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Major Gunner
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Ajuda na compra de carro usado

#1 Por Major Gunner 13/08/2016 - 17:45
Olá galera, ando meio sumido do fórum e vou precisar de uma ajuda de vocês.

Quero comprar um carro usado na faixa dos 20k (passando pouca coisa disso) e de preferência ano até 2011 (5 anos).

Não entendo muito de carro e a princípio estava pesquisando os mais populares como Celta, Gol, Ka, etc.
Porém, encontrei um Renault Clio 1.0 2013/2014, 4 portas e completinho (ar, direção, etc) por R$ 21900, na concessionária.

A minha dúvida é sobre manutenção (peças, etc) no caso da Renault, e se puderem me indicar foruns especializados sobre carros.
Porque já li mal relatos de algumas montadoras como a Peugeot de ser um parto achar peças deles.

Como não conheço muito a Renault e estou mais acostumado com as famigeradas, Volks, GM, Ford, etc.
Gostaria de saber se esse Clio citado é bom e está com um bom preço e custo/benefício.

Em tempos lembro que tinha um tópico sobre carros aqui, como não encontrei resolvi criar um novo tópico. big_green.png
Essa busca nova do fórum ficou mais difícil a pesquisa, no modelo antigo achava mais simples e prático, enfim. rolleyes.png
edutango
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#2 Por edutango
13/08/2016 - 18:46
Major Gunner disse:
Olá galera, ando meio sumido do fórum e vou precisar de uma ajuda de vocês.

Quero comprar um carro usado na faixa dos 20k (passando pouca coisa disso) e de preferência ano até 2011 (5 anos).

Não entendo muito de carro e a princípio estava pesquisando os mais populares como Celta, Gol, Ka, etc.
Porém, encontrei um Renault Clio 1.0 2013/2014, 4 portas e completinho (ar, direção, etc) por R$ 21900, na concessionária.

A minha dúvida é sobre manutenção (peças, etc) no caso da Renault, e se puderem me indicar foruns especializados sobre carros.
Porque já li mal relatos de algumas montadoras como a Peugeot de ser um parto achar peças deles.

Como não conheço muito a Renault e estou mais acostumado com as famigeradas, Volks, GM, Ford, etc.
Gostaria de saber se esse Clio citado é bom e está com um bom preço e custo/benefício.

Em tempos lembro que tinha um tópico sobre carros aqui, como não encontrei resolvi criar um novo tópico. big_green.png
Essa busca nova do fórum ficou mais difícil a pesquisa, no modelo antigo achava mais simples e prático, enfim. rolleyes.png

Procure Stilo de 2005 a 2010/ manutenção barata para um carro ótimo
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imhotep
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#4 Por imhotep
13/08/2016 - 19:26
Pesquise no Renault Clube, o fórum. Minha família já teve 3 Renault, sendo 2 Clio e 1 Sandero e nada a reclamar em comparação com outros da mesma categoria. Manutenção barata, relativamente econômicos. Muito mais negócio que Celta, Uno, etc.
Tomem cuidado ao responder as perguntas dos colegas. Tenham 100% de certeza da informação que estão passando.
Ensinar significa aprender 2 vezes. Porque você tem que aprender de novo para ensinar corretamente.
Genética e Data Science - loading...
Is OneDrive a backup?
E a cantilena continua!
S.R.A
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#5 Por S.R.A
13/08/2016 - 19:48
Eai Major, está sumido em?

Bom cara, vou te dar dicas básicas para você não cometer erros BOBOS, que geralmente são cometidos por pessoas inexperientes na compra do primeiro carro. Eu fiz um péssimo negócio na compra do meu primeiro carro. Resultado: prejuízo.

O carro precisa estar com quilometragem baixa. Obviamente que a quilometragem não define o estado do carro, há carros com quilometragem alta que foram muito bem cuidados. Mas a probabilidade de você pegar um carro muito rodado mas ótimo, porém, sendo uma bomba prestes a estourar é grande. Quilometragem alta é sinônimo de desgasto. O carro pouco rodado está menos desgastado em TODOS os aspectos. E depois para você vender é mais fácil (ninguém quer carro muito rodado).
Cuidado com o motor do carro, se puder levar um mecânico de confiança para avaliar o motor do carro será ótimo. Ou até mesmo um amigo que já tenha experiência com carros.
Analise muito bem a lataria do carro. Alguns defeitos na lataria só ficam aparentes dependendo da posição que você olha, e da disposição de luz e sombra sobre a lataria. Olhe o carro de todas as perspectivas e não apenas de perto, de longe também. Tem carros com a lataria toda amarrotada e com moças, mas olhando de frente a lataria parece estar esticadinha, lisinha. E é analisando a lataria que você também vai saber se o carro já teve parte batida e recuperada. Veja se as portas, capô e mala estão alinhadas e se elas abrem e fecham perfeitamente/normalmente.
Analise muito bem a pintura do carro. Há como saber se um carro já foi repintado ou se tem a pintura original, evite carros repintados. Verifique todas as partes do carro (portas, capô, para-choque, etc.) afim de encontrar alguma diferença de cor, se por exemplo uma porta estiver mais clara ou mais escura que a outra, é sinal de que aquela porta já foi repintada, por algum motivo. Para-choque, por exemplo, já pode ter tomado pancada e ter sido recuperado com massa e repintado, essa massa com o tempo pode rachar. É avaliando a pintura que você pode descobrir possíveis problemas externos que o carro já pode ter sofrido. Há dicas na internet que você pode conferir para aprender avaliar pintura de carros.
Avalie muito bem o interior do carro. Ele precisa necessariamente estar em boa conservação, observe os estofados dos bancos, o painel, o teto, as portas, até mesmo o volante. Observe tudo no interior do carro, até o chão. Tudo precisa estar bem conservado, se estiver, é um sinal de que o ex-dono era cuidadoso com o carro.
Paciência é tudo. A ansiedade pode te levar a fazer um mal negócio. Tenha paciência, compra de carro usado é oportunidade, quando surgir um em condições ideais você aproveita. Então, pesquise, espere.

Bom cara, isso são dicas básicas. Se você pesquisar no youtube vai aprender até a avaliar se o carro já foi batido de frente e tudo mais. Pesquise, procure opiniões. NÃO JOGUE DINHEIRO FORA. Carro usado deve ser muito bem avaliado antes de comprar.

Na compra do meu primeiro carro eu só tinha 13 mil reais, mas queria de qualquer jeito um carro 4 portas, completo e com gás ainda, estava extremamente ansioso e não tinha experiência nenhuma com compra de carros. Junte isso tudo e imagine a cagada que eu poderia fazer... acabei fazendo. O primeiro carro 4 portas, completo e com gás que apareceu eu comprei, sem pedir opinião de ninguém kkkkkk me ferrei bonito, mas é aquilo, tem gente que aprende observando os erros dos outros, tem gente que aprende errando.

S.R.A disse:
Errar é um progresso desde que você reconheça os erros e saiba corrigi-los.

romululg
Antigo nick no Fórum: romululg

Maktub !

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edutango
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#6 Por edutango
13/08/2016 - 20:18
S.R.A disse:
Eai Major, está sumido em?

Bom cara, vou te dar dicas básicas para você não cometer erros BOBOS, que geralmente são cometidos por pessoas inexperientes na compra do primeiro carro. Eu fiz um péssimo negócio na compra do meu primeiro carro. Resultado: prejuízo.

O carro precisa estar com quilometragem baixa. Obviamente que a quilometragem não define o estado do carro, há carros com quilometragem alta que foram muito bem cuidados. Mas a probabilidade de você pegar um carro muito rodado mas ótimo, porém, sendo uma bomba prestes a estourar é grande. Quilometragem alta é sinônimo de desgasto. O carro pouco rodado está menos desgastado em TODOS os aspectos. E depois para você vender é mais fácil (ninguém quer carro muito rodado).
Cuidado com o motor do carro, se puder levar um mecânico de confiança para avaliar o motor do carro será ótimo. Ou até mesmo um amigo que já tenha experiência com carros.
Analise muito bem a lataria do carro. Alguns defeitos na lataria só ficam aparentes dependendo da posição que você olha, e da disposição de luz e sombra sobre a lataria. Olhe o carro de todas as perspectivas e não apenas de perto, de longe também. Tem carros com a lataria toda amarrotada e com moças, mas olhando de frente a lataria parece estar esticadinha, lisinha. E é analisando a lataria que você também vai saber se o carro já teve parte batida e recuperada. Veja se as portas, capô e mala estão alinhadas e se elas abrem e fecham perfeitamente/normalmente.
Analise muito bem a pintura do carro. Há como saber se um carro já foi repintado ou se tem a pintura original, evite carros repintados. Verifique todas as partes do carro (portas, capô, para-choque, etc.) afim de encontrar alguma diferença de cor, se por exemplo uma porta estiver mais clara ou mais escura que a outra, é sinal de que aquela porta já foi repintada, por algum motivo. Para-choque já pode ter tomado uma pancada e ter sido recuperado com massa e repintado, essa massa com o tempo pode rachar. É avaliando a pintura que você pode descobrir possíveis problemas externos que o carro já pode ter sofrido. Há dicas na internet que você pode conferir para aprender avaliar pintura de carros.
Avalie muito bem o interior do carro. Ele precisa necessariamente estar em boa conservação, observe os estofados dos bancos, o painel, o teto, as portas, até mesmo o volante. Observe tudo no interior do carro, até o chão. Tudo precisa estar bem conservado, se estiver, é um sinal de que o ex-dono era cuidadoso com o carro.
Paciência é tudo. A ansiedade pode te levar a fazer um mal negócio. Tenha paciência, compra de carro usado é oportunidade, quando surgir um em condições ideais você aproveita. Então, pesquise, espere.

Bom cara, isso são dicas básicas. Se você pesquisar no youtube vai aprender até a avaliar se o carro já foi batido de frente e tudo mais. Pesquise, procure opiniões. NÃO JOGUE DINHEIRO FORA. Carro usado deve ser muito bem avaliado antes de comprar.

Na compra do meu primeiro carro eu só tinha 13 mil reais, mas queria de qualquer jeito um carro 4 portas, completo e com gás ainda, estava extremamente ansioso e não tinha experiência nenhuma com compra de carros. Junte isso tudo e imagine a cagada que eu poderia fazer... acabei fazendo. O primeiro carro 4 portas, completo e com gás que apareceu eu comprei, sem pedir opinião de ninguém kkkkkk me ferrei bonito, mas é aquilo, tem gente que aprende observando os erros dos outros, tem gente que aprende errando.

Bom relato Romulu
Esqueceu de postar a marca e o modelo do carango

OBs= se puder a placa tambem para nenhum incauto cair no errostick_out_tongue.pngstick_out_tongue.pngstick_out_tongue.pngstick_out_tongue.png
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#7 Por S.R.A
13/08/2016 - 21:56
edutango disse:
Bom relato Romulu
Esqueceu de postar a marca e o modelo do carango

OBs= se puder a placa tambem para nenhum incauto cair no errostick_out_tongue.pngstick_out_tongue.pngstick_out_tongue.pngstick_out_tongue.png


Fiat Palio ELX 2005. O problema não é a montadora, nem o modelo do carro, mas sim o estado do carro. Os Palios da Fiat são excelentes carros, recomendo a qualquer um, mas como qualquer outro carro deve ter o seu estado bem avaliado antes de comprar.

O carro com quilometragem alta é complicado, pois ele pode estar bom, mas começar a dar problema depois que você compra. Ou ele pode estar ruim. E as vezes, quando se tem pouco dinheiro, é melhor abrir mão de um carro completão e velho, muito rodado, para pegar um mais básico, porém mais novo, e menos rodado. A experiência com o carro vai ser melhor, a revenda do carro vai ser mais fácil...

Não sou ótimo entendedor de carros, mas os erros que eu cometi eu não cometo nunca mais, e não deixo que meus conhecidos inexperientes cometam também.
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Maktub !

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S.R.A
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#8 Por S.R.A
14/08/2016 - 00:39
Opa Major, eu li novamente seu tópico e parece que não é a sua primeira experiência com compra de veículos, estou correto? Se sim, desculpe minhas dicas kkk eu não sei porque quando li a primeira vez o seu tópico me deu a impressão de que você estaria fazendo a compra de um veículo pela primeira vez. Desculpe-me...
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Major Gunner
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#10 Por Major Gunner
14/08/2016 - 11:26
Então galera, vou postar os links para vocês verem.
Não postei para ninguém furar meu olho e comprar primeiro kkkkkk (zoeira stick_out_tongue.png )

Basicamente vai ser meu primeiro carro (finalmente tomei vergonha na cara kkkkk big_green.png ), vai ser para uso básico mesmo (andar dentro da cidade e tals, não vou viajar para longe com ele) e um pré-requisito é ter ar-condicionado (exigência da dona onça nao_quero_nem_ver.png ), direção e travas elétricas e etc são interessantes, mas não são pré-requisito.

O Clio que eu citei é esse.
RENAULT CLIO 1.0 EXPRESSION 16V FLEX 4P MANUAL 2013/2014 - R$ 21900

E achei mais dois na mesma faixa de preço e com recursos semelhantes (ar, direção, travas elétricas, etc)
CHEVROLET CLASSIC 1.0 MPFI LS 8V FLEX 4P MANUAL 2011/2012 - R$ 22900
VOLKSWAGEN GOL 1.0 MI 8V FLEX 4P MANUAL G.IV 2011/2012 - R$ 22900

O que achei interessante nesse Clio é que na mesma faixa de preço (22k ~ 23k) ele tem Freio ABS, Airbag e computador de bordo.
Por isso perguntei da facilidade de manutenção e peças da Renault, porque dentre esses 3 ele é meu favorito no momento. endoidei.gif


Bom, é outra faixa de preço, mas também achei bem interessante esse Clio 2011 por 17k. boa.gif
RENAULT CLIO 1.0 16V FLEX 4P MANUAL 2011/2011 - R$ 16900

Nessa faixa de preço e ano é difícil encontrar carro da Volks, GM, Fiat, Ford, etc.
E quando encontra geralmente é pelado, raramente se encontra com ar condicionado e direção.

Obrigado pelas dicas pessoal, especialmente @S.R.A e @imhotep bom_trabalho.gif
...O melhor presente Deus me deu, a vida me ensinou a lutar pelo que é meu... CBJr wink.png
edutango
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#11 Por edutango
14/08/2016 - 11:43
Major Gunner disse:
Então galera, vou postar os links para vocês verem.
Não postei para ninguém furar meu olho e comprar primeiro kkkkkk (zoeira stick_out_tongue.png )

Basicamente vai ser meu primeiro carro (finalmente tomei vergonha na cara kkkkk big_green.png ), vai ser para uso básico mesmo (andar dentro da cidade e tals, não vou viajar para longe com ele) e um pré-requisito é ter ar-condicionado (exigência da dona onça nao_quero_nem_ver.png ), direção e travas elétricas e etc são interessantes, mas não são pré-requisito.

O Clio que eu citei é esse.
RENAULT CLIO 1.0 EXPRESSION 16V FLEX 4P MANUAL 2013/2014 - R$ 21900

E achei mais dois na mesma faixa de preço e com recursos semelhantes (ar, direção, travas elétricas, etc)
CHEVROLET CLASSIC 1.0 MPFI LS 8V FLEX 4P MANUAL 2011/2012 - R$ 22900
VOLKSWAGEN GOL 1.0 MI 8V FLEX 4P MANUAL G.IV 2011/2012 - R$ 22900

O que achei interessante nesse Clio é que na mesma faixa de preço (22k ~ 23k) ele tem Freio ABS, Airbag e computador de bordo.
Por isso perguntei da facilidade de manutenção e peças da Renault, porque dentre esses 3 ele é meu favorito no momento. endoidei.gif


Bom, é outra faixa de preço, mas também achei bem interessante esse Clio 2011 por 17k. boa.gif
RENAULT CLIO 1.0 16V FLEX 4P MANUAL 2011/2011 - R$ 16900

Nessa faixa de preço e ano é difícil encontrar carro da Volks, GM, Fiat, Ford, etc.
E quando encontra geralmente é pelado, raramente se encontra com ar condicionado e direção.

Obrigado pelas dicas pessoal, especialmente @S.R.A e @imhotep bom_trabalho.gif

Desta lista fuja do gol

o Classic tem o melhor CXB em manutenção
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#12 Por S.R.A
14/08/2016 - 12:01
Cara com 20 mil eu pegaria um Gol G5 2010. Ele tem duas versões, a versão 1.0 básica, e a versão 1.6 completa. A minha irmã vendeu um vermelho lindo 1.6, completo, 57km rodados, ano 2009.. por apenas 19 mil reais.

Imagem

Encontrei esse no OLX, mas tem que ver a veracidade desse anúncio, porque ele diz que o carro é completo e 1.0... que eu saiba não tem. Enfim, se esse Gol for realmente a versão completa, ele está com o preço muito bom, porque em agências ele custa bem mais caro.
http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/carros/vw-gol-g5-232310146?xtmc=gol+2010&xtnp=1&xtcr=9

Tem pessoas e mecânicos que tem preconceitos com carros 16V, recomendo você ler sobre motores 16v para entender as vantagens e desvantagens, os mitos e verdades.
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#14 Por Major Gunner
14/08/2016 - 12:15
edutango disse:
Procure Stilo de 2005 a 2010/ manutenção barata para um carro ótimo


S.R.A disse:
Cara com 20 mil eu pegaria um Gol G5 2010. Ele tem duas versões, a versão 1.0 básica, e a versão 1.6 completa. A minha irmã vendeu um vermelho lindo 1.6, completo, 57km rodados, ano 2009.. por apenas 19 mil reais.

Imagem

Encontrei esse no OLX, mas tem que ver a veracidade desse anúncio, porque ele diz que o carro é completo e 1.0... que eu saiba não tem. Enfim, se esse Gol for realmente a versão completa, ele está com o preço muito bom, porque em agências ele custa bem mais caro.
http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/carros/vw-gol-g5-232310146?xtmc=gol 2010&xtnp=1&xtcr=9

Tem pessoas e mecânicos que tem preconceitos com carros 16V, recomendo você ler sobre motores 16v para entender as vantagens e desvantagens, os mitos e verdades.


Valeu pelas dicas @edutango e @S.R.A, esse G5 é um bom carro, mas está com cara mais de esportivo e por isso deve um pouco mais caro.
Basicamente quero um com bom preço e que não me dê dores de cabeça, ou seja, quero um carro simples e prático.

Pra ser sincero gostei muito desse Renault Clio 2013, vou acessar o fórum citado pelo @imhotep e ver os relatos sobre o Clio.
Eu fiquei um pouco com um pé atrás porque a Renault é relativamente nova no Brasil se comparada com Volks, GM, Fiat, etc.
Se esse Clio for firmeza e não me der dor de cabeça, vou nele mesmo porque ele aparenta ter mais recursos na mesma faixa de preço.

Claro que eu vou pessoalmente na concessionária e se possível fazer um test-drive nele super.gif
E levar em um mecânico de confiança para verificar se ele está em perfeita ordem (não é carro que sofreu algum sinistro (acidente, etc).

Mas novamente agradeço pelas dicas. boa.gif
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imhotep
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#15 Por imhotep
14/08/2016 - 12:43
Renault Brasil tem uns 25 anos.
Antes disso (e um dos Clios q tivemos) era Renault França mesmo.
Putz, q saudade desse carro - era completinho, padrão Europa (da época) e não o Clio atual, que foi sendo capado ano após ano.
Mas naquela época realmente tinha problema de peça, pois não era uma montadora muito comprada no Brasil.

Hje a Renault está entre os 10 carros mais vendidos (acho q o Sandero é o mais vendido dessa montadora).

Falta de peça e desvalorização vc vai encontrar em todas elas...já vi Golzinho parado por falta de peça. Já vi Uno parado por falta de peça.

Longe de eu defender Renault com unhas e dentes, mas se for comparar com os populares das 4 grandes (VW, GM, Fiat e Ford), não tem como não optar pelo Renault.

Vc citou no primeiro post o Ka. O novo Ka é um carrinho bem bacana. Mas caro demais pro meu gosto - fosse comprar um Ka zero, eu preferia colocar mais dinheiro e já partir pro New Fiesta, uma categoria acima, caro também, mas com custo benefício mais interessante na minha opinião.

Defeitos - esse motor 1.0 do Clio não é forte nas arrancadas (principalmente se for 16v). Por outro lado o Clio é um carro mais leve, compensando isso. É carrinho pra rodar na cidade, sem muita pressa. Tb acho o porta-malas pequeno e os bancos de trás não têm muito espaço. No mais, é um motor já bem desenvolvido (D4D), sem maiores problemas. Pena q ainda usa correia dentada. Acho a qualidade da pintura ruim - qualquer folhinha q cai marca, principalmente se for carro escuro. O ar condicionado costuma ser muito bom, e gela mesmo. Mas carro 1.0 já sabe, né - subir ladeira é com ar desligado.

A vedação contra água é boa, mas o ruído interno é péssimo! Parece q estou dirigindo um carro a diesel. big_green.png Acho o câmbio bem preciso e macio, apesar de ter q pisar mais por ser 1.0, gerando mais gasto de combustível. A direção hidráulica é meio pesada em comparação com outros carros com direção hidráulica, mas nada q incomode. E acho q todo Renault manual tem embreagem alta - é da marca, não é defeito. A suspensão eu acho que passa pra cabine muito dos desníveis da estrada - isso me incomodava bastante.

Falando especificamente de franceses, temos exemplos aqui no fórum de gente q já passou muita raiva com Peugeot, por exemplo. Por outro lado tem gente q tb nunca teve problemas (caso da dona onça, q teve um Peugeot 206 e só gastava na manutenção preventiva, nunca teve problema).

Eu acho q já passou da época de certas má vontades do brasileiro com algumas marcas.

Carro francês desvaloriza o mesmo tanto q carro de outras marcas.

Peças estão mais ou menos nos mesmos valores pra mesma categoria de carro.

Seguro costuma ser mais barato, porque é um carro menos visado pra roubo dependendo da região (seguro de um Gol ou Palio é ridículo).

Tem mecânico ainda q fala q motor 16v é ruim, etc. Papo de mecânico q não quer se atualizar, pois é uma manutenção tão comum quanto de qualquer outro, mas como tudo na vida, precisa de ferramentas, precisa de conhecimento.

Como eu disse, não defendo com unhas e dentes, até mesmo porque acho outros carros melhores e acho também que a Renault faz muita economia porca nos carros (assim como as outras). Mas eu não trocaria um Clio por um Gol ou Palio/Uno nem a pau.
Tomem cuidado ao responder as perguntas dos colegas. Tenham 100% de certeza da informação que estão passando.
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