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apterix
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baterias em paralelo?

#1 Por apterix 03/12/2010 - 19:23
Salve colegas. No tempo de colegial eu mesmo seria capaz de resolver esse problema, ou mesmo quando estava começando a graduação. Hoje eu preciso de ajuda.

Bom, recentemente eu comprei um helicóptero de controle remoto com uma bateria extra pensando em aumentar o tempo de vôo.

Ele já vem com uma bateria interna e eu gostaria de deixar as duas baterias nele para durar mais tempo o voo. O peso extra não irá afetá-lo.

A dúvida que eu tenho é:

A baterial atual tem o fio preto e o vermelho ligado ao CI do brinquedo. A bateria extra é exatamente igual a que já está instalada.

Eu sei que se eu ligasse em série, eu aumentaria a DDP e consequentemente estragaria o brinquedo, então devo ligar em paralelo. Mas a pergunta que fica é: Como?

Simplesmente se eu descascar parte dos fios da bateria interna dele e ligar a bateria extra (preto com preto e vermelho com vermelho) eu irei obter uma ligação em paralelo?

E como baterias em paralelo poderão fornecer uma amperagem maior, corro o risco de queimar o brinquedo ou somente passará a amperagem que o apralho "necessitar"?

Tentando desenhar a brincadeira:;

antes:

----------
CI
----------
||
||
bateria interna

depois:

----------
CI
----------
||
| ----- bateria
|____ extra
||
bateria interna
fabssilveira
fabssilveira Membro Junior Registrado
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#3 Por fabssilveira
04/12/2010 - 08:30
Não precisa de resistor para limitar a corrente, pois quem determina a corrente consumida é a carga. O que o circuito precisar é que vai circular por ele.

Quanto ao tempo de voo, também gosto de helimodelismo e posso dizer sim que o peso extra da segunda bateria pode afetar muito no tempo final do voo.

Pode também mudar a posição do CG e desequilibrar o helicoptero.

Cada caso é um caso, mas em geral esse tipo de alteração só causa problemas.
Ilkyest
Ilkyest Super Zumbi Registrado
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#4 Por Ilkyest
04/12/2010 - 09:59
só lembrando. as baterias tem de ser iguais. Se você por duas baterias, uma de 40Ah e outra de 50Ah, o circuito vai entender como duas baterias de 40Ah, ou seja 80Ah, podendo causar problemas como queda de capacidade na de 50Ah, que nunca será carregada com capacidade plena

a energia mantém-se em equilíbrio, então, sempre baterias iguais quanto às capacidades
ASUS 1151 ATX PRIME Z270-K/ Intel i7 7700k / 16Gb Kingston HyperX FURY 2133Mhz DDR4 /Radeon RX570 Powercolor 4Gb // Corsair TX 750W modular // Air Cooler Stock
apterix
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#6 Por apterix
04/12/2010 - 12:13
A empresa que faz esse modelo que tenho não divulga nenhuma informação técnica sobre ele. Ambas as baterias são iguais, 3.6v com 150mAh. O peso da bateria é de 3g aproximadamente.

Irei então testar as duas em paralelo. Se ficar instável, removerei, mas creio que não ficará.

Obrigado pelas respostas pessoal, imaginei mesmo que a corrente que passaria pelo motor seria apenas aquela que pode circular por ele.

A priori não tenho muito medo de estragá-lo porque saiu muito barato, então gostaria de testar com duas baterias, já que acabei compra uma bateria extra quando comprei ele.
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apterix
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#8 Por apterix
04/12/2010 - 17:20
Ilkyest disse:
ponha as baterias equidistantes, assim o CG não é afetado.


Coloquei. Infelizmente perdi um movimento do helicoptero: o de ficar parado no ar.

A bateria originalmente fica na parte frontal. Possivelmente se eu conseguir colocar ambas em cada lateral irei estabilizá-lo.

As baterias colocadas em paralelo funcionaram normalmente. Mais tarde vou tentar uma nova posição para as baterias.
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Alex nights up
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#10 Por Alex nights...
06/12/2010 - 14:22
se vc tirar a bateria da parte frontal e colocar nas laterais, a parte traseira dele, perdera equilibrio. O certo seria vc deixar a bateria na parte frontal e a segunda vc colocar no centro de gravidade do helicoptero, pois assim em nada vai alterar.

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Se tenho 2 baterias de mesmo fabricante, material, etc...só variando a capacidade.

Bateria 1: 3.6v - 40Ah / Bateria 2: 3.6v - 50Ah
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quando em paralelo, na hora de serem carregadas, a fonte vai colocar uma tensão maior ( maior que 3.6v )sobre as 2 baterias.

as duas vão carregar ao mesmo tempo sendo que a corrente de carga que a bateria 1 receberá, será menor que a da bateria 2

em descarga:

a bateria 1 e a bateria 2 vão descarregar ao mesmo tempo sendo a corrente de descarga da bateria 1 será menor que a da bateria 2

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A capacidade das baterias é resultante de uma maior ou menor área entre os eletrodos, uma maior ou menor resistência interna. o que confirma as duas logicas acima ( carga e descarga )
PII-X6-BE-4.3 | M4N98TD EVO | SSD OCZ VERTEX 2| CORSAIR 12GB | MSI GTX460 HAWK TALON ATTACK (1.1GHz/4.9GHz) | ECS GT440 HDMI Sound | HT-R390 - 660 rms | XAI + SCARAB | G25 | 3D VISION | Corsair TX850 v2 - PII-X3-3.4 | M2N-SLI DLX | SSD VERTEX 2 4GB | EVGA GTS 250 SLI
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