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S.R.A
S.R.A Cyber Highlander Registrado
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Ajuda dos entendidos de mecânica

#1 Por S.R.A 09/04/2018 - 19:40
Boa noite galera! Como sempre, recorrendo a vocês. Sei que o Fórum não é destinado a este assunto, mas como essa área é livre, e sei que há amigos entendidos disso aqui, talvez possam me orientar.

Tenho um Palio ELX 2005, que é um bichinho de estimação para mim. Tenho ele há 4 anos, e é uma "herança" do meu falecido Pai. Não pretendo vendê-lo NUNCA.

Vamos lá, esse carro quando estava com 168 mil km rodados só utilizava aditivo no sistema de arrefecimento. A partir dessa quilometragem, eu, burramente, passei a utilizar apenas água no sistema. Hoje ele está com 199 mil km, ou seja, andou 31 mil km, usando água. Minha dúvida é: o risco de ocorrer vazamentos em componentes críticos do sistema de arrefecimento, se efetuado uma limpeza do mesmo, para em seguida voltar a usar aditivo, é muito grande?

Abraço!
CyberMaximus
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#2 Por CyberMaximus
09/04/2018 - 19:52
Risco nenhum, já tá enferrujado por dentro, a falta do aditivo só compromete componentes de aço, o bloco é de ferro fundido.
Vc pode fazer a limpeza e usar o aditivo paraflu se não me engano.
Se ocorrer vazamentos será em pontos q vc pode recuperar, e vai vazar pq estão na hora da troca praticamente.
Vc tbm pode continuar usando só água, muitos vão dizer q é loucura, mas olha, tem muito carro rodando por aí só com água.
Naldo Volpe
Naldo Volpe Cyber Highlander Registrado
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#3 Por Naldo Volpe
09/04/2018 - 20:15
- O que pode acontecer é que o Radiador venha a enferrujar e furar, causando vazamentos...
- E também aquecimento, já que o Anti Congelante ajuda na Refrigeração...
- Correto é colocar uma mangueira no Radiador com o Carro desligado e puxar até sair o máximo de água que conseguir retirar
- Colocar a mangueira no radiador e encher novamente com água,.... Ligar o Carro com a mangueira ligada dentro do Radiador
e deixar por pelo menos 1 minuto para circular a água e sair a ferrugem, lavando o Radiador...
- Novamente desligar o Carro e drenar toda a água...
- Colocar o Aditivo ou Anti Congelante no Radiador e completar com água até o nível...
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JAPICHIN
JAPICHIN Cyber Highlander Registrado
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#4 Por JAPICHIN
09/04/2018 - 21:03
Melhor usar aditivo, somente com água, o radiador não consegue esfriar essa água porque ela vai evaporar mais rapidamente, porque vai ferver, o aditivo reduz o pico de ebulição da água, e alguns aditivos tem ingredientes para lubrificar as peças dos sistema, como a bomba, e substâncias desengripantes que passam pelo casco do bloco.
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Propague boas ações e cultive o senso crítico e de justiça
os 4 males: Álcool, Tabaco, Obesidade, Sedentarismo
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Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
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#5 Por Alexandre Gr...
09/04/2018 - 21:08
S.R.A disse:
Boa noite galera! Como sempre, recorrendo a vocês. Sei que o Fórum não é destinado a este assunto, mas como essa área é livre, e sei que há amigos entendidos disso aqui, talvez possam me orientar.

Tenho um Palio ELX 2005, que é um bichinho de estimação para mim. Tenho ele há 4 anos, e é uma "herança" do meu falecido Pai. Não pretendo vendê-lo NUNCA.

Vamos lá, esse carro quando estava com 168 mil km rodados só utiliza aditivo no sistema de arrefecimento. A partir dessa quilometragem, eu, burramente, passei a utilizar apenas água no sistema. Hoje ele está com 199 mil km, ou seja, andou 31 mil km, usando água. Minha dúvida é: o risco de ocorrer vazamentos em componentes críticos do sistema de arrefecimento, se efetuado uma limpeza do mesmo, para em seguida voltar a usar aditivo, é muito grande?

Abraço!

Atualize o Bios do carro que fica bom, talvez esteja desatualizado big_green.png

Seguinte, retire a mangueira que abastece o reservatório e ligue o carro, no lugar dele coloque a mangueira de água com bem pouco água escorrendo e deixe todo a ferrugem sair até a água ficar cristalina, após isso desligue a mangueira de água e deixe o reservatório esvaziar, quando esvaziar, coloque o aditivo já pronto no reservatório e vá colocando até sair na mangueira, saiu na mangueira desligue o carro e deixe tudo montado e pronto.
littlecarlos
littlecarlos General de Pijama Registrado
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#6 Por littlecarlos
09/04/2018 - 21:21
Meu Escort ano 94 está comigo há mais de 15 anos e sempre usei aditivo. Além de evitar a oxidação o aditivo lubrifica a bomba dágua e altera o ponto de ebulição, o que é muito importante para manter a temperatura correta do motor (PARAFLU altera para 113 graus). Aditivos baratos fervem aos 100 graus...já fiz este teste com várias marcas aquecendo no fogão e usando o sensor de temperatura do multímetro.
TANGOBRAVO
TANGOBRAVO Cyber Highlander Registrado
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#7 Por TANGOBRAVO
09/04/2018 - 21:35
Além de tudo que foi falado, os aditivos lubrificam a bomba d'água.
Dizer que sem o aditivo a bomba tem trabalhado no seco é meio forçado, mais justo dizer que trabalhou "quase" no seco e isso certamente trouxe prejuízo à mesma.
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JAPICHIN
JAPICHIN Cyber Highlander Registrado
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#8 Por JAPICHIN
09/04/2018 - 21:38
littlecarlos disse:
Meu Escort ano 94 está comigo há mais de 15 anos e sempre usei aditivo. Além de evitar a oxidação o aditivo lubrifica a bomba dágua e altera o ponto de ebulição, o que é muito importante para manter a temperatura correta do motor (PARAFLU altera para 113 graus). Aditivos baratos fervem aos 100 graus...já fiz este teste com várias marcas aquecendo no fogão e usando o sensor de temperatura do multímetro.

O ponto de ebulição da água a nível do mar é de 100º, praticamente esse aditivo não fez a função.
Na panela é difícil saber, por ela estar aberta, a pressão ajuda a reduzir esse ponto
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S.R.A
S.R.A Cyber Highlander Registrado
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#9 Por S.R.A
09/04/2018 - 21:38
Obrigado a todos pela participação. Bom, eu sei que o aditivo é o recomendado a se utilizar, por isso fiquei preocupado, já que esse carro andou 31km usando água, e antes disso usava aditivo. Minha dúvida maior, é se eu efetuar a limpeza para voltar a usar esse liquido recomendado, se poderia causar algum tipo de vazamento, pois vejam:



Fiquei com receio por causa desse vídeo

-
Antigo nick no Fórum: romululg

Maktub !

...................- LOVE MUSIC! ze_bonitinho.png
JAPICHIN
JAPICHIN Cyber Highlander Registrado
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#10 Por JAPICHIN
09/04/2018 - 21:48
Romulu, não vai muito no que ele fala, tem coisas que não se consegue prever, não dá pra imaginar que ali dentro tem uma crosta e que então colocou o aditivo ele remove a crosta que resultará num furo, kkkkk isso é na imaginação dele, se uma crosta estava lá a ponto de furar, isso vai acontecer com o tempo dela.
Junta vazar, isso é normal, principalmente se o motor aqueceu demais em algum momento.

Mesmo tendo andado os 31 mil KM precisa ver se houve um aquecimento, se todo dia anda uns 20 KM nem aquece muito, vai depender de quanto ficou andando.

O que pode acontecer é sujeira se desengripar das paredes, ficarem soltas no líquído e ir parar em algum lugar e entupir os espaços internos do bloco, ou até danificar a bomba.

Por isso pede para lavar bem essa sujeira que o aditivo venha a desmanchar.
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littlecarlos
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#11 Por littlecarlos
09/04/2018 - 21:50
JAPICHIN disse:
O ponto de ebulição da água a nível do mar é de 100º, praticamente esse aditivo não fez a função.
Na panela é difícil saber, por ela estar aberta, a pressão ajuda a reduzir esse ponto

-----------------------
Fiz um teste comparativo usando um aditivo da FORD um da FIAT e três aditivos baratos. Todos os três ferveram aos 100 graus e os outros dois chegaram a mais de 130 graus sem ferver. O teste foi feito com os aditivos puros sem misturar com água. Os 113 graus que citei do PARAFLU constam na informação técnica (ele na mistura recomendada).
JAPICHIN
JAPICHIN Cyber Highlander Registrado
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#12 Por JAPICHIN
09/04/2018 - 21:53
littlecarlos disse:
-----------------------
Fiz um teste comparativo usando um aditivo da FORD um da FIAT e três aditivos baratos. Todos os três ferveram aos 100 graus e os outros dois chegaram a mais de 130 graus sem ferver. O teste foi feito com os aditivos puros sem misturar com água.

Mas foi com aquecimento direto em fogo, ou indireto?

Direto no fogo, é complicado dar essa conclusão, justamente porque rente a chama o calor vai muito além de 100º
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littlecarlos
littlecarlos General de Pijama Registrado
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#13 Por littlecarlos
09/04/2018 - 21:57
JAPICHIN disse:
Mas foi com aquecimento direto em fogo, ou indireto?

Direto no fogo, é complicado dar essa conclusão, justamente porque rente a chama o calor vai muito além de 100º

----------------
Aquecimento em uma caneca de alumínio diretamente no fogo. Mas sendo um teste comparativo deu para ter certeza de que não vale a pena economizar comprando aditivos baratos.
JAPICHIN
JAPICHIN Cyber Highlander Registrado
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#14 Por JAPICHIN
09/04/2018 - 22:04
littlecarlos disse:
----------------
Aquecimento em uma caneca de alumínio diretamente no fogo. Mas sendo um teste comparativo deu para ter certeza de que não vale a pena economizar comprando aditivos baratos.

LittleCarlos então o teste não dá pra dizer que ferveu com 100º
Alumínio é muito condutor do calor vindo da chama.

O ideal seria colocar uma vasilha dentro da outra, a de fora poderia ferver mas a de dentro não.
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TANGOBRAVO
TANGOBRAVO Cyber Highlander Registrado
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#15 Por TANGOBRAVO
09/04/2018 - 22:06
littlecarlos disse:
----------------
Aquecimento em uma caneca de alumínio diretamente no fogo. Mas sendo um teste comparativo deu para ter certeza de que não vale a pena economizar comprando aditivos baratos.

Tá certo.
Se os testes foram nas mesmas condições e regras para cada um dos aditivos, são reveladores e devem ser considerados.
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