Logo Hardware.com.br
hugoleal85
hugoleal85 Super Participante Registrado
442 Mensagens 26 Curtidas

Desenvolvimento e desempenho gráfico no Linux.

#1 Por hugoleal85 28/09/2013 - 11:02
Criei este tópico com o objetivo de debatermos e comentarmos o desenvolvimento gráfico no Linux de uma forma bastante ampla (drivers, API, suporte a bibliotecas livres e proprietárias, servidores gráficos, etc.).

Como ponto de partida, coloco está novidade quentinha e super interessante:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTQ3MTY


PS: Mais uma novidade quente! Nova ABI OpenGL proposta pela NVidia está próxima de se tornar realidade.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTQ3MTc
faguirre
faguirre Super Zumbi Registrado
4.2K Mensagens 1.5K Curtidas
#2 Por faguirre
28/09/2013 - 14:36
Tem o mantle que a Amd anunciou, que promete acesso direto ao hardware das placas de vídeo, multiplataforma, facilidade em se portar jogos dos consoles para pc's e vice-versa e livre para que outros fabricantes de Gpu construam placas compatíveis.

http://www.anandtech.com/show/7371/understanding-amds-mantle-a-lowlevel-graphics-api-for-gcn
ignacho
ignacho Zumbi Registrado
6.8K Mensagens 558 Curtidas
#3 Por ignacho
28/09/2013 - 16:20
Eu posso estar enganado, mas acho que o Mantle é mais voltado à otimização específica. Isso funciona bem nos consoles. Mas o PC é uma plataforma mais heterogênea, e acho que ainda que Intel e nVidia implementem isso, dependeria da softhouse fazer o trabalho de otimização. E eles podem não estar muito dispostos a fazer otimização para várias GPUs diferentes.
...
faguirre
faguirre Super Zumbi Registrado
4.2K Mensagens 1.5K Curtidas
#4 Por faguirre
28/09/2013 - 17:12
Então, pelo que entendi do Mantle, é uma API de baixo nível, que os consoles next-generation já suportam e as futuras placas da AMD para pc's também vão suportar, permitindo que as softhouses utilizem uma API de converse diretamente com o hardware com a tecnologia GCN, que até onde eu saiba é aberta para que outras fabricantes também a implementem, mas também posso ter entendido errado.
hugoleal85
hugoleal85 Super Participante Registrado
442 Mensagens 26 Curtidas
#5 Por hugoleal85
28/09/2013 - 18:45
Vejam a opinião dos desenvolvedores do Dolphin sobre essa questão:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTQ3MjI

Eles consideram que atualmente os únicos drivers disponíveis no pinguim que podem ser considerados excelentes são os da NVidia. Vejam a confirmação na prática disto no link abaixo:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=nvidia_windows8_geforce&num=1

Atualmente, concordo plenamente com essa linha de raciocínio.
ignacho
ignacho Zumbi Registrado
6.8K Mensagens 558 Curtidas
#6 Por ignacho
29/09/2013 - 01:02
Eu postei no tópico que eu criei para o Mesa o vídeo do XDC 2013 sobre o status dos drivers para os SoCs ARM, que o pessoal do Dolphin comentou.
https://www.hardware.com.br/comunidade/mesa-drivers/1318022/#post6690638

São todos drivers desenvolvidos por engenharia reversa e que sofre de carência de contribuidores.

O mais engraçado e espantoso é esse comentário:

Once again, Rob Clark from Freedreno did not get any help from Qualcomm: to provide a better driver for everyone, he had to reverse engineer the blob provided by Qualcomm and write his own shader compiler backend on top of the Mesa infrastructure. One person, working mostly alone, produced better quality drivers than a whole team working at Qualcomm. And because nobody seems to care about these issues, his work is not used by any major phone manufacturer or in any Android version that we know of. Rob was more helpful than the Qualcomm team when we were confronted with Adreno issues, and we really thank him for his support.


Mas o que eu mais gostei foi desse comentário, que deixa bem claro a forma porca como as distribuições GNU tratam as coisas quando o assunto são drivers...

Our main problem now is that Linux distributions are very slow to upgrade and do not provide an easy way to upgrade Mesa without upgrading the rest of the system (unlike on Windows). This means our application is still broken for users of LTS releases of some Linux distributions.


Nesse ponto, há uma coisa que eu admiro no Fedora e no Arch: você sempre tem a última versão de qualquer driver, porque tanto o Linux quanto o Mesa não ficam congelados.

openSUSE também é uma boa referência nisso, graças à uma boa política de backports de pacotes do Factory via OBS, tanto para o Mesa quanto para o Linux (até para quem ainda usa o 12.2 é possível ter o Mesa 9.2, embora tenha que ficar no Linux 3.4).

O restante... Tem o Ubuntu com o repo não-oficial do Oibaf no Launchpad. O único porém é que a versão do Mesa nele não é a última estável.
...
hugoleal85
hugoleal85 Super Participante Registrado
442 Mensagens 26 Curtidas
#7 Por hugoleal85
29/09/2013 - 10:33
Realmente Ignacho, parte da culpa pode ser colocada sobre os devs de algumas distribuições. Concordo.

Estou na esperança de que o Mantle e o projeto conjunto NVidia, AMD, Valve vinguem e consigam mudar esse paradigma de letargia e lentidão que domina o desenvolvimento gráfico no pinguim há tantos anos.

Abraço.
hugoleal85
hugoleal85 Super Participante Registrado
442 Mensagens 26 Curtidas
#8 Por hugoleal85
02/10/2013 - 21:55
GL4 ARB texture, um dos requisitos ao OpenGL 4, acaba de ser implementado no Mesa!

Apesar do imenso atraso e distância em relação ao suporte oferecido pelos drivers Intel existentes nos SOs proprietários, parece que a equipe de devs do Mesa começa a obter um belo avanço.

Fonte:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTQ3NTE
hugoleal85
hugoleal85 Super Participante Registrado
442 Mensagens 26 Curtidas
#10 Por hugoleal85
03/10/2013 - 09:27
ignacho disse:
AMD liberando novas documentações e atualizando algumas já existentes...

http://www.botchco.com/agd5f/?p=58
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTQ3NDU


Pois é.

Tenho percebido que a velocidade no desenvolvimento dos drivers gráficos no pinguim intensificou-se bastante ultimamente.

Certamente, grande parte disso se deve ao "efeito Valve".

A NVidia já entrega no pinguim drivers proprietários em nível equivalente ao dos SOS proprietários.

AMD ainda não (especialmente belos vários bugs da versão para o linux), mas tem melhorado bastante.

A Intel parece disposta a avançar rápido rumo ao suporte ao OpenGL4 no pinguim.

Belas notícias, especialmente para os gamers.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal