Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Análise do Arch Linux

#1 Por Equipe GdH 29/01/2009 - 10:36
ImagemAnálise do Arch Linux

Sempre que analiso uma distribuição eu levo em conta o que se espera dela, com base nas declarações dadas por seus criadores. Cada distribuição Linux é única e tem objetivos diferentes. Algumas tentam ser e fazer tudo, outras apelam a pequenos grupos. Algumas querem incluir drivers binários e codecs proprietários por padrão, outras dão uma baita volta para não compactuar com isso. Não faz sentido julgar todas pelo mesmo critério. Por isso eu costumo ser mais rigoroso com distribuições que afirmam ser capazes de fazer tudo logo de cara, porque essa é uma baita afirmação.
Chris Smart
28/01/2009

https://www.hardware.com.br/analises/arch-linux/

Comente aqui!
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#3 Por PHIRON
29/01/2009 - 14:51
É uma "pena" que o meu ubuntu 8.10 esteja tão bem configurado, personalizado porque caso contrário eu instalaria o arch linux, só pelo fato de não ter que ficar atualizando o sistema a cada grande lançamento de algum programa, com certeza quando o Ubuntu 8.10 já estiver obsoleto irei instalar o Arch, mas mesmo eu que já tenho um certo manejo com linux fiquei um pouco receoso com essa instalação smile.png
Athunye
Athunye Novo Membro Registrado
18 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por Athunye
29/01/2009 - 16:11
O que eu tenho a declarar é que o Arch Linux é a distribuição que mais durou comigo até hoje.

Não sei se tem alguma relação com o número de usuários, mas quando comecei a usar GNU/Linux há dois anos, dobrou o número de "nicks" no #archlinux da freenode...

A turma do Arch Linux BR também se esforça bastante para divulgar e fazer um boa documentação em pt_br. Eu mesmo traduzi (e acrescentei algumas coisas) no wiki.

Uma distro muito boa realmente. Não fica devendo nada para as outras distros de peso.

Quanto à facilidade de configuração ou instalação, não é a intenção do Arch Linux ser user-friendly, e sim ser "uma-distro-não-esconde-a-verdade-por-atrás-das-GUIs". Isto, pra mim, é ser verdadeiramente user-friendly.
MaxRaven
MaxRaven General de Pijama Registrado
4.2K Mensagens 111 Curtidas
#7 Por MaxRaven
29/01/2009 - 16:41
Eu removi uma instalação do Arch que tinha aqui e me arrependi, só removi mesmo porque mudei todo o particionamento. Uma das melhores distribuições que usei.

Andre, no seu lugar eu iria de Slack, mais rápida de instalar (ficar compilando o Gentoo demora demais pro meu gosto) e você já tem experiencia previa, agora se for para experimentar pode enfiar a cara no Arch, não vai se arrepender.
André0991
André0991 Geek Registrado
2.2K Mensagens 79 Curtidas
#9 Por André0991
29/01/2009 - 18:04
Já que vc não usou muito andré, seria interressante a instalação do Arch. valeus!
Andre, no seu lugar eu iria de Slack, mais rápida de instalar (ficar compilando o Gentoo demora demais pro meu gosto) e você já tem experiencia previa, agora se for para experimentar pode enfiar a cara no Arch, não vai se arrepender.

Pois é, mas eu acho que vou ir de Gentoo mesmo, pois tem bem mais programas que o Slack ou Arch nos repos. Aliás, acabei de ver que o Slack Current o carinha tá reformulando.

Sem contar que depois de instalado, é bem fácil atualizar. Rapidinho.

Olha, Max, depende do pon to de vista, eu acoh que não demora tanto assim não. Por exemplo, na primeira vez que eu isntalei Gentoo demorou pra caramba, pois eu usava discada. Tive de baixar tudo e tal, sem contar que era aminha primeira vez, resultado? Demorei quase um mês pro sistema estar quase pronto. Quase, hehe big_green.png

Agora na segunda vez que eu instalei foi bem diferente. Com banda larga aqui e com a experiência, em 2 dias tava quase perfeito o sistema, se não me engano, já com Xfce e tudo (agora se vc quer isntalar um KDE ou Gnome, é outra história).

Eu tava pensando em Slack porque gosto dos tgz e a estabilidade do sistema, mas acho que quanto a estabilidade, o Gentoo não fica atrás.

O ruim é que quando eu instalei o Arch, o sistema ainda não era modular, então, por exemplo, se eu quisesse instalar o kppp, teria de baixar um pacote com todas as aplicações pra rede do KDE! Mas isso agora já está bem melhor.

Alguém aí leu o artigo? Poxa, o cara teve de baixar 150mbs se deps só pra instalar o vim o.o

Abraços.
RR_Fang
RR_Fang Super Participante Registrado
430 Mensagens 39 Curtidas
#10 Por RR_Fang
29/01/2009 - 18:30
André0991 disse:
Alguém aí leu o artigo? Poxa, o cara teve de baixar 150mbs se deps só pra instalar o vim o.o


O artigo menciona que a instalação do Vim e suas dependências ocupou mais de 150MB de espaço em disco, mas por se tratarem de pacotes compactados em forma de tarball, o download certamente foi menor.

Dos pacotes citados, o interpretador do Python ocupa cerca de 62MB em disco, mas o download consiste em um pacote de 15MB. O Ruby, por sua vez, ocupa 56MB, mas resume-se a um download de pouco mais de 3MB oooo.png

Por que esses pacotes exigem tamanho espaço? Questão simples: o Archlinux inclui por padrão em seus pacotes os headers de desenvolvimento e afins, conteúdo que em outras distribuições é dividido em pacotes "-dev" ou "-devel" rindo_ate_agora.png

Como já mencionado no próprio artigo, é perfeitamente possível customizar os pacotes do seu sistema, adicionando ou removendo funções e suas conseqüentes dependências. Basta utilizar o ABS (Arch Build System), um sistema de compilação de pacotes a partir do código-fonte que segue à risca o princípio da simplicidade. O poder está em suas mãos piscadela.png

( E nesse caso a presença dos headers por padrão auxilia muito na configurabilidade e versatilidade do sistema, oferecendo certa hibridez a um gerenciador de pacotes ainda binário )
André0991
André0991 Geek Registrado
2.2K Mensagens 79 Curtidas
#11 Por André0991
29/01/2009 - 18:55
O artigo menciona que a instalação do Vim e suas dependências ocupou mais de 150MB de espaço em disco, mas por se tratarem de pacotes compactados em forma de tarball, o download certamente foi menor.
Verdade, desculpem o erro, eu já estava com o artigo fechado qando postei aqui.


Como já mencionado no próprio artigo, é perfeitamente possível customizar os pacotes do seu sistema, adicionando ou removendo funções e suas conseqüentes dependências. Basta utilizar o ABS (Arch Build System), um sistema de compilação de pacotes a partir do código-fonte que segue à risca o princípio da simplicidade. O poder está em suas mãos Imagem
Interessante, será que a maioria dos que usam Arch usam isto?

Agora isso de vir com os headers cada pacote, não entendi... serve pro ABS, certo? Mas se o cara não usa isso, vai baixar a toa.

Se bem que é só configurar pra não baixar, então dá na mesma big_green.png

Abraços.
S4suk3_BH
S4suk3_BH Novo Membro Registrado
9 Mensagens 0 Curtidas
#14 Por S4suk3_BH
30/01/2009 - 22:41
Opaaaa!
O Arch Linux é uma otima distri, tem tudo de bom uma boa comunidade, um sistema organizado, um sistema flexivel e bem atualizado esse ultimo até demais no meu ponto de vista eles poderiam esperar o pacote ser mais maduro para poder colocar no repositorio principal.
Uma coisa que você esqueceu de citar foi o projeto KDEmod que é um KDE nas filosofias do Arch, sendo assim você instala o que você quiser assim não tem que instala todos aquele aplicativos que vem junto com o KDE.
Eu sinceramente não conheço muito o projeto porque eu uso mais o Gnome e pretendo fazer algumas experiencias usando o LXDE, talvez o KDE 4 me chame a atenção quando estiver pronto, pois no meu ponto de vista ele ainda esta em uma faze de testes e não é um desktop completo.
Dr. Hank
Dr. Hank General de Pijama Registrado
3.7K Mensagens 119 Curtidas
#15 Por Dr. Hank
31/01/2009 - 12:34
André0991 disse:
Interessante, será que a maioria dos que usam Arch usam isto?


O Arch com repositórios do pacman + ABS tem uma base muito grande de pacotes, quase comparável ao Gentoo. Para dizer a verdade faz tempo que não baixo um tarball, descompacto e instalo na mão. big_green.png ABS rulez...

-----------------

Um utilitário que recomendo fortemente é o yaourt. Ele automatiza os processos do ABS. Basta simplesmente colocar as flags do seu processador no makepkg.conf e mandar:

$ yaourt nome_do_programa
Ele baixa o PKGBUILD, instala todas as dependências, faz download do source, descompacta, compila, cria um pacote e instala. (Cria ícones nos menus e tudo mais big_green.png)

A primeira vez que mexi nisso quase entrei em êxtase, hehe... Arch Linux é tudo de bom. =)

Quanto ao artigo só um detalhe:

Chris Smart
Ainda assim, eu me pergunto se uma distribuição de menor porte como essa pode oferecer estabilidade.


Menor porte? Agora você ofendeu um fanboy do Arch, hauheeuh... big_green.png

Arch não é um "distro pequena" de forma alguma. Tem milhares de usuários, fórum/wiki muito movimentado e está em ascensão vertiginosa no "Page Hit Raking" do DistroWatch colado no Slackware, FreeBSD e na frente de Kubuntu, Gentoo, Red Hat...

Alexdsan disse:

OFF: A Microsoft avisa, "O uso continuo do Arch Linux provoca dependência"


E como provoca... =)mostrando_dentes.png
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal