Logo Hardware.com.br
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas

EUA decretam o fim da neutralidade da rede.

#1 Por OP 14/12/2017 - 17:53
Link para a matéria: EUA decretam 'fim' da neutralidade de rede e decidem que provedor pode controlar acesso à internet

Hoje a FCC decidiu pelo fim da neutralidade da rede, que é um dos reflexos da decisão de não classificar mais a internet como um serviço de utilidade pública. Do ponto de vista prático, o que muda é que, por lá, as operadoras poderão adaptar o serviço que oferecem aos seus interesses, e limitar, ou canalizar, o fluxo de dados segundo os serviços que foram mais interessantes a elas.

Essa decisão era esperada com ansiedade aqui no Brasil pois as operadoras daqui estão ávidas para acabar com o Marco Civil da Internet, em especial em duas questões: fim da neutralidade, acompanhando a decisão dos EUA, e a implantação definitiva das cotas, transformando o acesso à internet em um serviço como qualquer outro, onde você pagará conforme o plano que adquirir.

Como temos uma situação de muito menos concorrência aqui no Brasil, se a coisa pegar vai ser péssimo para o consumidor, em especial se sua operadora, por exemplo, fechar pacotes que não incluam os serviços que você usa. Um caso possível seria sua operadora fazer um acordo com a Disney e limitar a banda de internet para o Netflix, já que com a compra da FOX hoje a Disney mira acabar com o Netflix ao remover todo seu conteúdo e voltar ele ao Hulu, concorrente do Netflix que não temos aqui e que é hoje parte da Disney/Fox.

Como quase tudo que vem ocorrendo nos últimos tempos, as perspectivas não são boas, em especial para quem não está podendo meter a mão no bolso para gastar mais.

E alguém aqui duvida que o fim da neutralidade da rede será aprovada no Brasil? É só questão de tempo...
TANGOBRAVO
TANGOBRAVO Cyber Highlander Registrado
13.5K Mensagens 4.2K Curtidas
#2 Por TANGOBRAVO
14/12/2017 - 17:58
https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/12/14/estados-unidos-decidem-pelo-fim-da-neutralidade-da-rede.htm#comentarios?cmpid=copiaecola

https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/12/14/querem-mudar-e-encarecer-a-internet-no-eua-o-que-isso-muda-pra-voce.htm
AsRock AB350-Pro4 - Rev 1.02 - Bios Ver P5.0
Ryzen 7 2700 - 3.2~4.1GHz @3.9~4.1GHZ - 1.0000 @1.4000V
2x4GB Corsair Vengeance LPX - 2400 @2.866MHz 1.2V (padrão)
HD6950/2GB 850/1250MHz
SSD WD Green WDS240G2G0A -
CoolerBOX Wraith Spire - Corsair CX550
imhotep
imhotep Cyber Highlander Moderador
30.6K Mensagens 4.3K Curtidas
#3 Por imhotep
14/12/2017 - 18:12
Vai ser uma ótima forma de as operadoras tipo Net, q têm tv a cabo, limitarem banda pra acessar youtube, Netflix, HBO Go e afins como forma de indiretamente forçar as pessoas a usarem seu serviço de tv.
Tomem cuidado ao responder as perguntas dos colegas. Tenham 100% de certeza da informação que estão passando.
Ensinar significa aprender 2 vezes. Porque você tem que aprender de novo para ensinar corretamente.
Genética e Data Science - loading...
Is OneDrive a backup?
E a cantilena continua!
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#4 Por jqueiroz
14/12/2017 - 23:38
É uma das maiores besteiras que a administração Trump fez. Ainda bem que eles só vão ficar lá por 4 anos, o mundo não aguenta nem um minuto a mais.

Não pensem que isso afeta só os americanos: nós perdemos desde o primeiro minuto, pois nosso tráfego será tratado como lixo por todas as operadoras americanas. E não é nem questão se a nossa legislação vai se manter ou não, pois nossa legislação só se aplica ao tráfego passando pelos provedores no Brasil, o que é uma fração insignificante do tráfego global.

Mas nem sempre uma má notícia é totalmente má. Quem sabe a comunidade internacional não toma isso como o impulso necessário pra finalmente tirar a governança da internet dos Estados Unidos, e levar pra uma zona de legislação neutra?
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
andremachado
andremachado Highlander Registrado
3.3K Mensagens 2K Curtidas
#6 Por andremachado
15/12/2017 - 08:25
Aqui no Brasil não vai fazer muita diferença. Basta ver que, de acordo com o famigerado Marco Civil, a neutralidade da rede está garantida, mas ela não impede as operadoras, por exemplo, de oferecerem pacotes ilimitados para redes sociais ou para WhatsApp.

Deixo aqui uma opinião contrária à Neutralidade da Rede, para discussão

https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1815
56 6F 63 EA 20 E9 20 6D 75 69 74 6F 20 63 75 72 69 6F 73 6F 2E 2E 2E
----------------------------------------
Acer Aspire E5-471-30DG (Casa)
Samsung Book 550XDA-K07 (Trabalho)
faguirre
faguirre Super Zumbi Registrado
4.2K Mensagens 1.5K Curtidas
#7 Por faguirre
15/12/2017 - 09:25
Bom texto @andremachado , porém ele só se aplica em uma situação de real concorrência. No Brasil a situação mais comum é termos a disposição apenas um ou no máximo dois provedores de internet, e em uma situação de monopólio se manifesta com força total a parte mais danosa do capitalismo.

Em um cenário ideal, deveríamos ter no mínimo 5 opções de provedores de internet, assim a livre iniciativa irá entrar em ação e o interesse do consumidor ficará fortalecido. Nesse cenário o estado pode, e deve, deixar as coisas andarem com suas próprias pernas. Poderíamos ter um provedor A com baixo limite mensal de dados, mas velocidade ilimitada e preço baixo, um provedor B ilimitado para streaming de vídeos e com taxas diferenciadas para outro tipo de conteúdo, um provedor C sem limite de dados mensais mas com faixas de velocidade de acordo com sua mensalidade, etc...

Essa nova regulamentação Americana é danosa até para eles, pois fora dos grandes centros urbanos eles também estão à mercê de monopólios de internet.
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#8 Por OP
15/12/2017 - 10:06
E os abutres já começaram a festejar:

Teles brasileiras discutem formas de flexibilizar neutralidade de rede no país


Por mais que se achem argumentos de que isso é bom, é evidente, e até a pessoa mais ingênua do mundo vai conseguir perceber uma hora ou outra, que por trás de uma aparente boa intenção, o objetivo das operadoras é arrancar mais grana dos consumidores. Eles não estão preocupados em melhorar nada. Eles estão preocupados em achar formas de extrair o máximo de você, seja cobrando por conteúdo adicional, seja te obrigando a optar pelo serviço deles.

Um exemplo é se a NET resolver sabotar o Netflix, colocando o tráfego deles em redes lentas, o que mataria o serviço. Isso seria uma forma possível de te obrigar a abandonar o Netflix e assinar o pacote deles de conteúdo de streaming, como o NOW. Ou então se associar à Disney e vender acesso direto ao Hulu, pago à parte, assim que eles desembarcarem por aqui. É claro, evidente e só questão de tempo para que comecem a fazer isso. Só não enxerga quem não quer.

Esse trecho do artigo acima é bem interessante e toca no ponto central:

"Demi Getschko, presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), afirma que o controle de tráfego, pleito das operadoras, já pode ser feito sem infringir a lei. "Gerenciar tráfego [na internet], do ponto de vista da engenharia em si, é óbvio que é permitido. Se uma ponte cai em uma cidade, você tem que fazer um desvio. O que não pode é você fazer um desvio dizendo que os carros vermelhos vão por essa rua e os verdes pela outra. Se alguém rompe a fibra óptica em algum lugar, tem que redirecionar o tráfego.”

Segundo as teles, a intenção não é usar um afrouxamento da neutralidade de rede para oferecer pacotes de internet que dão acesso a um número limitado de serviços. Nos EUA, no entanto, antes de a internet banda larga ser protegida, surgiram casos de operadoras que barravam o acesso a conteúdos que rivalizavam com seus serviços.

“Dizer que vou te dar uma internet que dá correio eletrônico mas não rede social, ou que dá rede social mas não vídeo, é uma tentativa de colocar a internet em caixinhas, o que, de alguma forma, destrói a própria ideia da internet”, dispara Getschko."


Desculpe quem defende o fim da neutralidade da rede. Em primeiro lugar, isso indica que claramente nunca soube o que é realmente a internet e sob qual conceito ela foi criada. Em segundo lugar, não há argumentos válidos para achar que isso vai ser bom para alguém, a não ser para as operadoras e para as empresas que se associarem a eles. Nunca na longa história da humanidade algo que veio de cima para baixo foi bom para nós, reles mortais. Não vai ser essa a primeira vez.

Deixem de ser ingênuos e preparem suas carteiras. A conta vai ser bem alta...




"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
TmfeijoMMonroe
TmfeijoMMonr... Cyber Highlander Registrado
13.7K Mensagens 4.2K Curtidas
#10 Por TmfeijoMMonr...
15/12/2017 - 10:44
Bom dia prezado imhotep e demais prezados !

Ou até mesmo pretexto para pagar mais . Aumentar e muito todos preços dos serviços e das modalidades de comunicação .
Quem pagar mais; não terás limites. Simples !

Abraços

imhotep disse:
A ignorância é a pior inimiga do homem . Não tenho medo de nada; apenas da inveja . E o mundo cada vez melhor !!
Palavras sábias de um hiper profissional do judiciário; perito digital e em psicologia jurídica .
A sua inveja é a velocidade de meu sucesso .
Um coração medroso congela o trabalho . Um coração temerário incendeia qualquer serviço ; arrasando - o .
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#11 Por Kraftwerk
15/12/2017 - 14:48
anjinho.gif

No Brasil não existe capitalismo de Mercado, existe capitalismo de Estado, ou seja, apenas grandes empresas em conluio com o governo.

adeus.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#12 Por OP
15/12/2017 - 15:07
Kraftwerk disse:

Exato! Por isso o problema. Algo que deveria promover o livre mercado nada mais vai ser que uma, ainda maior, concentração do mercado em prol dos interesses limitados dos poucos grupos hegemônicos.

O Brasil conseguiu a primazia de juntar dois sistemas político antagônicos em um só: somos o exemplo perfeito de um país em que se privatiza os lucros e se socializa as perdas.
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
TmfeijoMMonroe
TmfeijoMMonr... Cyber Highlander Registrado
13.7K Mensagens 4.2K Curtidas
#13 Por TmfeijoMMonr...
15/12/2017 - 15:29
Ou seja confiscam os resultados positivos com prerrogativas de modo individual `` sic para eles e dividem/compartilham os prejuízos .
Assim sendo tbm. como vem ocorrendo com os aumentos semanais do petróleo; terá na comunicação .

In volu abraços

OP disse:

Kraftwerk disse:
A ignorância é a pior inimiga do homem . Não tenho medo de nada; apenas da inveja . E o mundo cada vez melhor !!
Palavras sábias de um hiper profissional do judiciário; perito digital e em psicologia jurídica .
A sua inveja é a velocidade de meu sucesso .
Um coração medroso congela o trabalho . Um coração temerário incendeia qualquer serviço ; arrasando - o .
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#14 Por jqueiroz
15/12/2017 - 16:46
andremachado disse:

Esquece isso. O tráfego do Brasil não fica restrito aos provedores brasileiros. Assim que o pacote passar por um provedor localizado nos Estados Unidos, vai sofrer as restrições que eles quiserem impor --- como já fazem os aplicativos que se recusam a cumprir as determinações das autoridades brasileiras, mesmo com parte significativa dos seus usuários sendo cidadãos brasileiros.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
andremachado
andremachado Highlander Registrado
3.3K Mensagens 2K Curtidas
#15 Por andremachado
15/12/2017 - 17:42
Como o @faguirre apontou, essa decisão seria perfeita em situações ideais, o que está longe de ocorrer por aqui. Mas, de qualquer forma, o Marco Civil é prejudicial. Basta ver, por exemplo, que todas as vezes em que o WhatsApp foi tirado do ar pela justiça foi por decisões baseadas nesse tal Marco Civil. É algo que a comunidade de software livre/open source abraçou sem pensar nas consequências.

E quanto à concorrência, acreditem: há alternativas. Se considerarmos as cinco grandes operadoras, estaremos bem mal, mas em várias cidades, como a minha, estão surgindo pequenos provedores que utilizam rádio e fibra óptica, com preços e velocidades bem interessantes - e sem bloqueios ou limites.
56 6F 63 EA 20 E9 20 6D 75 69 74 6F 20 63 75 72 69 6F 73 6F 2E 2E 2E
----------------------------------------
Acer Aspire E5-471-30DG (Casa)
Samsung Book 550XDA-K07 (Trabalho)
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal