Logo Hardware.com.br
rodrigoleaobr
rodrigoleaob... Membro Senior Registrado
337 Mensagens 4 Curtidas

Porque a distro Linux do PC para todos nunca é das melhores (a resposta)

#1 Por rodrigoleaob... 09/01/2007 - 13:01
Dando uma lida em material da internet em uma das minhas horas vagas, encontrei um texto que me elucidou a questão: "por que com tantas distros excelentes - como Ubuntu, Kurumim e Fedora - apenas as menos populares no mundo OpenSource são instaladas no PC popular?"

---------- Texto na íntegra ------------------------

A distribuição de Linux mais usada com o Computador para Todos deve ser a Insigne, de Campinas (SP). Até hoje, 600 mil cópias de seu pingüim foram distribuídas no programa.
O cálculo das 600 mil cópias são da própria Insigne. Hoje em dia, micros das marcas Semp-Toshiba, CCE, Novadata, Aiko (Evadin) e Kellow usam a distribuição, atualmente baseada em Debian. A Gradiente está prestes a usar. A Positivo, maior fabricante de desktops do país, fazia parte dessa turma, mas hoje não faz mais.
Qual a mágica da Insigne para entrar em tantos micros? Segundo João Pereira da Silva Jr, fundador da empresa, a Insigne cobra 30 reais por ano para prestar suporte técnico a cada máquina que leva seu sistema operacional, Em troca, além do suporte aos marinheiros de primeira viagem, a empresa garante o sistema operacional e os drivers necessários para o PC trabalhar com os periféricos de mercado.
O suporte técnico inclui não só o pingüim, mas também cada um dos 26 aplicativos obrigatórios do Computador para Todos, do programa gráfico GIMP ao editor de áudio Audacity. Alguém aí pensava que ganhar dinheiro com a inclusão digital era fácil?

------------------------------
Fonte: http://info.abril.com.br/blog/sandra/index.shtml
Dyego Sousa
Dyego Sousa Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 38 Curtidas
#3 Por Dyego Sousa
09/01/2007 - 14:06
<<>>

Quanto ao programa, tem esse texto interessante do Morimoto sobre isso:
Contrapeso à ABES: Computador para Todos reduz pirataria:

Semana passada, pipocaram nos meios de comunicação uma série de matérias alardeando que 73% dos compradores de computadores do programa PC Conectado haviam substitutuído a instalação do Linux por uma instalação pirata do Windows XP. Sinceramente, estes números não me impressionaram, pois a qualidade de muitas das distribuições usadas (Insigne, Fenix, Fredows...) é realmente sofrível e o plano de negócios parece ser realmente o de oferecer um produto ruim, de forma que os compradores mudem de sistema e não usem o suporte, que é pago com base no número de micros vendidos e não no número de chamados.

Além disso, existem graves falhas por parte do hardware fornecido pelos fabricantes. Um número muito grande de micros estão vindo com modems Motorola, que não possuem suporte no Linux. Naturalmente, o comprador que precisa usar o acesso discado, acaba sendo obrigado a trocar de sistema, já que o modem não vem pré configurado e não existem drivers. Outro caso são os micros de uma determinada marca, que vem com apenas 6 GB do HD particionado (o restante vem como espaço livre), já "preparados" para receber uma instalação pirata do Windows. Existe ainda o caso de muitos vendedores, que abertamente indicam "técnicos" que fazem a instalação do Windows e Office piratas a preços módicos, só para citar três exemplos de muitos.

É a velha história do copo meio cheio ou meio vazio. Por um lado, segundo a pesquisa da ABES, 73% substituíram a instalação Linux por uma cópia pirata do Windows, o que indicaria o fracasso do programa.

Mas, por outro lado, apesar de todas as falhas, da sabotagem dos fabricantes, do descaso dos responsáveis pelo programa e da falta de qualidade de muitas das distribuições usadas, 27% dos consumidores mantiveram o sistema original!
Doação de distros Linux rindo_atoa.gif

"porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão." Mat 26:52
Slacker
Slacker Geek Registrado
2.6K Mensagens 35 Curtidas
#4 Por Slacker
09/01/2007 - 14:24
"Um número muito grande de micros estão vindo com modems Motorola, que não possuem suporte no Linux."

Caraca!!! Aí tenho que concordar com o colega: Mas que ******!!

São esses tipo de coisas que fazem algumas pessoas terem verdadeiras
antipatias com o Linux.

Imaginem um cara todo feliz porque conseguiu, pela primeira vez na vida,
comprar um PC e tem a maior dor de cabeça porque consegue se contectar!

Mas que lambança!! Alias, Governo no Brasil é igual a intestino grosso:
Só faz mer....
Vendo livro "Descobrindo o Linux -- 3ª Edição". Excelente estado. É só mandar uma MP.atencao_regras.gif
Psychokill3r
Psychokill3r Novo Membro Registrado
15 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por Psychokill3r
23/01/2007 - 12:08
é poisé isso é f*dha ,o meu veio com um linux q n dava , dai eu intalei o kurumin e mesmo assim to sem internet pois a porcaria do modem alcatel nao funciona nem com reza braba , japuxei firmware e driver novo p linux em deb, mais n rola ja tentei o script antigo e ate um outro script speedtouchconf.sh e a parada n vai ,tem alguem ai disposto a ganhar 30tao p isntala esse gerda.
mais é 30tao p ano eim!!!!!!
Codo
Codo Super Participante Registrado
917 Mensagens 14 Curtidas
#7 Por Codo
23/01/2007 - 12:56
Minha irmã comprou no final do ano, um micro com linux, que depois descobrimos ser desse tal PC para todos e o sistema instalado é de uma empresa chamada Metasys cujo "distro" é baseada no fedora 4(frown.png). No início foi dificil a conexão internet (adsl - speedy) mas depois de um telefonema para o suporte a coisa toda rodou (aliás fomos muito bem atendidos). A empresa é de Minas Gerais e eles estão programando para este ano a "nova versão" do tal Metasys baseado, desta vez, no Suse! Vamos a ver!cool.png
ruyacquaviva
ruyacquaviva Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por ruyacquaviva
13/02/2007 - 13:14
A mesma pesquisa que concluiu que 73% das pessoas no "Computador para todos" mudaram para uma cópia pirata do Windows, omitiu que 100% dos que compram computadores com o sistema operacional Windows usam cópias piratas do Office.

A cultura (ou melhor, a aculturação) da pirataria no Brasil é muito forte e os usuários não percebem que são eles os maiores prejudicados com essa prática. A maioria acha que está "levando vantagem", no mais puro espírito da "lei de Gerson".

O fato do programa "Computador para Todos" especificar a utilização de um sistema operacional livre é um grande avanço não só para a comunidade do software livre, mas para o combate a essa prática nefasta. Mas a oportunidade deve ser aproveitada pela comunidade, divulgando as distros mas usadas e principalmente as aplicações livres disponíveis.

Concordo com o Morimoto que os fabricantes não estão se empenhando em oferecer uma boa instalação Linux em seus computadores, muito menos um suporte adequado. E tenho certeza que nessa história estão envolvidos grandes interesses comerciais dos produtores de software proprietário, que mantém acordos comerciais com os fabricantes de micros. Não estou dizendo que a turma da janelinha ofereça descontos no licenciamento do seu sistema operacional para os fabricantes agirem assim, estou dizendo que é possível que algo assim pudesse acontecer. Repito que não estou afirmando que efetivamente ocorra.

De qualquer forma é de longe a maior oportunidade de divulgação do software livre que já apareceu. E não poderia ser de outra forma, já que a venda de computadores com o sistema operacional dominante é o que mais incentva a pirataria de aplicativos .

Casos como o da ausência de suporte para o hardware e a entrega de micros sem a configuração adequada para o pleno funcionamento do hardware, são casos de polícia. A a lei obriga os fabricantes a oferecer esse suporte e esses casos devem ser denunciados pois constituem crime contra a economia popular. É um desrespeito não só ao código de defesa do consumidor, mas às próprias normas do programa "Computador para todos".

Quanto à qualidade das distros e das instalações o que se pode fazer é utilizar a lei de mercado e divulgar as melhores e as piores empresas nesse aspecto, de modo a orientar o consumidor e gerar pressão de demanda por uma instalação Linux de melhor qualidade nessas máquinas.
ismaelgoulart
ismaelgoular... Novo Membro Registrado
53 Mensagens 0 Curtidas
#9 Por ismaelgoular...
10/03/2007 - 23:51
Voltando a discussão, ontem veio uma vizinha minha com um notebook CCE (juro que voltei aos bons tempos do MSX), e queria saber como se usava, pois o mesmo veio o Insigne Linux "Momentum" (cada nome...), configurei a Rede, a Internet, o Amsn, o skype e a impressora facinho facinho e deixei ela navegando na Net... Chegando em casa quis conhecer melhor esta distribuição (até por que sei que ela vai me "incomodar" mais vezes), baixei o .iso do site e instalei no meu computador, ele usa um gnome modificado e um menu abrir parecido com o suse e é baseado no Debian, até que não é ruim não, bem intuitivo, mas achei meio instavel, as vezes um aplicativo dá erro no nada, o firefox se fecha quando tento abrir alguma página mais complexa aí tento novamente e abre, sei não, eu ficaria mais com um Kurumin da vida ou um Suse que são mais estáveis. Mas no geral não achei ele dos piores, os icones são meio amontoados, as fontes meio grandalhonas no desktop, o uslab (menu abrir) é meio estranho, cada vez que eu quero abrir um aplicativo que não tenha usado recentemente tenho que clicar em "mais aplicativos" janela esta que fecha sozinha quando eu clico em um aplicativo, fazendo com que eu tenha que executar todo o procedimento novamente quando quiser abrir outra coisa, mas no caso da minha vizinha que nunca teve um computador, que não tem vícios como eu digo, se for bem orientada pode aprender e usar o Linux com gosto, mas quem já vem do Windows... desde 1981 dizem para ele que a microsoft é melhor... não é fácil mudar uma lavagem cerebral dessas...
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal