Logo Hardware.com.br
dbatista
dbatista Tô em todas Registrado
1.8K Mensagens 96 Curtidas
#9 Por dbatista
11/04/2014 - 09:50
Essa é a única desvantagem (ao meu ver) de software livre. Os caras criam tantas, tantas que é até complicado alguém que está começando, ter que ficar escolhendo.
Bem, não entrando nesse mérito, concordo com todos acima. Use o Ubuntu e será feliz, ele tem uma interface bem mais amigável inclusive para lidar com instalações de software. Há uma central de aplicativos onde é possível verificar e instalar qualquer coisa que precise, além de ser bem "user friendly".

veja.png Link global: http://www.ubuntu.com/
veja.png Link de download: http://www.ubuntu.com/download


Forte abraço.
Obrigado, Deus.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ripongao
ripongao Veterano Registrado
755 Mensagens 94 Curtidas
#14 Por ripongao
11/04/2014 - 18:04
tem o kubuntu também, ubuntu, kde, debian, fácil instalação e uso.
O slackware mexi faz uns 15 anos atrás e era tudo feito na unha, minha opinião pessoal é que ele é para usuários avançados ou fuçadores de plantão, pessoas que não desistem após umas 10 tentativas de tentar fazer algo acontecer, mas não sei como o mesmo está atualmente.
Desliguei-me do fórum. Conta canelada.
ignacho
ignacho Zumbi Registrado
6.8K Mensagens 558 Curtidas
#15 Por ignacho
11/04/2014 - 19:06
Red Piterodaquit disse:
Obrigado novamente pelas respostas mais esquecendo a mais fácil, qual a melhor versão.Segurança estabilidade etc etc


A questão da segurança passa pela observação dos ciclos de suporte das distribuições. Isso é algo que você pode procurar nas notas de lançamento.

Geralmente os ciclos são curtos, entre 9 a 18 meses, a depender da política da distribuição. Ciclos curtos geralmente dão a vantagem de oferecer melhor suporte à hardware e software mais recente, mas tem a desvantagem de ficarem menos testados e exigirem que você reinstale a distro com mais frequência. Algumas distribuições apenas têm ciclos curtos com suporte curto, outras fazem lançamento frequente de novas versões mas periodicamente lançam uma versão com um maior tempo de suporte, e outras demoram mais a lançar novas versões, mas também tem um ciclo maior de suporte.

Só antes de continuar, dos top 10 dos DistroWatch, evite o Mageia e o PCLinuxOS. Evite também remasterizações obscuras (também conhecidas como refisefuquis). A recomendação se deve ao suporte precário ou inexistente ao UEFI nestas distribuições.

Mas indo à questão dos ciclos e da estabilidade, a gente pode colocar a coisa da seguinte forma:

Distribuições com lançamentos frequentes e sem longo tempo de suporte:
Fedora
O Fedora tem um ciclo de lançamento de 6 meses e suporte por 14 meses. Um ponto interessante e que o Fedora sempre atualiza o Linux (kernel) para a última versão do upstream, o que garante um melhor suporte à hardware (exceto quando você usa drivers fora do kernel), mas também pode trazer algumas regressões. Geralmente eles tentam utilizar a última versão estável disponível no upstream, que nem sempre são exatamente estáveis e algumas vezes algumas coisas importadas de repositórios de testes, e depois vão lançando atualizações para corrigir os problemas.

Slackware
O Slackware é lançado a cada 1 ano ou algo assim. Eu não conheço muito sobre ele. Ele não tem uma política de branding, então os bugs que aparecem nele geralmente são bugs de upstream.

Distribuições com lançamentos frequentes, mas com algumas versões com maior tempo de suporte
Ubuntu
O Ubuntu lança uma nova versão a cada 6 meses. Entretanto, a cada 2 anos são lançadas versões LTS, com tempo suporte de 5 anos. Nas versões LTS, podem ser oferecidos kernels mais recentes de forma opcional, mas é bom ficar atento ao tempo de suporte desses kernels.

openSUSE
Lança uma versão nova a cada 8 meses (mas deve mudar para cada 12 meses), e algumas versões ficam como Evergreen, com tempo de suporte entre 3 e 4 anos.

Distribuições com longo tempo de suporte e com lançamentos pouco frequentes
Debian
O Debian é uma das distribuições mais rígidas existentes, senão a mais rígida em relação ao seus repos oficiais. Não espere que ofereçam suporte à hardware mais recente. Alguns softwares podem ser atualizados através de repos adicionais. Tem versões novas lançadas em média à cada 2 anos, mas a política de lançar é "quando estiver pronto". Geralmente o suporte à versão anterior é oferecido por mais um ano após o lançamento da última versão, então você ficará com um ciclo de suporte de 3 anos em média.

CentOS
É baseado no Red Hat Enterprise Linux. É o que tem o maior intervalo entre uma versão e outra. Tem um suporte à hardware bastante comparável ao de distros com versões do Linux mais recentes.

A princípio são distros que garantem o máximo de estabilidade, mas também são mais rígidas.

Rolling release

Arch e Sabayon: são distros que presumem que você sabe o que você faz e sabe como consertar caso dê *****. Basicamente é assim que funciona o rolling release. As correções de segurança vêm juntas com as novas versões lançadas no upstream. O Sabayon tende a ser mais OOTB, mas tem certas escolhas técnicas que acabam ficando a cargo do usuário.

Note também que existem coisas que são específicas de determinados ambientes de desktop. Alguns têm um tipo de falha, outros têm de outros tipos, enfim... Mas não vou entrar em mais detalhes, não acho que seja do escopo.

____________________

Quanto à essa história de facilidade de uso: não acredite nessa história de que vai ter uma distro OOTB que é só instalar e usar, ou de que basta usar a distro ou o ambiente de desktop que fulano ou beltrano usa, porque eles acharam bonitinho. Isso é conto de Papai Noel. O processo de instalação em si hoje em dia é simples em qualquer distro, exceto o Arch e o Slackware devido ao próprio estilo dessas distros. O que vai existir são distros que são fáceis de se instalar, e isso praticamente qualquer uma é hoje em dia. Você vai ter que adicionar repositórios extras para ter algum aplicativo ou então para ter a parte multimídia funcionando com codecs proprietários como o MP3 ou H.264. Provavelmente você vai ter que instalar driver "por fora" caso você tenha uma placa de vídeo da nVidia, da AMD, ou então um wifi da Realtek ou da Broadcom.
...
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal