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Alison 150
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BSOD com códigos de erro diferentes

#1 Por Alison 150 23/11/2020 - 22:01
Fala galera, gostaria de pedir a ajuda de vocês mais uma vez.
Um amigo montou um PC com Windows 10 e ele tem apresentado a famigerada BSOD (tela azul). Porém a cada vez que acontece a BSOD um código de erro diferente acontece, como por exemplo:


IRQL NOT LESS OR EQUAL (relacionado à ACPI.sys)
KMODE EXCEPTION NOT HANDLED
ATTEMPTED EXECUTE OF NOEXECUTE MEMORY
PAGE FAULT IN NONPAGED AREA
MACHINE CHECK EXCEPTION
SYSTEM THREAD EXCEPTION NOT HANDLED


Fiz um teste na RAM com o Memtest86+ e não apresentou nenhum erro:
Imagem

Tentei logar usando o Mini XP do Hiren's Boot, mas um erro parecido com os do Windows 10 aconteceu:
Imagem

Tentei formatar a máquina, mas um erro aconteceu ao bootar com o pendrive:

A instrução no 0x00000000 fez referencia a memoria no 0x00000000. A memoria não pode ser "written"


Pesquisando vi que esses erros podem estar relacionados a algum driver (bios talvez?). Alguém já passou por isso e sabe como posso tentar resolver?

A configuração do PC é a seguinte:

Motherboard: Asus TUF B360M-PLUS
Processador: i3 9100F
Memória: TEAM GROUP T-FORCE VULCAN 8GB DDR4 2666MHZ
VGA: Afox Radeon RX 550 - 4GB GDDR5 AFRX550-4096D5H3
Fonte: Redragon RGPS 500W GC-PS001


Agradeço a atenção.
Acer Aspire E5-574G-574L: i5 6200U 2.3 GHz | 8GB de RAM | 512GB SSD SATA | GeForce 920M 2GB | Dual boot: Win 10 Pro 64b + Elementary OS 5.1 Hera |
Acer Nitro 5 AN515-44-R8HN: Ryzen 7 4800H 2.9 GHz | 1 x 8GB de RAM DDR4 3200Mhz | 512GB SSD NVMe M2 | GeForce GTX 1650 Ti 4GB DDR6 | Win 10 Pro 64b |

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PH
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#2 Por PH
24/11/2020 - 07:43
Alison 150 disse:
Fala galera, gostaria de pedir a ajuda de vocês mais uma vez.
Um amigo montou um PC com Windows 10 e ele tem apresentado a famigerada BSOD (tela azul). Porém a cada vez que acontece a BSOD um código de erro diferente acontece, como por exemplo:



Fiz um teste na RAM com o Memtest86+ e não apresentou nenhum erro:
Imagem

Tentei logar usando o Mini XP do Hiren's Boot, mas um erro parecido com os do Windows 10 aconteceu:
Imagem

Tentei formatar a máquina, mas um erro aconteceu ao bootar com o pendrive:


Pesquisando vi que esses erros podem estar relacionados a algum driver (bios talvez?). Alguém já passou por isso e sabe como posso tentar resolver?

A configuração do PC é a seguinte:


Agradeço a atenção.


Bom dia!

Fez overclock nessa memória?

Digo isso, pois esse processador citado só suporta memórias DDR4 até 2400Mhz, a memória colocada é de 2666Mhz, sabe informar sobre isso?
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
Alison 150
Alison 150 Membro Senior Registrado
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#3 Por Alison 150
24/11/2020 - 08:01
PH disse:
Bom dia!

Fez overclock nessa memória?

Digo isso, pois esse processador citado só suporta memórias DDR4 até 2400Mhz, a memória colocada é de 2666Mhz, sabe informar sobre isso?


Bom dia PH, obrigado pela resposta.

Conferi na BIOS aqui, e realmente a RAM está trabalhando em 2400MHz. Acredito que não tenha OC mesmo.
Acer Aspire E5-574G-574L: i5 6200U 2.3 GHz | 8GB de RAM | 512GB SSD SATA | GeForce 920M 2GB | Dual boot: Win 10 Pro 64b + Elementary OS 5.1 Hera |
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PH
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#4 Por PH
24/11/2020 - 08:37
Alison 150 disse:
Bom dia PH, obrigado pela resposta.

Conferi na BIOS aqui, e realmente a RAM está trabalhando em 2400MHz. Acredito que não tenha OC mesmo.


Já vi tópicos gringos antigos com o mesmo problema, PC recém montado.

Qual a versão desse Windows 10, 1909. 2004, 20H2?

Coloque a memória RAM em outro slot.

Veja se a memória está na lista de compatibilidade da palca-mãe. Eu testaria uma outra memória nessa placa-mãe.

4DIMM_memory_QVL.pdf

Pode também iniciar o computador com uma distribuição Linux, tela azul não vai dar, mas pode congelar caso encontre problemas de hardware.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
TRONNER
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#5 Por TRONNER
24/11/2020 - 11:24
Alison 150 disse:
Bom dia PH, obrigado pela resposta.
Conferi na BIOS aqui, e realmente a RAM está trabalhando em 2400MHz. Acredito que não tenha OC mesmo.

O HD é novo ou veio com o Windows pré-instalado de outro kit ?!
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
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Alison 150
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#6 Por Alison 150
24/11/2020 - 13:15
PH disse:
Já vi tópicos gringos antigos com o mesmo problema, PC recém montado.

Qual a versão desse Windows 10, 1909. 2004, 20H2?

Coloque a memória RAM em outro slot.

Veja se a memória está na lista de compatibilidade da palca-mãe. Eu testaria uma outra memória nessa placa-mãe.

4DIMM_memory_QVL.pdf

Pode também iniciar o computador com uma distribuição Linux, tela azul não vai dar, mas pode congelar caso encontre problemas de hardware.


Não sei dizer qual versão do W10 exatamente, já que não consegui ligar ele aqui ainda frown.png
Conferi nessa lista que você me passou e aparentemente a RAM não é compatível mesmo. O modelo é TLPRD48G2666HC18H01.
Vou fazer o teste de outro slot assim que chegar em casa e retorno aqui. Vou arranjar outro pendrive e fazer o teste com linux também.

TRONNER disse:
O HD é novo ou veio com o Windows pré-instalado de outro kit ?!


O HD é usado e já estava com W10 instalado. Mas para evitar conflito com drivers já instalados fizemos uma restauração pelo próprio W10, removendo todos os dados (inclusive pessoais) e baixando a imagem pela rede.
Acer Aspire E5-574G-574L: i5 6200U 2.3 GHz | 8GB de RAM | 512GB SSD SATA | GeForce 920M 2GB | Dual boot: Win 10 Pro 64b + Elementary OS 5.1 Hera |
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TRONNER
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#7 Por TRONNER
24/11/2020 - 13:25
Alison 150 disse:
[...] O HD é usado e já estava com W10 instalado. Mas para evitar conflito com drivers já instalados fizemos uma restauração pelo próprio W10, removendo todos os dados (inclusive pessoais) e baixando a imagem pela rede.

Restauração também não resolve pois além de drivers existe uma boa quantidade de componentes atrelados ao sistema operacional, é outro caso que apenas uma instalação limpa permite um sistema confiável.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
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PH
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#8 Por PH
24/11/2020 - 15:22
Alison 150 disse:
Não sei dizer qual versão do W10 exatamente, já que não consegui ligar ele aqui ainda frown.png
Conferi nessa lista que você me passou e aparentemente a RAM não é compatível mesmo. O modelo é TLPRD48G2666HC18H01.
Vou fazer o teste de outro slot assim que chegar em casa e retorno aqui. Vou arranjar outro pendrive e fazer o teste com linux também.



O HD é usado e já estava com W10 instalado. Mas para evitar conflito com drivers já instalados fizemos uma restauração pelo próprio W10, removendo todos os dados (inclusive pessoais) e baixando a imagem pela rede.


Boa tarde!

Se o problema for no hardware, nem formatar resolve. Se o problema fosse drivers a restauração de fabrica poderia voltar ao modo de drivers nativos.

Essa lista de memórias, mostram as testas e aprovadas, mas nada impede que uma memória que não esteja na lista deixe de funcionar. Você também pode testar com uma outra memória caso tenha e, veja se a tela azul volte.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
Alison 150
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#9 Por Alison 150
24/11/2020 - 19:20
TRONNER disse:
Restauração também não resolve pois além de drivers existe uma boa quantidade de componentes atrelados ao sistema operacional, é outro caso que apenas uma instalação limpa permite um sistema confiável.


Boa noite Tronner.

Concordo quanto a isso. Mas no momento estava sem nenhum pendrive e imagem disponível e acabamos utilizando essa solução. Funcionou por mais ou menos 1 dia e depois entrou no loop das BSOD frown.png

PH disse:
Boa tarde!

Se o problema for no hardware, nem formatar resolve. Se o problema fosse drivers a restauração de fabrica poderia voltar ao modo de drivers nativos.

Essa lista de memórias, mostram as testas e aprovadas, mas nada impede que uma memória que não esteja na lista deixe de funcionar. Você também pode testar com uma outra memória caso tenha e, veja se a tela azul volte.


Boa noite PH.

Estou sem nenhum outro pente de ram aqui pra poder testar, mas tirei o pente atual do slot B1 e coloquei em A1 e o pc não ligou. O cooler da CPU e da VGA ligaram, mas o pc não deu nenhum sinal de vídeo. Seria um forte sinal de que tem algum problema com essa RAM, mesmo com o memtest tendo sido executado com sucesso?

Estou gravando o Linux num pendrive aqui pra testar se ele consegue bootar. Se conseguir vou formatar o HD e tento a instalação do W10 do zero para ver se funciona dessa vez.
Acer Aspire E5-574G-574L: i5 6200U 2.3 GHz | 8GB de RAM | 512GB SSD SATA | GeForce 920M 2GB | Dual boot: Win 10 Pro 64b + Elementary OS 5.1 Hera |
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Alison 150
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#10 Por Alison 150
24/11/2020 - 19:45
Tentei dar boot com um ubuntu 14.04, mas não rolou. Na primeira tentativa o PC ficou travado na seguinte tela:
Imagem

Na segunda tentativa caí na seguinte tela, com essas duas linhas de log repetindo em loop até eu desligar o pc.
Imagem

O HD é meio velhinho, mas acho que ele não atrapalharia boot por pendrive, ou estou enganado?
Removi o HD e tentei dar boot no Ubuntu pelo pendrive e também não rolou, dando outro erro dessa vez:
a8a50e05ba443e1fd054acb152613631

Muito provavelmente é hardware mesmo, e sem peças pra trocar e testar é complicado...
Pelo muito pouco que entendo, está com cara de problema na RAM mesmo, principalmente por não funcionar no slot A1.

Vocês tem mais alguma dica de possível teste que eu possa fazer?
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#11 Por PH
24/11/2020 - 20:55
Alison 150 disse:
Tentei dar boot com um ubuntu 14.04, mas não rolou. Na primeira tentativa o PC ficou travado na seguinte tela:
Imagem

Na segunda tentativa caí na seguinte tela, com essas duas linhas de log repetindo em loop até eu desligar o pc.
Imagem

O HD é meio velhinho, mas acho que ele não atrapalharia boot por pendrive, ou estou enganado?
Removi o HD e tentei dar boot no Ubuntu pelo pendrive e também não rolou, dando outro erro dessa vez:
Imagem

Muito provavelmente é hardware mesmo, e sem peças pra trocar e testar é complicado...
Pelo muito pouco que entendo, está com cara de problema na RAM mesmo, principalmente por não funcionar no slot A1.

Vocês tem mais alguma dica de possível teste que eu possa fazer?


Trocou a porta USB para ver se persiste o erro?

Se está dando erro para iniciar o Linux, o problema pode ser de hardware sim. Testou com a memória em outro slot?
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

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Alison 150
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#12 Por Alison 150
24/11/2020 - 21:17
PH disse:
Trocou a porta USB para ver se persiste o erro?

Se está dando erro para iniciar o Linux, o problema pode ser de hardware sim. Testou com a memória em outro slot?


Sim, testei 2 USB frontais e 2 traseiras.
Troquei o pente para A1 novamente, e continua sem dar sinal de video (nem mesmo da bios). Na B1 pelo menos na bios entra (deixei ligado um bom tempo lá sem nenhum problema), e também tenta o boot tanto no HD quanto nos pendrives, e o memtest foi executado enquanto estava em B1. Devo tentar os slots A2/B2 também?

Nessa altura pensei em remover a VGA pra testar sem ela também, mas pelo que li os chipset gráficos não ficam mais na mobo né? E acho que esse processador não tem gráfico integrado...
Acer Aspire E5-574G-574L: i5 6200U 2.3 GHz | 8GB de RAM | 512GB SSD SATA | GeForce 920M 2GB | Dual boot: Win 10 Pro 64b + Elementary OS 5.1 Hera |
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#13 Por PH
25/11/2020 - 07:25
Alison 150 disse:
Sim, testei 2 USB frontais e 2 traseiras.
Troquei o pente para A1 novamente, e continua sem dar sinal de video (nem mesmo da bios). Na B1 pelo menos na bios entra (deixei ligado um bom tempo lá sem nenhum problema), e também tenta o boot tanto no HD quanto nos pendrives, e o memtest foi executado enquanto estava em B1. Devo tentar os slots A2/B2 também?

Nessa altura pensei em remover a VGA pra testar sem ela também, mas pelo que li os chipset gráficos não ficam mais na mobo né? E acho que esse processador não tem gráfico integrado...


Bom dia!

Sim, testes nos outros slots.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
Alison 150
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#14 Por Alison 150
25/11/2020 - 07:58
PH disse:
Bom dia!

Sim, testes nos outros slots.


Bom dia PH!

Testei em A2 e B2 e tive o mesmo resultado que A1. Coolers ligados mas sem nenhum sinal de video. Somente B1 que dá algum sinal mesmo. frown.png
Acer Aspire E5-574G-574L: i5 6200U 2.3 GHz | 8GB de RAM | 512GB SSD SATA | GeForce 920M 2GB | Dual boot: Win 10 Pro 64b + Elementary OS 5.1 Hera |
Acer Nitro 5 AN515-44-R8HN: Ryzen 7 4800H 2.9 GHz | 1 x 8GB de RAM DDR4 3200Mhz | 512GB SSD NVMe M2 | GeForce GTX 1650 Ti 4GB DDR6 | Win 10 Pro 64b |

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#15 Por PH
25/11/2020 - 08:33
Alison 150 disse:
Bom dia PH!

Testei em A2 e B2 e tive o mesmo resultado que A1. Coolers ligados mas sem nenhum sinal de video. Somente B1 que dá algum sinal mesmo. frown.png


Seria bom passar um spray limpa contato nesses slots.

Se possível, tire uma foto da placa-mãe, de perto com ótima resolução e iluminação, para verificarmos se tem algum componente com problema visível.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

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