Logo Hardware.com.br
Marcelo Casanova
Marcelo Casa... Membro Junior Registrado
148 Mensagens 0 Curtidas

Referente Artigo GDH(16/09): "Hora de Mudanças"

#1 Por Marcelo Casa... 16/09/2002 - 12:45
Tb compartilho mais ou menos da mesma situação do cesar boschetti no artigo citado.
Mas tb concordo com a resposta do Morimoto; acho que da forma que estão apresentando ou ensinando o linux por ai na verdade estão "assustando" muita gente!!!
Conversando com gente que têm niveis de conhecimento em linux variados, eu percebi atraves de comentarios que muita gente acaba perdendo interesse pelo pinguim porque falta um começo mais simples!!!
Não sei se estou sendo claro, mas 150% das pessoas que querem aprender linux ja pelo menos viram um windows de perto e, quando tem um contato com o S.O. parece que elas têm obrigação de esquecer tudo que aprenderam de windows para aprender Linux!!! A impressão que se tem é que já se começa a aprender o pinguim em nível avançado!!!!
Sei que de repente tô falando besteira mas ao se ensinar deveria ser feito uma comparação mesmo que absurda com o windows justamente para que a pessoa se desligue da MS!!! tipo aquela situação em que o drogado na clinica de recuperação recebe uma dose cada vez menor da droga para ele se desligar dela aos poucos!!!
Realmente se falei besteira ou se não me fiz entender me desculpem mas é a dificuldade que tenho enfrentado. Não é critica por mal nem elogio por bem!!!
Paulo Martins
Paulo Martin... Membro Senior Registrado
301 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por Paulo Martin...
16/09/2002 - 14:06
Prezado Marcelo Casanova:

Também sou usuário novato do Linux, estou usando a Mandrake 8.2. Com Windows posso dizer que sou um usuário avançado, já usei todas as versões desde a primeira 3.0 e considero que o Win 2000/XP são realmente as únicas versões que oferecem qualidade e estabilidade o resto é lixo puro.

Concordo com muita coisa que o Sr. boschetti escreveu no seu artigo, mas descordo de algumas. Acho que ele, assim como muitos usuários novatos, já começaram com um conceito errado: Instalar o Linux em uma máquina ultrapassada e sem qualidade, alguma que estava encostada ou monta-se um Frankenstein com peças antigas só para ver o que vai dar.

Quem disse que o Linux não merece ou precisa de um hardware atualizado e rápido para rodar decentemente (principalmente nas atuais distribuições usando o KDE). Esta primeira máquina que ele usou eu não instalaria nem o Win 95, trata-se de uma placa mãe PcChips das mais antigas, cheia de bugs de fabricação, com componentes on-board e já fora de circulação.

Existe também a possibilidade de optar por distribuições mais leves e menores para aproveitar estas tranqueiras antigas, mas se for para comparar com Windows e querer usar todos os recursos gráficos do KDE realmente não dá.

Outro erro foi não ter instalado o Linux em partições separadas.

Quando me decidi a conhecer o Linux primeiro pesquisei qual seria a melhor distribuição em termos de facilidade de configuração em modo gráfico e suporte a Português do Brasil e imediatamente verificar se o meu hardware era suportado (seja a lista abaixo).

Toda a instalação ocorreu sem problemas, a Mandrake reconheceu automaticamente todo o meu hardware, ao final da instalação tudo estava funcionando, só fiz alguns pequenos ajustes no som, instalei algumas fontes do Windows e fiz as atualizações de segurança e correção de bugs pelo Mandrake Update.

É claro que um usuário leigo não terá estas preocupações iniciais, ele mal sabe o que tem dentro do computador, mas pode ter certeza que ele sempre quer ter a versão mais atual do Windows e do Office.

Infelizmente o Linux ainda carrega o conceito de ser um sistema para programadores e ter que usá-lo só em modo texto, ou seja, as sem graça telas pretas.

As coisas estão mudando, veja que já temos algumas escolas publicas no Brasil e até particulares ensinando o Linux, repartições publicas e empresas privadas adotando o sistema para reduzir custos e ter alternativas tecnológicas.

Acredito que com o desenvolvimento natural do KDE os recursos amigáveis e de ajudantes que você sentiu falta estarem cada vez mais presentes nas próximas versões lembre-se que o sistema não tem os bilhões de dólares da Microsoft para desenvolver os seus produtos. Tenho notado no meu dia a dia um interesse muito maior pelo Linux (principalmente pelos jovens) em qualquer lugar onde o assunto é informática.

Concluindo, acho que já acabou aquela estória de você ter que usar a dupla Windows/Office ou nada.

Placa mãe Gigabyte 7vtxe+
AMD XP 1700+
256 MB memórias DDR
HD Maxtor 40 GB ATA 133 - 7200 RPM
Vga GeForce II MX 400
Modem USR
Gravador LG
DVD LG
Epson Stylus Color 880
ADSL Speed
Monitor IBM
Linux Mandrake 8.2
Win XP Profissional
Marcelo Casanova
Marcelo Casa... Membro Junior Registrado
148 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por Marcelo Casa...
16/09/2002 - 14:34
Vou responder ao paulo e ao mutlley!!!
Mutlley: O que eu disse não se trata de não evoluir mas de como evoluir!!!Acho que no sentido de ensinamento do S.O. ainda falta simplificar um pouco mais!!!!

Paulo: "Infelizmente o Linux ainda carrega o conceito de ser um sistema para programadores e ter que usá-lo só em modo texto, ou seja, as sem graça telas pretas."(Frase sua)É um dos pecados que ainda se comete ao ensinar o Linux hoje!!!
Eu acho que os primeiros passos no ensinamento do Linux de um modo geral poderia ser um pouco mais simplificado ou desmistificado(não sei como!!!)
Seja seu dia hoje, melhor que ontem!!!!
Notebook HP ZV6130US Athlon XP64 3200 768RAM HD80 ATI X200 128MB WinXP

Sony VGN-NR230AE Dual Core 1.6
2,5 RAM 120Gb Vista
Paulo Martins
Paulo Martin... Membro Senior Registrado
301 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por Paulo Martin...
16/09/2002 - 16:18
Este conceito a que me referi nas distribuições amigáveis já está ultrapassado, o problema é que a maioria não sabe, e se não sabe não e culpa do usuário, acho que falta mais divulgação por parte dos interessados ou da comunidade Linux. Não acredito que o Linux a curto prazo será tão fácil de usar e configurar como o Windows (afinal ele não é um clone do Windows), será que os desenvolvedores tem este interesse?. Não sou muito fã de ficar digitanto linhas de comandos para instalar programas, compilar kernel etc., mas tem coisas no Linux que só funcionam assim. Neste ponto eu gostaria de poder ter mais programas no padrão RPM (instalador ao modo Windows). Vejo como uma das grandes vantagens do Linux é exatamente poder escolher como quero usar o sistema e adapta-lo as minhas necessidades. O importante é que o sistema pode ser usado tanto por aquele usuário que só quer navegar na net e usar os recursos básicos de escritório, como aquele que precisa, gosta, faz questão e quer usar as ferramentas de desenvolvimento.
Kleber Costa
Kleber Costa General de Pijama Registrado
5.2K Mensagens 1 Curtida
#9 Por Kleber Costa
16/09/2002 - 16:51
Paulo Martins
Traduzindo: Usa-lo como se usa o Windows, é isto?

+ ou -

Tem gente que instala só pa dizer que tem
Tem gente que quer configurar um servidor sem ler nada
Tem gente que quer usá-lo como o windows
Tem gente que naum tem coragem de ir no google ou no site da conectiva encontrar uma resposta, tem que perguntar a alguém


É por isso que dizem que é difícil!!! mas a culpa naum é da distro e sim do usuário 8)
aí usa linux durante alguns meses e abandona!!! e vem o boato que é um bicho de sete cabeças!!
Salve! Ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal!
Nova Roma dos bravos guerreiros
Pernambuco, imortal, imortal!


Linux User #262254
Paulo Martins
Paulo Martin... Membro Senior Registrado
301 Mensagens 0 Curtidas
#11 Por Paulo Martin...
16/09/2002 - 17:14
Na minha modesta opinião amigo Kleber Costa é que o consumidor está ,por força do Monopólio e regras de mercado, viciado e gosta das facilidades do Windows (a maioria foi catequizada assim), então quando ele se depara a frente de um outro sistema fica fazendo analogia e chega a conclusão que o Windows é que serve para ele. Por outro lado a grande maioria dos usuários Windows não estão dispostos a pagar os preços absurdos de uma cópia original dos produtos da MS. Então o que temos é uma situação de vicio em cima de vicio, não da pra negar que técnicamente o Windows (2000/XP) tem lá suas qualidades. Mas o que não dá também é ficar dependente de um único SO e virar as costas para as qualidades dos demais.
guilhermeyan
guilhermeyan Veterano Registrado
2.4K Mensagens 0 Curtidas
#12 Por guilhermeyan
16/09/2002 - 20:42
Sou técnico em manutenção de computadores, estou começando a utilizar o Linux, porque quando tiver que mexer num computador (com Linux instalado) de algum cliente, terei que resolver o problema do computador, não é?
Quer dizer, terá que conhecer o Linux na marra!!!
Eu gosto do Linux, estou pegando muitas dicas na Net (no GDH) principalmente.
O Linux, a meu ver, tem alguma semelhança com o Workbench do Amiga, se não me engano.
Todo o começo é difícil, como foi com o DOS, Windows e agora com o Linux. [/img]
PC_1 Kubuntu64 Athlon64
PC_2 Kurumin 7.0 RC3 Pentium 3
arkOrange"> PC_3 Mandriva 2009.1 AMD X2
PC_4 Kurumin 6.1 Pentium 3
PC_5 Debian Sid eee
Fórum GDH - 2.245
Fórum Kurumin - 63
Linux Counter - 289.843
ICQ
- 300862611
Samynikus
Samynikus Zerinho Registrado
58 Mensagens 0 Curtidas
#14 Por Samynikus
16/09/2002 - 23:44
Evolução??? Não entendo o conceito de evolução se não do ponto de vista comparativo.
Possuo um pc montado recentemente com uma configuração de excelente qualidade (com excessão do modem) e posso dizer que sou usuario do Slackware por pura diversão e curiosidade. Sei que ele é um dos mais complicados e com menos ferramentas X, e é por isso mesmo que eu gosto de usá-lo
Mas o que alguns participants deste forum não compreendem é que, a maioria dos usuário finais não está nem um pouco interessada em descobrir como funciona um sistema operacional, como gerenciar contas (sequer sabem pra que elas servem), como montar e desmontar um drive etc. E NÃO ESTÃO ERRADOS!!!
Ou todos vcs já desmontaram seus carros pra ver como ele funciona ou quiseram um mais "customizável" em que vcs pudessem alterar o fluxo de ar e combustível do carburador para obterem mais desempenho ou economia. Ou já desmotaram o video cassete para tentar obter uma melhor gravação em menos tempo de fita??? Ou qualquer coisa do tipo???
A maioria dos usuário querem ligar o computador, digitar um texto, entrar na internet e imprimir alguma coisa sem sequer saber como isto foi possivel (embora em certas ocasioes possa ocorrer a pergunta). A principal vantagem de um sistema operacional para o usuario DEVE ser a sua estabilidade e facilidade de uso. O linux está bem neste primeiro item (se vc não usar o KDEsmile.png)) mas no segundo ainda tem que EVOLUIR...
Default®
Default® Tô em todas Registrado
2.8K Mensagens 1 Curtida
#15 Por Default®
17/09/2002 - 06:00
kleber_costa
Naum é difícil aprender linux!!! É só querer!! O problema que eu acho pra quem tah começando é "querer dá um passo ma...


É isso ae.
Qdo tiverem no trabalho e seu desktop seja linux ai o bicho pega..
Eu ja tenho 5 usuarios que largaram o win , faltam 320 smile.png, é so configurar tudo pra eles (cabe ao adm no comeco) que a ligacao ao suporte é minimaaaaaaaaa
Mobile: HP NX9010
Red Hat Certified Engineer - LPIC-2
Red Hat Enterprise AS v3.0 / Slackware 10 / FreeBSD 4.9-STABLE
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal