Logo Hardware.com.br
t.h.i.a.g.o
t.h.i.a.g.o Geek Registrado
3.3K Mensagens 71 Curtidas

Dica: Como controlar a saúde do seu PC

#1 Por t.h.i.a.g.o 10/06/2008 - 11:02

Quando seu computador é executado em seu mais alto nível de desempenho, você consegue ser mais produtivo. Quando ele não funciona bem, você pode ter dados perdidos ou corrompidos, perdendo ainda muito tempo para resolver esses problemas inconvenientes.
omo alguém que trabalha, principalmente, com essas coisas, estou acostumado com ferramentas avançadas para determinar se os sistemas de computador estão ou não em bom funcionamento. O Microsoft Operations Manager (MOM) (em inglês) e o Microsoft Systems Management Server (SMS) (em inglês) são os dois melhores produtos que costumo utilizar. Há inúmeras ferramentas de terceiros também, sendo que algumas já abordei anteriormente (em inglês) na Revista do Microsoft Certified Professional (em inglês).
Mas os usuários domésticos e corporativos geralmente me perguntam se existem ferramentas similares disponíveis para o controle do bom funcionamento de seus sistemas. Neste artigo, irei explicar como verificar seu sistema de computador usando o seguinte:
•Análise pessoal
•Centro de Ajuda e Suporte do Windows XP
•Status da conexão de área local
•Scripts WMI
•Ferramentas de terceiros

Comece com os sintomas óbvios

O diagnóstico começa primeiro com os sintomas que você observa. Somente a partir daí é que você passa para uma investigação mais aprofundada. Deixe o seu bom senso ser o primeiro guia para saber se as coisas vão bem ou se há algo errado. O seu disco rígido está emitindo sons diferentes dos regulares? Suas aplicações parecem estar mais lentas para abrir do que antes? Você sente cheiro de borracha queimada? Você sente muita poeira entre os dedos ao tocar a tampa do PC? A Internet parece estar mais lenta do que o normal quando você baixa arquivos para o seu computador? O dispositivo de ar vem emitindo um som estridente quando você liga o computador pela manhã? O Relatório de Erros do Windows está aparecendo com mais freqüência do que o usual? Coisas simples como essas podem indicar que o seu computador não está funcionando tão bem quanto deveria. Essas podem ser indicações de problemas que, possivelmente, podem gerar falhas ou perda de dados. Caso você observe algum desses sintomas, deve começar uma verificação mais sistemática quanto à saúde de seu PC, sobre a qual falarei agora.
ImagemInício da página
Use a Ajuda e Suporte do Windows XP

Se você está executando o Windows XP, há uma ferramenta simples de controle de bom funcionamento disponível na ponta dos seus dedos. Ela pode ser encontrada no Centro de Ajuda e Suporte.
Para monitorar o bom funcionamento do sistema usando a Ajuda e Suporte
1.
Efetue logon como administrador local em seu computador, clique em Iniciar, e depois em Ajuda e Suporte.
2.
Abaixo de Escolha uma tarefa, clique em Usar Ferramentas para exibir informações sobre o computador e diagnosticar problemas.
3.
No painel de Tarefas, clique em Informações do meu computador, e depois clique em Exibir o status do hardware e do software do meu sistema.

Imagem
Resultados da Ajuda e Suporte para visualizar o status do sistema no computador do autor.


A figura acima mostra que o meu sistema parece estar em excelente funcionamento, com mais RAM do que o suficiente, muito espaço em disco, drivers suportados para componentes principais de hardware e sem dispositivos antigos para reduzir o desempenho ou causar instabilidade.
Caso você não esteja registrado como administrador local, ainda pode realizar o procedimento acima, iniciando a Ajuda e Suporte a partir da linha de comando, usando o comando Runas:
1.
Abra uma janela de prompt de comando e digite runas /user:administrator %windir%\pchealth\helpctr\binaries\helpctr.exe.
2.
Digite sua senha de administrador quando for notificado e continue conforme mencionado acima.

Esse tipo de verificação pode parecer trivial, mas é muito útil. Li diversas mensagens no Grupo de Notícias Geral do Windows XP (em inglês) dizendo que seus computadores são executados quase sem espaço na unidade C. Se você fizer esse teste regularmente, a partir da Ajuda e Suporte, irá observar que a unidade C está ficando congestionada antes que a situação se torne crítica.
ImagemInício da página
Verifique o bom funcionamento da sua rede

E quanto ao status da sua rede? Se o seu computador está em uma LAN (rede de área local) em casa, pode checar a conexão de duas maneiras. Por exemplo, gosto de ter meu ícone da LAN visível o tempo todo na área de notificação, para que eu possa clicar nele com o botão direito, depois clicar em Status para ver o funcionamento da rede.
Imagem
Status da conexão de rede.


Na figura acima, posso ver que minha conexão está ativa há 44 horas. Ontem pela manhã reiniciei meu sistema após instalar alguns softwares nele. O status da minha conexão também mostra que estou Conectado, junto com a velocidade da minha conexão, que é de 10 Mbps, pois meu computador está conectado a um hub de 10BaseT.
O Diagnóstico de Rede é outra verificação integrada do bom funcionamento da rede que você pode executar. Também está disponível na Ajuda e Suporte.
1.
Abaixo de Escolha uma tarefa, clique em Usar Ferramentas para exibir informações sobre o computador e diagnosticar problemas.
2.
No painel de Tarefas, clique em Diagnóstico de Rede.
3.
Clique em Definir opções de verificação, e selecione os testes de rede que você deseja realizar. (Eu normalmente seleciono tudo). Depois clique em Salvar Opções.
Clique em Verificar o sistema.

Aguarde até que os testes sejam concluídos e depois veja os resultados. Você pode salvá-los para uma análise posterior se quiser.
O relatório gerado por essa ferramenta fornece diversas informações para você investigar. Para questões sobre a rede, o melhor recurso é encontrado com os nomes de Modem e Adaptador de Rede. Tudo o que estiver escrito PASSOU, em letra verde, é um bom sinal e tudo o que estiver como FALHOU, em vermelho, indica problemas. Esse simples teste pode informá-lo rapidamente se o seu gateway padrão está funcionando, se seus servidores DNS do ISP (Provedor Internet) estão em dia e se o seu adaptador de rede está funcionando corretamente.
ImagemInício da página
Como usar scripts WMI

Vamos supor que você tenha executado esses testes em seu computador e não há uma explicação óbvia para os sintomas que você notou. Se você é especialista em Windows XP, provavelmente irá gostar de se aprofundar na verificação do seu PC. É aí que o Windows Management Instrumentation (WMI) (em inglês), uma poderosa ferramenta do Windows, permite que você monitore os recursos do sistema usando interfaces diferentes, incluindo COM, scripts e linha de comando. O WMI consulta o sistema operacional quanto a informações sobre o hardware e as reporta de volta ao hardware.
A forma de utilizar o WMI é escrevendo scripts que consultem o banco de dados do WMI em seu computador. A explicação desse procedimento desde o início vai além do escopo deste artigo, e não é algo com que muitos usuários iriam se sentir confortáveis. Mas, se você possui conhecimentos avançados, pode baixar scripts a partir do Script Center Script Repository (em inglês) no Microsoft TechNet (em inglês). Alguns desses scripts podem fornecer informações úteis sobre a saúde do PC.
Caso você queira checar quanto espaço livre possui no disco rígido, pode usar o script Listar Espaço Disponível em Disco (em inglês). Copie este script no Notepad e salve-o com extensão de arquivo *.vbs. Depois, você pode tanto clicar duas vezes no script para ver uma série de caixas de diálogo exibindo o nome de cada unidade, seguidas pelo seu espaço livre em bytes, como pode usar o cscript.exe, a versão em linha de comando do intérprete de script Windows Script Host (WSH) (em inglês), como segue:
C:\>cscript c:\scripts\freespace.vbs Microsoft (R) Windows Script Host Version 5.6 Copyright (C) Microsoft Corporation 1996-2001. All rights reserved. DeviceID: C: Free Disk Space: 63286108160 Existem muitos outros scripts que você pode encontrar aqui e que podem ser usados para uma verificação simples de bom funcionamento do sistema. Por exemplo, eu poderia usar um script para verificar o status da minha conexão de área local. Há um script no Repositório chamado Verificar Intervalo do Sistema (em inglês), que pode informá-lo sobre isso apenas com um duplo clique nele, como mostra a figura abaixo.
Imagem
Número de horas desde minha última reinicialização.


Note que ele informa 45 horas (e não 44, como antes), pois levou algum tempo para eu terminar este artigo.
Não irei estragar a sua diversão apontando os scripts que você deve executar — apenas navegue pelo Repositório e explore por sua conta. E, caso goste de algo e queira personalizar um script de alguma forma, envie sua pergunta para o Discussões sobre o Microsoft Windows Server no Grupo de notícias sobre Scripts (em inglês). Alguém ficará satisfeito em lhe oferecer sugestões.
Aqui segue mais um script: Recuperando Informações Danificadas do Seu Computador (em inglês). Esse parece intrigante — será que ele nos dirá se nosso chip está funcionando corretamente?
C:\>cscript c:\scripts\fan.vbs Microsoft (R) Windows Script Host Version 5.6 Copyright (C) Microsoft Corporation 1996-2001. All rights reserved. Active Cooling: True Availability: 3 Device ID: root\cimv2 0 Name: Cooling Device Status Information: 2 Bem enigmático, não acha? Para entender esses resultados você deve se aprofundar na classe WMI do Win32_Fan (em inglês) no MSDN (em inglês), mas, agora mesmo, você já pode sentir o poder incrível do WMI de capturar informações úteis sobre o hardware do seu PC. E a temperatura do seu disco rígido? Você provavelmente sabe que, se ele esquentar muito, pode gerar uma falha catastrófica. Infelizmente, ler a temperatura do disco rígido não é possível atualmente (em inglês) usando o WMI, mesmo que o esboço básico para isso já tenha sido definido, mas, enquanto a Desktop Management Task Force (em inglês) continuar a desenvolver a especificação do System Management BIOS (SMBIOS) (em inglês), esse tipo de medida logo será suportada em novos hardwares usando o WMI. Por outro lado, se o seu novo disco rígido suporta o S.M.A.R.T. (Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology – Tecnologia de Auto-Monitoramento, Análise e Relatório) (em inglês), então você pode controlar o bom funcionamento do seu disco rígido usando software de terceiros e ajudar a antecipar falhas antes de elas ocorrerem.
ImagemInício da página
Experimente as ferramentas de terceiros

As ferramentas de monitoramento do sistema incluídas no Windows XP provavelmente irão suprir a maior parte das suas necessidades. Mas ainda acho que elas têm duas limitações. Primeiro, elas não conseguem monitorar certas funções de hardware de baixo nível, como a temperatura do processador ou se o chip está funcionando corretamente. Monitorar esses recursos pode ajudá-lo a antecipar algumas falhas antes de elas ocorrerem. E, segundo, os recursos de monitoramento de sistema do Windows XP não estão tão integrados um com o outro. Portanto, se você deseja uma ferramenta de monitoramento e relatório totalmente integrada, pode dar uma olhada no que os fornecedores de terceiros oferecem nessa área.
Por exemplo, se a sua placa-mãe é da Intel, você pode instalar o Intel Active Monitor (em inglês) e visualizar a temperatura do seu processador, velocidade do dispositivo de refrigeração e outras informações úteis em tempo real. Se você possui uma placa-mãe diferente, pode encontrar um utilitário parecido. Ou ele pode estar incluído no CD quando você comprou seu sistema. E ainda pode existir uma ferramenta parecida instalada caso tenha comprado o sistema OEM.
Por fim, se você está à procura de uma ferramenta abrangente de terceiros quanto ao monitoramento da saúde, consulte Checando a saúde do PC (em inglês) no Grupo de Notícias Geral do Windows XP (em inglês) e verifique as ferramentas recomendadas por outras pessoas, ou recomende-as você mesmo, caso ache que outros usuários do Windows XP possam se beneficiar disso.

Fonte: http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/setup/learnmore/tulloch_pc_health.mspx
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal