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TerraSkilll
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#6 Por TerraSkilll
21/12/2022 - 18:40
Também estou na expectativa de um curta by Rogério Guerreiro. big_green.png

Tinha visto Charge no fim de semana, o resultado foi realmente ótimo. Como showcase do eevee, que é uma engine mais próxima de uma de vídeo game que de cinema, é um resultado espetacular. Apesar de ainda ter muito pra evoluir, a evolução do Blender nos últimos anos foi insana. É até difícil de acompanhar em certos momentos.

TRONNER disse:
Não é pra fazer comparativos com as tecnologias mas vejo cada vez mais gente com talento e falta de oportunidade:
Eles possuem vários curtas e todos eles imensamente bacanas.

Oats studios é do Neill Blomkamp, com apoio da Netflix e da Unity Engine. Não diria que é um projeto pequeno. Mas entendi a ideia, tem mesmo um monte de gente capaz por aí que não tem nem 1% de uma oportunidade como essa, basta olhar canais como CGBros e Esma, com centenas de curtas impressionantes.

Abraços.
TRONNER
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#7 Por TRONNER
22/12/2022 - 08:33
TerraSkilll disse:
Também estou na expectativa de um curta by Rogério Guerreiro.
Tinha visto Charge no fim de semana, o resultado foi realmente ótimo. Como showcase do eevee, que é uma engine mais próxima de uma de vídeo game que de cinema, é um resultado espetacular. Apesar de ainda ter muito pra evoluir, a evolução do Blender nos últimos anos foi insana. É até difícil de acompanhar em certos momentos.
Oats studios é do Neill Blomkamp, com apoio da Netflix e da Unity Engine. Não diria que é um projeto pequeno. Mas entendi a ideia, tem mesmo um monte de gente capaz por aí que não tem nem 1% de uma oportunidade como essa, basta olhar canais como CGBros e Esma, com centenas de curtas impressionantes.
Abraços.

Ele está criando uma bolha de expectativa para, como dizem hoje em dia, incrementar o hype mostrando_lingua.png
Tenho ele instalado por conta do OpenShot, embora no meu computador fica sempre muito lento enquanto nos vídeos explicativos parece um 3D convencional de tão bem que roda, penso como impressionante também o pessoal que já explora e desenvolve animações com essas melhorias, dá quase pra dizer que estão na mesma equipe tamanha a sincronia entre as mudanças e os resultados surgidos delas .. legal.png
Nem fazia ideia dos responsáveis, estava divagando justamente no Netflix buscando algo mais interessante e já fiquei impressionado com toda a concepção da animação, tanto é que depois fui procurar mais curtas desse pessoal e impressiona a criatividade pela variação de temáticas, é muito loco punk.gif.
Enquanto isso olha outro curta do Blender que curti demais:
Rogério Guerreiro
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#8 Por Rogério Guer...
22/12/2022 - 21:46
Esses movimentos dos personagens, no "Charge" são difíceis de fazer. Existe um add-on para o Blender, o MB-Lab, onde você pode inserir personagens humanos e até estilizados como mangá. Os personagens já vem com todos os controles, inclusive tendo detalhes dos controles de dedos... infelizmente é problemático controlar: se movo o braço, por exemplo, ele tende a ficar distorcido, a mesma coisa se quero girar a cabeça do personagem. Também ainda não acertei a iluminação da cena...

Tem este tutorial do MB-Lab, de pouco mais de uma hora de duração:

Rogério Guerreiro
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#10 Por Rogério Guer...
22/12/2022 - 22:30
• PH: Olha, dependendo do que você faz o arquivo fica pesado ou demora para renderizar. Eu peguei alguns tutoriais de simulação de fluidos e não acertei nenhum. Já a simulação de vento eu fiz de boa, como naquela animação de bandeira.

Em um dos vídeos do Blender Guru, ele contou ter visitado o que chamou de "fazenda de renderização" (não sei se é a tradução correta), os estúdios que lidavam com grandes animações mandavam os trabalhos para renderização lá. O local funcionava 24 horas e tinha máquinas potentes para o trabalho.

A produção também tende a contar com uma equipe numerosa, é muito difícil você encontrar alguém que produza essas coisas sozinho, mesmo os curtas...
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
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#11 Por TerraSkilll
22/12/2022 - 22:42
Rigging e animação é complicado mesmo, não tem muitos atalhos. E quando mais detalhado, mais complexo. Há ferramentas interessantes como Cascadeur e Mixamo, mas sempre é necessário de ajustes posteriores. Vamos ver se a evolução de IA ajuda nesses aspectos.



PH disse:
Com a evolução dos programas que são bem mais otimizados para o hardware atual, ainda é necessário de computadores muito potentes para renderizar? Vejo que alguns estúdios de animação tem a criação em um computador e a renderização em outro.


Sim. Hardware e programas evoluíram, mas as cenas 3D também se tornaram bem mais complexas. Polígonos, materiais, texturas, luzes, etc. Tudo se tornou muito mais complexo. Ex:

Anexo do post

É possível fazer projetos complexos em computadores domésticos, mas acaba sendo mais viável mesmo usar renderfarms (fazendas de renderização, como citou o Rogério), por conta do tempo de renderização. Um dos envolvidos no projeto Charge comentou que alguns quadros demoraram até 20 minutos pra renderizar (mas não disse qual a configuração usada). Não por acaso, tem aumentado o uso de motores de jogos para alguns projetos, por trabalharem em "tempo real", apesar de serem menos realistas.

Abraços.

Anexos

PH
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#12 Por PH
23/12/2022 - 09:57
Bom dia!

Eu cheguei a começar no mundo da animação na velha e boa bola pulando no Flash! big_green.png Depois dei um pulo da terra para lua e comecei a estudar modelagem e animação com o Maya, mas por sua complexidade requeria muito do meu tempo e como não era minha área de atuação, acabei deixando de lado.

Os requisito não são tão pesados assim, mas se vai querer um uma renderização mais rápida, vai precisar de um hardware mais potente.

Requisitos do sistema para o Autodesk Maya 2023 | Maya 2023 | Autodesk Knowledge Network

Vídeo de demonstração
Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
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#13 Por Rogério Guer...
23/12/2022 - 10:35
Há algumas dicas que podem ajudar a reduzir o tempo de renderização. Por exemplo, em um artigo sobre 3D, um autor disse que era desnecessário modelar um baralho inteiro de cartas, caso o baralho estivesse sobre uma mesa e, em nenhum momento da cena, ele fosse mexido. Você criava só uma carta (ou o verso dela) e... problema resolvido.

Nessa linha de raciocínio, a mesma coisa se você for modelar um sofá: deixando a parte de baixo oca, o programa não irá renderizar essa parte. No Fórum Blender, há alguns anos, um usuário disse que a cena dele levava tempo demais para renderizar. Como não haveria movimento de câmera na animação, apenas o movimento do personagem, eu sugeri a ele mudar o cenário 3D, no fundo, para um cenário estático, apenas colocando uma imagem no fundo. Ele fez isso e o tempo de renderização reduziu bastante...
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