Logo Hardware.com.br
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 968 Curtidas

A farsa das gerações no mercado de trabalho

#1 Por Quemel 23/10/2024 - 14:09
Caras amigas, caros amigos desse Hardware.COM, salve!

O mundo corporativo tenta juntar colaboradores de idades distintas em caixinhas estereotipadas. Mas a ciência mostra: não somos tão diferentes assim.

Como sou um homem de Ciência essa matéria é prá lá de consistente. Ela serve para tirar da angústia as "gerações" de 1946 até 2006

Excelente leitura!

A farsa das gerações no mercado de trabalho

Abraços e boa $orte,
Quemel
CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.8K Mensagens 2.8K Curtidas
#2 Por CyberMaximus
23/10/2024 - 14:59
Mais uma leitura.

Valeu Quemel.

Mano esse texto é bom para quem tá começando no mercado de trabalho e quer seguir uma carreira, muito bom.
Mas de fato a geração mais nova (digo isso baseado em pessoas mais nova mesmo, pq tem gente q não se enquadra na sua geração) não se preocupa em ser gestor nem mesmo trabalhar com gestão, e nem memso ganhar rios de dinheiro, eles e preocupam mais em ter temppo livre mesmo, nem mesmo se aprofundar em assuntos mais abrangentes.
É fato q devemos nos adaptar a eles, pq daqui a alguns anos serão dominantes, incluindo ou talvez não essa questão das minorias.
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 968 Curtidas
#3 Por Quemel
23/10/2024 - 16:12
Ave CyberMaximus!

Eu retornei a escrever para um grande Portal de Carreiras e Mercado de Trabalho. Chama-se Carreiras Digitais & Cia.

O que você sabiamente argumentou e fez uma análise interna e externa da notícia tem fundamento e faz todo o sentido.

Eu tenho enfrentando alguns desafios nas questões que a mim chegam!

Eu tenho visto jovens (no máximo 22 anos) saírem do curso superior (Ciência da Computação ou Engenharia de Software) ingressarem num MBA.

É uma tragédia! O que ele levará como experiência? Onde terá a chance de colocar os "cases" em prática. Meu MBA foi ao 40 anos e já contava com 20 anos de experiência em TI.

Desejo sua sábia intervenção sobre esse assunto (MBA)! Até para saber se estou falando asneiras (sou um asno, mesmo...kkk)!

Abraços e boa $orte,
Quemel
CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.8K Mensagens 2.8K Curtidas
#4 Por CyberMaximus
23/10/2024 - 16:49
A gente sempre acha q não sabe de nada quando não tem feedback kkk.
Mano, tem muita gente com essa intenção, de fazer uma pós, muitas vezes eles nem sabem de quê, acontece muito.
Eu tbm acredito q dar uma volta no mercado ou estar envolvido com coisas reais ajuda bastante nestas decisões, muitos jovens nem sabem ao certo o q faz a profissão que eles escolheram, que dirá uma pós.
Agora vejo muitos jovens com obejtivos bem definidos na minha área (manutenção e gestão de manutenção) eles não querem se comprometer nem assumir responsabildiades, mesmo ganhando menos, preferem ficar com salário baixo, pra ter tempo livre pra zapear nas redes sociais e viver uma vida medíocre.
Acho q acabou a era das ambições, desafios desafiadores de verdade.
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 968 Curtidas
#5 Por Quemel
23/10/2024 - 17:14
Ave! CyberMaximus os que vão "morrer" na praia te saudam!.,kkk (Saudação Romana dos Gladiadores quando ião para a arena morrerem)

Ou pode haver o extremo.

Jovens que ficam no máximo 24 meses na empresa. Se não são promovidos a cargos de chefia, logo se desligam. Deixando vários processos abertos.

E aí perdem a valiosa oportunidade da tal "experiência". Em menos de 10 anos não acumularam nada: experiência e a mais importante de todas: a credibilidade de seus pares.

Dos mais de 40 anos que passei no spf eu mudava de "emprego" a cada 4 anos. Ia para um setor diferente para recomeçar. Ser um soldado raso, um zero à esquerda do conhecimento.

Resultado: em 1981 eu era operador de mainframe DecSystem 1091. Ao findar tenho a benção dada por Deus de aliar Inteligência Artificial com Geotecnologias. Fluente em árabe e hebraico.

Há um estudo pelo MIT que diz para que se tenha credibilidade entre os pares profissionais é preciso no mínimos 10 anos de experiência. Ou seja mais de 120 mil meses ou mais de 87 mil horas de aprendizado!

Abraços e boa $orte!
Quemel
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 968 Curtidas
#7 Por Quemel
23/10/2024 - 18:24
Caro CyberMaximus, salve!

Você tem a sabedoria incrustada em você!

Seu exemplo do BI da MS é mais do que real, pois há alguns que têm a certeza que aprendendo a usar (mais de 80h de curso) o Microsoft Project 2021 serão hábeis "gerentes de projeto" aos 20 e poucos anos.

É a realidade! Conheço aqui um dos membros do Staff que possui a mais importante certificação: PMP (Project Management Professional). E ainda assim com mais de 30 anos de estrada, se diz iniciante. É claro que é pura modéstia e humildade acima de tudo.

Obtive a PMP em 1998. O MS Project 8.0 era brincadeira de criança por preencher os dados. Enfim, acredito do que diz Eclesiastes 3.1: a hora para tudo...kkk

Abraços e boa $orte!
Quemel
andremachado
andremachado Super Zumbi Registrado
3.4K Mensagens 2K Curtidas
#8 Por andremachado
24/10/2024 - 10:49
Salve, @Quemel!

Primeiro que colaborador é de matar. O termo correto é trabalhador ou, se preferir, empregado ou funcionário. Esse mito de que o funcionário colabora com o crescimento da empresa e, portanto, é um colaborador, serve apenas para afastar os trabalhadores da ideia de luta de classe, pois coloca na cabeça do empregado que, um dia, ele poderá ser tão bem sucedido quanto o patrão, o que - convenhamos - quase nunca acontece.

Além disso, essa estereotipação por idades já é bem conhecida no campo educacional. Jean Piaget formulou uma teoria do desenvolvimento cognitivo que classifica a criança em 4 estágios:

1. Estágio sensório-motor (dos 0 aos 2 anos)
Nessa fase as sensações e a coordenação motora da criança são desenvolvidas e ela começa a perceber o mundo ao seu redor dando início ao reconhecimento de objetos.
2. Estágio pré-operacional (dos 2 aos 7 anos)
Com o desenvolvimento da fala, a criança começa a nomear os objetos que a rodeiam ao mesmo tempo em que passa a ter uma capacidade mental de lembrar deles.
3. Estágio das operações concretas (dos 7 aos 11 anos)
Essa fase está relacionada com a capacidade cognitiva de resolução concreta de alguns problemas. Nela, a criança começa a ter uma capacidade maior de interpretação e, portanto, já consegue resolver alguns problemas básicos.
4. Estágio das operações formais (dos 11 anos aos 14 anos)
Já na adolescência, o raciocínio lógico se desenvolve e o indivíduo já começa a pensar por si só, ao mesmo tempo em que tem a capacidade de criar teorias e refletir sobre as possibilidades do mundo.
No entanto, sabemos que isso é apenas na teoria. Já vi muitos alunos do nono ano que possuem uma dificuldade imensa com álgebra, o que demonstra que eles talvez não sejam capazes de ter ideias abstratas e, portanto, ainda não chegaram no estágio das operações formais, que deveria ser o momento de seu desenvolvimento segundo a idade. Por isso, muitos teóricos da educação criticam a ideia de se agruparem os alunos em séries por idade. Algumas pessoas, inclusive, nunca chegam na parte das operações formais.

Transportando isso para o mercado de trabalho, é claro que se colocarmos dois trabalhadores de mesma idade para realizar as mesmas funções em uma empresa, seu desempenho não será igual, pois eles podem estar em estágios de desenvolvimento diferentes e terem tido influências sociais diferentes durante seu crescimento.

Por esse motivo, as empresas deveriam ser mais inclusivas, designando os trabalhadores para funções adequadas às suas capacidades e limitações, minimizando preconceitos e estereótipos.
56 6F 63 EA 20 E9 20 6D 75 69 74 6F 20 63 75 72 69 6F 73 6F 2E 2E 2E
----------------------------------------
Acer Aspire E5-471-30DG (Casa)
Samsung Book 550XDA-K07 (Trabalho)
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 968 Curtidas
#9 Por Quemel
25/10/2024 - 14:16
Caro Prof. Machado, salve!

Suas contribuições mesmo já conhecidas, possuem o verniz da revisão atualizada dos conceitos.

Mestre o que o senhor falou custa caro, requer investimentos no Ser Humano. Será que as empresas desejam isso?

Sua contribuição vai além do arcabouço teórico de Piaget ou Marx.

Mas vai defendê-las publicamente! Seremos logo estereotipados como radicais-de-extrema-esquerda.

Aguardo suas novas contribuições

Abraços e boa $orte,
Quemel

P.S Atualmente os jovens da "última geração" têm como ambição se tornarem influencers em quaisquer coisas fúteis. Não há mais curiosidade. Veja sua assinatura! É um código e muito bem posto! Será que algum jovem sabe o que é?
Eu peguei o código e transformei para o Código Morse. Está abaixo

...- --- -.-. / / -- ..- .. - --- / -.-. ..- .-. .. --- ... --- .-.-.- .-.-.- .-.-.-
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal