Logo Hardware.com.br
apterix
apterix Zumbi Registrado
9.4K Mensagens 171 Curtidas

Asus 1101ha - drivers para Linux

#1 Por apterix 08/10/2009 - 01:00
Não me responsabilizo por nada nesse tutorial.

Mantenha sempre sua /home em um partição separada, assim você pode perder o sistema, mas não seus arquivos. Eu não garanto nada de nada dos seus arquivos e sistema.

policia.gif >> atencao_regras.gif << policia.gif


Pois bem, vou escrever aqui um artigo para ajudar aos felizes colegas que adquiriram o netbook asus 1101ha com a novíssima GMA 500 que roda até vídeo 720p no XP, Vista e Seven, mas com desempenho sofrível no Linux (em qualquer distribuição).

Todos os netbooks que usaram o Atom da série Z possuem o mesmo problema. Até a data deste post não existe uma solução definitiva para qualquer distro.

O tutorial funcionará para qualquer equipamento que use o Atom Z com chipset da Intel UV13/UV15 e GMA 500.

O problema:
A Intel não disponibiliza um driver funcional e aberto
A crise: Quem fabricou essa IGP é a PowerVR, e ela não tem capacidade para criar um driver para o Linux
A solução da Intel: Contratou uma parceira comercial da PowerVR para elaborar os drivers, mas o driver é proprietário e a comunidade sofre com os drivers mal feitos e de código fechado;
Prazo: Não existe. A Intel também tem vetado seu suporte técnico para a GMA 500, um absurdo! Ela é a responsável pelo seu produto.

Bom, eu pretendo atualizar esse tópico a cada novidade.

Por enquanto vou mostrar um tutorial do estilo passo-a-passo para colocar o seu Ubuntu 32bits (desktop ou remix) 8.04 ~ 9.10 com desempenho razoável 2d e 3d. O tutorial serve para outras distros, mas eu vou me basear no Ubuntu, ou melhor, nas distros baseadas no Debian;

O pessoal que tem um Dell Mini 12 que sofre desse problema pode usar esse tutorial sem esquentar a cabeça. Só precisa ver se a placa de rede é da Atheros. Os eeepc usam apenas atheros no wifi e wired connection (com fio). Se o Ubuntu já reconhece o seu driver da placa de rede, ótimo, vá para o passo 5 direto!

Não inicie este tutorial sem a possibilidade de uma máquina extra para resolver algum problema e de uma conexão com cabo de rede e um pendrive.

Em suma, tenha disponível:
1) 1 pendrive
2) um cabo de rede com acesso a internet
3) uma máquina extra

Importante:
- Se você usa o Ubuntu 9.04, use o kernel mais novo possível
- Se você usa o Ubuntu 9.10, seja alpha, beta, RC ou final, use o kernel mais novo possível

E como ter certeza de está usando o mais novo?
Mande ver um "sudo apt-get update" e depois "sudo apt-get upgrade" e instale-os. Reinicie a máquina e escolha-os no menu do grub.

Tutorial:[LIST=1]
Instale a versão preferida do Ubuntu. O tutorial deverá funcionar sem problemas no Ubuntu 9.04 e 9.10, porém é possível usar o 8.04 e 8.10, mas não me concentrarei nos problemas deles, e sim nas das versões 9.x

Obviamente que os processados Atom série N e Z não possuem versões 64bits, portante baixe versão 32 bits.[/LIST][LIST=1]
Acesse o site: http://partner.atheros.com/Drivers.aspx
Baixe o driver de nome "AR81Family-linux-v1.0.0.10.tar.gz" (ou sua versão superior, caso exista)

Instale esse driver caso você tenha um eeepc. No caso de outros netbooks, confira antes qual a sua placa de rede com fio.
Grave no pendrive e leve o arquivo ao seu Ubuntu no netbook. Feito isso, você não mais precisará do pendrive e da máquina extra, apenas do cabo com internet.
Instale o driver da seguinte maneira:[LIST=1]
tar -xzvf AR81Family-linux-v1.0.0.10.tar.gz

Erros na extração poderão ocorrer. Ignore-os.
cd src
make
sudo make install
sudo insmod atl1e.ko

Se der erro, use:
sudo insmod atl1e[/LIST]
Coloque o cabo de rede com internet. Aguarde ele pegar o IP e receber a conexão da internet.
Agora instale o driver de rede do wifi:[LIST=1]
sudo apt-get install linux-backports-modules-jaunty[/LIST]
Adicione os seguintes softwares sources ao seu Ubuntu:[LIST=1]
deb http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mobile/ppa/ubuntu jaunty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mobile/ppa/ubuntu jaunty main

Não importa qual Ubuntu você escolheu, você terá que usar esses sources, mesma que seja, por exemplo, o Ubuntu Karmic (9.10). Isso não vai gerar problemas fazendo da forma correta.

Você pode dar um echo e jogar direto no arquivo de sources (que fica em "/etc/apt/sources.list"). Caso queira evitar erros, vá em: System, Administration, Software Source, Other software e adicione. Veja que não estou instalando a chave de autenticação desse source, porém isso só vai gerar um erro depois de falta de autenticidade dos pacotes, mas você poderá ignorá-lo, pois depois você removerá esses sources, já que não serão mais serão úteis.
Feche essa janela após a inserção dos sources.[/LIST]
Digite: sudo gedit /usr/bin/compiz
Procure pela linha "WHITELIST=" e adicione "psb " (sim, com espaço) após a primeira aspa dupla, ficando:
WHITELIST="psb nvidia intel ati radeon i810 fglrx"

Obviamente você pode fazer isso por comando, mas fazendo dessa maneira você evitará erros. Esse não é um tutorial para experts.

Salve e feche o arquivo.
Agora instale os seguintes pacotes:
sudo apt-get install psb-kernel-headers psb-firmware psb-kernel-source poulsbo-driver-3d xpsb-glx psb-modules poulsbo-driver-2d xserver-xorg-video-psb

Como eu disse, poderá dar um erro porque não instalamos a chave de autenticação, apenas ignore. Não vou ensinar a instalar porque, embora seja fácil, o servidor de keys do Ubuntu costuma ser muito lento e dependendo do tráfego deles é terrível baixar uma key de poucos kbytes. E, como já disse, esse não é um tutorial para experts (embora, repito, instalar a key seja simples).
Feito tudo isso, reinicie o seu Ubuntu. Escolha no grub o Ubuntu com kernel mais novo.
Faça um:
sudo apt-get update
Faça agora:
sudo apt-get upgrade
Pode remover os sources instalados no sistema. Deixá-los não irá dar problema em nada, apenas um erro chato sempre que você usar o Update Manager e baixar alguma atualização daquelas sources.[/LIST]Pronto, agora você terá aceleração 2d e 3d. Ainda não será as mil maravilhas, mas já é possível usar o compiz no modo normal ou modo com extras e inclusive os recursos: animations, enhanced zoom, cube, rotate cube etc.

Importante: Caso você atualize o seu kernel, você terá que refazer o passo 8, pois o novo kernel não estará configurado com esses pacotes, apenas o antigo. Caso você tenha esquecido e entrado no kernel novo, vai acontecer um monte de bobeira na tela. A princípio basta reiniciar e escolher o kernel antigo, mas há casos em que acaba corrompendo algum dos pacotes poulsbo e só lhe resta reinstalar o sistema, pois o terminal ficará com a tela piscando e será terrível digitar algo, pois o teclado também ficará doidão.

Quer mudar de Kernel sem problema? Recomendo:[LIST=1]
sudo apt-get remove psb-kernel-headers psb-firmware psb-kernel-source poulsbo-driver-3d xpsb-glx psb-modules poulsbo-driver-2d xserver-xorg-video-psb
Se não der nenhum erro, reinicie. Se der, reinstale tudo e tenha paciência hehe.
Instale o novo Kernel e reinicie.
sudo apt-get install psb-kernel-headers psb-firmware psb-kernel-source poulsbo-driver-3d xpsb-glx psb-modules poulsbo-driver-2d xserver-xorg-video-psb
Reinicie.[/LIST]E assim é a vida. oooo.png Todos esses problemas não são do Linux, mas sim do driver terrivelmente mal feito. Há quem diga que o driver faz referências a arquivos que nem existem no sistema. Mas até uma solução definitiva, essa é a melhor situação do que ficar dependendo do XP que veio de fábrica.

Bugs ou problemas conhecidos como consequência desse tutorial:
  • Podem ocorrer travamentos de equipamentos ligados nas saídas USB. Mouses não costumam gerar instabilidades, mas HD externo sim. Pendrive eu ainda não soube.
  • Rodar flash pesado vai ser um problema. Um youtube de qualidade padrão ainda vai.
  • Rodar vídeos está complicado, pois a aceleração 2d ainda não é perfeita. Você pode tentar desativar o compiz (deixar sem efeitos o sistema), assim você diminui a carga no sistema e conseguirá rodar alguns vídeos. Esqueça vídeos de alta definição.
  • Não é possível controlar o brilho do monitor.
  • A aceleração 2d e 3d depende ainda bastante do Atom, portanto as vezes as animações não ficam "lisas", isto é, ficam um pouco lentas.
  • Devido aos itens acima, o tempo de uso da bateria com wifi e bluetooth ligados e funcionando cai para ~6 horas.
Não me responsabilizo por nada neste tutorial.

Mantenha sempre sua /home em um partição separada, assim você pode perder o sistema, mas não seus arquivos. Eu não garanto nada de nada dos seus arquivos e sistema.

De acordo com as novidades que surgirem, vou atualizando este tópico. isso_ai.png

© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal