Reviews de produtos ajudam ou atrapalham?

Reviews de produtos ajudam ou atrapalham?

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Hoje irei discorrer em relação a mais um tema polêmico que a cada vez está mais presente nos meios de comunicação, principalmente em sites e blogs. Os tão amados e odiados reviews de produtos, no caso do Hardware.com.br e de muitos outros, esses produtos estão ligados a tecnologia, com análises dos mais variados gadgets do mercado. 

A grande discussão em relação a esse tema, flerta entre a importância e a verdadeira “encheção de linguiça” que um review pode ser. Com a web baseada cada vez mais no lado social, fica muito fácil qualquer usuário que é um leitor passar a ser um produtor de conteúdo, criando um site, blog ou até comprando uma câmera e realizando uma video-opinião sobre tal objeto.

Boa parte dos que assistem ou leem análises, preferem acreditar em diversos meios ligados a imprensa, que durante algum tempo vem construindo uma certa credibilidade para emitir uma opinião com um certo respeito. A outra parte que acompanha revierws prefere ir na onda do usuário para usuário, já que costumam dizer que um site ou meio de comunicação de prestígio recebe o produto de graça e uma boa grana para enaltecer certos pontos e esconder outros, fazendo na verdade uma divulgação do produto em si. Este tipo de ponto de vista em muitos casos realmente tem que ser aceito, já que inúmeros reviews realmente são manipulados das mais variadas formas possíveis, devido a certos interesses (principalmente os comerciais). Em alguns outros casos o próprio meio de comunicação deixa bem claro que é uma análise ou publicação patrocinada, inserindo a chancela publieditorial a ela.

O engraçado é que muitos que apontam o “dedo na cara” de sites nacionais, atribuindo a tarimba de vendidos, levam em conta as opiniões de sites gringos, como se fosse muito diferente do que acontece por aqui. Aquele velho aspecto de “status” inútil.

O grande problema entre todos os cenários existentes é a capacidade que tal meio de comunicação exerce na opinião final do consumidor. Além de exercer certa pressão em alguns usuários, muitos fazem questão de defender que certa marca foi beneficiada ou prejudicada, abrindo precedentes para as questões ligadas a análises manipuladas, em virtude daquele sentimento mesquinho de ter que defender certa marca ou produto acima de tudo.

O mesmo caso acontece de forma muito corriqueira nos games, devido a diversos fatores, oscilações no desempenho gráfico acabam acontecendo, e esse parâmetro acaba servindo como sentença para delimitar se um game é bom ou ruim. Além de despertar o espírito fanboy de muitos, com uma enxurrada de pessoas comemorando alguns frames a mais, deixando para trás outros aspectos que complementam a experiência. 

Atualmente muitos gamers, são verdadeiros “juízes do youtube”, preferindo assistir dezenas de gameplays em vez de comprar o game, se deixando se levar por uma opinião de um jornalista ou outro usuário.

Uma coisa que me faz gargalhar por horas, é quando vejo algum comentário questionando a imparcialidade de quem fez a análise. Tirando os aspectos comerciais, que comentei acima que podem realmente direcionar a análise para um ponto, o autor de tal matéria, assim como qualquer outra pessoa, conta com uma lista de crenças, teorias, gostos e desgostos, e todos esses fatores irão sempre levar o review para um caminho. Este caminho pode ser totalmente diferente de outro autor, que irá usar uma abordagem totalmente diferenciada.

Quanto mais sites, youtubers, e afins, estiveram mostrando opiniões diferentes sobre um mesmo produto é melhor para o consumidor, que poderá determinar se tal aquisição ou experiência deve ser levada em conta. 

Claro que quem está acostumado a testar diversos produtos de uma mesma categoria, ou diversos games de um mesmo estilo de narrativa e jogabilidade acaba ganhando subterfúgios para criar uma opinião mais embasada. O grande problema é não parar pra pensar se tal ideia tem que realmente ser aceita por você.

Atualmente todo mundo quer dar pitacos, já que com o perfil da web atual isto é possível, tornando a voz do usuário realmente ativa. Os meios de comunicação inserem a cada dia mais a audiência no andamento do processo, o que sem sombra de dúvidas é muito bom e útil. O grande problema é que há um verdadeiro mundaréu de reflexões repetidas, de pessoas robotizadas, que a cada dia pensam menos e apenas replicam uma opinião lida ou vista. 

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Ao mesmo tempo que quem produz o conteúdo deve levar certos aspectos em conta para reforçar sua ideia, quem está lendo ou assistindo o estev mesmo conteúdo precisa criar seu próprio caminho e determinar se compactua ou não com aquilo.

Qual a sua opinião em relaçãos as análises de produtos? Na maioria dos casos acaba influência na sua opinião ? Deixe seu comentário abaixo.

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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