Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Cinco grandes distribuições Linux que não sobreviveram

#1 Por Equipe GdH 16/07/2009 - 11:53
ImagemCinco grandes distribuições Linux que não sobreviveram

Se você deu uma olhada no DistroWatch nos últimos cinco ou seis dias, deve ter visto vários anúncios de distribuições Linux conhecidas. É provável que você também tenha visto alguns nomes que não conhecia, caso ainda seja meio novato no Linux. No momento, o banco de dados do DistroWatch contém 278 distribuições que foram descontinuadas, e há mais 36 listadas como inativas. Dessas 314 distribuições e incontáveis outras que nunca chegaram a ser listadas no DistroWatch, muitas não devem mesmo ser lembradas. Outras eram promissoras, mas por um motivo ou outro acabaram abandonadas. Um número menor delas era realmente excepcional, mas ainda assim não conseguiu sobreviver. Nesta semana, decidi me deixar levar pela nostalgia e dar uma olhada em cinco distros que me pareceram especiais em certos momentos. Obviamente, a lista é baseada na minha própria experiência. Se você já usa Linux há um bom tempo, talvez tenha sua própria lista.
Caitlyn Martin
16/07/2009

https://www.hardware.com.br/artigos/distros-linux-morreram/

Cometne aqui!
eliaspraciano
eliaspracian... Membro Senior Registrado
244 Mensagens 5 Curtidas
#7 Por eliaspracian...
16/07/2009 - 17:41
Outra que eu acredito que merecesse ser mencionada é o Corel Linux. Na minha opinião, esta foi visualmente mais rebuscada do que o Caldera. Acredito, ainda, que foi a primeira vez em que a Microsoft teve medo do Linux.
Em 1998, a Corel lançou o WordPerfect para o Linux e, no ano seguinte, anunciou a sua própria distribuição.
Porém entrou em dificuldades financeiras e, segundo se pode conferir no site http://www.forbes.com/2000/10/03/1003corel.html , em Março de 2000, a Microsoft comprou uma grande parte de suas ações. Embora não fosse o suficiente para ter direito a voto, foi determinante para o fim do Corel Linux.
Mais tarde a MS vendeu sua parte da Corel e esta, aparentemente, parou de sonhar alto. O que é lamentável.
Linha-viva
Linha-viva Tô em todas Registrado
1.8K Mensagens 45 Curtidas
#8 Por Linha-viva
16/07/2009 - 18:55

Conclusão


Sem dúvida, os leitores do DistroWatch vão se lembrar de outras distribuições Linux impressionantes que também foram descontinuadas. Como eu observei no início deste artigo, esta lista é pessoal e está longe de ser definitiva. O mais notável nessas cinco distribuições é o fato de terem conseguido inovar de alguma maneira. Na maioria dos casos, essas inovações tiveram continuidade em outras distros, e os avanços nas áreas em que se focavam continuam até hoje.

Isso realmente faz a diferença, eu como novo usuário não cheguei a conhecer ou usar nenhumas dessas distros, mais com certeza aproveito das inovações que elas apresentaram.
Viva o software livre.
utikawa
utikawa Membro Junior Registrado
81 Mensagens 5 Curtidas
#10 Por utikawa
17/07/2009 - 11:39
O Corel realmente foi uma distribuição de destaque mas sinceramente não gostei quando usei, tinha alguns problemas sérios...
Já o kurumin nunca poderia ser esquecido ao levarmos em conta distros nacionais, foi um verdadeiro marco desbancando até mesmo a conectiva como referência de distro nacional, ao menos na minha opinião!boa.gif
Eu usei o Caldera 2.2, realmente era muito boa mas infelizmente não seguiu...
dario.rostirolla
dario.rostir... Super Participante Registrado
946 Mensagens 15 Curtidas
#12 Por dario.rostir...
17/07/2009 - 17:37
Corel Linux, Conectiva (esse tá enterrado ou não?), e tamos vendo no Distrowatch umas distros despencando, tipo PclinuxOS que chegou a estar em primeiro, o Sabayon.

Isso não me supreende tanto quanto... a ascenção do Puppy!! Esse já está entre os primeiros, era uma distro minimalista mas parece que agradou a gregos e troianos...
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal