O Bluetooth Special Interest Group (SIG) (orgão instituido em 1998, que conta com cinco empresas chaves, Ericsson, Intel, IBM, Toshiba e Nokia, além de outros muitos associados), responsável por determinar e supervisionar o desenvolvimento das normas ao conhecidíssimo padrão de transferência de dados wireless, para os mais íntimos, Bluetooth, criado em 1994 por um grupo de engenheiros da Ericsson, anunciou hoje em Londres a nova versão da tecnologia, o Bluetooth 5, que chega para tomar o lugar da versão 4.2, instituída em 2014, e que é uma variante da versão 4.
O sucesso por trás do Bluetooth é notório, principalmente nas tecnologias de transferências de dados sem fio. De acordo com dados da SIG, o Bluetooh só perde para o Wi-Fi em relação a lembrança dos usuários a tecnologias de transferência de dados sem fio, o Bluetooth supera com larga vantagem outras tecnologias que funcionam muito bem em alguns casos como o NFC por exemplo em pagamentos mobile.
O Bluetooth vem batendo na tecla da Internet das Coisas desde a versão 4.0 e sua característica LE (Low Ennergy – baixa energia), o que permitiu que uma gama ainda maior de dispositivos, incluindo os wearables, estivessem aptos a receber o recurso.
O novo Bluetooth chega com pretensões bem ousadas, e expandido: ser quatro vezes mais veloz e com alcance de sinal duas vezes superior em relação ao padrão atual. Além de continuar abraçando a internet das coisas, um pilar importante para o Bluetooth, já que de acordo com dados da AIB Research, Inc, referentes a 2015, 1/3 dos dispositivos IoT conta com essa tecnologia.
Abaixo você confere os pontos principais sobre a nova versão dessa tecnologia tão presente nos dias de hoje!
Por que a versão do Bluetooth 5.0 é tão relevante em relação ao padrão atual?
De acordo com o SIG essa nova geração do Bluetooth é altamente relevante porque conseguirá atender de forma ainda mais significativa a demanda criada por conceitos como Internet das Coisas, e Smart-Homes, as residências inteligentes que apostam na integração dos dispositivos.
O Bluetooth 5.0 irá transformar a maneira como as pessoas experimentam a Internet das Coisas. Aumentar o alcance das transmissões, e permitir a interconexão dos dispositivos que vão muito além das quatro paredes de uma casa comum. Além de promover uma transferência de dados ainda mais rápida.
O aumento de performance será realmente significativo?
De acordo com as informações divulgadas pela SIG, os ganhos em relação ao padrão atual serão realmente impactantes. Já que o orgão aponta que o Bluetooth 5.0 terá o dobro de performance, quadruplicará o alcance de dados, além de aumentar a capacidade de dados em 800%.
- O alcance do Bluetooht 5.0 será de 40 metros ao redor do dispositivo, um belo aumento em relação aos 10 metros do padrão atual
- A velocidade também é outro ponto essencial e o Bluetooth 5.0 também eleva o que temos atualmente, passando dos 24 Mbps, para 50 Mbps
O funcionamento em ambientes abertos também melhora com o novo padrão, o que garante uma nova leva de dispositivos que consigam manter conectividade nos mais variados tipos de situações. O Bluetooth 5 também permite que os beacons sejam melhorados, permitindo que mensagens de centros comerciais por exemplo, sejam enviadas ao smartphone do usuário dependendo da sua proximidade com o local, favorecendo a divulgação do estabelecimento, o famoso marketing de proximidade.
Quando chegará ao mercado?
A SIG diz que o Bluetooth 5.0 estará disponível no final de 2016 e início de 2017 em uma imensa lista de dispositivos, similar ao que já ocorre atualmente, porém de forma mais intensa, já que o número de empresas associadas ao órgão está maior (cerca de 30.000), e com os novos recursos os fabricantes poderão pensar em uma lista ainda mais ampla de gadgets.
Deixe seu comentário