Logo Hardware.com.br
KillerSlater®
KillerSlater... Geek Registrado
4.6K Mensagens 22 Curtidas

Active Directory: Backup e restore. Opiniões!

#1 Por KillerSlater... 10/05/2008 - 20:51
Equipamentos falham, isso é um fato. Todos nós já ouvimos repetidas vezes que backup é tudo, quem tem backup está protegido, que um bom backup pode salvar a pele do administrador de rede, etc. Mas vamos aos fatos: existe muita informação na internet ensinando conceitos sobre backup e restore, como é feito, pra que serve, quais tipos existem, etc. Mas nada prático, nenhum relato consistente sobre o procedimento em si. E nada sobre os importantes detalhes que se enfrenta na hora que o servidor realmente deixa de funcionar.

Existem milhares de empresas por ai que possuem um único servidor, um AD com as contas de usuários, algumas pastas compartilhadas com suas permissões de acesso, um ou dois aplicativos cliente-servidor de uso interno, algum banco de dados, antivirus corporativo, etc. Na maioria deles, "backup" é gravar uns CD's ou DVD's com os dados que acham importante salvar, como planilhas, o banco de dados, etc.

Mas, e quando o servidor apresenta um defeito físico, onde torna-se impossível recuperar o hardware da máquina? A solução é colocar outro PC no lugar para fazê-lo trabalhar como servidor. E aqui já temos o primeiro problema: o tempo que leva para colocar o novo servidor em produção pode ser decisivo para a manutenção do seu emprego de admin de rede. Em uma falha grave do servidor, toda a empresa estará pressionando o administrador para que ele faça o sistema voltar a funcionar. E toda a demora é, invariavelmente, culpa dele...

Se não tivermos um backup, já era, sabemos o que acontece. Será necessário cadastrar cada usuário, conta de computador, cada compartilhamento e suas permissões (e depois passar no RH pra pegar a demissão). Agora, se fomos um pouco preventivos, e tomamos o cuidado de fazer backup do system state, e dos arquivos, salvando assim o emprego, o que fazer agora?

Uma nova máquina está pronta pra receber o sistema. Temos na mão um backup do system state. Instalamos o Windows Server novamente e?

É nessa hora que os tutoriais terminam e as dúvidas começam. Instalamos o sistema novamente, ponto. Devemos criar um domínio de mesmo nome do antigo, para poder depois jogar o backup do system state em cima, ou não é necessário? O backup do system state funciona num computador com hardware diferente do original? Os programas que o servidor antigo tinha devem ser reinstalados antes de fazer a restauração? Qual é o procedimento REAL para safar-se de uma adversidade como essa?

Fiz um teste: copiei um backup do system state de um servidor de um cliente, e criei uma máquina virtual no meu PC, com o VMWARE, e após instalar o Windows Server 2003 (igual ao do servidor do cliente), tentei restaurar o AD: entrei em modo de restauração de controlador de domínio, executei o restore e reiniciei. Pra minha surpresa, dei de cara com uma tela dizendo que não era possível iniciar o sistema por falta de algumas DLLs que são necessárias para o correto funcionamento do HAL (não, não é o HAL do filme 2001) e o servidor dalí não passou. Fiz algo errado?

Quem tiver experiências a respeito, por favor, relate-as aqui. Gostaria da opinião de todos quanto aos melhores métodos para prevenir-se desse tipo de acontecimento. Eu sei que virão muitas opiniões do tipo "ah, o certo é ter um outro controlador de domínio como secundário, para ter a replicação da base..." mas consideremos o cenário proposto acima: um servidor Windows Server 2003 apenas, e uma falha de hardware das boas. O que vocês fariam?

Desde já agradeço a atenção!
foca
foca Highlander Registrado
12.2K Mensagens 1.1K Curtidas
#2 Por foca
10/05/2008 - 21:12
HAL (Hardware Abstraction layer) é como o Windows armazena as informações sobre o computador onde ele esta instalado.
Um backup do System State considera que o computador onde o Backup vai ser resturado é o mesmo onde ele foi feito, pois o Backup do System State salva todas as informações de drivers, programas e chaves de registro do computador backupeado.

Se a pessoa tem só um controlador de dominio rodando no Windows 2003 em uma só maquina e rodando varios serviços começou errado.

Primeiro o problema que você propõe só tem uma solução recomeçar do zero.
Ou se estivermos falando de prevenção ainda existe uma chance.
Vou limitar o cenário:
1 Servidor com as funções de:
Servidor de arquivos.
Active Directoy.
E Aplicativos.
Nesse caso em especial não tem muito o que fazer se todas as funções tem que ficar em um unico servidor a unica opção é VM´s.
1°)Instalar o Virtual PC ou Virtual Server.
2°)Configurar o AD em uma maquina Virtual e dar a ela sua propria placa de rede para se conectar a rede.
3°)Configurar uma outra VM com o aplicativo e dar a ela sua propria placa de rede para se conectar a rede.
4º)Configurar o servidor fisico como servidor de arquivos.
5°)Fazer Backups dessas VM´s com a maior frequencia possivel.
6°)Fazer Backup dos arquivos.

Dessa forma no caso da parada do servidor fisico só temos que restaurar o backup das VM´s em outra maquina e colocar tudo para rodar.

No caso de um servidor fisico só existe uma opção, ter um outro controlador de dominio como secundário, para ter a replicação da base.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
KillerSlater®
KillerSlater... Geek Registrado
4.6K Mensagens 22 Curtidas
#3 Por KillerSlater...
10/05/2008 - 23:01
Beleza foca? Eu sei que a própria Microsoft recomenda ter um servidor principal e outro backup, e que não dá suporte a restauração de AD em hardwares diferentes, e que não sendo assim, como vc mesmo afirma, é "começar errado". Mas lembro: temos milhares de empresas por ai neste cenário, com apenas um servidor que faz tudo, e muitas das vezes não é por opção, e sim por orçamento. Ou por desconhecimento mesmo.

Já que o cenário é este, abri este tópico pra trocar idéias de como se prevenir de uma suposta surpresa de falha de hardware, e restabelecer, no menor tempo possível, o sistema do cliente.

Não concorda que a Microsoft peca em não ter desenvolvido uma forma de minorar esse tipo de problema? Afinal, de quê me serve um backup se não posso usá-lo em outra máquina servidora, para recolocar o sistema em funcionamento, só pq o hardware é diferente?

Agradeço a colaboração, e aguardo mais idéias!
"Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade." - Dalai Lama
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal