Logo Hardware.com.br
Focus
Focus Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 6 Curtidas

Dúvida com swap

#1 Por Focus 23/02/2007 - 14:49
Pessoal, me bateu uma dúvida:

Se eu configurar a swap pra ser usada em um arquivo na partição raiz, perderei algum desempenho? Teoricamente teria o problema da fragmentação, mas no Linux a fragmentação não é tão "crônica" certo?

Bom, eu tenho 512 de RAM. Pretendo em breve por mais 512.. Mas meu swap é pouco usado. Minha maior motivação pra usar o swap é pra hibernar o PC. No caso eu acho pouco prático ter que redimensionar o swap a cada upgrade de RAM.

Aiás, na pesquisa achei esse post interessante:
https://www.hardware.com.br/comunidade/memoria-swap/680767/#post2621051

Eu to inclinado em deixar um arquivo de swap na partição raiz mesmo.. Mas gostaria de saber se isso teria algum efeito adverso na performance.

Falows

PS: / em reiser 3
Marcelo de Matos Soeiro
Marcelo de M... Super Zumbi Registrado
13.3K Mensagens 159 Curtidas
#2 Por Marcelo de M...
23/02/2007 - 19:40
Com 512MB de RAM?!?! Acho muito improvável. A não ser que sua distro seja uma devoradora de recursos, o que normalmente não é o caso. Se houver acesso ao swap, será bem pouco, a não ser que você costume abrir arquivos muito grandes ou navegar com 30 abas do Firefox abertas!!! wink.png
Fique com Deus.
Mandriva 2010.2 | GNOME 2.30 | Xfce 4.6.1 | KDE 4.5.5
Linux User 169925
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; (Jl 2:32)
angeloshimabuko
angeloshimab... Veterano Registrado
933 Mensagens 67 Curtidas
#3 Por angeloshimab...
23/02/2007 - 23:56
Se você vai habilitar o recurso de swap para permitir a hibernação no espaço de swap, evite usar arquivo. De todos os sistemas (nativos) de arquivos para Linux, o que mais fragmenta é justamente o Reiserfs v3. O uso exaustivo de árvores balanceadas, juntamente com a alocação por blocos, gera esse efeito colateral. Você pode testar qualquer arquivo grande (mais de 100 KiB) com o comando filefrag.

Não é apenas a fragmentação que afeta o desempenho. Qualquer acesso ao espaço de swap (em arquivo), seja para leitura, seja para escrita, irá provocar um acesso às estruturas (metadados) do sistema. Uma partição formatada para swap não utiliza um sistema de arquivos tradicional, tendo um melhor tempo de acesso.

Você não precisa redimensionar uma partição de swap. Se houver espaço, crie outra partição (pode ser em outro disco). O kernel suporta, atualmente, até 32 partições, cada uma com até 2 GiB de tamanho. Se forem usadas partições em discos separados, o desempenho será melhor, pois o kernel irá fazer um balanceamento de carga (analogamente ao RAID-0). Caso os discos tenham tempo de acesso ou taxa de transferência diferente, você pode indicar a prioridade de cada um, para que o kernel utilize primeiro um, e somente após o uso de todo o espaço, usar o outro.
Focus
Focus Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 6 Curtidas
#4 Por Focus
25/02/2007 - 15:18
Obrigado angelo, tua resposta combinada com um artigo que li no Viva o Linux falando sobre a fragmentação do reiser, me fez continuar com o swap estático mesmo.

Interessante que mesmo com RAM livre, o sistema ainda usa pequenos espaços da swap. Seria algo como um "balanceamento" do cache de disco?

===
Marcelo de Matos Soeiro:
Mandriva é levinho, mesmo com beryl smile.png Por isso tirei o Ubuntu..
\o/
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#7 Por jqueiroz
26/02/2007 - 13:09
Alguns achismos.

Eu acho que: 1) Perde um pouco de desempenho sim, pois agora todo acesso ao swap precisa passar por toda estrutura do sistema de arquivos, enquanto antes bastava escolher um bloco na partição e gravar. Mas claro que isso só vai contar, se realmente vc chegar a usar swap, o que, por si só, já é bastante ruim.

2) Eu acho que não vai haver problema de fragmentação, pois o arquivo de swap é de tamanho fixo, criado em operação única. Então esse arquivo dificilmente vai estar fragmentado, a menos que ele seja criado com o sistema de arquivos já muito desorganizado --- fazendo isso logo após a instalação, a chance dele ser criado fragmentado é quase zero.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
Focus
Focus Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 6 Curtidas
#9 Por Focus
01/03/2007 - 02:26
Vejamos o que o oráculo diz:


On 28/05/06, Haar János wrote:
[snip]
> I can only use swap _file_ in this config, and swapping into file is
> relatively slow.

Not so. With a 2.4.x kernel swap files were slower than swap
partitions, but with the 2.6 kernel a swap file is just as fast as a
swap partition.


(http://lkml.org/lkml/2006/5/29/3)

In the Linux and *BSD operating systems, it is common to use a whole partition of a HDD for swapping. Though it is still possible to use a file for this, it is recommended to use a separate partition, because this excludes chances of file system fragmentation, which would reduce performance. Also, by using a separate swap partition, it can be guaranteed that the swap region is at the fastest location of the disk, generally the center cylinders between the inner and outer edges of the disk (except for disks with fixed heads). However with the 2.6 Linux kernel swap files are just as fast as swap partitions, this recommendation doesn't apply much to current Linux systems and the flexibility of swap files can outweigh those of partitions. And since modern high capacity hard drives can remap physical sectors you're not even guaranteed that a partition is contiguous, and even if it were, having the swap data near the rest of your data will reduce seek times when swapping was needed, so the performance claims in the earlier paragraphs probably do not apply to modern Linux systems. [citation needed]


Tirei daqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_memory#Swapping_in_the_Linux_and_BSD_operating_systems
\o/
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#10 Por jqueiroz
01/03/2007 - 13:55
Hum, mas no caso de ser fixo.. A cada gravação serão "jogados" novos blocos. E esses blocos não serão contíguos só porque é uma partição diferente, não?


As escritas no arquivo de swap não são "appends", e sim "rewrites", ou seja, ele não vai alocar novos blocos, e sim escrever nos que já estão alocados.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal