Logo Hardware.com.br
novato_linux
novato_linux Membro Junior Registrado
78 Mensagens 1 Curtida

como instalar o driver da placa de video sis

#1 Por novato_linux 23/06/2005 - 16:09
Eu peguei em um site estrangeiro que eu não me lembro o nome um drive auternativo para placa de video sis (drive este da ao linux condições de acessar a eceleração 3d em placas sis) eu fiz o download do driver sis_drv_src_200605-1.tar.gz e no pacote não tem nenhum arquivo LEIAME para ver como instalar e no site do cara esta tudo tão esquisito que eu não entendo nada.

Aqui no forum tem alguem que já instalou o driver ou que pode me ajudar, pois não tem nenhum arquivo ./configure que me indicaria uma maneira convencional de instalar e só tem ums arquivos uns com letra .C outros com letra .H e um Makefileé entranho tentei instalar e não consegui, da para alguém me dar uma ajudinha.

a me lenbrei do site é:

http://www.winischhofer.at/linuxsisvga.shtml
novato_linux
novato_linux Membro Junior Registrado
78 Mensagens 1 Curtida
#3 Por novato_linux
23/06/2005 - 18:36
pflynn
Cara, conferi o site e tem tudo lá ! Tem todas as instruncões para download e instalacão do driver, tanto dos binário...


Naõ consegui instalar, como este site é todo em inglês eu acho que me atrapalhei, tentei instalar de todo jeito mas, não consegui! estrai o arquivo sis_drv_src_200605-1.tar.gz eo sisctrl_4.3_i386-0.0.20050618-1.tar.gz e para /usr/src dou um cd e quando dou make acusa o erro:

root@darkstar:~# cd /usr/src
root@darkstar:/usr/src# make
make: *** No rule to make target `../../../../../../programs/Xserver/fb/fb.h', needed by `sis_driver.o'. Stop.
root@darkstar:/usr/src#

da para alguem me ajudar
Pink
Pink Zerinho Registrado
2.9K Mensagens 3 Curtidas
#4 Por Pink
23/06/2005 - 19:25
Encontrei na Web, veja se consegui ajuda-lo:
-----------------------------------------------------------------------------

Artigo sobre hardware no Linux, especificamente sobre vídeo SiS

"Video SiS no Linux

Por: Alex-Gurgel

Este artigo foi composto a partir de material do site do Thomas Winischhofer, e de minhas experiências com os chipsets da SiS, presentes na maioria das placas-mãe de baixo custo, disponíveis no Brasil.

1. Sobre os Chipsets SiS:

Existem, atualmente, 4 famílias de chipsets SiS:

 Old series (5597/5598, 6326/AGP/DVD, 530, 620),
 300 series (300, 540, 630/S/ST, 730),
 315 series (315/E/H/PRO, 550, 650, 651, M650, 740, 661FX, M661FX, 741),
 Xabre series (330).

Reparem que não existe um chipset SiS6325. O PID ID, listado pelo comando lspci, na seção relativa a Controladora VGA ( VGA Controller ) refere-se apenas a parte VGA dos chipsets SiS650, 651, M650 e 740, já que estes chipsets ( assim como vários outros produzidos pela SiS ) contem, ainda, controladores de LAN, USB, som e uma PCI/AGP/ISA bridge ( esta bridge e plenamente funcional em alguns casos )

Em algumas placas de video ( não on-board ) em que a bridge esteja funcional, pode-se ter duas saídas de video independentes ( ou não, de acordo com a configuração presente no arquivo XF86config ). Em uma delas ( CRT1 ) conecta-se, forçosamente, o monitor do computador e na outra ( CRT2 ) pode-se conectar uma TV, um monitor LCD/Plasma ou ainda um segundo monitor. Normalmente esse tipo de utilização ocorre em laptops onde o monitor LCD do mesmo vai conectado a porta CRT2 da bridge e existem, na parte de traz do laptop, saídas para um monitor convencional e/ou uma saída para video composto ( TV ).

Nas series 300, 315 e Xabre o Xfree e capaz de trabalhar no modo Dual-Head. Isto significa que o equipamento e capaz de operar com 2 monitores ( usando ambas as saídas CRT1 e CRT2 ), em dois modos distintos: Normal e Xinerama. No modo Normal as saídas de video são independentes, ou seja: apresentam imagens diferentes com a mesma resolução ou com resoluções também diferentes. Já no modo Xinerama ambas as saídas se comportam como uma só, cada um dos monitores apresentam parte de uma mesma imagem.

Observe que, em Dual-Head, não podemos trabalhar com duas saídas ativas ligadas a CRT2 ao mesmo tempo ( LCD e TV ou LCD e monitor ou ainda TV e monitor ) mas pode-se trabalhar com uma saída ligada a CRT1 e outra saída ligada a CRT2

Na serie 300 e possível o uso da tecnologia DRI ( Direct Rendering Infraestructure ) que e responsável pelo tratamento de imagens 3D. Tal tecnologia não e suportada pelos chipsets das series 315 e Xabre. Para maiores informações sobre configuração/ativação do DRI em chipsets da serie 300 veja aqui(http://www.winischhofer.net/sisdri.shtml). E interessante notar que o Xfree 4.3.x não possui o driver para DRI ( sis_dri.o ) porem pode-se copiar o driver do Xfree 4.2.1 sem problemas.

2. Usando o Chipset SiS:


Caso seu chipset seja da serie 300 procure as informações diretamente no site de Thomas Winischhofer, se você tiver interesse em rodar jogos 3D. Não sendo esse o caso, provavelmente as configurações de video ( arquivo XF86config ) já estejam corretas.

Ao final do site citado anteriormente pode encontrar links para download de exemplos do arquivo XF86config, bem como o driver sis_drv.o atualizado e o sisctrl, que e uma ferramenta de configuração para chipset SiS, mas apenas para as series 300 e 315.

Com este programa pode-se, por exemplo, selecionar o modo de video, qual tipo de video ( LCD, TV ou monitor ) será conectado a CRT2, fazer o ajuste de gamma, entre outros itens. O sisctrl não permite a seleção de outro driver de video. Ou seja, se você tem uma placa de video PCI ou AGP em uma placa-mãe com video SiS on-board, a ferramenta não fará a seleção de qual placa estará ativa no momento. Ele apenas trabalha com chipsets SiS, series 300 e 315.

Para usar esta ferramenta deve-se fazer o download de 2 arquivos: a versão atualizada do driver SiS ( mesmo que você tenha a versão mais recente do Xfree, em http://www.winischhofer.net/sis/. Verifique a versão compatível com sua versão de Xfree e de gcc instalados. Neste mesmo local, baixe o arquivo sisctrl, independente de sua versão de Xfree e gcc. A versão mais atual e de 23/08/2003, na data em que este texto foi feito. Neste link citado encontram-se os arquivos já pre-compilados bem como os fontes para compilação posterior. Em condições normais, baixe o driver ( sis_drv.o ) pre-compilado, a menos que você esteje planejando recompilar o Xfree. No caso do sisctrl baixe o fonte apenas se o desejar ou se quiser fazer uso dos ícones do sisctrl ( os ícones estão localizados na pasta icons/, no pacote ).

Após o download, vá na pasta /usr/X11R6/lib/modules/drivers/ e localize o arquivo sis_drv.o . Troque o nome do arquivo. Descompacte o arquivo do novo driver que foi baixado, na mesma pasta onde estava o arquivo original. Descompacte, também, o arquivo sisctrl em qualquer pasta ( sugestão: /usr/local/bin ).

Edite o arquivo /etx/X11R6/Xfconfig e localize a seção Device. Verifique a existência da linha Driver “sis”. Acrescente a linha Option “EnableSiSCtrl” “true”. Atenção aos espaços e letras maiúsculas.

Após isso basta reiniciar o X ( de preferencia reiniciar a maquina ) e aguardar o surgimento da tela em modo gráfico.

Em meus testes a maquina empregada foi a seguinte: Placa-mãe Asus a7s266, Processador AMD Atlhon XP1700+, 256Mb ram ( 32Mb para video ), Monitor Samsung Syncmaster 551v, HD 20Gb com distribuição SuSE 8.2 Professional.

Após a instalação do novo driver e execução do sisctrl foi-me possível configurar os parâmetros de gamma, brilho, contraste e saturação do monitor, bem como alterar a resolução de tela sem ter que reiniciar o X e, também, sem alteração na velocidade de processamento.
Como não tenho o habito de jogos 3D pesados não dei importância a ausencia do DRI na placa-mãe, que conta com video SiS650 ( Serie 315 )

Mais habituado a jogos de tiro em primeira pessoa ( FPS – First Person Shooter ) pude verificar que o jogo Doom ( instalado a partir do pacote doom-legacy ) passou a aceitar uma maior resolução de video e a operar mais rapidamente do que com o driver original. O mesmo ocorreu com o jogo Duke Nukem 3D.

Também os plug-ins de visualização do Xmms tiveram o desempenho melhorado bem como vídeos assistidos com o Mplayer ou o Xine. E uma melhora ligeiramente perceptível, mas não tanto que venha a dispensar a aquisição de uma boa placa de video 3D, mas apenas se o sistema vier a ser usado com programas que demandem um uso mais intenso do video ( jogos 3D mais atuais ou trabalhos com video )

Em todo o caso, a atualização do driver de video e a instalação do programa sisctrl torna-se recomendável, bem como uma leitura atenta da documentação disponível. O site do Thomas Winischhofer contem vasto material sobre o assunto, para qualquer serie de chipset SiS, incluindo opções que podem ser colocadas no arquivo Xfconfig, de modo a melhorar a funcionalidade dos chipsets SiS.

Essas alterações ( atualização do driver e uso só programa sisctrl )já colocam o driver para Chipsets Sis no mesmo nível do encontrado no snapshot 4.3.99.10, de 10 de Agosto de 2003, do Xfree. Ocorreram alterações posteriores mas ainda não disponíveis, neste caso deve-se aguardar a próxima versão do Xfree, a 4.4.0, a ser lançada."
Trabalha com Informática? Anuncie aqui!!

Trinidad e Tobago perdeu, mas voltaremos! .. Sei lá frown.png
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal