver com a real potência disponibilizada pela mesma. Ai se encontra de tudo, desde coisas como Gamer 700W, numa fonte que é incapaz de suprir 200 Watts de potência, até promessas de 450 Watts, com um preço de mercado de R$ 35,00. O antídoto para ficar imune a esse grupo passa pelo conhecimento da história daquele fabricante/distribuidor no mercado, pela consulta a “reviews” e análises dessas fontes na Internet, pela consulta à fóruns de discussão, e pelo preço propriamente dito. Algumas vezes todos esses componentes do antídoto devem ser avaliados para que realmente fiquemos imunes a ameaça que esse grupo representa. Outro grupo não menos importante, constituído de fabricantes/distribuidores de peso, com nome respeitado no mercado e que, de diferentes modos classificam as suas fontes, no tocante a potência. É normal encontrar fontes de diferentes fabricantes, com potência efetiva similar para não dizer a mesma, e com “nomes fantasia” diferentes, envolvendo diferenças de 20% a 30% na potência declarada. Desse exposto fica fácil de deduzir que a potência declarada, quer no nome, quer na descrição de uma fonte, mesmo de fabricante confiável, não é um bom indicador para a escolha da melhor fonte para seu PC.

3) É necessário, portanto, o estabelecimento de um outro indicador que não a potência total da fonte para servir de elemento de comparação dessa fonte. Todas as fontes do mercado conseguirão, com folga, atender as demandas de seu PC nas tensões de 3,3 e 5 Volts. As CPU´s, as placas de vídeo e todos os demais periféricos tem tomado, de modo pesado, suas alimentações da tensão de 12 Volts. Desse modo é fácil entender que a capacidade de suprimento de energia na tensão de 12 Volts é o indicador mais favorável que temos hoje para a escolha de uma boa fonte para PC.

4) As fontes em geral atualmente possuem mais de uma saída para as tensões de 12 Volts, cada uma com uma capacidade limite para fornecimento de energia. Não é correto simplesmente somar as capacidades individuais de cada saída para tentar descobrir a corrente ou a potência total concentrada nessas saídas de 12 Volts. O correto é buscar a definição da capacidade de fornecimento de energia nas saídas de 12 Volts, no modo combinado, dita pelo fabricante.
Veja, como exemplo, essa Spire abaixo. Cada saída de 12 Volts é capaz de fornecer 20 Amperes, mas de modo combinado, as duas saídas fornecendo ao mesmo tempo, não é correto deduzirmos como sendo de 40 Amperes o provimento total, como se poderia imaginar e sim, veja lá o fabricante dizendo que a potência máxima das duas juntas é de 432 Watts. Ora, 432W/12V = 36 Amperes (essa é a única relação matemática de que necessitamos P=VxI, e ai no caso... P/V = I, que é derivada da relação). Veja que, se uma das saídas estiver fornecendo 20A, a outra somente poderá fornecer até 16 Amperes, por causa do limite da corrente ou potência combinada. Ex:
Imagem

Alguns fabricantes declaram a potência combinada desse modo mostrado ai na fonte da Spire, na tabela de características da fonte, ou na etiqueta colada a essa fonte. Outros declaram lá nas especificações, de modo textual, como é o caso dessa ST-450P-AG. Veja a declaração textual do fabricante de que as saídas de +12V1 e +12V2 não deverão exceder os 300 Watts (25 Amperes).
Imagem

5) Um outro elemento que poderá ajudar muito na comparação de fontes é a eficiência da mesma. É essa eficiência que nos diz o quanto de energia será desperdiçada por essa fonte para fornecer energia de modo adequado ao PC.
- Valores de eficiência na casa dos 60% são marginais e você deve fugir deles;
- Valores de eficiência na casa dos 70% já são mais adequados a atual tecnologia e, poderíamos dizer, aceitáveis, mas com restrição;
- Valores de eficiência na casa dos 80% são aqueles que devem balizar nossas escolhas pois resultarão em fontes com baixa emissão de calor, maior economia de energia e também baixo ruído.
Veja que o rendimento não dá idéia alguma sobre a qualidade, a estabilidade de uma fonte. O rendimento define somente o desperdício de energia para cumprir a tarefa de bem alimentar o PC. A escolha de fontes homologadas no programa 80+ é também uma alternativa sábia http://www.80plus.org/manu/psu/manu_psu.htm
Recebem homologação nesse programa fontes que são submetidas a seus testes e que comprovadamente apresentem eficiência maior ou igual a 80% desde 20% até 100% da sua capacidade de oferta de potência.

6) Existência de PFC. O PFC é uma modernidade, um novo arranjo do estágio de entrada de uma fonte. Sua tarefa é a de aliviar a rede elétrica e seus componentes, evitar geração de harmônicas, ruído elétrico e magnético. Prefira sempre PFC ativo. Como adicional dos sistemas de PFC ativo, a fonte ganha a liberdade de poder ser alimentada com qualquer tensão de entrada de 90 a 270 Volts, sem necessidade de chave de escolha de tensão de entrada. A fonte fica full-range. Imaginem que é completamente desnecessário, inútil e prejudicial a colocação de estabilizadores para esse tipo de fonte. Nenhum estabilizador de mercado tem um range da tensão de entrada tão grande, de trabalho, como o range desse tipo de fonte. A existência do PFC ativo na fonte de alimentação vale cada centavo eventualmente pago a mais por isso.
Para os interessados em aprofundar um pouco o seu conhecimento de PFC, tenho um tópico de minha autoria, em outro fórum, que oferece uma visão clara do assunto. Me permito indicar como leitura: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=203281

7) Poderíamos dizer que outros fatores tais como a proteção dos cabos, o cabeamento modular, conectores especiais, tipo e número de conectores, tipo de suspensão do fan, prazo de garantia e outras mil e uma características menos importantes podem sim ser invocadas na hora da escolha da fonte para seu PC, mas gostaria de finalizar com somente uma dica a mais que é a estimativa da potência que a sua configuração irá demandar. É muito normal em um fórum perguntas do tipo.. Qual a fonte para minha config? e mais normal ainda são respostas do tipo.. Recomendo uma XYZ com 850 Watts... Tenho visto que a enorme maioria dos PC´s que por ai rodam tem seus consumos de pico centrados em uma faixa de 150 a 250 Watts. Excepcionalmente alguns PC´s alcançam uma demanda superior a essa, até lá pelos 400 Watts, e raríssimas vezes superior a isso. Como então saber da demanda de seu PC para bem poder dimensionar a fonte?
O site www.extreme.outervision.com disponibiliza uma calculadora de demanda para seu PC baseada no tabelamento das CPU´s, placas de vídeo, e demais periféricos possíveis de estar em sua configuração. Quando você declara lá toda a sua configuração esse site performa a soma das potências necessárias para fazer aquela configuração operar a pleno. O uso do site, com um pouco de bom senso, ajudará a definir, de modo super conservador (irá definir com folga) a necessidade de energia para sua configuração. Tem um tópico que escrevi em outro fórum no qual coloquei algumas dicas do uso dessa calculadora... É esse tópico ai: http://www.adrenaline.com.br/forum/s...d.php?t=163208

8) Em sabendo a real demanda de pico de sua configuração, considero como uma boa prática, para o dimensionamento de fontes, que essa demanda de pico represente os 70% de capacidade de fornecimento de sua futura fonte. Essa preocupação fará com que, desde o trabalho em vazio até o trabalho com carga total, a sua configuração estará trabalhando com uma demanda de energia na faixa de 40 a 70% da capacidade de sua fonte. Veja abaixo um gráfico típico de eficiência de uma fonte..
Imagem

Isso na enorme maioria das fontes representa a região de maior desempenho da mesma, resultando numa operação eficaz, com baixo consumo, baixa geração de calor e baixo ruído. Para buscar esse valor de potência ideal, uma vez sabido o valor da demanda total de sua configuração, retirada pelo item anterior, divida essa demanda total por 0,7. Essa será, em potência, o target de busca da fonte ideal para o seu PC. Claro que todas as outras condições já vistas deverão estar atendidas...


A correta definição de sua demanda, aliada às características essenciais a uma boa fonte, condicionada ao valor que se está disposto a pagar, determinam sempre a melhor escolha para uma fonte de PC.

Resumo dos pontos a conhecer:

1) A potência total da fonte não é indicador para escolha da mesma;

2) A potência declarada, quer no nome, quer na descrição de uma fonte, mesmo de fabricante confiável, não é um bom indicador para a escolha da melhor fonte para seu PC;

3) A capacidade de suprimento de energia na tensão de 12 Volts é o indicador mais favorável que temos hoje para a escolha de uma boa fonte para PC;

4) O correto é buscar a definição da capacidade de fornecimento de energia nas saídas de 12 Volts, no modo combinado, dita pelo fabricante.

5) Eficiência:
- Valores de eficiência na casa dos 60% são marginais e você deve fugir deles;
- Valores de eficiência na casa dos 70% já são mais adequados a atual tecnologia e, poderíamos dizer, aceitáveis, mas com restrição;
- Valores de eficiência na casa dos 80% são aqueles que devem balizar nossas escolhas pois resultarão em fontes com baixa emissão de calor, maior economia de energia e também baixo ruído;

6) A existência do PFC ativo na fonte de alimentação vale cada centavo eventualmente pago a mais por isso.

7) Como então saber da demanda total de seu PC para bem poder dimensionar a fonte?

8) Para buscar esse valor de potência ideal, uma vez sabido o valor da demanda total de sua configuração, retirada pelo item anterior, divida essa demanda total por 0,7


Não falei que era tão simples quanto escolher uma pizza num cardápio...

Abraço...
lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas
#3 Por lfaller
29/06/2009 - 12:35
CyberMaximus disse:
Muito bom o tópico, pena que não tem o merecido valor e atenção aos usuários novatos de pc's, pois conhecer o básico de potência hoje é essencial para a montagem de um pc visto que economia é a palavra chave em todos os sentidos, tanto ecológico quanto financeiramente.

Pena mesmo que muitas pessoas preferem perguntar qual a fonte para minha config (essa pergunta deve aparecer umas 10 vezes por dia) a entender o que é importante realmente de se observar na compra de uma fonte..

Mais pena ainda daqueles que preferem comprar somente pela potência que lhes enche os olhos e acabam comprando fontes muito ruins para as configs modernas, péssimas diria, como essas dai (só como exemplo)..
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97885302-fonte-cooler-master-650w-real-extreme-power-duo-rp-650-pcar-_JM
http://www.noli.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1235&Y=551177452582&Det=True&IDProduto=539121&q=Fonte+Thermaltake+TR2+430W+reais%2C+20%2B4+pinos%2C+S-ATA%2C+PCI-E+-+W0070RU
http://www.waz.com.br/_produtos/?p=86111

Paciência..
Lanparty NF4 + Corsair 4x512 + A64 x2 4200+
7900GS + HD + DVD + Tt Big Typhoon
Corsair CX400
Hórus Knight
Hórus Knight Super Participante Registrado
418 Mensagens 15 Curtidas
#4 Por Hórus Knight
04/07/2009 - 15:48
Caro lfaller

Não conhecia muito do assunto, e não tinha lido os seus artigos sobre fontes e talz, a mais ou menos 3 semanas comprei uma Extream Power (modelo: Modelo FEX-55T28 - 550W de Potência (link)), eu fiz um péssimo negócio? Se possível dê o seu aval sobre a mesma, e o que posso fazer agora que há possuo.
A configuração que a mesma deve sustentar é essa: um AMD Athlon X2 7750 2,7 GHz Black (sem overclock), uma placa-mãe ECS A-780GM, 3GB de Ram 800MHz Patriot, uma placa de vídeo XFX ATI 4850 (não comprei ainda, mas em breve vou adquirir), um HD Western Digital Caviar SATA II 500 GB, um HD Samsung 80 Gb IDE, e uma gravadora também IDE, além de 2 coolers 9x9 para refrigeração do PC.
Desculpe o incômodo com a mensagem, é que eu li o seu artigo, e fiquei com um grande peso na consciência.
Desde já agradeço pela sua atenção, um grande abraço e fique com Deus.
thiagoaaraujo
thiagoaarauj... Membro Junior Registrado
59 Mensagens 1 Curtida
#5 Por thiagoaarauj...
04/07/2009 - 16:45
Olá caro amigo Ifaller,
Muito bom o tópico levantado por vc... vale apena mostrar tambem esse tópico feito pelo nosso mediante Carlos Morimoto

http://www.gdhpress.com.br/blog/fontes-mais-baratas/

Sempre bom levantar esses tópicos aqui no forúm, até pq como vc mesmo disse, não é menos de 10 vezes por dia que outros colegas do forum levantam esse mesmo assunto aqui, sabendo eles que lendo esses tópicos saberiam os proprios a adquirirem a fonte propriamente dita para seus pc's

Abraço

_______________________________

-> Placa-mãe Asus Rampage Ii Extreme Lga1366 I7 X58 Intel
-> Intel Core I7 Extreme Edition 965 Nehalem Lga 1366 Quad Core
-> Fonte Corsair 1000w Hx Reais Modular Pfc Ativo Sli Crossfire
-> 6GB Triple Channel DDR3 1600Mhz (3 x 2GB) Intel i7 Triple Channel (OCZ3X1600LV6GK)
-> ATI RadeON HD4870 X2 2GB GDDR5 2x256bits - HIS - PCI-E
-> 400 GB SATA II - 7200 RPM - 8MB Buffer Seagate
-> Cooler Asus Triton 81 - Dual-fan soquet 1366
-> Gabinete LeaderShip Gamer II Blue Eye Turbina 6703
-> LCD Samsung 22 pol T220 Azul

lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas
#6 Por lfaller
04/07/2009 - 17:01
Hórus Knight disse:
comprei uma Extream Power (modelo: Modelo FEX-55T28 - 550W de Potência (link)), eu fiz um péssimo negócio? Se possível dê o seu aval sobre a mesma, e o que posso fazer agora que há possuo.
A configuração que a mesma deve sustentar é essa: um AMD Athlon X2 7750 2,7 GHz Black (sem overclock), uma placa-mãe ECS A-780GM, 3GB de Ram 800MHz Patriot, uma placa de vídeo XFX ATI 4850 (não comprei ainda, mas em breve vou adquirir), um HD Western Digital Caviar SATA II 500 GB, um HD Samsung 80 Gb IDE, e uma gravadora também IDE, além de 2 coolers 9x9 para refrigeração do PC.

Sua configuração, no pico do pico de demanda deverá pedir somente uns 280 Watts. Essa potência dai é perfeitamente bem atendida, e com a folga necessária, por uma fonte que forneça no mínimo 400 Watts, não seria necessários 550 Watts..
Na hora de comprar uma fonte melhor atender às características como sua eficiência, sua distribuição de potência nas diversas tensões, a existência do PFC ativo, que prestar atenção propriamente na potência elevada, e em abundância totalmente desnecessária..
Mas não esquente a cabeça, essa sua fonte dai vai dar conta do recado, embora até nem tenha a melhor distribuição de energia nem tampouco a melhor eficiência..
Se eu fosse lhe indicar uma fonte para sua config, faria citando:
Corsair CX400 ou OCZ StealthXStream OCZ400SXS, ambas fontes com custo em redor de R$ 230, com homologação no programa 80 Plus e xcom PFC ativo, sem dúvida um descanso e tanto, e um alívio para sua matriz energética..

Não penso que devas trocar a fonte a não ser que apareça algum negócio atrativo para tal.. Essa sua eXtream de 550 Watts na verdade, por ter disponíveis somente 420 Watts nas linhas de 12 Volts, agregando-se cerca de 60 Watts se tem 480 Watts que é a potência que podes esperar da mesma, como útil... Mais que isso não aconselho demandar da mesma. Mas viste que atende e com folga a essa sua configuração..
Desse modo não vejo como péssimo negocio não esse feito por você. Poderia ter feito melhor escolha, com menor potência e maior qualidade, só isso..
Abraço...
Lanparty NF4 + Corsair 4x512 + A64 x2 4200+
7900GS + HD + DVD + Tt Big Typhoon
Corsair CX400
bulfaitelo
bulfaitelo Veterano Registrado
1.1K Mensagens 14 Curtidas
#7 Por bulfaitelo
04/07/2009 - 17:04
CyberMaximus disse:
Muito bom o tópico, pena que não tem o merecido valor e atenção aos usuários novatos de pc's, pois conhecer o básico de potência hoje é essencial para a montagem de um pc visto que economia é a palavra chave em todos os sentidos, tanto ecológico quanto financeiramente.



otimo tópico sim mais como "cybermaximus" falou tem muito novato que pensa que é apenas um "caixinha de energia" e num da valor, aki na minha rua o pessoa riu de mim quando eu comprei a minha fonte e pagei "muito caro"(215 Rs) ^^
mais uma vez ótimo tópico ^^
fuiss


@bulfaitelo
Chat:"group236191@groupsim.com"
monit.:Samsung BX2250
proce.:Core 2 Quad Q9400 @ 3,2 MHz
memo.:XMS2 CM2X2048-8500C5C
VGA: XFX 9800GTX+
HD:640GB RAID 0 + 1TB
MOBO: ASUS P5Q
Fonte: ZM360B-APS
Gab.: CM 690
¥ol
lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas
#9 Por lfaller
04/07/2009 - 18:00
Hórus Knight disse:
Valeu lfaller! Muito obrigado pela atenção, e na próxima upgrade seguirei a recomendação do PFC Ativo.
Um grande abraço, fique com Deus.


Só para corroborar e para te mostrar uma das características apenas do PFC ativo, que muitos não dão a muita importância, dá uma olhada o que ele faz pela sua configuração, pela estabilidade das tensões liberadas para seu PC, quando a rede de entrada tem sua tensão extremante variável... E tem gente que tendo fontes com PFC ativo ainda colocam o raio do estabilizador lá, somente para atrapalhar.. Veja se é necessário: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Isso é só para te deixar mais atraído pela adoção de fonte com PFC ativo..
Abraço...
Lanparty NF4 + Corsair 4x512 + A64 x2 4200+
7900GS + HD + DVD + Tt Big Typhoon
Corsair CX400
bulfaitelo
bulfaitelo Veterano Registrado
1.1K Mensagens 14 Curtidas
#10 Por bulfaitelo
04/07/2009 - 18:38
lfaller disse:
Só para corroborar e para te mostrar uma das características apenas do PFC ativo, que muitos não dão a muita importância, dá uma olhada o que ele faz pela sua configuração, pela estabilidade das tensões liberadas para seu PC, quando a rede de entrada tem sua tensão extremante variável... E tem gente que tendo fontes com PFC ativo ainda colocam o raio do estabilizador lá, somente para atrapalhar.. Veja se é necessário: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Isso é só para te deixar mais atraído pela adoção de fonte com PFC ativo..
Abraço...


por sorte eu pesquisei bastante sobre fontes ^^ graças ao GdH e comprei um fonte com PFC ativo ^^ ela e muito boa pra ter uma ideia eu estava lendo sobre o PFC ativo e fique com dor de cabeção de tantas características ela tem de melhor em relação a fonte sem o PFC ativo

vlw ^^


@bulfaitelo
Chat:"group236191@groupsim.com"
monit.:Samsung BX2250
proce.:Core 2 Quad Q9400 @ 3,2 MHz
memo.:XMS2 CM2X2048-8500C5C
VGA: XFX 9800GTX+
HD:640GB RAID 0 + 1TB
MOBO: ASUS P5Q
Fonte: ZM360B-APS
Gab.: CM 690
¥ol
lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas
#12 Por lfaller
29/07/2009 - 20:44
Fiz uma simplificação, não desse tópico, mas sim de como saber ou entender o quanto de potência útil uma fonte entrega a uma config moderna. É um complemento desse aqui:

Ai está ele: Como saber a Máxima Potência Útil de uma fonte??

Recomendo a leitura..

Abraço..
Lanparty NF4 + Corsair 4x512 + A64 x2 4200+
7900GS + HD + DVD + Tt Big Typhoon
Corsair CX400
lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas
#15 Por lfaller
30/07/2009 - 00:43
bugulas disse:
Caro Ifaller, vou usar uma configuração assim:
Intel Core 2 Duo E7400
HD 4850 512MB
Memoria 4GB 2x2gb corsair
hd 250gb sata 2 e um gravador de dvd
a ocz 500sxs ela tem 500w é boa e segura essa configuração??

Você pode exercitar a sua config ai: http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp
Notará que ela demanda menos de 250 Watts. Desse modo a tua fonte estará trabalhando em meia potência isso no pico da demanda dessa sua config.
Abraço...
Lanparty NF4 + Corsair 4x512 + A64 x2 4200+
7900GS + HD + DVD + Tt Big Typhoon
Corsair CX400
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal