Logo Hardware.com.br
kifirefox
kifirefox Tô em todas Registrado
691 Mensagens 153 Curtidas

querer consertar defeitos invisiveis sem saber como, é ter há incerteza de solução?...

#1 Por kifirefox 25/01/2016 - 15:44
Imagem
tem problemas em placas eletronicas, que podem estar visivelmente inteiras por fora, mas estão com defeitos por dentro. Invisiveis a olho nu ou não visiveis( com defeitos internos)

Se tentar consertar uma placa eletronica que está com defeito.
Você querer consertar algo com defeito sem saber qual é o defeito ou tentar consertar algo que você sabe que não tem conserto, e querer fazer gambiarra.


Sendo sempre a solução é comprar uma nova.

Tem peça eletronica que não tem como consertar, e tentar consertar problemas invisiveis a olho nu ou não visiveis(defeitos internos), é perder seu tempo tentando consertar algo que você não tem certeza de conserto,
ou sabe que está ruim, mas tenta consertar, sem saber o defeito invisivel e sem saber o defeito interno não visiveis.

Tentar e ficar tentando consertar uma peça eletronica que você nem sabe qual o defeito, mas sabe que não liga. É perder seu tempo pois não está nem vendo qual é o defeito.

É muita incerteza em consertar peças eletronicas que você não enxergan ada? É consertar no escuro total?



Por exemplo

Memoria com mal contato
Imagem
Tem aquela memoria que está com defeito e você já testou e não funcionou, e ponto final.

mas você fica escovando sobramdo, limpando, etc. sabe que ela está queimada, mas fica testando e retestando, escovando ela com pasta de dente, fica limpando com borracha, poe no congelador, passa escova com agua e detergente, alcol isopropilico, spray limpa contato, etc.
depois de varias tentativas e e perder dias, tem que jogar fora e no final comprar uma nova.
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#2 Por OP
25/01/2016 - 17:38
De fato passar borracha em terminal de contato de placas é coisa muito primitiva, da época em que não existia acesso a material mais apropriado. Para isso existe, em qualquer loja de eletrônicos, spray limpa contatos. Borracha deixa resíduos nos contatos e ainda por cima lixa eles, o que é péssimo para qualquer componente eletrônico pois justamente tira o material nobre dos contatos. Se sua placa tiver terminais folheados a ouro, é ele que vai embora com a borracha, e desnecessariamente pois ouro não oxida.

Em última instância pode-se fazer isso apenas se nada mais melhorar, em casos de oxidação muito pesada, só que jamais essa borracha verde ai da foto. Essa é a pior delas para fazer esse tipo de gambiarra. Se até em papel ela deixa uma trilha verde de borracha impregnada, imaginem nos contatos...

Se eu levar meu equipamento para um técnico que recomende "lixar" os terminais de qualquer placa com borracha eu troco imediatamente de técnico.
E como sinal de boa vontade, apresento a ele o spray limpa contatos!
Claramente ele precisa se reciclar...

Anexo do post

Anexos

"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
kifirefox
kifirefox Tô em todas Registrado
691 Mensagens 153 Curtidas
#3 Por kifirefox
25/01/2016 - 21:54
OP disse:

Se eu levar meu equipamento para um técnico que recomende "lixar" os terminais de qualquer placa com borracha eu troco imediatamente de técnico.
E como sinal de boa vontade, apresento a ele o spray limpa contatos!
Claramente ele precisa se reciclar...
Anexo do post


não estou falando necessariamente de gambiarra nessa postagem, e sim da incerteza da solução!
é muita incerteza da solução limpar a memoria com borracha! é a incerteza da solução que era lavar com agua e sabão ou lavar com spray.



conserto de mp4

Já tentei consertar um mp4 com defeito, ele liga, mas não liga na bateria. Tentei limpar, passar spray limpa contato, tentei consertar um problema invisivel e sem conserto fisico.

Quando você tenta reparar uma peça sem conserto e ainda é defeito não visivel, que você não sabe qual é o defeito, pois a placa eletronica fica inteira por fora, mas por dentro está com defeitos não visiveis.
esse mp4 está com defeito não visivel, e ele é uma peça descartavel, quebrou, joga fora e compra outro.

Tentar consertar um defeito não visivel é perder seu tempo tentando consertar uma peça com defeitos não visiveis?

É bom só consertar peças que tenha defeitos visiveis? e(que você sabe que se trocar uma peça da placa eletronica ela irá voltar a funcionar).
mas e ficar tentando consertar peça que você não sabe visivelmente aonde está o defeito, e ficar tentando limpar, fazer curto de hardman, trocar peças de uma placa eletronica que você nem sabe visivelmente se está com defeito, na esperança da placa eletronica voltar a funcionar.

andando no escuro
isso é como andar no escuro, voce não enxerga nada e ainda continua andando, o melhor é ficar parado.
ou seja, jogar a placa eletronica fora ou deixar guardada, mas tentar consertar sem você saber o defeito visivel e ficar tentando durante horas ou dias, sem nem saber visivelmente qual o defeito. é ficar fazendo gambiarra.

ficar tentando consertar pela tentativa e erro, sem saber o defeito visivel e sem estudo, a probabilidade de haver solução é muito baixa. e mesmo com estudo, você não sabe de problemas não visiveis, tem problema mas você nunca vai saber e conseguir enxergar aonde está o defeito.

estudo não quer dizer que você vai enxergar coisas não visiveis, estudo é apenas seu conhecimento do que você vê numa placa eletronica. mas se tratando de problemas internos, peças com mal contato, peças velhas, etc. você nunca vai enxergar o defeito.

você pode ter estudo de eletronica, mas não vai conseguir enxergar defeitos não visiveis. é preciso conseguir enxergar o problema e depois disso, com seu estudo analisar se dá para poder onsertar ou jogar fora.


consertar por tentativa e erro, perde muito tempo e pode não conseguir.

há tecnicos que ficam testando placas eletronicas e perdem muito tempo até conseguir enxergar aonde está o defeito. e quando não enxergar o defeito, diz que está queimada e pronto. está com defeito mas não sabe aonde.
e ficar de tentativa e erro pode perder muito tempo, e não conseguir conseguir consertar, nem por tentativa e erro.

consertar sem saber qual é o defeito, não ganha mais conhecimento

e conseguir consertar uma placa eletronica sem saber o defeito dela, também e ruim, pois você conserta uma placa eletronica, mas não sabe ver qual era o defeito. você resolve um problema sem saber e sem ver aonde estava o defeito, conserta mas não ganha mais conhecimento dos seus estudos.


placa mãe queimada sempre tem como consertar?
será que todas as peças são substituiveis e encaixaveis? ou não, tem peças unicas, que são coladas de fabrica, que queimou, joga fora e compra outra, que tem defeitos internos, que tem peças ou pedaços queimados internos, etc.

há muita placa mãe queimada no mercado livre, será que todas realmente tem conserto?
há pessoas comprando placas mãe, mas não é para consertar! e sim por que trabalha com reciclagem de lixo!

tentar consertar placa mãe, se procurar o defeito dá trabalho, e tentar consertar sem ver aonde está o defeito, por tentativa e erro, isso vai dar muito trabalhe e pode não conseguir consertar.
vale apena ficar tentando consertar sem ver o defeito?


e danos microscopicos tem conserto?
Imagem
(placa mãe com pequena parte queimada por energia estatica, um pequeno buraco microscopico, invisivel a olho nu).
esses buracos microscopicos só vão aumentando o seu numero em varios cantos diferentes aonde a placa eletronica tomou a discarga de energia estatica.
A Marcos
A Marcos Cyber Highlander Administrador
43.3K Mensagens 3.9K Curtidas
#4 Por A Marcos
25/01/2016 - 22:46
Acho que essas fotos ae acima eu vi em um livro do Laércio Vasconcelos, se não me engano.
Para se concertar algo, é necessário ferramenta apropriada.
Técnicos utilizam desde multímetros, capacímetros até osciloscópios (técnico mesmo, não curiosos).
Agora, tem que ver ser certas coisas compensam....
Fazer o rebalring de um chip BGA, pode ser caro, as vezes, vale trocar a placa.
E, indo um pouco mais além, em alguns aparelhos, é difícil achar chips, pois o fabricante esconde o P/N do mesmo e só vende determinada placa completa.
kifirefox
kifirefox Tô em todas Registrado
691 Mensagens 153 Curtidas
#5 Por kifirefox
26/01/2016 - 00:03
A Marcos disse:

Para se concertar algo, é necessário ferramenta apropriada.
Técnicos utilizam desde multímetros, capacímetros até osciloscópios (técnico mesmo, não curiosos)


e técnico de informática tem todas as ferramentas apropriadas?

só tem ferramentas de desmontagem barato, como chaves de fendas
equipamentos de detecção barato, como o multímetro digital
equipamentos de segurança barato, como a pulseira anti estática.

técnico de informática comum, só tem o básico, ninguém tem equipamento muito caro.
e que técnico de informática comum tem osciloscópio digital? que está na faixa de 1500,00 reais os mais baratos.

alguém tem um microscópio em casa ou uma lupa? puxa eu tenho uma lupa se eu quiser ver alguma coisa enxergo apenas um pouco maior, mas só quem tem um microscópio especial pode enxergar um buraco microscópico na placa mãe causado por descarga estática. ou algum outro tipo de dano microscópico.

sobre as dificuldades, não estou falando só mas de dificuldades de conserto e sim problemas invisíveis a olho nu ou não visíveis, não identificados.


há trilhas finas de cobre que passam na superfície da placa mãe, para trilhas de circuito eletrônico queimada é um trabalho microscópico.


A Marcos disse:

Agora, tem que ver ser certas coisas compensam....
Fazer o rebalring de um chip BGA, pode ser caro, as vezes, vale trocar a placa.

E, indo um pouco mais além, em alguns aparelhos, é difícil achar chips, pois o fabricante esconde o P/N do mesmo e só vende determinada placa completa.


se uma parte de uma placa eletrônica está queimada e qualquer um consegue identificar o defeito? tem ferramentas para conseguir encontrar o defeito?

chip queimado por dentro
se um chip queimado por dentro e inteiro por fora, você vai conseguir identificar o chip queimado?

encontrar chip queimado com placa de diagnostico, multímetro, e ferramentas baratas, muitas vezes só consegue identificar o básico, capacitores queimados por exemplo

placa de diagnostico, tem seus métodos de ver o defeitos e seus bips, nada mais se consegue enxergar.
A Marcos
A Marcos Cyber Highlander Administrador
43.3K Mensagens 3.9K Curtidas
#6 Por A Marcos
26/01/2016 - 07:15
Não confunda um bom técnico, que tem estudos, equipamentos e conhecimento com um simples "formatador" com seu jogo de chave philips.
Aliás, técnico é uma pessoa que tem formação técnica.
E, consertos dependendo do porte, não é para curiosos. Trocar uma placa mãe, um pente de memória, formatar o HD é fácil, qqr pessoa pode fazer isto.
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#7 Por Kraftwerk
26/01/2016 - 16:13
anjinho.gif

É possível consertar quase tudo, mas nem tudo que pode ser consertado vale a pena consertar. Além de ferramentas e equipamentos especiais há a demanda, muitas coisas não têm mercado que compense. Placas mãe e placas de vídeo até compensa enviar para orçamento, já o conserto nem sempre vale a pena. Se for pelo aprendizado até compensa perder um tempo com certas coisas.

adeus.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal