Logo Hardware.com.br
lockedEste tópico está fechado, você não pode enviar novas respostas.
GoldSmith
GoldSmith Geek Registrado
3.2K Mensagens 12 Curtidas

locked Afinal cobrar ou não pelo orçamento?

#1 Por GoldSmith 04/07/2002 - 14:59
Olá pessoal, sei que esse tópico é meio pentelho, mas vamos lá preciso que me ajudem, o máximo que pode acontecer é o tópico levar um cadeado e sem chave hehehehee :lol:

É o seguinte trabalho na área há um bom tempo, os mais velhos daqui já sabem.

Ocorre que com essa crise que estamos passando, tenho observado não somente comigo, mas com vários colegas a seguinte situação:

Várias pessoas trazem o equipamento, e já perguntam logo se cobramos o orçamento. Como sempre ouve um consenso entre os técnicos em não cobrar pelo orçamento então ficou assim.

Mas, ocorre que eu, e mais alguns colegas, temos observado pessoas tentando arrumar seus micros em cima desses orçamentos. Ou seja, trazem o equipamento somente para descobrirem o que está errado, e tentam por si mesmos encontrarem a solução.

Falo isso com provas, pois já peguei e os meus colegas também, micros com cabos invertidos, processador mal encaixado ou ainda do lado errado,placas encostando no gabinete,cooler fora da posição e conseqüentemente quebrando o processador,riscos de chave de fenda na mobo,etc. Dá para ver nitidamente que foi coisa de amador querendo ser técnico, e depois de fazer algo errado se assusta, e corre até nós.

E notamos às vezes pessoas desesperadas, que pedem um orçamento somente para verem se danificaram algo mais ao mexerem sem conhecimento, e dessa forma pescarem mais alguma solução para o problema.

Então pessoal, se for dessa forma é melhor começarmos á cobrar uma taxa de orçamento, afinal estão aprendendo a consertar às nossas custas.

E todos temos gastos com livros,cursos,etc; fora o tempo que dedicamos aos fórums e aos estudos para nos mantermos atualizados.

Essa solução de falar em termos técnicos eu e vários colegas de área, já a adotamos faz alguns anos, mesmo assim é uma solução paliativa.

Vamos lá galera mandem suas opiniões.
:wink:
TC
TC General de Pijama Registrado
5.4K Mensagens 32 Curtidas
#2 Por TC
04/07/2002 - 15:26
Comigo já aconteceu algo parecido, mas é uma situação difícil, pois agindo deste modo vamos penalizar o cara que realmente está querendo um serviço.
Confesso que não tenho uma opinião mais formada a respeito. Talvez o meio seja no desconfiômetro., mas mesmo assim, poderiamos fazer mal juízo de um cliente que realmente quer o serviço e não se aproveitar.


Abraços
"Viajo em busca de tudo que procuro
Não fico mudo diante de incertezas
Aconteça o que acontecer, tenho braços fortes
E conforme cada dia, passado é palavra inexistente"

Thadeu Camargo

http://www.tccamargo.com
jfj78
jfj78 Veterano Registrado
1.7K Mensagens 0 Curtidas
#4 Por jfj78
04/07/2002 - 17:13
Olha eu acho que não é necessário cobrar. Já me ferrei com isso tb, agora faço o seguinte, se o cara começa a perguntar muito e percebo que é para sugar na faixa falo linguagem bem técnica como se estivesse falando com outro técnico, sem entrar em detalhes, geralmente funciona, não minto e não cobro.
"O que fazemos nesta vida, ecôa na eternidade."

Maximus (Filme "O Gladiador'')
amaralcruz
amaralcruz Veterano Registrado
1.9K Mensagens 0 Curtidas
#5 Por amaralcruz
04/07/2002 - 17:55
Kro colega isso já aconteceu varias vezes comigo + agora estou bem esperto com essas pesoas, faço a mesma pratica que nosso colega falou.

Quanto cobrar ou não ainda não pensei muito bem a respeito.

Mais acho que cobrar orçamento pela lei da defesa do consumidor esta pratica não pode ser feita, mais não tenho certeza teria que ver se e permitido ou não.

Mais ta ai minha opinião.

Um abraço, Marcelo Cruz
Dinheiro nao traz Felicidade...... entao me dê o seu e seja feliz!
Entre aki tbm http://www.linuxbsd.com.br/forum
Paulo Miller
Paulo Miller Super Participante Registrado
728 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por Paulo Miller
04/07/2002 - 18:45
amaralcruz
Kro colega isso já aconteceu varias vezes comigo + agora estou bem esperto com essas pesoas, faço a mesma pratica que...


Pelo código do consumidor é proibido cobrar por orçamento. Mas isso não quer dizer que vc tenha que especificar o serviço no mínimo detalhe, ou seja, coloque ao cliente o que é, sem dizer a nível de detalhamento.

Cabo ide trocado - ajuste de portas ide.
Setup alterado - configuração de setup.

E aí se vai.
lukefranca
lukefranca Super Participante Registrado
873 Mensagens 0 Curtidas
#9 Por lukefranca
04/07/2002 - 20:35
Vou falar do ponto de vista do consumidor.

Na minha opinião orçamentos não devem ser cobrados. Se eu levar meu computador a um técnico, será para resolver algum pepino que eu (como curioso) não consegui resolver sozinho. Também não vou pedir para o cara me dar uma aula de como consertar o defeito, pois sei que ele vive disso. O máximo que eu exijo nesse caso é que ele me diga o que vai ser necessário consertar ou trocar e quanto isso vai me custar.

Resumindo, acho que o cliente tem o direito de saber pelo que está pagando e o técnico tem o direito de guardar para si como vai consertar. Se a partir daí o cliente achar que pode consertar a máquina sozinho porque sabe onde está o defeito, aí já é problema dele, pois com certeza vai gastar em dobro.

Luciano.
Já dizia um velho cego que lia,
Sob uma reluzente luz de vela,
Sentado em uma pedra redonda de 4 cantos:
"Os 4 maiores profetas do mundo eram 3, Moisés e Elias."
wooky
wooky Tô em todas Registrado
2.6K Mensagens 0 Curtidas
#10 Por wooky
04/07/2002 - 21:06
lukefranca
Vou falar do ponto de vista do consumidor.

Na minha opinião orçamentos não devem ser cobrados. Se eu levar meu com...

concordo. suponho que seja proibido mesmo, e alem disso com o mercado do jeito que está... além disso, basta ser sincero e cobrar um preço justo (nao cobrar R$100 por um cabo colocado ao contrário rsrs). Outra opçao é trabalhar com um preço minimo, afinal de contas mesmo resolver besteirinhas custa tempo.
Wooky
--
\0/
joscar
joscar Super Participante Registrado
1K Mensagens 0 Curtidas
#14 Por joscar
04/07/2002 - 22:21
Orçamento é proibido cobrança!
A própria palavra já se auto explica (estimar/custar), é o custo do conserto caso ele seja feito.
Se o cliente quer especular é direito dele e tem que ser respeitado, assim como responder também cabe ao momento e a necessidade.
Honestidade não é qualidade, é obrigação. Também, não existe meio honesto, ou é ou não é!
joscar
GNMilasi
GNMilasi Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 2.7K Curtidas
#15 Por GNMilasi
05/07/2002 - 00:49
Salvo engano, o Art. 40 do CDC proíbe cobrança de orçamento.

http://www.mj.gov.br/dpdc/cdc.htm

É uma questão polêmica, pois a gente ver por aí "técnicos" dizendo que o HD não liga porque o processador queimou, quando na verdade o cabo de dados está invertido.

O que acho interessante, é que um advogado pode dar um parecer sobre uma determinada causa e cobrar por isso R$ 100.000,00 (só para dar um parecer jurídico).

A Lei não é igual para todos?
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal