TRONNER
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Não é pra fazer comparativos com as tecnologias mas vejo cada vez mais gente com talento e falta de oportunidade:
Eles possuem vários curtas e todos eles imensamente bacanas.
PH
Cyber Highlander
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Este é, sem dúvida, um dos melhores filmes deles:
Aqui vocês podem conferir o "Making of":
==> Fonte: Krita Artists
Boa tarde!
Muito bom!
Quando vai fazer um curto de sua autoria?
Rogério Guer...
Super Zumbi
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• Tronner: Esses também são de qualidade.
• PH: Eu fazer curta? Nesse nível? Só tendo uma equipe...
PH
Cyber Highlander
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Rapaz, nada é impossível.... precisando...
TerraSkilll
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Também estou na expectativa de um curta by Rogério Guerreiro.
Tinha visto Charge no fim de semana, o resultado foi realmente ótimo. Como showcase do eevee, que é uma engine mais próxima de uma de vídeo game que de cinema, é um resultado espetacular. Apesar de ainda ter muito pra evoluir, a evolução do Blender nos últimos anos foi insana. É até difícil de acompanhar em certos momentos.
Não é pra fazer comparativos com as tecnologias mas vejo cada vez mais gente com talento e falta de oportunidade:
Eles possuem vários curtas e todos eles imensamente bacanas.
Oats studios é do Neill Blomkamp, com apoio da Netflix e da Unity Engine. Não diria que é um projeto pequeno. Mas entendi a ideia, tem mesmo um monte de gente capaz por aí que não tem nem 1% de uma oportunidade como essa, basta olhar canais como CGBros e Esma, com centenas de curtas impressionantes.
Abraços.
TRONNER
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Também estou na expectativa de um curta by Rogério Guerreiro.
Tinha visto Charge no fim de semana, o resultado foi realmente ótimo. Como showcase do eevee, que é uma engine mais próxima de uma de vídeo game que de cinema, é um resultado espetacular. Apesar de ainda ter muito pra evoluir, a evolução do Blender nos últimos anos foi insana. É até difícil de acompanhar em certos momentos.
Oats studios é do Neill Blomkamp, com apoio da Netflix e da Unity Engine. Não diria que é um projeto pequeno. Mas entendi a ideia, tem mesmo um monte de gente capaz por aí que não tem nem 1% de uma oportunidade como essa, basta olhar canais como CGBros e Esma, com centenas de curtas impressionantes.
Abraços.
Ele está criando uma bolha de expectativa para, como dizem hoje em dia, incrementar o hype
Tenho ele instalado por conta do OpenShot, embora no meu computador fica sempre muito lento enquanto nos vídeos explicativos parece um 3D convencional de tão bem que roda, penso como impressionante também o pessoal que já explora e desenvolve animações com essas melhorias, dá quase pra dizer que estão na mesma equipe tamanha a sincronia entre as mudanças e os resultados surgidos delas ..
Nem fazia ideia dos responsáveis, estava divagando justamente no Netflix buscando algo mais interessante e já fiquei impressionado com toda a concepção da animação, tanto é que depois fui procurar mais curtas desse pessoal e impressiona a criatividade pela variação de temáticas, é muito loco .
Enquanto isso olha outro curta do Blender que curti demais:
Rogério Guer...
Super Zumbi
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Esses movimentos dos personagens, no "Charge" são difíceis de fazer. Existe um add-on para o Blender, o MB-Lab, onde você pode inserir personagens humanos e até estilizados como mangá. Os personagens já vem com todos os controles, inclusive tendo detalhes dos controles de dedos... infelizmente é problemático controlar: se movo o braço, por exemplo, ele tende a ficar distorcido, a mesma coisa se quero girar a cabeça do personagem. Também ainda não acertei a iluminação da cena...
Tem este tutorial do MB-Lab, de pouco mais de uma hora de duração:
PH
Cyber Highlander
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Boa noite!
Com a evolução dos programas que são bem mais otimizados para o hardware atual, ainda é necessário de computadores muito potentes para renderizar? Vejo que alguns estúdios de animação tem a criação em um computador e a renderização em outro.
Rogério Guer...
Super Zumbi
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• PH: Olha, dependendo do que você faz o arquivo fica pesado ou demora para renderizar. Eu peguei alguns tutoriais de simulação de fluidos e não acertei nenhum. Já a simulação de vento eu fiz de boa, como naquela animação de bandeira.
Em um dos vídeos do Blender Guru, ele contou ter visitado o que chamou de "fazenda de renderização" (não sei se é a tradução correta), os estúdios que lidavam com grandes animações mandavam os trabalhos para renderização lá. O local funcionava 24 horas e tinha máquinas potentes para o trabalho.
A produção também tende a contar com uma equipe numerosa, é muito difícil você encontrar alguém que produza essas coisas sozinho, mesmo os curtas...
TerraSkilll
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Rigging e animação é complicado mesmo, não tem muitos atalhos. E quando mais detalhado, mais complexo. Há ferramentas interessantes como Cascadeur e Mixamo, mas sempre é necessário de ajustes posteriores. Vamos ver se a evolução de IA ajuda nesses aspectos.
Com a evolução dos programas que são bem mais otimizados para o hardware atual, ainda é necessário de computadores muito potentes para renderizar? Vejo que alguns estúdios de animação tem a criação em um computador e a renderização em outro.
Sim. Hardware e programas evoluíram, mas as cenas 3D também se tornaram bem mais complexas. Polígonos, materiais, texturas, luzes, etc. Tudo se tornou muito mais complexo. Ex:
É possível fazer projetos complexos em computadores domésticos, mas acaba sendo mais viável mesmo usar renderfarms (fazendas de renderização, como citou o Rogério), por conta do tempo de renderização. Um dos envolvidos no projeto Charge comentou que alguns quadros demoraram até 20 minutos pra renderizar (mas não disse qual a configuração usada). Não por acaso, tem aumentado o uso de motores de jogos para alguns projetos, por trabalharem em "tempo real", apesar de serem menos realistas.
Abraços.
Anexos
PH
Cyber Highlander
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Rogério Guer...
Super Zumbi
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Há algumas dicas que podem ajudar a reduzir o tempo de renderização. Por exemplo, em um artigo sobre 3D, um autor disse que era desnecessário modelar um baralho inteiro de cartas, caso o baralho estivesse sobre uma mesa e, em nenhum momento da cena, ele fosse mexido. Você criava só uma carta (ou o verso dela) e... problema resolvido.
Nessa linha de raciocínio, a mesma coisa se você for modelar um sofá: deixando a parte de baixo oca, o programa não irá renderizar essa parte. No Fórum Blender, há alguns anos, um usuário disse que a cena dele levava tempo demais para renderizar. Como não haveria movimento de câmera na animação, apenas o movimento do personagem, eu sugeri a ele mudar o cenário 3D, no fundo, para um cenário estático, apenas colocando uma imagem no fundo. Ele fez isso e o tempo de renderização reduziu bastante...
TRONNER
Cyber Highlander
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Acho que vou acabar transformando esse tópico num festival de curtas, queria apresentar mais dois literalmente em cinema mudo com tiradas que considero sensacionais ...