Top 10: jogos mais vendidos no PlayStation 2

Top 10: jogos mais vendidos no PlayStation 2

O PlayStation 2 chegou marcando a segunda geração do console da Sony, que foi lançado no mercado como um grande sucesso e desde o começo revolucionou esse mercado em todo o mundo. Mas grande parte desse sucesso estavam também nos jogos compatíveis com o console.

Por isso, hoje vamos revelar quais são os jogos mais vendidos do PlayStation 2 de todos os tempos. Quantos deles você já jogou? Confira!

Leia também:

12 jogos NEO GEO que marcaram época
Top 10: jogos mais vendidos no PlayStation 3

Os jogos mais vendidos do PlayStation 2

Mesmo diante de tantos competidores de peso no mercado dos consoles de games, a Sony conseguiu se destacar com sua linha PlayStation. A empresa conseguiu fazer um belo marketing para seus aparelhos, e no caso do PlayStation 2 ainda tinha a vantagem do sucesso do seu antecessor, o que fez com que muitos fãs do primeiro PlayStation estivessem ávidos pela evolução do console.

Outro ponto chave no sucesso do videogame da Sony foi a exclusividade de alguns jogos, que fez com que ele saísse na frente na competição, e até hoje é uma vantagem para a empresa. Ele logo se tornou o videogame mais popular no mundo, tendo vendido 155 milhões de unidades globalmente e até hoje leva esse título.

Em relação aos jogos, em 2012 já tínhamos a informação de que o console tinha sido responsável pela venda de mais de 1 bilhão de jogos. Mais de 160 jogos conseguiram vender mais de 1 milhão de cópias cada e, diante de tantos títulos incríveis, quais foram os que mais venderam? Confira:

10. Kingdom Hearts (2002)

Kingdom Hearts surgiu a partir da parceria de duas gigantes do entretenimento, sendo elas a Square Enix e a Disney, então o sucesso do jogo já era esperado. No game, o jogador controla o garoto Sora, que empunha a espada poderosa Keyblade para proteger os mundos da Disney e consequentemente seus queridos personagens. A grande ameaça são as criaturas malignas, chamadas de Heartless.

O jogo de RPG foi muito bem recebido, sendo um grande sucesso para o console, e mesmo que a parceria entre as empresas tenha sido um indício de que ele faria bonito, ainda conseguiu superar as expectativas de muita gente. Ele conta com uma história envolvente e divertida, além de ter a participação de diversos personagens queridos da Disney.

Até hoje a franquia ainda é bem poderosa, tornando-se um sucesso comercial. O primeiro jogo Kingdom Hearts conseguiu vender 5,9 milhões de cópias para o PlayStation 2, e isso sem contar os atuais remasters e relançamentos em outras plataformas.

9. Final Fantasy XII (2006)

Final Fantasy é outro título de sucesso no PlayStation 2 e também pertencente à Square Enix. Inicialmente a franquia era associada à Nintendo, porém a empresa não quis trocar os cartuchos que eram caros e tinham armazenamentos limitados para os CDs, então eles passaram a ser lançados para o PS1 e, consequentemente para o PS2.

Então o nono lugar da lista fica para o Final Fantasy XII, que chegou trazendo uma série de novidades para a franquia, sendo uma das principais a chegada do mundo aberto e também a remoção de encontros aleatórios. Logo o sucesso chegou, e o jogo conseguiu a façanha de ser um dos 6 jogos na história a receber uma pontuação perfeita de 40/40 na revista de jogos japonesa Famitsu. Com isso, o jogo conseguiu vender 6 milhões de cópias.

8. Tekken 5 (2005)

O Tekken é outro jogo que acabou se tornando um sinônimo e PlayStation por muito tempo. O jogo da Namco já tinha aparecido em alguns fliperamas antes, mas foi com o lançamento para o PlayStation 2 revelando todas as suas capacidades 3D que ele se tornou um sucesso tão grande.

Ele se destaca por ser o único jogo de luta a entrar na lista dos top 10 jogos mais vendidos do segundo console da Sony, sendo também um dos melhores, sem dúvidas. Com personagens diferenciados e uma gameplay fluida e divertida, Tekken 5 vendeu 6 milhões de unidades.

7. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001)

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty foi lançado com a difícil tarefa de manter as expectativas e a popularidade do seu antecessor. O primeiro jogo Metal Gear Solid foi um grande sucesso, tornando-se um marco com uma jogabilidade diferenciada voltada para furtividade e até mesmo cenas com quebra da quarta parede. Foi com ele que o nome de Hideo Kojima, seu criador, se tornou tão reconhecido.

E o jogo não fez feio. O segundo jogo da franquia foi lançado superando essas expectativas, com detalhes bastante avançados para a época, como cenas cinematográficas incríveis e um enredo bastante rico, o que acabou se tornando marca registrada do criador. Alguns fãs não gostaram do fato de controlar Raiden, um personagem novo, ao invés do já conhecido Solid Snakes, porém não foi o suficiente para impedir seu grande desempenho comercial.

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty conseguiu vender 7,03 milhões de cópias.

6. Grand Theft Auto III (2001)

O sucesso de GTA não aconteceu desde os primeiros títulos, isso é certo. Os primeiros jogos, que contavam com uma visão de cima para baixo, embora tenham sido elogiados pelas críticas e tenham vendido bem, não chegaram a ser exatamente um destaque de sucesso. Por isso, o lançamento do GTA III não contou com muito marketing ou expectativas.

Mas, quando ele chegou mudando o ponto de vista para terceira pessoa e trazendo mais elementos com níveis de detalhes e variedades de atividades, a coisa mudou de figura. Grand Theft Auto III se tornou um verdadeiro sucesso, dando aos jogadores a liberdade de destruir uma cidade ao seu bel prazer enquanto participa de atividades criminosas.

Ele foi um jogo exclusivo do PlayStation por alguns anos, e só no PlayStation 2 ele conseguiu vender 8,035 milhões de unidades.

5. Final Fantasy X (2001)

Final Fantasy X foi o primeiro jogo da franquia no PlayStation 2 (já que para o PS1 tinha o VII, VIII e  o IX), e trouxe, além da jogabilidade já envolvente dos jogos antigos, também um visual incrível e rico, com cenas coloridas e um avanço audiovisual que foi bastante nítido e apreciado pelos jogadores na época.

Final Fantasy X deu início a um novo capítulo da franquia chegando com o pé direito, fazendo grande proveito do Emotion Engine do P2 de 128 bits e também saciando a fome de um público ávido por títulos de JRPG. Por isso, o jogo conseguiu vender 8,5 milhões de cópias, sendo um dos mais vendidos no console.

4. Grand Theft Auto: Vice City (2002)

Se o Grand Theft Auto III já tinha sido um sucesso no console, então a chegada de um título que oferecia uma evolução em sua jogabilidade e na sua mecânica também foi muito bem vinda, e foi o que aconteceu com Grand Theft Auto: Vice City, lançado 1 ano depois.

O jogo trazia uma ambientação interessante, com aquela sensação nostálgica dos anos 80 com muitas luzes neon da cidade de Vice City e uma trilha sonora que se mantém em destaque até hoje. A cidade contava com um tamanho ideal, podendo ser explorada em cada detalhe, e os personagens eram bem construídos com dublagens inesquecíveis. Aliás, essa foi uma grande aposta do jogo, já que no GTA III o protagonista era silencioso.

O jogo foi um sucesso, vendendo 10,25 milhões de unidades apenas no PlayStation 2.

3. Gran Turismo 4 (2004)

A série Gran Turismo é, sem dúvidas, uma das mais populares e adoradas do PlayStation 2, e não é a toa que dois de seus títulos ocupem o 3º e o 2º lugar da lista. Esse sucesso se deve principalmente à qualidade do jogo que traz detalhes incríveis dos carros e um modelo de direção bem realista.

O primeiro jogo foi lançado ainda no PS1, e com a chegada do título para o PS2, ele conseguiu aproveitar o máximo do avanço de hardware para trazer uma maior fidelidade gráfica para renderizar os veículos. O Gran Turismo 4 foi o segundo título da franquia no console de segunda geração, e trouxe melhorias na física dos carros e até novos modelos, e por isso se tornou um grande sucesso na plataforma.

O título venceu 11,76 milhões de cópias no PlayStation 2.

2. Gran Turismo 3: A-Spec (2001)

O Gran Turismo 3: A-Spec foi o primeiro título da franquia para o PlayStation 2, e por isso se tornou um grande sucesso comercial. Em apenas 3 dias ele já tinha vendido mais de 1 milhão de unidades apenas no Japão. Ele foi marcado pelo lançamento em uma nova geração de console, trazendo melhorias para o que já era incrível no primeiro console.

O jogo foi tão popular, que seu criador, Kazunori Yamauchi fez uma parceria com a Logitech para criar um volante especifico para jogar o título, o GT Force, garantindo uma maior imersão no jogo. Seu sucesso fez com que Gran Turismo 3: A-Spec vendesse 14,89 milhões de unidades no PlayStation 2.

1. Grand Theft Auto: San Andreas (2004)

Grand Theft Auto: San Andreas foi o terceiro e último jogo da franquia GTA para o PlayStation 2, e foi um grande marco não apenas para a franquia quanto para o console em si. Ele já veio de sucessos estabelecidos dos títulos anteriores, com uma proposta ambiciosa que deu certo.

A Rockstar adicionou novidades como uma personalização no estilo RPG para o protagonista CJ, aumentou a escala do mundo do jogo com mais espaços e lugares para exploração, fazendo com que a jogatina se tornasse ainda mais divertida e caótica. A história também se tornou mais envolvente, e contou com nomes de peso para dublagens como Samuel L. Jackson, Ice-T, Chris Penn, Peter Fonda, entre outros.

Embora ele tenha passado por algumas polêmicas e até mesmo ter sido removido do varejo por um tempo até ganhar uma versão atualizada e com cenas menos ofensiva, isso não teve efeito negativo no seu sucesso comercial. Por fim, o Grand Theft Auto: San Andreas teve incríveis 17,33 milhões de cópias vendidas para o segundo console da Sony.

Fonte: retrododo

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X