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Ptarso_Gel
Ptarso_Gel General de Pijama Registrado
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directx no linux???

#1 Por Ptarso_Gel 21/09/2010 - 20:01
noticia do globo de hoje
novidades para os gamemaníacos.

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/09/21/projeto-trara-directx-10-11-ao-linux-diz-site-921038314.asp

Fãs de jogos de computador normalmente têm de usar a plataforma Windows, dada a grande presença de mercado do DirectX - o que diminui consideravelmente a quantidade destes títulos para as plataformas Linux. No entanto, isto pode estar prestes a mudar.
Uma nota publicada na Phoronix, empresa dedicada ao avanço da plataforma Linux, revela que o DirectX em suas versões 10 e 11 está em vias de ser compatibilizado para o sistema. A solução de código aberto é usada sobre a biblioteca gráfica Gallium3D, assim facilitando a conversão de jogos usando as ferramentas exclusivas ao Windows.
Segundo a documentação, "o objetivo primário é tornar real a promessa de suporte a múltiplas APIs (interfaces de programação de aplicativo) e oferecer uma API que possa ser facilmente implementada com apenas um wrapper bem fino sobre o Gallium, em vez da enorme quantidade de código complicado necessária para o OpenGL. O objetivo secundário é rodar jogos DirectX 10 / 11 do Windows no Linux usando o (emulador) Wine".


será que vai rolar mesmo? alguém ai tem mais informações sobre o assunto??
gcfrancoso
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#2 Por gcfrancoso
21/09/2010 - 20:27
Ptarso_Gel disse:
noticia do globo de hoje
novidades para os gamemaníacos.

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/09/21/projeto-trara-directx-10-11-ao-linux-diz-site-921038314.asp


será que vai rolar mesmo? alguém ai tem mais informações sobre o assunto??


Transgaming já é uma realidade antiga... Rodo diversos títulos do Windows pelo Wine/Cedega...

http://www.cedega.com/

Evidente que é uma tecnologia ainda em desenvolvimento, e a camada extra entre hardware e software acaba por exigir mais do hardware.
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Radeon 5870 1GB DDR5
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Manual: Escolha o seu note
http://kchintarus.myminicity.com
RR_Fang
RR_Fang Super Participante Registrado
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#3 Por RR_Fang
21/09/2010 - 21:45
Não se trata, em si, de um recurso do Wine ou soluções nele baseadas, como o Cedega. A novidade foi recém-integrada com o Gallium 3D, a nova biblioteca do projeto Mesa.

O projeto é desenvolvido principalmente pela VMWare, uma vez que esta adquiriu a Tungsten Graphics. Já houve trabalho proprietário prévio na implementação da API do DirectX / Direct3D 9.0, com foco no Windows. Mas agora a situação é outra.

Em resumo... Foi lançado um novo state tracker totalmente aberto para o Gallium, implementando a API do Direct3D 10/11. Embasado na arquitetura da biblioteca, a promessa é aceleração 3D com overhead mínimo, teoricamente melhor que o OpenGL quando amadurecer.

Não sei dizer o estado ou o nível de funcionalidade atuais. O autor recomenda utilizar softpipes (aceleração por software) por enquanto, não garantindo que tudo funcione com drivers de hardware (embora admita que esse passo é importantíssimo).

EDIT: Vale lembrar que o Direct3D 10 / 11 é incompatível com a versão 9 da mesma API.
Ricardo "Fang MoonRupt"
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RR_Fang
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#5 Por RR_Fang
21/09/2010 - 22:38
ice2642 disse:
e quanto ao DX9c que é o grosso e todos os jogos funcionam nele, mesmo os com opção pra rodar em dx10 e 11 ?

[]'s


A API do DirectX 9 é extremamente complexa e poluída, uma vez que soma-se mal planejamento e compatibilidade com versões passadas. Não há interesse em portá-la para o Gallium justamente por isso.

De fato, o Direct3D 10 e 11 são incompatíveis com versões anteriores. Mas a possibilidade de rompimento resultou em uma API bem mais concisa. O próprio autor comenta a quantidade de linhas (cerca de 26 mil) relativamente baixa de seu código.

O objetivo do state tracker não se resume a executar jogos do Windows e simplificar o Wine. Não tenho competência suficiente para julgar tal fato, mas... Muitos consideram a "nova API" do Direct3D superior ao OpenGL, e em especial, mais moderna. Verdade ou não, é uma alternativa interessante e passível de testes, dado o estado atual do OpenGL (embora haja um mecanismo de deprecation desde a versão 3.0).
Ricardo "Fang MoonRupt"
< Archlinux User >
PHIRON
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#7 Por PHIRON
21/09/2010 - 23:29
Entendi, ele é uma engine independente de plataforma como o DirectX ou o OpenGL, só não entendi o suporte ao DirectX pois o mesmo é proprietário da Microsoft, eles não terão problemas? Uma api dessas promete pois teremos programas usando recursos 3D com código reaproveitável para diversos dispositivos, o pessoal poderá, por exemplo portar "facilmente" jogos para o PC, Tablet, Smartphone entre outros.
Só não entendi o interesse do VMWare nisso, claro que uma api dessa é interessante para virtualização, mas nem tanto, ela deve estar querendo diversificar um pouco?
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