Logo Hardware.com.br
carq
carq Geek Registrado
3.3K Mensagens 64 Curtidas

Como contribuir com desenvolvimento do libre office

#1 Por carq 15/04/2013 - 04:02
Pessoal e possível contribuir com o desenvolvimento do libre office ?

Ou fazerem fork

Umas das coisas que nao gosto nele e o desempenho , como seria se ele fosse recompilado ou rescrito para c ou c++ QT ? O desempenho seria bem melhor né ?

Seria removido o Java dele , nao entendo por que insistem no Java , sempre acho péssima performance
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
4K Mensagens 1.2K Curtidas
#2 Por TerraSkilll
15/04/2013 - 09:07
carq
Pessoal e possível contribuir com o desenvolvimento do libre office ?


http://www.libreoffice.org/get-involved/
Mais especificamente, se o que você quer é desenvolver:
http://www.libreoffice.org/developers-2/
Depois de feitas quaisquer alterações, você entraria nas listas de discussão e mostraria o que foi feito. Se estiver ok, o seu código será mandado para o desenvolvimento oficial ou você será integrado à equipe de desenvolvimento, o que te dá poder de "commit", ou seja, você pode mandar seu código diretamente para os servidores do projeto, de onde o programa é compilado e distribuído. Claro, essa é a (minha) teoria de como funciona.

Umas das coisas que nao gosto nele e o desempenho

Eu também, e tenho certeza de que não somos os únicos cap_feceiro.png: . Reclamo disso desde a epoca da Sun (OpenOffice 2).

como seria se ele fosse recompilado ou rescrito para c ou c++ QT? O desempenho seria bem melhor né ?

O Libre já é escrito em C++ e parte em Java (não consegui achar qual parte, mas suponho que não seja muito). Quanto ao toolkit (componentes visuais), é usado um próprio (como dito neste link), que faz a ponte entre as interfaces do Libre e do Qt ou do Gtk, o que deve facilitar o suporte multiplataforma (em detrimento de algum desempenho, imagino). Reescrevê-lo em Qt (ou qualquer outro toolkit/framework), por si só, não garante melhoria alguma, e amarraria o programa a um conjunto de bibliotecas, algo que suponho estar sendo propositalmente evitado.

Seria removido o Java dele , nao entendo por que insistem no Java , sempre acho péssima performance

Eu não sei o quanto do LibreOffice é feito em Java, mas tenho minhas dúvidas de que ele seja o real vilão. Para o problema do desempenho, acho que uma reescrita do aplicativo como um todo seria necessária (tanto as partes em C++ quanto as em java), desde as bases. Mas é um grande trabalho, e não acho que o pessoal do Libre esteja disposto a abraçar tal causa tão logo.

Abraço.
Contribua para um fórum melhor: pense antes de postar.
"It isn't a contest. Just enjoy the ride." -> Seth Vidal
Hardware.com.br no Youtube!
natihrpa
natihrpa Super Participante Registrado
492 Mensagens 9 Curtidas
#3 Por natihrpa
15/04/2013 - 18:14
prefira ajudar o openoffice apache, http://www.openoffice.org/, a coisa é mais livre lá (pela licença apache) http://openoffice.apache.org/get-involved.html eles pedem programadores em C++: http://www.openoffice.org/pt-br/ mas no geral o libreoffice querem que o cara contribua sem receber, o libre pede contribuição, mas não sei se quem programa recebe algo, acredito que usem mais em infraestrutura e o resto vai para os cabeças do projeto
D. Henryk
D. Henryk Geek Registrado
1.4K Mensagens 311 Curtidas
#4 Por D. Henryk
22/04/2013 - 18:25
Até onde imagino, colaboração com código no LibreOffice sempre é bem-vinda.

A equipe do Libreoffice removeu muito código antigo e desnecessário do programa quando assumiu o projeto, algo que contribuiu (talvez minimamente) com a melhora de velocidade do programa.

Entretanto, não sei se eles têm um projeto que vise uma real e notória melhora de performance na execução do software. Eles começaram bem o projeto LibreOffice, eliminando muito lixo programado em um código cheio de metodologia XGH: vários trechos comentados e que aguardavam há anos devidas implementações, nunca a serem melhorados.

Bom, agora parece que o foco da equipe é criar novas funcionalidades no programa. Eles têm feito isso, mas nada que realmente brilhe os olhos dos usuários. Eu ainda bato na tecla de uma interface nova e configurável (dando a possibilidade de um user mais nostálgico ou acostumado utilizar a interface tradicional), além, claro, da questão da velocidade.

Quem não "depende" do plugin para LibO de correção gramatical, como eu, pode experimentar alternativas open source, como o Calligra Words, que não sei a quantas anda (mas melhorava substancialmente a cada release): no Debian, uso uma versão já meio defasada, mas eles já possuem a versão 2.6.2. O Calligra Stages já me foi muito útil em uma apresentação que não era corretamente mostrada no Impress.


,
ideia.png:: Leia a Bíblia


(...) Político mal-intencionado (...) ->> Pleonasmo detectado.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal