Logo Hardware.com.br
bufaloazul
bufaloazul Membro Junior Registrado
43 Mensagens 9 Curtidas

Aparelhos modernos com prazo de validade curto?

#1 Por bufaloazul 10/06/2015 - 00:39
Por meio desse tópico, venho expressar meu total descontentamento com os atuais aparelhos(não só smartphone) que são vendidos hoje e que lotam vitrines de lojas, por aí.

A pouco mais de 1 ano comprei um "celular" desses modernos que hoje são chamados de "smartphone" e me arrependi profundamente. No decorrer desses 11 primeiros meses o aparelho funcionava muito bem e eu sempre cuidei dele bem, nunca caiu, não tinha dezenas de aplicativos instalados, usava ele apenas para leitura de livros digitais e emails.

Depois de quase 1 mês que a garantia acabou o aparelho começou a apresentar problemas estranhos, tais como, desligamentos repentinos, bateria nunca ficava completa, parou de fazer ligações (sim, ele não fazia mais ligações). O que me fez notar que o aparelho já estava com a sua morte induzida, foi quando ele não ficava nem 2 minutos ligado, ao tentava abrir algum aplicativo (ou app para os mais chegados).

Fico extremamente frustrado com isso, pois esses aparelhos custam caro, 400, 500, 600 até 4.000,00 reais(iPhone 6 mega ultra blaster PLUS), mas já saem de fábrica com prazo de validade. Não só esse dispositivos pequenos, mas tive sérios problemas também com computadores portáteis.

Atualmente voltei a usar meu Nokia(família S40), não vou mentir, estou limitado com ele, os aplicativos para leitura de ebooks são péssimos, minha conexão é limitada a velocidade do 2G(se bem que o 3G nunca foi lá essas coisas). Inclusive estou cogitando a ideia de começar a desenvolver meus próprios aplicativos.


[],,,
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#4 Por OP
10/06/2015 - 10:07
Isso se chama obsolescência programada. E existe como política empresarial desde os anos 1920. O primeiro produto a sofrer desse "mal" foram as lâmpadas de filamento.
Veja alguns links de interesse sobre isso:
Obsolescência programada: o consumo exacerbado e o esgotamento de fontes naturais
Entenda o que é obsolescência programada

E aqui um vídeo muito conhecido que mostra a história disso, que começa pelas lâmpadas de filamento:
A conspiração da lâmpada elétrica e a obsolescência programada

Existe uma versão em inglês que eu não encontrei, mas esse serve de referência pois é o vídeo mais famoso sobre isso. O interessante é que nesse vídeo tem uma parte que mostra o conhecido "problema" das impressoras Epson que param de funcionar depois de um certo número de ciclos de impressão, mesmo ela estando perfeitamente funcional, simplesmente para vc ser obrigado a comprar uma nova, e mostra o famoso software russo que criaram para burlar esse "travamento" proposital que a Epson criou em seus produtos.
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
csrocha
csrocha Ubbergeek Registrado
2.1K Mensagens 528 Curtidas
#6 Por csrocha
10/06/2015 - 12:37
Infelizmente na sociedade atual, especialmente a nossa, com enorme número de analfabetos funcionais, tudo passa, as pessoas compram devido a desinformação. No ano passado fui presentear uma adolescente de 12 anos com um celular. Chegamos na loja e eu estava vendo um aparelho da Samsung, não me lembro mais o modelo; ela me cochichou um tanto sem graça para eu comprar outro modelo, aquele era uma porcaria, alguns amigos dela tinham e dava muito defeito. No entanto, até hoje em minhas andanças pelo interior de SP (eu escrevi SP...) vejo adultos modestos orgulhosos com aquele mesmo modelo... E realmente ele é uma porcaria. Um de meus filhos comprou um, de emergência, em uma viagem e o aparelho é muito ruim.... mesmo funcionando (im)perfeitamente...

Estamos citando apenas aparelho celular/smartfone, mas a obsolescência se aplica a quase tudo hoje em dia.

E mais, além da obsolescência, a qualidade dos produtos - todos - caiu vertiginosamente com a globalização (chinalização, hehe). Mas eu percebi esse fenômeno aqui no brasil desde os tempos do congelamento de preços. Naquela ocasião para se manter o preço, as empresas deram uma rasteira no governo e no consumidor reduzindo a qualidade dos produtos.
Bike: Sense Activ. Cell: Galaxy M14
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#7 Por Bit0N3
10/06/2015 - 15:16
Eu uso um nokia n73 e um htc. ainda funcionam. mas nem chip eu tenho neles porque a bateria se usar como telefone não duram muito, uso o nokia só pra jogar worms e tetlis quando vou no banheiro e o htc pra ler e-book antes de dormir. pra usar pra falar uso um lg dos mais porcarias, serve só pro básico mesmo.

Mas a qualidade de tudo anda porca mesmo, no natal comprei um reebok, em janeiro já tinha coisa nele descosturando.
Recomendação: Lord of the rings online MMORPG SHow de bola, roda no fedora pelo lutris.
m0z4r7
m0z4r7 Ubbergeek Registrado
2.5K Mensagens 1.2K Curtidas
#8 Por m0z4r7
10/06/2015 - 15:40
Meu smarthphone é o básico do básico, chamado 'aparelho de entrada' porque é práticamente um 'telefone', só que tem uma função de walkman... dance.gif pra eu ir curtindo meu som, e tem também FM...só não peguei a Tv Digital porque comprei no Mega Mamute, depois que vi vendendo no mesmo preço pela Sony com Tv mas daí já era espantado.png:...o Xperia E1.
Quebra o galho, pois aceita PDF, mas uso só para armazenamento e não costumo ler pelo Smarth, prefiro ouvir o rádio ou colocar minhas MP3 punk.gif
O pessoal compara com esses 'high technology' mas não vale afinal um MotoG ou Samgung Galaxy é mais do que o triplo do preço...paguei uns 280 reais nele, e comprei no Black Friday, mas nem tinha intenção disso, foi coisa 'de ocasião', mas foi mesmo meio que Black Fraude afinal ainda tá esse preço ou pouca coisa mais e com Tv...nao_quero_nem_ver.png eu tinha a grana, confio na entrega (sempre vem embalado numa caixa, com bastante plástico bolha, nota fiscal, etc.) e meu interesse era o Walkman...ou seja, ainda está novinho, mas uma coisa sobre as baterias, não pode deixar ela esvaziar senão danifica, dos Smarthphones, Notebooks, etc. tem que desligar o aparelho com no mínimo uns 15% da bateria e recarregar, senão a durabilidade dela reduz drasticamente! soube disso quando fui trocar a bateria do meu Notebook, comprei uma da BBBaterias (do Rio Grande do Sul) e vieram diversas instruções junto, uma delas é exatamente que as novas baterias não devem ser completamente esvaziadas, é melhor usar até uns 15 a 20% e recarregar.
Esse meu phone é novo mas geralmente indo e voltando do serviço (1h30 ida mais 1h30 volta) umas 3 horas ele gasta menos de 20%, e em casa sempre deixo direto conectado no USB, o que mantém sempre ele 100%, geralmente coloco o relógio digital na tela e deixo ele como se fosse um relógio atrás do teclado (é um bom despertador) e só retiro quando vou sair e já aconteceu de ficar ouvindo uma tarde inteira e quando voltei tinha uns 40% ainda! nesse dia ouvi rádio/ música pelo menos umas 6 a 8 horas...mas acho que economiza porque desligo a tela, ligo o som ou o rádio e clico no botão lateral para desligar o écran.
[spoiler]Imagem
Tipo esse mas é preto, mandei por capa (só tinha transparente, ficou tipo 'plastificado') e a película na tela, sem dizer que uso um Chip mas é Claro e não Oi.
Não uso o fone original do aparelho, mas um Sony daqueles comuns de conector P2
Black Fraude
Pior que acho que estava bem mais caro, acho que era tipo de 600 por 400 e no boleto 380, então caiu o preço! stick_out_tongue.png mas se eu deixasse teria gasto e hoje não teria como comprar mesmo estando mais barato...como pode ter caído tanto o preço? caiu para menos de 300 reais com Tv?
Essa propaganda de Black Friday (Black Fraude) é da Tech Mundo, não do Mega Mamute, mas acho que está idêntica! será que fui enganado? big_green.png
Imagem
[/spoiler]
bufaloazul
bufaloazul Membro Junior Registrado
43 Mensagens 9 Curtidas
#9 Por bufaloazul
11/06/2015 - 00:58
cyberfoca disse:
obsolescência programada é, inclusive, a melhor maneira que existe de uma empresa perder mercado.

vide o exemplo do colega criador deste tópico: eu duvido que ele vá comprar ou recomendar algum produto daquela marca.

Não mesmo. Eu estou extremamente frustado com tudo isso.

A pior parte foi perder dezenas de informações bem úteis, já que eu tava começando a gostar desses pequenos aparelhos.

Conseguia carregar uma biblioteca inteira em um aparelho que não pesava nem 500 gramas, olha que coisa sensacional, até o ponto que o aparelho mágico que custou "o olho da cara".
mnag
mnag General de Pijama Registrado
3.3K Mensagens 191 Curtidas
#10 Por mnag
11/06/2015 - 20:25
Não só smartphones mas sim tudo que envolve eletronica. Se nao for por defeito será pelo próprio avanço da tecnologia perdendo sua utilidade com o tempo ou a própria cultura do brasileiro de trocar de celular, carro, TV, PC por simplesmente achar que está ultrapassado. Quanto a qualidade há um interesse lógico das empresas em fazer produtos mais baratos (ou até mesmo de alto custo) para durarem pouco.
m0z4r7
m0z4r7 Ubbergeek Registrado
2.5K Mensagens 1.2K Curtidas
#11 Por m0z4r7
11/06/2015 - 22:18
Quando estudei eletrônica, foi dito pelo professor que os aparelhos são feitos em 3 linhas principais, os descartáveis (tipo um relógio daqueles que tu compra, a bateria dura 1 ano e depois pode descartar, pois ele é até resistente à agua e tudo 'quando sai de fábrica' depois que abre não fica mais vedado de forma alguma) entre outros de 'média' duração, que não são descartáveis mas tem vida útil limitada, tipo 2 anos extensível por mais 2 anos (embora eles queiram que sempre troquem equipamentos anualmente esses são linha 'média) um pouco mais caros eles são destinados para classe média, média alta pois tem uma durabilidade de até 4 anos...e os de 'ponta' que são feitos para durar 5 anos! tipo aquelas Tv 'japonesas' com garantia até a copa do mundo tal, ou olimpíadas, etc. são componentes precisos, exatos e produzidos com aparelhos e computadores que conferem, mas o 'projeto' inclui a duração de seus insumos ou químicos, para que dentro desse prazo seja garantido, mas depois o próprio desgaste já inviabiliza a utilização...os únicos equipamentos feitos para durar são chamados de 'linha militar'.
Um G-Shock por exemplo tem bateria para durar 1 ano, pouco mais ou menos dependendo da utilização de alarmes, chime, luz de fundo, ficar ajustando para adiantar ou atrasar nas estações do Ano...enquanto um G-Shock Militar é feito com bateria para durar 10 anos, também pouco mais ou menos.
Imagem
Clique na imagem para ver no Site da Casio as especificações desse linha 'militar'

Com certeza são os mais caros, mas tem celulares à prova de água, resistentes a impacto e com alta durabilidade. Os que são vendidos mais normalmente são os que estão na categoria 'descartável' ou 'vida média' de uns 3 a 4 anos dependendo.

[spoiler]
[/spoiler]
bufaloazul
bufaloazul Membro Junior Registrado
43 Mensagens 9 Curtidas
#12 Por bufaloazul
11/06/2015 - 22:20
csrocha disse:
Bem vindo ao Admirável Mundo Novo. Já leu Bauman? Comece por Vida Líquida.

Mas é interessante sua postura em querer desenvolver seus aplicativos para Symbian. Acho que a tomada de consciência é um dos primeiros passos para mudarmos essa realidade.


Eu procurei alguns aplicativos que supra minhas necessidades, porém não encontrei nada, por isso o melhor caminho é desenvolver meus próprios aplicativos.

Preciso apenas de um cliente de email(nem isso, preciso apenas ver as mensagens que eu recebi) e leitor de epub que funcione bem, sabe são aplicativos simples que eu tinha fácil e no meu antigo que quero trazer para o meu atual(NOKIA S40).
edutango
edutango Cyber Highlander Registrado
9.3K Mensagens 6.3K Curtidas
#14 Por edutango
12/06/2015 - 00:42
m0z4r7 disse:
Quando estudei eletrônica, foi dito pelo professor que os aparelhos são feitos em 3 linhas principais, os descartáveis (tipo um relógio daqueles que tu compra, a bateria dura 1 ano e depois pode descartar, pois ele é até resistente à agua e tudo 'quando sai de fábrica' depois que abre não fica mais vedado de forma alguma) entre outros de 'média' duração, que não são descartáveis mas tem vida útil limitada, tipo 2 anos extensível por mais 2 anos (embora eles queiram que sempre troquem equipamentos anualmente esses são linha 'média) um pouco mais caros eles são destinados para classe média, média alta pois tem uma durabilidade de até 4 anos...e os de 'ponta' que são feitos para durar 5 anos! tipo aquelas Tv 'japonesas' com garantia até a copa do mundo tal, ou olimpíadas, etc. são componentes precisos, exatos e produzidos com aparelhos e computadores que conferem, mas o 'projeto' inclui a duração de seus insumos ou químicos, para que dentro desse prazo seja garantido, mas depois o próprio desgaste já inviabiliza a utilização...os únicos equipamentos feitos para durar são chamados de 'linha militar'.
Um G-Shock por exemplo tem bateria para durar 1 ano, pouco mais ou menos dependendo da utilização de alarmes, chime, luz de fundo, ficar ajustando para adiantar ou atrasar nas estações do Ano...enquanto um G-Shock Militar é feito com bateria para durar 10 anos, também pouco mais ou menos.
Imagem
Clique na imagem para ver no Site da Casio as especificações desse linha 'militar'

Com certeza são os mais caros, mas tem celulares à prova de água, resistentes a impacto e com alta durabilidade. Os que são vendidos mais normalmente são os que estão na categoria 'descartável' ou 'vida média' de uns 3 a 4 anos dependendo.

[spoiler]
[/spoiler]

Correto

Meu 1* relógio foi um Seiko [quartz] durou e durou muito= nem sei que fim levou
Tive vários bons relógios como o Cyma de ouro[ não era a prova dágua] Technos . até hoje funciona[com meu mano]
Anos 80 um Casio original que durou bastante; mas a maioria foram roubados
Hoje eu uso um de camelô que acerta a hora pelo botão=Tecnet/ a bateria durou 1 ano e meio . esse fiz questão de trocar a bateria [5 pizzolatos apenas]
AMD Duron 900mhz/mobo PCCHIPS
mouse em forma de arco leadrshhep

256mb RAM SDR=WINDOWS 98
Video integrado SiS
foca
foca Highlander Registrado
12.2K Mensagens 1.1K Curtidas
#15 Por foca
12/06/2015 - 00:56
Não existe isso de obsolência programada, já trabalhei na Motorola e em outras indústrias.
O que existe é uma conta quanto o cliente esta disposto a pagar por algo que dure mais.
Um exemplo simples é o Thinkpad da Lenovo e a linha G da Lenovo.
Os dois modelos com o mesmo CPU, HD e memória tem R$2000 de diferença de preço, porque?
Porque o Thinkpad tem um case de magnésio, usa capacitores e componentes eletrônicos mais caros, a tinta é de melhor qualidade e por ai vai.
Na Motorola tinha duas linhas de aparelho que eu trabalhava as duas eram da Symbol, uma era para o mercado de varejo como mercados e lojas o outro para industria, um custava US$3500 o outro US$6000.

SUma lâmpada fluorescente ou de led duram anos, tenho uma de Led que comprei três anos atrás e usava no banheiro de casa e uma que usava no quarto de 60W fluorescente que usava no meu quarto.
A questão é que paguei R$40 em uma e R$30 na outra, uma incandescente para durar tanto tempo ou mais custaria mais do que isso e o mercado não esta disposto a pagar.

Dito isso, meuvLumia 809, Lumia 1020 e Lumia 930 estão perfeitos, apesar das quedas e da água que já enfrentaram e no caso do 1020 e 800, neve e Oceano Pacífico.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal