Logo Hardware.com.br
willianholtz
willianholtz General de Pijama Registrado
2.8K Mensagens 152 Curtidas

Ciencia da computação!! quem faz ou quem fez?

#1 Por willianholtz 18/11/2008 - 00:40
Pessoal quero uma ajuda para ver se a tal ciencia da computação é boa mesmo!! quem ja fez ou quem esta fazendo poderia me dizer como é, ou como faço para conseguir entar numa faculdade...

tmbm queria sabe o que estuda, quantos anos são, se é dificil!! e tudo mais!!

o preço da faculdade etc...

alguem ai saberia me dizer?? cap_feceiro.png:
Responder
willianholtz
willianholtz General de Pijama Registrado
2.8K Mensagens 152 Curtidas
#16 Por willianholtz
24/11/2008 - 20:13
olá pessoal vejo que cresceu o tópico e obrigado a quem se manifestou!!



jose_silva_neto vbmenu_register("postmenu_4088179", true);


Caro colego muito boa seu texto .. (ambos) muitas coisas são verdades!
hoje em dia muita gente como eu que tem algum conhecimento basico sobre informatica, diz "saber tudo" claro que não é meu caso , pois se abri esse tópico é pra saber se devo ou não fazer facul ... muitos sabem o basico e ja se dizem tecnicos etc.. etc..
mas justamente o que vc descreveu é o que eu estava procurando ... saber a verdade sobre as faculdades e cursos de informaticas..


Lukas.Bios vbmenu_register("postmenu_4089554", true);
Por isso a Faculdade é uma coisa bem precisa e que ajuda muito no desenvolvimento da pessoa tanto na area social quanto na area Profissional.


sim ate bom ter uma faculdade por certas coisas que aparecerão para vc , mas ainda sim mesmo sem faculdade muita gente se da bem, mesmo ele não tendo uma faculdade...


outra pergunta: Muitas pessoas ganham a vida com auto-Cad???
Somos o que as pessoas acham que somos
Tha_megabeeth
Tha_megabeet... Membro Junior Registrado
62 Mensagens 2 Curtidas
#17 Por Tha_megabeet...
27/11/2008 - 14:41
kresh disse:

Delphing CC é muito mais focado em software do que vc pensa.Um cientista estuda programação muito profundamente,linguagens de baixo nivel,codigo de maquina,compiladores..Sem falar que Ciência da Computação vai muito além de Informatica/Computação, envolve toda um filisofia, sociedade até mesmo cultura.
Um curso de SI é básico ensina como se faz e não o pq se faz!



Concordo plenamente com o comentário citado acima. Faço 2° semestre de Ciências da Computação e tive um breve pensamento hoje após a prova de Geometria Analítica: "o curso de CC é mto respeitado pelos outros cursos da universidade...até pelos alunos de SI, que escolheram SI por temer o 'nível científico' de CC".

legal.png
~~ Girls programmers never die. They are just cast into void ~~

diabinho.png

"E sem saber que era impossível,ele foi lá e fez."
Jean Cocteau
mrcharara
mrcharara Super Participante Registrado
467 Mensagens 6 Curtidas
#18 Por mrcharara
28/11/2008 - 01:16
Tha_megabeeth disse:
Concordo plenamente com o comentário citado acima. Faço 2° semestre de Ciências da Computação e tive um breve pensamento hoje após a prova de Geometria Analítica: "o curso de CC é mto respeitado pelos outros cursos da universidade...até pelos alunos de SI, que escolheram SI por temer o 'nível científico' de CC".

legal.png

O que dizer do curso de engenharia da computação então?
Onde a parte matemática é bem mais puxada, além de ter física, circuitos elétricos, eletromagnetismo, etc;
Windows 7 Ultimate x86_64
Ubuntu 11.10
kresh
kresh Veterano Registrado
1.2K Mensagens 22 Curtidas
#19 Por kresh
28/11/2008 - 02:10
mrcharara disse:
O que dizer do curso de engenharia da computação então?
Onde a parte matemática é bem mais puxada, além de ter física, circuitos elétricos, eletromagnetismo, etc;


O curso de Eng da Computação é mais puxado somente na Física, pelo menos na minha Universidade.Quando a circuitos, por ser o foco do curso tem q ser puxado mesmo...Eng Computação é diferente de CC,respeito ambos prossionais mas um vai trabalhar com circuitos,hardware,eletroeletronica talvez automação....Outro(o cientista) vai ser especialista em COMPUTAÇÃO!

mrcharara
mrcharara Super Participante Registrado
467 Mensagens 6 Curtidas
#21 Por mrcharara
29/11/2008 - 05:45
kresh disse:
O curso de Eng da Computação é mais puxado somente na Física, pelo menos na minha Universidade.Quando a circuitos, por ser o foco do curso tem q ser puxado mesmo...Eng Computação é diferente de CC,respeito ambos prossionais mas um vai trabalhar com circuitos,hardware,eletroeletronica talvez automação....Outro(o cientista) vai ser especialista em COMPUTAÇÃO!

Como assim engenharia de computação não trabalha com computação?,
essa área de automação e circuitos é mais com o pessoal da elétrica, eng da computação é um misto de CC e eng elétrica, o curso de eng da computação é o mais completo pois aborda software e hardware com grande profundidade.
Windows 7 Ultimate x86_64
Ubuntu 11.10
willianholtz
willianholtz General de Pijama Registrado
2.8K Mensagens 152 Curtidas
#22 Por willianholtz
29/11/2008 - 12:27
mrcharara
Como assim engenharia de computação não trabalha com computação?,
essa área de automação e circuitos é mais com o pessoal da elétrica, eng da computação é um misto de CC e eng elétrica, o curso de eng da computação é o mais completo pois aborda software e hardware com grande profundidade.


Achei estranho isso também, não trabalha da area de computação??
então a CC seria a melhor opção??
Somos o que as pessoas acham que somos
mrcharara
mrcharara Super Participante Registrado
467 Mensagens 6 Curtidas
#23 Por mrcharara
29/11/2008 - 14:43
O CURSO Engenharia da Computação
O currículo traz as matérias básicas de engenharia e outras específicas, como eletrônica, linguagens de programação, circuitos elétricos, circuitos lógicos, redes de computadores e banco de dados. No último ano, o aluno faz um estágio supervisionado e tem a oportunidade de cursar disciplinas eletivas que orientam sua formação para uma área específica da profissão, como, por exemplo, a criação de softwares. No projeto de conclusão de curso, ele desenvolve hardwares ou aplicativos para um sistema de computação.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Automação industrial e robótica
Projetar robôs, sistemas digitais e computadorizados para fábricas, como linhas de produção e máquinas.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos
Criar programas de computadores segundo as necessidades do cliente. Projetar e desenvolver novos sistemas operacionais e linguagens específicas, buscando inovações tecnológicas.

Fabricação de hardware
Projetar e construir computadores e periféricos.

Marketing e vendas
Planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática.

Suporte
Gerenciar e dar assistência a redes de computadores em grandes empresas.
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/profissoes_271762.shtml
Windows 7 Ultimate x86_64
Ubuntu 11.10
mrcharara
mrcharara Super Participante Registrado
467 Mensagens 6 Curtidas
#25 Por mrcharara
30/11/2008 - 07:10
kresh disse:
Engenharia não tem foco na parte de programação, concepção, analise, projeto, compilação, implementação, contrução, adimistrição.Vê mas não aprofunda....basta ler o link postado pelo Grande jose_silva_neto...Ou então compare a grade de CC e Eng da computação das universisdades como USP,Unicamp,Unifei.Unifal-MG,Ufop,UFMG,UFPR........

Depende da grade curricular da instituição mas em algumas o foco é programação, banco de dados, isso com certeza.
Não quero criar rivalidades que existem nos campus universitários tais como eng x cc, si x cc etc.
Windows 7 Ultimate x86_64
Ubuntu 11.10
kresh
kresh Veterano Registrado
1.2K Mensagens 22 Curtidas
#26 Por kresh
30/11/2008 - 13:54
Engenharia
(<latim ingeniu = "faculdade inventiva, talento") é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados (científicos) de uma dada área do saber com a sua viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza, em conformidade com idéias bem planejadas.
Ciência

Ciência refere-se tanto a:A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. O conhecimento científico depende muito da lógica.
As áreas da ciência podem ser classificadas em duas grandes dimensões:Menos formalmente, a palavra ciência geralmente abrange qualquer campo sistemático de estudo ou o conhecimento obtido desse. Esse artigo concentra-se na definição mais específica.
Dica de leitura: http://www.ufmg.br/mostradasprofissoes/cursos/cienciadacomputacao.htm


Ciência da computação é o estudo dos algoritmos e suas aplicações, bem como das estruturas matemáticas indispensáveis à formulação precisa dos conceitos fundamentais da teoria da computabilidade e da computação aplicada. Desempenha por isso um papel importante na área de ciência da computação a formalização matemática de algoritmos, como forma de representar problemas decidíveis, i.e., os que são susceptíveis de redução a operações elementares básicas, capazes de serem reproduzidas através de um qualquer dispositivo mecânico/eletrônico capaz de armazenar e manipular dados. Um destes dispositivos é o computador digital, de uso generalizado, nos dias de hoje, pelo custo reduzido dos componentes eletrônicos que formam o seu hardware.
Os estudos oriundos da Ciência da Computação podem ser aplicados em qualquer área do conhecimento humano em que seja possível definir métodos de resolução de problemas baseados em repetições previamente observadas.
Esse trecho diz tudo:
"No caso do Brasil, a maioria dos cursos de Engenharia de Computação surgiu como uma especialização do curso de Engenharia Elétrica, dando essa diferença do curso de Ciência da Computação. Enquanto em Ciência da Computação existe um foco mais específico em desenvolvimento de software, complexidade de algorítmos, sistemas operacionais, compiladores e bancos de dados, a Engenharia de Computação foca mais em hardware, processos, automação e software embarcado."
link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_da_Computa%C3%A7%C3%A3o

Pronto acho que ficou muito bem esclarecido!
Mas nada que impede que um "engenheiro" se especealize em desenvolvimento de software, complexidade de algorítmos, sistemas operacionais, compiladores e bancos de dados.

Quando um "engenheiro" diz que o foco de seu curso é desenvolvimento é porque sua instituição não "optou" por investir em um laboratorios de hardware, eletro/eletronica.

Gordon
Gordon Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 49 Curtidas
#30 Por Gordon
30/11/2008 - 18:50
kresh disse:
O curso de Eng da Computação é mais puxado somente na Física, pelo menos na minha Universidade.Quando a circuitos, por ser o foco do curso tem q ser puxado mesmo...


Isso na sua faculdade. Normalmente a parte matemática tem carga horária mais elevada, fisíca pura muitas vezes é irrelevante na formação de um EC.


Eng Computação é diferente de CC,respeito ambos prossionais mas um vai trabalhar com circuitos,hardware,eletroeletronica talvez automação....Outro(o cientista) vai ser especialista em COMPUTAÇÃO!


De novo, só se for os engenheiros que você conhece. Uns 80% dos que eu conheço trabalham e são especialistas em algum campo da Computação mesmo, uns 15-17% com consultoria (a maioria em bancos, sem trabalhar com computação ou outra área da engenharia) e uma pequena minoria com circuitos/eletrônica. Mas iso depende muito da região do Brasil.
Cansei da Privada! -- Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu estudo, mais sorte eu tenho. (Adaptado - Thomas Jefferson)
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal