Logo Hardware.com.br
RafaelSonyLock
RafaelSonyLo... Zerinho Registrado
2.1K Mensagens 48 Curtidas

Banda larga pela rede elétrica chegará a São Paulo em 2009

#1 Por RafaelSonyLo... 13/11/2008 - 17:23
Conforme adiantado pelo Computerworld em setembro deste ano, a AES Telecom vai oferecer banda larga pela rede elétrica em São Paulo já em 2009.

O modelo de atuação será híbrido. Usando a rede de dois mil quilômetros de fibra ótica na cidade de São Paulo, a AES vai adicionar banda larga pela rede elétrica (PLC ou BPL) apenas na última milha, ou seja, abaixo da rede de média tensão.

A AES Telecom deixou claro que não pretende atuar diretamente oferecendo banda larga pela rede elétrica para os usuários e empresas. Segundo Teresa Vernaglia, diretora geral da subsidiária de telecom, a AES Telecom não tem interesse em concorrer com as operadoras. “Não vamos competir com nossos clientes”, garantiu.
A oferta comercial de banda larga pela rede elétrica está pendente pela falta de definições da Anatel. Teresa Vernaglia estima que este vácuo regulatório será resolvido a tempo de o PLC chegar aos clientes no primeiro trimestre de 2009.


Velocidade e preço
Em relação à velocidade, a empresa garantiu que o acesso real por prédio fica em 80 Mbps, que será dividido entre os clientes naquele determinado edifício. Os valores, contudo, variam conforme o projeto e os clientes.

Segundo Teresa Vernaglia, a velocidade que pode ser oferecida hoje via rede elétrica é equivalente às outras formas de acesso. “Um diferencial é que o BPL mantém a mesma taxa de download e upload. Isso com a vantagem de não precisar passar novo cabeamento”, disse.

Sem revelar o preço final para os usuários, a executiva garantiu que o preço da PLC será “equivalente” aos das ofertas de ADSL ou cabo, mas não divulgou números.
Teresa Vernaglia garantiu que a AES Telecom não trabalha com exclusividade de fornecedores de equipamentos, como modens, para o PLC. Segundo ela, a possibilidade da fabricação nacional dos equipamentos aumenta as possibilidades de sucesso da tecnologia.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/11/13/banda-larga-pela-rede-eletrica-chegara-a-sao-paulo-em-2009/
Alan167
Alan167 Membro Junior Registrado
83 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por Alan167
13/11/2008 - 18:08
Enfim, o serviço de banda larga via rede elétrica começa, de fato, a ganhar contornos comerciais. A Eletropaulo Telecom, empresa ligada à AES com atuação em São Paulo, anunciou nesta quinta-feira, 13/11, que está "pronta" para ofertar o serviço comercialmente e aguarda tão somente a regulamentação oficial por parte da Agência Nacional de Telecomunicações.

Uma decisão estratégica foi tomada pela Eletropaulo: A empresa não vai vender o serviço diretamente para os usuários, mas sim para as operadoras e prestadoras de serviços que, hoje, já contratam a capacidade da provedora para comprar circuitos de backhaul (backbone) e de última milha. "Houve a decisão de não competir diretamente com os nossos clientes", afirmou a diretora Geral da AES Telecom, Teresa Vernaglia.

Desde novembro de 2007, a Eletropaulo Telecom testa a tecnologia BPL( Broadband Powerline) que é baseada no modelo europeu, mas na prática bastante semelhante à PLC (PowerLine Communications), de origem norte-americana. "Não há diferenças gritantes. Elas são bem parecidas", garantiu a executiva.

Hoje, segundo ainda Teresa Vernaglia, 300 prédios na grande São Paulo estão "iluminados" e prontos para receber, comercialmente, o serviço, que potencialmente estaria disponível para 15 mil clientes. A companhia, que demonstrou como funcionará a tecnologia no dia-a-dia de uma família com a conexão ativada num apartamento, localizado no Bairro do Itaim, na Zona Sul da capital paulista, testa o produto com aproximadamente 150 clientes.

Teresa Vernaglia explicou que a Anatel autorizou a realização desses testes - no modelo indoor (com a tecnologia dentro dos prédios) e para atender o escopo da iniciativa, a Eletropaulo Telecom construiu uma rede de 70 Kms de fibra óptica, de forma a levar o acesso de última milha.

À prova de interferências

Para a executiva, do ponto de vista tecnológico - os equipamentos utilizados pela Eletropaulo Telecom são da norte-americana Current, mas o sistema, garante Teresa Vernaglia está preparado para ser multivendor - a oferta do serviço banda larga via energia elétrica está testado e os problemas detectados anteriormente, entre eles, a interferência de eletrodomésticos no acesso à Internet, foram resolvidas.

"Posso assegurar que as interferências cessaram. O teste neste prédio, por exemplo, foi feito porque ele tem 50 anos. O que significa uma fiação elétrica mais antiga. E foram necessários poucos ajustes para termos o serviço apto", declarou Teresa Vernaglia.

A expectativa da Eletropaulo Telecom é que a Anatel publique a regulamentação do serviço indoor de banda larga via energia elétrica ainda este ano. Assim, a empresa estaria apta a vender o produto para as operadoras e prestadoras de serviços ainda no primeiro trimestre de 2009. Mas, de qualquer forma, a companhia já solicitou ao órgão regulador a renovação do período de testes por mais um ano.

Para montar o produto, a Eletropaulo Telecom investiu R$ 20 milhões. Agora, novos aportes só devem acontecer após a definição da regulamentação. Todos os equipamentos utilizados pela Eletropaulo Telecom estão homologados e certificados junto à Agência Reguladora.

Questionada se haveria a necessidade de uma integração entre a Anatel, reguladora do setor de Telecom, e a Aneel, Agência do setor elétrico, a diretora da Eletropaulo Telecom diz que os órgãos estão trabalhando para fomentar as oportunidades. Mas, há, sim, pontos a serem ainda esclarecidos. Entre eles, a questão da possibilidade de colocar equipamentos outdoor, ou seja,nos postes da Eletropaulo Distribuidora.

Essa regulamentação, afirma Teresa Vernaglia, ampliaria o raio de atuação da prestadora. "Hoje já pagamos para a Eletropaulo Distribuidora pelo uso do poste. Agora temos que ver como será a regulamentação para instalarmos um equipamento para o serviço de banda larga", esclarece. A regulamentação da Anatel - a consulta pública sobre o tema foi recém-encerrada - deverá sair antes de uma definição da Aneel.

BPL: Competitividade com qualquer serviço

O serviço de banda larga via rede elétrica é estudado há tempos, mas há poucas ofertas comerciais mundialmente. Executivos da AES, empresa controladora da Eletropaulo Telecom, informam que há serviços em Hong Kong, em Bombai, na Índia, e em Cincinatti, nos Estados Unidos, todos com modelos comerciais diferenciados. Em Hong Kong, por exemplo, a tele vende o serviço para o cliente. Já na Áustria, o produto é comercializado diretamente pela empresa de energia.

O produto, na prática, segundo explicaram os executivos da Eletropaulo Telecom, será 'regulado' no aspecto de oferta de velocidade a partir da configuração do modem, que será conectado à tomada. A operadora definirá as velocidades possíveis - 1Mb, 2Mb, 5Mb, 20 Mbs, 40 Mbits, de acordo com os seus planos de serviços. O diferencial, hoje, da banda larga via energia é a velocidade equivalente para download e upload.

Atualmente o upload sempre possui uma velocidade menor, se comparada à do download de arquivos. Indagada se o BPL seria competitivo com o FTTH( Fiber to the home), serviço que a Telefônica, por exemplo, está instalando nos Jardins, na Zona Sul de São Paulo, e que permite acesso à internet com velocidades de 30 Mbits, Teresa Vernaglia garantiu que sim.

"Fizemos estudos de caso e somos bastantes competitivos, além de sermos uma opção para levar o produto em áreas onde a infra-estrutura convencional não chega ou não atende à demanda como é o caso de bairros em São Paulo como Alphaville, Granja Viana, Alto da Boa Vista, entre outros", afirmou a executiva.

A Eletropaulo Telecom não é a única empresa ligada ao setor elétrico interessada em explorar o potencial da oferta de banda larga via sua infra-estrutura de última milha. Outras companhias também desenvolvem projetos no país, como a Eletronorte, na região Norte, e a Copel, no Paraná.

http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=16772&sid=8
Gorth
Gorth General de Pijama Registrado
3.9K Mensagens 331 Curtidas
#2 Por Gorth
13/11/2008 - 18:26
Li sobre esta matéria algum tempo atrás e achei interessante. Vamos esperar para e conhecer melhor esta tecnologia "a ideia não tão nova assim" e ver custo cliente final...eu pessoalmente espero que de certo para que qualquer mortal tenha acesso a rede mudial com preço final acessivel.
Não se pode ensinar tudo a alguem. Pode-se, apenas, ajudá-lá a encontrar por si mesmo.
(Galileu Galilei)
_____________________
Acesse: GAZA TUTORIAIS
Dr. Emmett Brown
Dr. Emmett B... Super Participante Registrado
586 Mensagens 52 Curtidas
#5 Por Dr. Emmett B...
16/11/2008 - 20:59
E as oscilações da eletricidade?
Descargas atmosféricas?
Nada disso interfere, interferência magnéticas? Harmônicas? Equipamentos ligados a rede que podem interferir?
E5200 (@3.0ghz)+GA-G31M-ES2C+HD6770 Sapphire
2x2GB 667mhz + HAF 912 + Antec neo eco 520W
ST31000528AS + ST2000DL003 + 2x ST2000DM001 + HD154UI
Samsung TA550 27'
-----------------------------------------------------------
D52S 3.0(Atom D525) + 2GB + HD502HI+HD154UI + Ss-300tfx
JAPICHIN
JAPICHIN Cyber Highlander Registrado
18.3K Mensagens 5.2K Curtidas
#9 Por JAPICHIN
16/11/2008 - 22:11
Dr. Emmett Brown disse:
E as oscilações da eletricidade?
Descargas atmosféricas?
Nada disso interfere, interferência magnéticas? Harmônicas? Equipamentos ligados a rede que podem interferir?


...sim ocorre interferências sim...pois as interferências são muitas...e desde já fica uma insatisfação quanto a privacidade...pois se o seu vizinho estiver on-line junto ele vai captar os seus dados...pois estará em LAN através da linha de força...

e quanto aos equipamentos a serem empregados...são muito mais caros...exatamente porque ele deve filtrar as ondas de energia e separá-las...

e do perigo em manipular nessa rede...nem pensar...

acho que se for para colocar no interior de uma casa...utilizando essa tecnologia...para a conexão de vários computadores através de linha de força da casa...acho viável...mas de receber sinal de fora através de rede de força...já acho mais perigoso...(mas posso estar enganado!)
Propague boas ações e cultive o senso crítico e de justiça
os 4 males: Álcool, Tabaco, Obesidade, Sedentarismo
boa.gif Feliz Ano Novo Chinês 2019 Ano do Porco!!!
comemorando.gif

巴西 日本国 中國 廣州 Ni Hao 北少林
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal