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astronomo_sc
astronomo_sc Membro Junior Registrado
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Quem nunca errou que atire a primeira pedra!!!!!!!

#1 Por astronomo_sc 06/06/2002 - 12:55
Olá pessoal.....


Trabalho com assistencia técnica a 6 anos aprox.... Comecei naquela epoca onde um 386 com 4mb ram era a sensação.... 8) - Desde então venho sempre aprimorando meus conhecimentos, o relacionamento com clientes, mas percebo que ainda tenho algumas dificuldades na profissao qu escolh.... - Acho interessante compartilhar isso com os Srs, acredito que o carar sacar tudo de info não é o suficiente para fazê-lo como um bom profissional. O que proponho é enumerar-mos algumas dificuldades que tenhos e fazer um censo....... o que acham????? Como sugeri o tema, lá vai as minhas...

1-) Saber dizer NÃO para o cliente quando não se tem tempo... Por ex. Marcar vários compromissos num mesmo dia... :-(( Sempre em algum atrasa, aí acabo deixando o cliente na mão.....


2-) Ser transparente com relação a problemas no micro.... Pode parecer bobagem , mas as vezes fico constranguido em dizer certas coisas para o cliente...

3-) Pontualidade na entrega de mercadoria :-((

É isso aí pessoal, e vcs , quais suas dificuldades??????
skankster
skankster General de Pijama Registrado
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#2 Por skankster
06/06/2002 - 14:40
Uma das piores coisas é explicar ao leigo o porquê de se usar uma peça mais cara (às vezes beeeem mais cara). Ele vê o windows dele rodando do mesmo jeito e pensa: Pra quê vou querer HD de 7200 ata 133???
Só com Benchmarks mesmo pra mostrar, mas pra realizar o benchmark a máquina já deve estar montada... smile.png

Ou senão vc vira pra ele e fala: Olha, essa placa de vídeo usa memórias assim, GPU assado... e vai explicar pra ele porquê uma ATI Radeon é melhor que muita "Geforce 4" por aí.
Athlon Mobile 2500@3200 :: Abit AN7 :: 1GB Corsair TwinX :: 120GB Seagate SATA :: GFX 5900XT :: DVDRW 4081-B ::
FMC
FMC Ubbergeek Registrado
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#3 Por FMC
06/06/2002 - 14:49
Atualmente acho que já superei as dificuldades listadas pelo astronomo_sc
!

Mas compartilho da dificuldade listada pelo skankster, acho que me falta um pouco de "malandragem" para vender o que o cliente quer e não o que eu acho que ele deve comprar! O problema é que eu me sinto péeeeesimo de vender uma porcaria, prefiro trabalhar com honestidade e explicar tudo para o cliente, de preferencia na linguagem mais simplificada possivel, e acabo dançando!

Semana passada mesmo eu perdi a montagem de um PC pq eu expliquei demais e tentei convencer o cliente de que eu estava oferecendo a melhor opção custo X beneficio, o cara foi lá e comprou o mais barato, querem saber as diferenças basicas!?!?!?!

Mobo - Eu: Soyo Dragon - Meu concorrente: ECS
Som - Eu: SB Live 5.1 - Meu concorrente: Sound Maker
HD - Prefiro nem comentar, dá nojo
Memória - Eu: DDR 266 - Meu concorrente: PC133
Video - Eu: MX 440 - Meu concorrente: MX 400

Dá pra acreditar gente, e o cliente se negou a entender que isso pode melhorar o desempenho do PC... antes eu tivesse montado um lixo qualquer e vendido de vez, ignorante que se foda mesmo, quer levar merda eu ponho até num saquinho pra facilitar o transporte...

Mas é isso ai, o cara acha que tá com uma maquina "high-end" e tá com uma coisinha meia boca!

Bom, acho que temos de ser honestos, mas tem hora que é melhor esquecer tudo e partir para a malandragem para podermos garantir uns trocados no fim do mes!

Falow!
FMC = Fábio Magalhães Catunda
FMC
FMC Ubbergeek Registrado
8.3K Mensagens 5 Curtidas
#6 Por FMC
06/06/2002 - 15:29
Pois é Presley, eu já desisti de tentar bancar o bom samaritano e arrumar todos os problemas do cliente, eu arrumo o que tá com defeito e o resto eu quebro um galho, quando acaba a primeira hora eu digo que tá pronto (e está pronto mesmo), cobro a hora e pico a mula, se eu vou arrumar um modem eu não fico esvaziando arquivo temporario, não tem jeito, não da para vc fazer tudo e não receber nada!

Por encrivel que pareça os clientes ainda gostam do meu trabalho e acabam me chamando novamente, acho que pelo menos consigo ser simpático... isso conta pontos!

Bem Steiner, o unico problema de vender porcaria é a quantidade de reclamações que vc vai receber depois, eu já fiz a cagada de vender essas peças porcaria, acabei me dando mal, o que eu ganhei foi tudo gasto em novalgina para acabar com a dor de cabeça que eu comecei a ter... impressionte como as pessoas querem uma coisa barata e que ainda funcione super bem, não dá!

É por essas e outras que eu estou começando a me especializar em motagem de redes, essa é uma area que, pela experiencia que já tive, dá menos treta com cliente e eu acho muito agradavel de realizar!

Bem, é isso, falow!
FMC = Fábio Magalhães Catunda
crusherBRZ
crusherBRZ Membro Senior Registrado
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#7 Por crusherBRZ
06/06/2002 - 15:40
Na verdade, o principal problema é ser vendedor também. Saber explicar para um cliente que um placa Soyo trará beneficio sobre uma PCChips por ela ser mais estável, ter mais longevidade e fará a máquina funcionar por mais tempo, sem paradas imprevistas. Um cliente não está nem aí se a Soyo é melhor que uma PCChips, ele quer ligar a máquina e pegar os e-mails dele, se la tem 4 bilhões de zings a mais que a outra em benchmark, para ele não interessa. Mostre que ele terá ganhos, mesmo a placa sendo mais cara, e ele compra.

Outra coisa é saber se ele pode pagar. Ótimo, uma Soyo ou Abit é mais estável que um PCChips, mas e se a pessoa tem um orçamento limitado? Cabe a você prover uma máquina de boa qualidade, com estabilidade e que atenda aos requisitos dele. Uma ECS, por exemplo, será tão ruim assim? Uma máquina dessas, pode não se sair bem em um benchmark contra uma ABIT ou Epox, mas é uma boa máquina para uso diário, com operações normais(escrver e-mails, jogar jogos, navegar na internet, etc).

Outra coisa, ninguém aqui é obrigado a entender de computadores. NÓS é que temos de entender, o cliente não tem de entender lhufas de hardware, não é obrigação dele. Eu canso de ver isso, todo mundo acha que os outros tem de saber o que é um bit! Por falar nisso, alguém aqui sabe?

Mobo - Eu: Soyo Dragon - Meu concorrente: ECS
Som - Eu: SB Live 5.1 - Meu concorrente: Sound Maker
HD - Prefiro nem comentar, dá nojo
Memória - Eu: DDR 266 - Meu concorrente: PC133
Video - Eu: MX 440 - Meu concorrente: MX 400


Vou pegar o seu exemplo FMC. Uma mobo ECS, com uma soudmaker, que se usando as caixas da Genius consegue o DSP 5.1 (mas não entendi o porque, visto que a ECS tem som on-board), uma GForce2 MX 400, que é uma ótima placa de vídeo e roda todos os jogos atuais, não é uma má máquina. Vc não citou o hd, então não posso comentar. No caso da memória, faltou dizer que a diferença de preço de uma PC133 para uma DDR 266 não é tão mais alta assim, mas o ganho que ele teria com a última é muio melhor. Fora que seria falta de informação dele querer usar um equipamento descontinuado e que não é nem fabricado mais, e que daqui a algum tempo, vai custar mais caro que a outra. É a mesma coisa do Fusca, que quando foi relançado, custava quase o mesmo que um Uno ou um Corsa, por exemplo, carros bem mais atuais e melhores. Acreditem, chamar a pessoa de burra, lógico que não com essas palavras, funciona pacas na hora.

Tá na hora de deixar de amadorismo e começarmos a ser um pouco mais profissionais. Um bom passo para isso, é ser honesto e transparente. e principalmente, atender o que o cliente quer, não o que achamos que ele quer. Garanto para você MCF, se essa máquina for ruim mesmo e não atender o que ele quer, ele vai voltar a te procurar.
Se você quiser, você pode ajudar. Mas você não é obrigado a isso.
FMC
FMC Ubbergeek Registrado
8.3K Mensagens 5 Curtidas
#8 Por FMC
06/06/2002 - 16:01
crusherBRZ
Na verdade, o principal problema é ser vendedor também. Saber explicar para um cliente que um placa Soyo trará benefi...


Bem, o cara me procurou dizendo que queria uma maquina para jogar jogos atuais, assistir DVD, pegar músicas na net e gravar rapido e sem problemas, ele tb queria caixas de som 5.1 para ter uma boa qualidade de som! Muito bem... eu expliquei tudo para ele, tudo mesmo, com linguagem simples e fazendo uma série de analogias para facilitar o entendimento, o problema é que o "Meu Concorrente" disse pra ele que eu tava falando besteira e que é tudo igual, só o que muda é o preço, que vc tá pagando royalties (sei lá se é assim que escreve) da marca! Na boa, eu queria ver esse "meu concorrente" na minha frente, dá vontade de bater com um tronco de arvore até nascer frutos... Mas qual é a grande diferença, o fdp tem uma loja toda bonita e enfeitada e eu não tenho nada, só o que posso oferecer é minha palavra, sugeri até que o cliente viesse aqui no forum para esclarecer algumas duvidas, mas ele não quis, foi no mais barato e fim...

Eu odeio isso, ter que enganar, mentir, desdiser a palavra dos outros para poder vender e garantir meu pão, mas essa é a realidade, tem de ser agressivo!

Eu não me sinto bem fazendo isso, prefiro não fazer e ficar com a conciencia limpa, felizmente as vezes aparecem clientes que escutam o que eu digo e confiam em mim não só como técnico, como pessoa tb, nesses casos eu me sinto bem trabalhando!

Falow!
FMC = Fábio Magalhães Catunda
marcustec
marcustec Membro Senior Registrado
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#9 Por marcustec
06/06/2002 - 18:07
Steiner
O jeito é vender Celeron, Duron, RAM PC-100, monitor AOC e outros, se eles querem mais barato, deem a eles o mais bar...



Concordo com você, tem gente que merece levar a pior, sempre procuram o mais barato, nem tão aí pra qualidade, por causa de qualquer 5 pilas levam porcaria,
ABIT KN9 SLI||AMD 64 X2 5200+||GF 8800 GTS eVGA SUPERCLOCKEDrindo_atoa.gif ||4GB RAM DDR 667||2x160GB Samsung em Raid 0, 500 GB Seagate 16Mb Bufeer, 250GB Seagate 7200rpm|| LCD 19" Widescreen L196WTQ-BF||Huntkey 550W||Vista Ultimate e XP
crusherBRZ
crusherBRZ Membro Senior Registrado
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#10 Por crusherBRZ
06/06/2002 - 19:28
Mas aí é que está! Uma placa ECS, com um Athlon xp1400+, com uma GForce2 MX400, 256MB ram, hd maxtor de 20GB 7.200 rpm, placa de rede 10/100 encore para banda larga, monitor 15" ou 17" (pode ser Samsung ou LG, o custo de um para outro não é tão alto) e uma plca de som Genius, ou mesmo a on-board da ECS, um gravador 24x ou 32x LG (já que não dá mais para achar os de 16x), mais um leitor de dvd LG atendem muito bem o que ele quer, por um preço excelente. Esta máquina é ruim, pergunto a todos?

E mais, será que ele tem bala na agulha pra gastar mais de 600 paus numa Abit ou Soyo e num athlon xp2100+? Porra, só isso já deixa a brincadeira cara pra dedéu. querer uma ferrari eu tmb quero, mas as vezes o custo não deixa!

abraços,
Se você quiser, você pode ajudar. Mas você não é obrigado a isso.
FMC
FMC Ubbergeek Registrado
8.3K Mensagens 5 Curtidas
#11 Por FMC
06/06/2002 - 19:44
crusherBRZ
Mas aí é que está! Uma placa ECS, com um Athlon xp1400+, com uma GForce2 MX400, 256MB ram, hd maxtor de 20GB 7.200 rp...


Bem, o cara me pediu uma lista detalhada das peças, eu passei, ele passou pro "Meu Concorrente" e este disse que fazia aquilo mais barato, então meu cliente comprou com ele, o engraçado é que na hora que a maquina chegou não era nada daquilo que estava listado... e a besta aceitou sem nem reclamar, é de matar!
FMC = Fábio Magalhães Catunda
crusherBRZ
crusherBRZ Membro Senior Registrado
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#12 Por crusherBRZ
06/06/2002 - 20:33
Bom, aí ele jogou contigo! Isso é normal, já tomei na cabeça assim tmb...fazer o quê, só levando pra aprender, não? Por isso que quando me pedem uma configuração, digo no geral, e não discriminando peça a peça, acaba dando nisso. E outra coisa, se o cara pentelhar muito, mando então ele ir na outra loja e comprar, ou abrir o jornal e se virar. Ora, não temos tempo pra perder aqui, tem mais gente vindo depois dele que quer comprar computadores.

Precisamos também ver quando a venda vale a pena. Tem cliente que só enche o saco, desses eu não preciso, obrigado.

Abraços,
Se você quiser, você pode ajudar. Mas você não é obrigado a isso.
fox
fox Super Participante Registrado
989 Mensagens 1 Curtida
#14 Por fox
06/06/2002 - 22:14
astronomo_sc
Olá pessoal.....


Trabalho com assistencia técnica a 6 anos aprox.... Comecei naquela epoca onde um 386 com...



a pior coisa hoje em dia e dizer NAO para o cliente,tudo esta muito dificil hoje em dia.alem disso o cliente e prioridade n 1.
para meus clientes tenho todo o tempo do mundo.

se especializar no maximo,ser o melhor no que vc faz,assim vc tera desenvoltura para dizer a verdade ao cliente.

e melhor vc saber muito mais do que vc faz,se tem conhecimento sobrando,e melhor,mesmo que vc nao use tudo que vc sabe.

nunca de um prazo certo para o cliente,explique a ele que podem surgir contratempos e pode atrazar.as vezes uma analize pode demorar muito para se chegar a uma conclusao.

e sempre...mas sempre mesmo!!!o cliente e nossa prioridade e nosso ganha pao.sem ele nao existimos.
por isso o cliente e rei!em qualquer situacao.se nao tratar bem o cliente ele procura outro.

um abraco a todos os colegas deste post.
fox
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#15 Por jqueiroz
06/06/2002 - 22:14
Isso que o Crusher passou, tem q meter medo no cara mesmo (ia dizer no otário, mas deu pena).

A IBM já fazia isso há mais de 20 anos, deu até nome pra técnica: FUD - Fear, Uncertainly and Doubt.

--- É, vc pode até comprar esse micro mais barato q vc viu, mas se vc pegar peças ruins elas queimam rápido, e vc acaba gastando duas vezes. Além do que, daqui um pouco vc vai rodar um jogo novo, ou sai uma versão nova do Windows [eles a-do-ram versão nova do Windows!!!! :lol:] e sua máquina fica defasada, compra logo uma melhor, um pouco mais cara. Mas se vc quiser [aqui tem q fazer cara de "coitado dele, está entrando numa furada"] comprar peças baratas, tudo bem, mas não me responsabilizo... [com um tom bem grave]

Infelizmente vender é isso!
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