Logo Hardware.com.br
imhotep
imhotep Cyber Highlander Moderador
30.6K Mensagens 4.3K Curtidas

[Dica] Histórico de Arquivos (backup nativo do Windows 8)

#1 Por imhotep 23/05/2015 - 21:02
A dica aqui diz respeito ao File History (Histórico de Arquivos), ferramenta que veio com o Windows 8 para backup de arquivos.
Funciona de forma bem parecida com o Time Machine do Mac, fazendo backups a cada 10, 20, 30 minutos, ou de hora em hora, 3 em 3, 6 em 6 ou de 12 em 12 horas, além da opção de fazer backup uma vez ao dia.

Está localizada em Painel de Controle\Todos os Itens do Painel de Controle\Histórico de Arquivos.

O objetivo aqui não é explicar a ferramenta, que faz backups full e incrementais de seus arquivos, de forma que vc possa recuperá-los posteriormente, em caso de delete eventual, ou em caso de pane no sistema ou no HD. O modo de funcionamento da ferramenta você pode encontrar em vários locais pela Internet afora e, na verdade, é bem intuitivo, não demandando nenhum conhecimento técnico apurado.

O objetivo aqui é esclarecer pequenas dúvidas que eu mesmo tive ao usar a ferramenta e q fui esclarecendo, coletando informações em vários sites gringos.

Diretório estranho com nome $OF:

Aqui ficam todos os arquivos cujo caminho possui mais de 255 caracteres. Quem é da época do DOS deve se lembrar que o nome e o caminho para os arquivos tinha um limite. Além desse limite o DOS "enxergava" um arquivo de nome "documento de texto com a tese do imhotep.doc" algo como "documentode~.doc".

Você vai perceber, ao fazer backup de um diretório com nome muito extenso, que algumas pastas estarão vazias, como se o backup não tivesse acontecido. Na verdade, todos os arquivos que excedem o número de caracteres, serão salvos nesse diretório $OF, com uma numeração de diretório e de arquivo sequencial.

Essa foi a minha maior dúvida, pois pensei anteriormente que era um diretório apenas de arquivos temporários, ou de versões antigas de arquivos que já haviam sido backupeados várias vezes. Quase o deletei, achando que era lixo.

Restauração após troca de HD, ou formatação:

Outro problema que tive testando a restauração do backup, foi ter o acesso negado aos arquivos, ao "re-linkar" o backup com a ferramente nativa do Windows.
Alternativamente, bastaria copiar todo o conteúdo do backup para o HD novo, mas isso não seria útil, pois o backup, ao aproveitar os recursos de journalling do NTFS, acrescenta uma data no final do arquivo, mostrando quando o mesmo foi backupeado.

Dessa forma, eu teria um arquivo "relatório.doc" ou "funk do A Marcos.mp3", backupeado como relatorio (2015_05_23 21_18_12 UTC).doc e funk do A Marcos (2015_05_23 21_18_12 UTC).mp3.

Além disso, os arquivos de nome e caminho muito extensos, foram salvos com a numeração explicada, no diretório $OF, ilegíveis para se fazer uma busca e uma restauração.

Esse suposto acesso negado, pode ser devido ao próprio antivirus, ou mesmo a softwares de backup de terceiros, q entrem em conflito com o software nativo do Windows 8. Os serviços "Volume Shadow Copy" e "Windows Backup" também precisam estar ativos no painel de controle para que a restauração funcione.

A última alternativa é uma gambiarra, que seria criar um novo set de backup, interrompê-lo no meio e substituí-lo pelo backup anterior, mantendo a mesma estrutura de diretório. Resolve também, mas é pra último caso.

Esse problema do acesso negado não deveria ocorrer - bastaria ir na opção de restaurar arquivos pessoais e mandar "linkar" de novo com o backup antigo para restaurar os arquivos e ter a estrutura de backup novamente montada. Mas em todo caso, ficam essas dicas de como resolver, alternativamente.

Concluindo...

Gostei muito do File History. É o tipo de solução free (pois já vem no Windows 8 - e deve vir no 10) que eu procurava.
É evidente que é bem simples em termos de recursos e não se propõe a substituir softwares parrudos como Acronis True Image, Symantec Backup-Exec, dentre outros. Mas pra uso doméstico, é uma solução bem bacana.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal